Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 10:20:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvula 12ax7 ruim  (Lida 16586 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« : 06 de Março de 2012, as 02:42:47 »

Olá pessoal,

Gostaria de pedir uma ajuda a quem entende sobre válvulas. Montei o pré do 5150 aqui do site, e o pedal estava funcionando perfeitamente. Hoje levei o mesmo até a casa de um amigo para mostrá-lo, o pedal funcionou prefeitamente. Porém ao voltar para casa, fui ligar o pedal para tocar e o volume do sinal distorcido ficou muito baixo em relação ao bypass. Nem se eu colocar o volume no máximo não iguala ao bypass, sendo que antes o volume no 2 já igualava os canais. Notei que uma das válvulas está mais apagada que as outras, não sei se é normal. Enfim, gostaria de saber se pode ser que esta válvula esteja ruim, pois o sinal distorce normalmente, mas o volume está muito baixo em relação a antes. Há alguma forma para eu testar esta válvula e saber se ela está boa?? Coloquei algumas fotos para talvez ajudar a visualizar melhor o problema. Agradeço quem puder ajudar.

Abraço,












-----
Pessoal, desculpa criar 2 vezes o mesmo tópico. É que na hora de clicar deu um erro aqui e acabei clicando de novo em enviar, não sabia que já tinha sido criado o tópico. Se a moderação puder fazer o favor de apagar um dos tópicos eu agradeço. Desculpem.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 02:45:08 por bruno_luca » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 06 de Março de 2012, as 03:38:07 »

Veja se a valvula nao esta mal encaixada, pode ser que no transporte tenha se deslocado.
Retire a valvula e meça a resistencia dos filamentos.
Pode ser que tenha quebrado uns dos filamentos durante o transporte.
Veja a tensao no filamento.
Troque a valvula de lugar.

Essa sao algumas das dicas basicas.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 06 de Março de 2012, as 07:54:26 »

Aposto mais em uma solda que tenha sido mal feita!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #3 : 06 de Março de 2012, as 10:27:47 »

Gr Amorim,

As tensões nas válvulas estão com os seguintes valores:

Válvula 1

pinos 4 e 5 - 13,98 V
pino 1 e GND - 192 V
pino 6 e GND - 261 nV

Válvula 2

pinos 4 e 5 - 13,98 V
pino 1 e GND - 317 V
pino 6 e GND - 218V

Válvula 3

pinos 4 e 5 - 13,98 V
pino 1 e GND - 210 V
pino 6 e GND - 277 V

Estão normais estes valores?? Pelo que li parece que a 12ax7 pode ser alimentada nos filamentos com uma tensão entre 12 e 24 V, se estiver errado me corrjam.

Fiz o teste de continuidade nos pinos 4 e 5 de ambas as válvulas e deu positivo para todas. Mas tem uma delas que parece que não está acendendo direito, os filamentos ficam meio apagados, não sei se é normal.

hgamal,

Não acho que tenha sido solda mal feita, pois o circuito estava funcionando perfeitamente. A perda de volume ocorreu após eu transportar o pedal até a casa de um amigo e voltar para minha casa.

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 06 de Março de 2012, as 10:52:33 »

ainda insisto na busca por soldas quebradas! Este caso é quase clássico.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #5 : 06 de Março de 2012, as 11:20:18 »

Pelo que li parece que a 12ax7 pode ser alimentada nos filamentos com uma tensão entre 12 e 24 V, se estiver errado me corrjam.

24 volts só se vc associar os filamento de algumas válvulas em série oque sinceramente nunca vi fazerem. O normal de se usar é em 6,3 volts ou 12 volts
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 06 de Março de 2012, as 11:20:39 »

ainda insisto na busca por soldas quebradas! Este caso é quase clássico.
Eu ia chutar a mesma coisa... Pegue o ferro de solda e de uma resoldada geral (só esquente as soldas - use um pouco de fluxo)...

-----
Pelo que li parece que a 12ax7 pode ser alimentada nos filamentos com uma tensão entre 12 e 24 V, se estiver errado me corrjam.

24 volts só se vc associar os filamento de algumas válvulas em série oque sinceramente nunca vi fazerem. O normal de se usar é em 6,3 volts ou 12 volts
Exato... 6,3V e 12V. Do jeito que esta ta certo... (12V entre pino 4 e 5).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #7 : 06 de Março de 2012, as 11:56:25 »

Problema resolvido. após trocar válvulas de posição, testar e nada eu ia seguir os conselhos do tópico e esquentar as soldas. Então quando virei o circuito percebi que tinha algumas partículas que pareciam fuligem (o pedal ainda está fora da caixa). Daí limpei o circuito, e fiz um último teste ligando-o antes de esquentar as soldas. E para minha felicidade o volume voltou ao normal. Acho que foi a sujeira que pegou durante esse transporte que deu algum mal contato.

Agora a tensão de 13,98V entre os filamentos da minhas válvulas está alta?? o correto seria ter algo entre 12 e 12,6V?? Será que essa tensão pode danificar as válvulas?? Obrigado a todos que ajudaram.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 06 de Março de 2012, as 15:43:50 »

Problema resolvido. após trocar válvulas de posição, testar e nada eu ia seguir os conselhos do tópico e esquentar as soldas. Então quando virei o circuito percebi que tinha algumas partículas que pareciam fuligem (o pedal ainda está fora da caixa). Daí limpei o circuito, e fiz um último teste ligando-o antes de esquentar as soldas. E para minha felicidade o volume voltou ao normal. Acho que foi a sujeira que pegou durante esse transporte que deu algum mal contato.

Agora a tensão de 13,98V entre os filamentos da minhas válvulas está alta?? o correto seria ter algo entre 12 e 12,6V?? Será que essa tensão pode danificar as válvulas?? Obrigado a todos que ajudaram.

E ele ainda acha que não eram as soldas! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #9 : 06 de Março de 2012, as 16:36:16 »

Tudo bem que foi a sujeira que pegou nas soldas durante o transporte que ocasionou o problema, mas não que a solda estivesse mal feita. Mas de qualquer forma obrigado pelas dicas  Legal! Legal!.

Abraço,
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #10 : 07 de Março de 2012, as 03:23:28 »

As válvulas têm uma tolerância de tensão de filamento mas, acho que as suas com quase 14 volts estão ultrapassando um pouco esse limite. Procure pelo datasheet delas e veja.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 07 de Março de 2012, as 08:07:08 »

Oi Pessoal

A tolerância para tensão de filamento é de 10% para cima ou para baixo. Mas essa tolerância deve ser usada para absorver flutuações na rede de força. Ela não deve ser usada para corrigir falha de projeto. A válvula sobrevive por algum tempo com mais tensão, mas deixar com quase 14V vai torrar o catodo bem rápido.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #12 : 07 de Março de 2012, as 10:21:04 »

Oi Pessoal

A tolerância para tensão de filamento é de 10% para cima ou para baixo. Mas essa tolerância deve ser usada para absorver flutuações na rede de força. Ela não deve ser usada para corrigir falha de projeto. A válvula sobrevive por algum tempo com mais tensão, mas deixar com quase 14V vai torrar o catodo bem rápido.

Abraços

Eduardo

Ótimo saber disso Eduardo! Grato pela explicação
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #13 : 07 de Março de 2012, as 11:39:17 »

Oi Pessoal

A tolerância para tensão de filamento é de 10% para cima ou para baixo. Mas essa tolerância deve ser usada para absorver flutuações na rede de força. Ela não deve ser usada para corrigir falha de projeto. A válvula sobrevive por algum tempo com mais tensão, mas deixar com quase 14V vai torrar o catodo bem rápido.

Abraços

Eduardo

Bom saber disso. Vou procuar uma forma de regular melhor a tensão nos filamentos, para aumentar a vida útil das válvulas. Obrigado pela Explicação Eduardo.

Abraço,
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #14 : 07 de Março de 2012, as 15:22:18 »

Os filamentos estão em DC (corrente contínua), certo? Porque não usa um regulador?
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 16:42:52 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal