Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 06:10:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (AJUDA) NOVIK WNC-121  (Lida 7630 vezes)
EVI
Visitante
« : 10 de Agosto de 2011, as 21:33:38 »

Fala pessoal

Após ''decidir'' montar um power para o TSW me lembrei que tinha umas caixas esquecidas aqui em casa, então resolvi dar uma olhada no estado delas para num futuro próximo fazer um power e ao abrir uma surpresa um falante NOVIK 15'' de Alnico 16 ohms, dei uma pesquisada e encontrei o tópico do Hilton falando sobre os modelos dessa linha,
''WN12XX-CV (coluna de voz) WN12XX-G (guitarra) WN12XX-C/B(contra-baixo)'' considerei-os mais novos pois o que disponho é um falante dos anos 60 (65 para ser mais exato) onde meu pai comprou um rack e o montou...

aqui uma foto do rack com ele


e aqui umas fotos dele, por ser um falante de coluna de voz ele possui um tweeter




Agora os questionamentos !

Como o Hilton disse que conseguiu bons resultados com falante de coluna de voz me deixou bem animado!
o que acham ? compensa fazer reparos ?
o fato dele ter 16 ohms implicaria com o power ? (estou aberto a sugestões de power's se for viável)
pois estou pensando em montar um power com esse falante e outro power com um falante de 12'' para os meus TSW's.

Abraços

« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 19:33:29 por EVI » Registrado
EVI
Visitante
« Responder #1 : 23 de Agosto de 2011, as 19:33:34 »

Fala galera boas novas!

Hoje resolvi testar o falante, como só dispunha de um amplificadorzinho com 2 TIP's (31-32) resolvi ligar ele no falante para ver se ele dava um sinal de vida... e deu !
O falante com seus 45 anos de vida ainda funciona Cheesy
Em relação ao som eu gostei muito tanto no clean quanto com distorção, só que ele não apresentou muito o grave com distorção, acredito que seja por não possuir um power decente.

Agora no que eu preciso da ajuda de vocês pois sou meio leigo nessa de power's X falantes, estava lendo um pouco o fórum e vi o pessoal falando muito do power com LM3886 e com o TDA7294, qual desses se 'encaixaria' melhor para esse tipo de falante? como vi que a maioria dos power's são para saídas de 4 ou 8 Ohms, eu tenho outro falante desse e eu poderia ligar em paralelo para ter os 8 Ohms!
isso é possível ?

Ha sim, eu retirei o tweeter dele para testar.

Abraços
Registrado
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #2 : 23 de Agosto de 2011, as 20:16:12 »

Camarada, vá em frente.

Fiquei um pouco com pé atrás quando descolei meus falantes Novik coluna de voz para montar minha caixa. Faça a ligação dos dois falantes em paralelo e monte uma caixa e um power legais. Os meus também não tinham graves, até eu montar minha caixa 2x12 . E mesmo que ele mantenha essa característica, pode ser muito interessante para sons em uma onda mais vintage.

O meu power foi um LM3886 e o Pré o TSW. Casamento bem legal que dá pra tocar de tudo.

Vá com carinho porque eu acho que vai dar boa coisa no seu projeto.

Abraço.


Registrado

Long Live Rock N' Roll!
EVI
Visitante
« Responder #3 : 23 de Agosto de 2011, as 23:35:15 »

Valeu Hilton vou fazer isso mesmo!

Liguei o TSW nele e 'POW' o grave veio na cara, como disse o amplificadorzinho é bem sem-vergonha mas deu um som legal já, com um LM3886 em paralelo com o outro falante deve dar um som animalesco e muito mais grave! Evil
(os vizinhos que se cuidem) Cheesy
 
Assim que montar o Lm3886 vou ver se faço um video da caixa com os falantes e o sample!

Abraço Hilton valeu pela atenção!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 24 de Agosto de 2011, as 11:56:12 »

Evi

Sem a caixa o falante não consegue empurrar o ar de forma eficiente, por isso a falta de graves, acredite, esse falante deve ter um grave parrudo!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #5 : 24 de Agosto de 2011, as 12:32:01 »

Evi

Sem a caixa o falante não consegue empurrar o ar de forma eficiente, por isso a falta de graves, acredite, esse falante deve ter um grave parrudo!

Falante sem caixa é igual a carro sem motor. Analogia a lá Eduardo fail hahaha, Quando puser a caixa vai mudar da água pro vinho.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EVI
Visitante
« Responder #6 : 24 de Agosto de 2011, as 15:36:21 »

Fala Eddie e Bossman 

Apesar de não ter citado eu testei ele num canto em 90º entre a parede e a cama para dar uma abafada no som (embora não seja igual a caixa mas deu pra ter uma ideia) e aliás ele tem muito grave com o TSW, tinha testado ele somente com o amplificador e um guv'nor, como não estava muito acostumado estranhei no começo, depois liguei o TSW ai já ficou bom Evil , mas acho que não vai dar pra dar seguimento no projeto com 2 falantes de 16 Ohms.

Errata

Como dito em outro comentário crédulo que tinha outro falante Novik 16 Ohms em outra caixa já fui imaginando em um projeto para eles, o que aconteceu foi o que eu mais temia.
Ao abrir a outra caixa não encontro um Novik e sim um Selenium Woofer 15' modelo 307 de 8 Ohms  Cry

Aqui vai umas fotos dele






Perguntei para o meu pai e ele disse que em volta do cone era um tipo de 'borracha curvada' (concavidade voltada para baixo), quando eu abri a caixa já estava assim sem nada em volta do cone.

Pois bem decidi testar e deu sinal de vida também, ele tem tanto grave quanto o Novik e se saiu melhor mesmo sem a lateral do cone (não sei se a impedância influenciou já que esse é 8 Ohms).

Meu pai me disse que tem um amigo de infância (leia-se velho também Cheesy) que recondiciona uns falantes antigos dos tempos dos valvulados e que ele acha que pode dar um jeito nesse cone ou substituir por outro antigo também, não sei o que fazer nesse momento mas é uma opção e se vai ficar bom são outros 500, mas o que me intriga é uma duvida de leigo, sem essa borda do cone vou ter muita perca no som ?

Obrigado pela atenção.

Abraços



Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #7 : 24 de Agosto de 2011, as 15:58:35 »

Eu não teria ligado o amplificador nesse falante ser a guarnição de borracha, que aliás se você tiver a ideia de usa-lo pra guitarra será melhor usar uma de papelão mesmo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 24 de Agosto de 2011, as 16:07:09 »

Concordo, além de ser mais interessante para guitarra, ela dura bem mais. Só acho que aí o ideal seria trocar todo o cone e, quem sabe, colocar um de boa qualidade...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EVI
Visitante
« Responder #9 : 24 de Agosto de 2011, as 16:13:44 »

Fala bossman

Então como não sei do material que é feito e ainda falei 'tipo de borracha' que me pai comentou só como era o formato, mas com os resquícios que sobraram da pra ver claramente que não era borracha e sim um material bem parecido ao cone, a intenção foi especificar como era a borda e não falar que ela era de borracha me expressei errado me desculpe.

Alex

Ai é que tá!
Se o tal amigo do meu pai não tiver algum para substituir, acho que vai dar um pouco de dor de cabeça para achar um de boa qualidade Sad

De qualquer forma obrigado pelos esclarecimentos Bossman e Alex.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 24 de Agosto de 2011, as 16:41:44 »

Certamente é de espuma, que com o tempo se degrada naturalmente, pois é um material orgânico mais perecível. Mas na pior das hipóteses use esse mesmo material, mesmo ele sendo mais indicado para Hi-Fi.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #11 : 24 de Agosto de 2011, as 16:58:01 »

Concordo, além de ser mais interessante para guitarra, ela dura bem mais. Só acho que aí o ideal seria trocar todo o cone e, quem sabe, colocar um de boa qualidade...

Eu ia escrever isso Frias, mas sabendo que  difícilmente se acha um cone específico pra guitarra no Brasil eu não escrevi.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EVI
Visitante
« Responder #12 : 24 de Agosto de 2011, as 21:12:13 »

Alex

Entendi agora o que ocorreu com o cone!

Pretendo usar esse Novik alnico 16 Ohms para um amplificador mais vintage (aceito sugestões para um projeto).

Já esse Selenium vou ver se consigo um cone ou se não conseguir e houver meios de reparar a borda postarei resultados futuramente.

Mas não desisti do LM3886 talvez o monte com 2x12 ou com esse Selenium se conseguir repara-lo.
Uma dúvida seria possível ligar 1x15' + 2x12' ?

Obrigado mais uma vez pela atenção Alex e Bossman.

Abração
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 24 de Agosto de 2011, as 22:02:27 »

Falantes de Alnico normalmente tem menos graves que os cerâmicos, mas isso é no geral. Em compensação normalmente tem um som bacana, mais blueseiro da antiga.

Tudo é possível com as impedâncias corretas. Dois falantes de oito Ohms em série, em paralelo com um de 16 Ohms, você obterá oito Ohms de impedância no final.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal