Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 20:21:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre qual a potencia falante usar  (Lida 18431 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 27 de Outubro de 2009, as 11:56:53 »

Boa tarde senhores!

To com uma duvida. Estou pensando em fazer um amplificador valvulado, com 2 falantes de 12" 8 Ohm, o projeto do amp é de 100W.
Eu pensei em ligar os 2 falantes em serie e usar a saída de 16 Ohm, até ai tudo certo, correto?
Porém eu não sei qual a potencia usar nos falantes. Devo usar 2 de 100W ou 2 de 60W (por exemplo)?

Obrigado pela ajuda,

Até a próxima!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, as 10:55:23 por Cogumelo » Registrado
diogogranado
Visitante
« Responder #1 : 27 de Outubro de 2009, as 17:48:41 »

Cogumelo, se ligar em série a potência é dividida entre os dois falantes, se ligar em paralelo a potência total é enviada a cada falante. Wink
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #2 : 28 de Outubro de 2009, as 11:33:48 »

Se os falantes forem de qualidade, como eminece ou celestion, pode usar 2 de 50W tanto em série como paralelo. Se forem "genéricos", e ai eu incluo qualquer um que não seja feito para guitarra, use pelo menos a potência nominal do ampli em cada um. Em ambos os casos a dissipação de potência é somada: um pelo aumento de impedância, que reduz a corrente, e no outro pela duplicidade de resistências dissipadoras. Momento PB: "Vai tranquilo, querido".
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #3 : 28 de Outubro de 2009, as 11:38:09 »

Uma opiniao particular: um ampli valvulado de 100W fala demais para dois falantes, ainda mais em combo. É igual botar motor de opala "6 caneco" em fusca. Estude uma 4x12, ele merece... nem que vc coloque só dois falantes na hora e depois mais dois. Nesse caso, continuando no seu assunto, a marshall por exemplo costuma usar 4 de 30W para os amplis de 100W.
Registrado
emaniox
Visitante
« Responder #4 : 31 de Outubro de 2009, as 12:04:01 »

Cogumelo

Voce pode usar dois de 60W. Casando as impedancias corretamente (do amp e da ligação dos falantes), tanto faz se vc ligar em série ou em paralelo, no que se refer à distribuição de potencia entre os falantes. Entretanto, utilizar um conjunto de falantes com potencia próxima à potência do amplificador pode ser arriscado. REcomendo que utilize dois falantes de 75W.

diogogranado

O que voce falou é verdade se trocarmos "potencia"  por "tensão".

FLw.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 01 de Novembro de 2009, as 11:42:21 »

Uma opiniao particular: um ampli valvulado de 100W fala demais para dois falantes, ainda mais em combo. É igual botar motor de opala "6 caneco" em fusca. Estude uma 4x12, ele merece... nem que vc coloque só dois falantes na hora e depois mais dois. Nesse caso, continuando no seu assunto, a marshall por exemplo costuma usar 4 de 30W para os amplis de 100W.

Só! capitei a mensagem! só uma coisa que fiquei em dúvida, se fosse pra mim usar os 4 de 30W usaria em série ou paralelo?
Ah...outra coisa....ao invéz de usar de 30W usar de 50W, por exemplo, não tem problema correto?(se eu usar falantes de mais potência do que o amp não o prejudicará?)

Obrigado a todos pelas respostas,

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) rapaziada!
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #6 : 01 de Novembro de 2009, as 16:10:58 »

pode usar de 50W sim. Não prejudica em nada, apenas vc terá uma caixa capaz de suportar até 200W RMS.
Ligue os falantes de par em par: faça dois pares em série (fica 16 ohms cada par), e depois coloque os pares em paralelo, formando os 8 ohms regulamentares.

Usar a potência exata correspondente à saída do ampli não é o ideal, principalmente se os falantes forem "meia-boca". Se for falante de primeiríssima, funciona, mas "pode" queimar se o ampli for exigido no máximo por muito tempo.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 06 de Novembro de 2009, as 10:41:21 »

maioli

Brigadão!

Abraço a todos!
Registrado
Mauricio Luiz Bertola
Visitante
« Responder #8 : 07 de Novembro de 2009, as 22:44:29 »

Boa tarde senhores!

To com uma duvida. Estou pensando em fazer um amplificador valvulado, com 2 falantes de 12" 8 Ohm, o projeto do amp é de 100W.
Eu pensei em ligar os 2 falantes em serie e usar a saída de 16 Ohm, até ai tudo certo, correto?
Porém eu não sei qual a potencia usar nos falantes. Devo usar 2 de 100W ou 2 de 60W (por exemplo)?

Obrigado pela ajuda,

Até a próxima!

Cara, eu só acho que, com 100WRMS valvulados e uma caixa 4X12, como o pessoal sugeriu, vc terá que tocar em palcos enormes para poder usufruir da potência do "bicho" e não deixar ninguém da sua banda surdo.....
Abç
Registrado
Emerson_SNK
Visitante
« Responder #9 : 08 de Novembro de 2009, as 11:09:14 »

É isso ai Bertola, não adianta investir uma p*ta grana num valvulado de 100w se você vai tocar em casa, estúdio ou em locais pequenos, não tem como ver o amplificador render o máximo e se tentar pode causar sérios problemas de audição, isso é fato.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #10 : 08 de Novembro de 2009, as 20:45:38 »

Se os falantes forem de qualidade, como eminece ou celestion, pode usar 2 de 50W tanto em série como paralelo. Se forem "genéricos", e ai eu incluo qualquer um que não seja feito para guitarra, use pelo menos a potência nominal do ampli em cada um. Em ambos os casos a dissipação de potência é somada: um pelo aumento de impedância, que reduz a corrente, e no outro pela duplicidade de resistências dissipadoras. Momento PB: "Vai tranquilo, querido".
Além dos "falantes citados" eu sugiro também o Black Dog da MG-Music que tem uma resposta perfeita para ampli's valvulados.
É nacional e não perde para os importados.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #11 : 09 de Novembro de 2009, as 10:12:21 »

Podde cre, imagino que deve ficar forte mesmo, mais eu to precisando de um pra mim tocar em bares e de vez em quando em palcos como retorno, to com um Baita de 20 RMS transistorizado que uso para ensaios, mais nem pra isso ele ta guentando...dai nem sempre que a gte vai tocar consegue emprestar uns melhores....ta f***a, mais quero fazer isso logo logo dai nunca mais terei encomodo!

Obrigado a todos que colaboraram e um abraço!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, as 10:14:27 por Cogumelo » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #12 : 09 de Novembro de 2009, as 16:10:46 »

Pra resolver a questão que o sempre bem posicionado Bertola coloca, acho que vc deve priorizar um modelo com Master Volume. E ele tem razão, se vc nunca viu um ampli valvulado de 100W em uma caixa 4x12 com falantes de qualidade ligado no máximo, vc vai literalmente se surpreender. Não só é de ficar surdo como é um ótimo tratamento contra intestino preso, já que sacode até as tripas.

Um baixista pra concorrer com isso precisa no mínimo um full stack e o baterista nem sonha em tocar sem microfonação.
Registrado
admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.520

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 23



« Responder #13 : 10 de Novembro de 2009, as 16:24:29 »

To com uam caixa 4x12 Meteoro e ligado no meu Falcon fica ensurdecedor.
E o Falcon não é essa potencia toda com 50W e a caixa da Meteoro t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é uma caixa com muita sensibilidade.
Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #14 : 10 de Novembro de 2009, as 20:48:17 »

To com uam caixa 4x12 Meteoro e ligado no meu Falcon fica ensurdecedor.
E o Falcon não é essa potencia toda com 50W e a caixa da Meteoro t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) não é uma caixa com muita sensibilidade.

Barci já esperimentou esse Falcon ai com melhores falantes?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal