Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 06:08:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com amplificador  (Lida 4580 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 04 de Setembro de 2015, as 18:21:59 »

Pessoal, boa noite!

Estou com um amplificador meteoro, que veio até mim com a saída queimada e queimando fusíveis o tempo inteiro.

Após acompanhar o esquemático e consertar outras partes defeituosas, percebi que o maior problema era em relação a etapa de saída que usa um TDA7294, e também os reguladores lm7815 e lm7915, todos estes são críticos nesse amplificador, pois a forma com que são fixados ao dissipador deixa muito a desejar e qualquer descuido é fatal.

Pois bem, depois de tudo verificado, testado e trocado, fiz o teste de ligar o amplificador, e eis que o resistor R71, de 150R, torrou, e até agora não consegui entender porque ele queimou.

O R71, está na linha de tensão negativa, logo após a ponte retificadora, como podem ver no esquema abaixo, alguém pode me ajudar?

http://www.4shared.com/photo/1FCXoO7Sba/Gs100.html




-----
Mais uma coisa, o C41 que deveria ser de 22uf, na placa do amplificador está como 2,2uf, muito abaixo, isso acarretaria na queima do resistor R71?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, as 19:03:19 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #1 : 04 de Setembro de 2015, as 19:26:04 »

Olá Mallermb

O resistor de 150R serve como proteção para o regulador 7915. O que pode estar acontecendo é um curto na linha de -15V.. Verifique também se a parte metálica do regulador não está encostada no dissipador. No regulador negativo isso não pode acontecer. 

Abs
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 04 de Setembro de 2015, as 19:38:50 »

Olá Mallermb

O resistor de 150R serve como proteção para o regulador 7915. O que pode estar acontecendo é um curto na linha de -15V.. Verifique também se a parte metálica do regulador não está encostada no dissipador. No regulador negativo isso não pode acontecer. 

Abs

Matec, obrigado por responder, então, também pensei que o resistor de 150r, seria para proteção, porém, fiquei na dúvida, pois o regulador lm7915, aceita em sua entrada uma tensão de no máximo 35v, sendo assim, não estaria trabalhando em seu limite? pois o transformador desse amplificador tem secundário de 23,8v + 23,8v, após retificado ficaria com cerca de 33,4v, praticamente no limite do regulador.

O capacitor de 22uf no pino 6 do integrado de saída, é para o que chamam de bootstrap, responsável em grande parte pelos graves do amplificador, reduzir demais este capacitor, não acarretaria na resposta do alto falante ou geraria alguma coisa contrária ocasionando a queima do resistor?

Tomei cuidado com a parte do dissipador, e mesmo assim aconteceu a queima do resistor.

Matec, qual outra parte do circuito ocasionaria a queima desse resistor?, só tenho mais um tda7294 para testar e mais um regulador 7915, se queimarem me ferrei. Batendo Cabeça
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 04 de Setembro de 2015, as 23:30:14 »

Buenas

Verifique o C43 e R79 (após o LM7915), o D105 (proteção na saída dos -15 V), D101 e D102 (entrada de sinal).
Não há no esquema, mas caso tenha algum capacitor cerâmico conectado à alimentação dos AOs, vale a pena testá-los, pois podem estar em curto.

Se estiverem bons, acredito que seja algum dos amplificadores operacionais.

Desconecte os pinos 4 dos amplificadores operacionais e o alto falante (pode remover o TDA7294 também).
Ligue uma lâmpada incandescente de 60 W em série com o amplificador (com ela nenhum componente irá queimar).
Conecte os pinos 4 dos AOs, um a um, sempre ligando o amplificador após cada ci conectado, verificando o brilho da lâmpada.

Informações sobre em que circunstância o amplificador queimou (ligação em tensão errada ou volume muito elevado por um período prolongado, etc.) são sempre bem vindas.


Com estes procedimentos se conserta praticamente qualquer amplificador (já consertei dezenas, porém nenhum deste modelo).
Em minhas experiências com amplificadores Meteoro sempre verifiquei um aquecimento maior se comparando-os com outras marcas.

Obs.: antes de realizar os testes é sempre bom verificar as condições da placa, como soldas frias e trilhas rompidas.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 05 de Setembro de 2015, as 00:15:28 »

Buenas

Verifique o C43 e R79 (após o LM7915), o D105 (proteção na saída dos -15 V), D101 e D102 (entrada de sinal).
Não há no esquema, mas caso tenha algum capacitor cerâmico conectado à alimentação dos AOs, vale a pena testá-los, pois podem estar em curto.

Se estiverem bons, acredito que seja algum dos amplificadores operacionais.

Desconecte os pinos 4 dos amplificadores operacionais e o alto falante (pode remover o TDA7294 também).
Ligue uma lâmpada incandescente de 60 W em série com o amplificador (com ela nenhum componente irá queimar).
Conecte os pinos 4 dos AOs, um a um, sempre ligando o amplificador após cada ci conectado, verificando o brilho da lâmpada.

Informações sobre em que circunstância o amplificador queimou (ligação em tensão errada ou volume muito elevado por um período prolongado, etc.) são sempre bem vindas.


Com estes procedimentos se conserta praticamente qualquer amplificador (já consertei dezenas, porém nenhum deste modelo).
Em minhas experiências com amplificadores Meteoro sempre verifiquei um aquecimento maior se comparando-os com outras marcas.

Obs.: antes de realizar os testes é sempre bom verificar as condições da placa, como soldas frias e trilhas rompidas.


Olá marcioulguim, este amplificador chegou para mim apenas com os seguintes dizeres:

Não funciona, estava abandonado, ou seja, sem maiores informações.

O amplificador está bem fiel ao esquema, exceto duas únicas peças, R140 de 6k8, que está 1k8 no lugar e capacitor C41 de 2,2uf onde deveria ser de 22uf.


Medi todas as peças, troquei todos os diodos, substituí todos os reguladores e o tda7294, além de ter trocado todos os potenciômetros pois estavam ruins.

Curiosamente, quando troquei as peças, liguei o amplificador sem a etapa de saída, apenas o pré-amplificador, e sem o dissipador, ele funcionou e o chaveamento funcionou normalmente, porém, ao colocar a etapa de saída, montar dissipador e testar tudo junto, queimou este resistor de 150r, começo a pensar em possível descuido ou erro na hora que fixei o dissipador, até por que a linha de tensão negativa é curta e pega poucas peças.

C43 e R79 estão bons, mas ainda estou na dúvida sobre C43, vou remover da placa amanhã.

Farei os testes que me orientou, e revisarei toda a placa novamente.

Obrigado pela ajuda.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #5 : 05 de Setembro de 2015, as 00:30:08 »

Olá Mallermb.

As instruções do marcioulguim são bem precisas, verifique por aí. Verifique também aquela famosa gotinha de solda que cai da ponta do soldador depois de tudo testado. Batendo Cabeça

Sobre o bootstrap, ele não faria o amplificador queimar, ou queimar a fonte do pré. Um valor incorreto causaria uma distorção do sinal em volumes altos, mas não queimaria nada.

Abs
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 05 de Setembro de 2015, as 00:58:30 »

Olá Mallermb.

As instruções do marcioulguim são bem precisas, verifique por aí. Verifique também aquela famosa gotinha de solda que cai da ponta do soldador depois de tudo testado. Batendo Cabeça

Sobre o bootstrap, ele não faria o amplificador queimar, ou queimar a fonte do pré. Um valor incorreto causaria uma distorção do sinal em volumes altos, mas não queimaria nada.

Abs


Pior que achei a famosa Gotinha, quase invisível, na verdade um restinho de solda escorrida exatamente no pino 8 do tda7294, fica bem na borda da placa, e ao que parece deveria estar fazendo contato com o dissipador de alumínio, como é no pino 8, é exatamente na linha de tensão negativa, mas agora só amanhã, fiquei até com dor de cabeça.

Mesmo assim, testarei todas as dicas apresentadas.

Obrigado a todos!

-----
Só atualizando:

O problema era realmente um pedacinho de solda criando um curto com o dissipador, exatamente na linha de tensão negativa, após o reparo o amplificador ficou perfeito.

Alguns amplificadores, talvez por economia de placa, usam ao máximo as dimensões da placa, assim, um circuito integrado do tipo tda7294, fica com os terminais traseiros muito próximos da borda da placa, fazendo com que qualquer excesso de solda, entre em curto com o dissipador, dissipador este, que por sinal, achei inadequado para o tda7294 e para o porte deste amplificador, mas tomando os devidos cuidados, fica normal.

Obrigado a todos que me ajudaram, grande abraço!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2015, as 13:03:08 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #7 : 06 de Setembro de 2015, as 16:14:06 »

...dissipador este, que por sinal, achei inadequado para o tda7294 e para o porte deste amplificador...

Coisas do corpo celeste.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 06 de Setembro de 2015, as 16:17:04 »

Coisas do corpo celeste.

Nem me fale, as vezes pegamos coisas que parecem ter vindo de outro planeta. Cheesy
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 17 de Setembro de 2015, as 14:29:42 »

Coisas do corpo celeste.

Nem me fale, as vezes pegamos coisas que parecem ter vindo de outro planeta. Cheesy

Este de fato veio!  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal