Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Maio de 2024, as 08:17:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 153471 vezes)
arifrei
Visitante
« Responder #45 : 02 de Março de 2011, as 00:16:48 »

é verdade...apesar que acertei de 1ª com os 2N3904...ia testar o 5088 mas nem precisou  Smiley
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #46 : 02 de Março de 2011, as 01:01:09 »

terminei a montagem mas como eu estava ancioso para terminar, coloquei no lugar do "2n5952"  um j201,e fiz um teste com o Dr. booge, porem, não acabou com o " huuuum" deve de ter sido por causa do fet errado, amanhã vou ver se arrajo o fet certo. Cry


Pavuna, nao sei se entendi direito.
O HUMMM aparece quando esta tocando ou quando nao toca?

Se for quando nao toca, voce deve ajustar o potenciometro.
Se for quando toca, este pedal nao tira o HUMMM, ele da um mute quando nao tem sinal de entrada.
Desta forma nao aparece o HUMM.

O pedal que tira o HUMMM quando toca, é o noise supressor.
De uma olhada em um post acima que expliquei como funciona.

Vou estudar a possibilidade de fazer um layout de um noise supressor, se der certo postarei ele.
Registrado

Deef182
Visitante
« Responder #47 : 02 de Março de 2011, as 13:28:09 »

parece bem interessante a idéia do noise supressor  Tongue
Registrado
pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #48 : 02 de Março de 2011, as 22:28:00 »

terminei a montagem mas como eu estava ancioso para terminar, coloquei no lugar do "2n5952"  um j201,e fiz um teste com o Dr. booge, porem, não acabou com o " huuuum" deve de ter sido por causa do fet errado, amanhã vou ver se arrajo o fet certo. Cry


Pavuna, nao sei se entendi direito.
O HUMMM aparece quando esta tocando ou quando nao toca?

Se for quando nao toca, voce deve ajustar o potenciometro.
Se for quando toca, este pedal nao tira o HUMMM, ele da um mute quando nao tem sinal de entrada.
Desta forma nao aparece o HUMM.

O pedal que tira o HUMMM quando toca, é o noise supressor.
De uma olhada em um post acima que expliquei como funciona.

Vou estudar a possibilidade de fazer um layout de um noise supressor, se der certo postarei ele.
quando  paro de tocar, assim como se fosse falta da ligação de terra no ampli.
Registrado
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #49 : 05 de Março de 2011, as 18:43:47 »

Hoje a tarde estava fazendo um novo layout com o esquema do tonepad, e encontrei outro erro no layout deles.
No esquema um capacitor polarizado de 10u é conectado ao dreno do fet pelo polo negativo, o mesmo aparece no layout do tonepad invertido.
Deduzi que é um erro pois, o layout que GrAmorin fez está conforme o esquema, e nosso amigo arifrei já montou com sucesso o mesmo.

Segue a dica, para quem já fez (como eu) o do tonepad e não funcionou.

Estou no aguardo dos fets chegarem pra poder testar o meu.

Ps. Só estou fazendo outro layout, por que a caixa que já está pronta pro noise não cabe o exelente layout que GrAmorin fez.
Registrado
Deef182
Visitante
« Responder #50 : 09 de Março de 2011, as 01:17:29 »

Pode ser o BF410 no lugar do 2n5952 ??
« Última modificação: 10 de Março de 2011, as 14:42:02 por Deef182 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #51 : 10 de Março de 2011, as 18:05:09 »

Desculpa pessoal, demorei um pouco a postar alguma resposta, porque estava gripado.Mas agora recuperado, estou de volta, e vamos lá...


Pavuna este ronco, se voce tirar o cabo que vai da guitarra ao pedal, continua o ronco?



Dabreu creio eu que tenha ate outros erros que ainda nao percebemos. Por isso é bom analisar os circuito antes de fazer a placa e monta-los.
Mas uma outra coisa que percebi no layout do Todepad que quem monta nao funciona, é o seguinte, talvez nem seja erro, mas tem 2 layouts.
Um com o circuito normal e outro com as mods.
O layout para circuito normal usa o transistor 2n5952, e o layout com mods usa o transistor 2n5485.
Note que no layout com mod, diz que pode usar o 2n5952, mas girar 180 graus. (2n5952 rotate 180 deg.)
A maioria que monta este pedal, monta a versao com mods, e usa o 2n5952, talvez por isso nao funcione direito.

Apesar, que de fato existe alguns erros, como os valores de componentes.


Pretendo fazer um layout usando 1 4558, para deixar mais compacto o tamnhanho, e mais pratico tambem.

E mesmo nesta versao com 2 741, da para dar uma boa encolhida no tamanho da pcb. É que esta eu fiz meio correndo e tentei fazer mais proxima do real com referencia na foto.


Deef182 nao da muito certo usar o BF410 porque ele é para RF, se nao encontrar o 2n5952 experimente um FET de uso geral, tipo o 2sk30, 2sk40, 2sk118, esses sao bem comuns e faceis de achar. Experimente usar o J201 tambem.
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #52 : 10 de Março de 2011, as 20:19:18 »

Desculpa pessoal, demorei um pouco a postar alguma resposta, porque estava gripado.Mas agora recuperado, estou de volta, e vamos lá...


Pavuna este ronco, se voce tirar o cabo que vai da guitarra ao pedal, continua o ronco?



Dabreu creio eu que tenha ate outros erros que ainda nao percebemos. Por isso é bom analisar os circuito antes de fazer a placa e monta-los.
Mas uma outra coisa que percebi no layout do Todepad que quem monta nao funciona, é o seguinte, talvez nem seja erro, mas tem 2 layouts.
Um com o circuito normal e outro com as mods.
O layout para circuito normal usa o transistor 2n5952, e o layout com mods usa o transistor 2n5485.
Note que no layout com mod, diz que pode usar o 2n5952, mas girar 180 graus. (2n5952 rotate 180 deg.)
A maioria que monta este pedal, monta a versao com mods, e usa o 2n5952, talvez por isso nao funcione direito.

Apesar, que de fato existe alguns erros, como os valores de componentes.


Pretendo fazer um layout usando 1 4558, para deixar mais compacto o tamnhanho, e mais pratico tambem.

E mesmo nesta versao com 2 741, da para dar uma boa encolhida no tamanho da pcb. É que esta eu fiz meio correndo e tentei fazer mais proxima do real com referencia na foto.


Deef182 nao da muito certo usar o BF410 porque ele é para RF, se nao encontrar o 2n5952 experimente um FET de uso geral, tipo o 2sk30, 2sk40, 2sk118, esses sao bem comuns e faceis de achar. Experimente usar o J201 tambem.
na verdade GrAmorin, não é bem ronco, é  uma especie de falta de terra, ou seja , quando tiro  o pé do chão ele começa a fazer o " huuuumm", quando coloco o pé no chão ele diminui o " huuuum".(mas sempre fica o barulho. o noise gate não é para cortar qualquer interferencia? ou não?)
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #53 : 10 de Março de 2011, as 22:00:09 »

compreendi.
Uma pequenina explicaçao.
A traduçao literal de noise gate é portao de ruido, como todos nós sabemos.

Pelo proprio nome literal da para compreender como ele funciona.
Ele apenas evita que passe algum ruido por ele quando nao tem sinal  na entrada.

Se a fonte de ruido for depois dele, isso supondo que ele esteja em uma corrente, ele nao tirara o ruido.

Da mesma forma ele nao vai tirar o ronco caso for do proprio amplificador, ou mesmo do cabo.
É muito comum o motivo de ruidos e ronco, ser o proprio cabo.

Por isso perguntei se tirar o cabo que liga a guitarra no pedal o ronco continua.

Tambem é muito comum o ronco ser da fonte que alimenta os pedais, neste caso, basta testar usando uma bateria de 9V.

Experimente testar um outro cabo, experimente tambem inverter o polo da tomada do amplificador.
Registrado

Deef182
Visitante
« Responder #54 : 12 de Março de 2011, as 01:02:26 »

Então acho que vai ter que ser o 2 Sk30A mesmo :/  valeu Grin
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #55 : 12 de Março de 2011, as 02:01:29 »

Vai tranquilo. Wink
Só nao se esqueça de observar a posicao dos terminais do transistor. Este é o maior problema de todos, a inversao dos terminais.

No pdf tem uma imagem que mostra a posicao dos terminais, como se fosse visto o transistor por cima.

Compare o trasistor com a imagem na hora da montagem que nao tera erro.
o 2n5952 é GSD  e o 2sk30 é SGD.
Faça como o nosso amigo Arifrei fez, ele uso um soquete para os transistor.
Registrado

Deef182
Visitante
« Responder #56 : 14 de Março de 2011, as 23:50:01 »

1.Quanto aquele diodo que protege contra fonte invertida, se eu não for usá-lo eu deixo sem nada ou devo colocar um jumper? 

2. Se eu usar o potênciometro de 500k Log no que vai interferir ?

valeuu

ps: Montando já, só aguardando chegar os 2SK30A...
Registrado
pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #57 : 15 de Março de 2011, as 12:31:18 »

ontem chegaram os 2n5952, e ai coloquei e funcionou, usei ele com o meu boogey e o som ficou com muita diferença, muito estranho, é assim mesmo? ficou sem grave e sem agudo.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #58 : 16 de Março de 2011, as 03:19:37 »

Deef182 quanto ao diodo, deixe sem ele. Se colocar um jumper dara curto, ja que ele vai direto no positivo e no negativo.
Apenas deixe sem ele.

Quanto ao POT pode usar sim um LOG, ate me parece que no original é um LOG.

Respondi em uma pergunta anterior que o pot seria tipo B (linear). Na verdade me esqueci de conferir no pedal se era A ou B, mas pela ação que tem julguei ser B.

No tonepad diz ser A.

A diferença é que o B tem açao gradativa, e o A tem muita açao no começo e pouca para o final.

Pavuna, certa vez quando liguei apenas a guitarra e o pedal deu uma diferençazinha, pouca.
Foi uma com captadores single coil (bobina simples), ja em outra com humbuck (duplo) quase nada mudou.

Creio que a principal causa de perda de grave ou agudo seja culpa de capacitores, em um modo geral.
Mas CI tambem fazem grande diferenca.

No projeto original, usa 741, que tem entrada NPN, os TL071 tem entrada FET, isso pode dar grande diferença.

Um exemplo pratico, se vc usar um 4558 em um circuito, tera um som equilibrado, se usar um M5218 tera menos grave com mais destaques ao agudo.
Se usar um TL072 voce percebera boa diferenca se fizer ligados (hammer on, pull off) na guitarra.

Ambos sao duplo amplificador operacional, mas tem diferenças de construcao, por isso da diferença no resultado final.

De uma olhda nos capacitores e experimente trocar o CI.
Registrado

pavuna
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 131

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 0


« Responder #59 : 16 de Março de 2011, as 15:59:34 »

GrAmorim, valeu pelas explicações, ate me serviu como aula de eletronica,  Bravo
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 22   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal