Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 02:30:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DUVIDA] Que falante eu uso num valvulado de 5w?  (Lida 19469 vezes)
toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« : 20 de Fevereiro de 2012, as 17:45:10 »

bom. pra começar eu usei a busca.
eu estava procurando um bom amp na faixa dos 0-450 reais vi um valvulado de 5w por 100 dollars em um site. não vou citar nomes pois não sei o que isso acarretaria no site.
mais procurando ainda mais vi um amplificador valvulado de uma marca X  de 7w cujo vendedor disse que 7wvauvulados eram equivalentes a 60w RMS, não eu não acreditei mais agora fiquei na duvida de que potencia usar pra um valvulado.
caso alguém queira saber das marcas do site etc... eu posso falar.
obrigado desde já, Toscator.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2012, as 18:01:26 »

Esse vendedor deu uma leve exagerada... 60W? Huh?
O que acontece com os valvulados é que um vendedor honesto diz a potencia dele com no maximo 3% de distorção.
Mas como distorção em valvulados é agradavel, levando o ampli ao extremo, conseguimos mais potencia, mas com uma distorção maior (até uns 10%).
Mas 60W em um ampli de 7W é um exagero descabido. Alias, se o ampli for um SE de EL84, esse valor ja é com distorção (bem) maior que 3%.
Em um ampli de 5~7W, use qualquer falante bom de guitarra, de preferencia um não muito potente. Você não vai achar falantes proprios pra guitarra com menos de 25W.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2012, as 18:03:13 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2012, as 18:06:18 »

Primeiro vou falar uma coisa!
Watts é um produto eletrico, assim por dizer.
Impressão sonora é o que ouvimos.
Assim é possivem um amp de 10 Watts RMS ter mais som, que um de 50 W RMS.
Isso por causa do que propaga o som (falante e caixa acustica).

Outra coisa que digo.
Sim, um amp valvulado da mais som que um estado solido (transistorizado).
Em um manual de usuario da Fender diz que a relaçao de equivalencia de potencia é 9 vezes maior quando saturado.
Ou seja, 10 W valvulado soam o equivalente a 90 W de um estado solido.
Mas isso é a "impressao sonora", os Watts verdadeiros, reais, sera o mesmo.

Um falante deve ter pelo menos 30% a mais de potencia que o amp, para fins de folga e proteção do falante, e deve ter menos que o dobro da potencia, para que nao seja prejudicado o rendimento do falante.

Assim, para um amp de 5 ou 7 W, o falante deve ter no minimo 10W RMS e no maximo 15W RMS.
Registrado

toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2012, as 18:16:00 »

obrigado senhores
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #4 : 21 de Fevereiro de 2012, as 11:02:48 »

Você não vai achar falantes proprios pra guitarra com menos de 25W.

Acha sim. Mas o precito....

http://www.musiciansfriend.com/accessories/celestion-alnico-blue-15w-12-speaker
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 21 de Fevereiro de 2012, as 13:53:51 »

 Huh?
E eu que achei caro um Celestion de 30W  por 180,00 no ML.
Registrado

Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #6 : 21 de Fevereiro de 2012, as 15:11:30 »

"MUSICIANS FRIENDS"  Huh?Huh? De quem Huh?Huh?
Registrado

Di. Rocha
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 21 de Fevereiro de 2012, as 16:10:30 »

Você não vai achar falantes proprios pra guitarra com menos de 25W.

Acha sim. Mas o precito....

http://www.musiciansfriend.com/accessories/celestion-alnico-blue-15w-12-speaker
Tem, mas dificil achar aqui no Brasil...
Nesse site tem opções mais "reais"...
http://www.musiciansfriend.com/accessories/weber-speakers-signature-series-alnico-10-15-watt-10-speaker
http://www.musiciansfriend.com/accessories/weber-speakers-signature-series-ceramic-10-15-watt-10-speaker

Mas o frete "ajuda" bastante... U$91.82 para esse ultimo (só o frete).
Amorin, desconcordando com sua afirmação, isso de um valvulado de 10W equivaler a um de 90W eu ACHO que é mais lenda do que qualqer outra coisa.
Ja experimentei solid states ao lado de valvulados, e realmente a impressão sonora do valvulado é maior comparando com um solid state, mas um valvulado de 15W não bate um solid state de 50W (de marca boa) nem a pau.
Quem tiver duvida, pega um Iall 3.5 e põe ao lado do Roland Micro Cube... O Iall deve ganhar, mas não de lavada...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2012, as 16:22:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 22 de Fevereiro de 2012, as 23:38:42 »

Amorin, desconcordando com sua afirmação, isso de um valvulado de 10W equivaler a um de 90W eu ACHO que é mais lenda do que qualqer outra coisa.
Ja experimentei solid states ao lado de valvulados, e realmente a impressão sonora do valvulado é maior comparando com um solid state, mas um valvulado de 15W não bate um solid state de 50W (de marca boa) nem a pau.

A vida é cheia de discordancias...  Cheesy

Veja bem, não é ideia minha. Isso é o que diz em um manual da Fender.
http://support.fender.com/manuals/guitar_amplifiers/94_Twin_Amp_manual.pdf
Pagina 6.
"In order for a "slaved" solid state amp to reproduce the sound of a tube master amp, a solid state amp needs lots of headroom. For example, because of the way a tube amp interacts with a speaker load, a 20 watt tube amp, when driven into heavy clpping, can produce output signals equivalent to a 180 watt solid state amplifier."

Quero lembrar, que eu disse que watt é um produto eletrico, e nao representa o que ouvimos.
O que ouvimos é a pressão sonora (dB) que é propagada pelo falante...

O sitema de propagação (falante, caixa acustica, e ate ambiente) tem mais influencia que a potencia sobre o rendimento do amplificador.
Desta forma, temos impressão que este ou aquele amp tem mais som.

Mas um fato real, é que um amp valvulado tem mais som que um estado solido de mesma potencia.
A valvula amplifica o sinal, joga no transformador, e este passa do primario para o secundario...
Um estado solido, principalmente se usa CIs tipo os TDAs, costumam a limitar o sinal em algumas condiçoes, e principalmente  os picos. Coisa que nao acontece nas valvulas...

Esse é um dos motivos que faz um valvulado ter mais som que um estado solido.
Tem a questão acustica (propagação) como disse acima.
Nem toda caixa de amp valvulado é igual da caixa de amp estado solido.

O item que diz um valvulado ser equivalente a X vezes, não quer dizer que vai bater tal potencia X do estado solido.
Esse "X" é uma impressão sonora, o que não representa o real da coisa.
É apenas uma impressão, ou algo sintetico.

Tenho amps valvulados e amps estado solido, ate de mesma potencia, e sei como sao cada um deles.
Um de meus valvulados é de 100W, e em volume maximo nao soa como um amp de 2.000 Watts.
Se soasse, 5 quarteirões de casa seria possivel ouvi-lo, o que nao acontece...
Meu outro de 50 W, tem a impressao sonora que menciono, mas quando comparado a um dos estado solido que tenho, de mesma potencia, a 20 metros de casa nao tem diferença significativa...

Tal impressao acontece mais quando se está proximo do amp.
Outro item que ajuda nesta tal impressao, é a questao da distoçaõ...  nem preciso mencionar.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2012, as 00:16:26 »

A impressão é subjetiva... o que conta é a potência real... que no caso desse tópico é isso que interessa para escolher o falante.

Desculpe a franqueza pessoal... pois esta discussão parece aquelas do cifraclub (muita impressão e pouca consistência), não desmerecendo a opinião de vocês pois acompanho forum e tenho visto o conhecimento técnico de vocês... Mas acho que impressão sonora é quanto difícil mensurar e acaba acarretando discussões que não levam a concesso algum. Os valvulados dá uma impressão que tem maior potência, isto é fato ,como mostrou o GrAmorim, citando o exemplo de um TDA. Agora comparação com números... fica parecendo aquelas escritas mentirosas de falantes que estampam PMPO para enganar leigos!

Para nós que temos um pouco de conhecimento em eletrônica o correto é acreditar nos Watts reais, pois o que passa disso (para mim) não passa de especulação e marketing por parte de vendedores.

Abraço!

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2012, as 00:31:15 »

De pleno acordo!

Uma outra questão que entra no casos dos TDAs (ou transistores mesmo) é que quando esquentam, passam a reduzir a potencia de saida, o que nao acontece com a valvula.
Isso tambem contribui para a impressao...

...o que conta é a potência real... que no caso desse tópico é isso que interessa para escolher o falante.
Foi o que eu quiz dizer no final do meu primeiro post neste topico  Grin
Pelo menos 30% a mais de potencioa que o amp...
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2012, as 00:40:02 »

Sim de pleno acordo!

 30% a mais não atingindo o dobro... eu desconhecia esta parte de não atingir o dobro...

Abraço
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2012, as 08:47:27 »

Um falante bom e num bom preço que você pode comprar é o HRtubeamp de 12" e 40W, creio que seja o mais fraco que temos no mercado brasileiro. Mais fraco que isso só se comprar um que não seja específico para guitarras.

Outra coisa, vai usar o amplificador para quê? Se for somente para usar em casa até vai, mas se for para ensaio, eu acho 5W pouco, só se você não gostar de som limpo.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 23 de Fevereiro de 2012, as 16:34:59 »

Eu recomendo a leitura do link abaixo:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=215

Não é exclusivo sobre guitarra, mas da uma clareada no assunto amp x falante.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #14 : 23 de Fevereiro de 2012, as 17:11:29 »

Fiz um teste agora pouco com meu IALL 3.5 e o som ficou muito bom e com volume de sobra.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223930718-alto-falante-eminence-serie-guitar-legend-legend-gb128-_JM

Abraço!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal