Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 09:57:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Valvulado com fuga de AC.  (Lida 6039 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« : 14 de Março de 2012, as 10:22:09 »

Bom dia a todos.

Como muitos sabem tenho uma replica do Plexi 1987.

Sempre liguei ele usando cabo de aterramento, no sabado passado fui tocar em um bar e la não havia aterramento, bom resumindo essa parte, roncos e por fim troca de equipamento. Detalhe com o aterramento os roncos e chiados são zero.

Tentando descobrir a causa do problema notei que o chassis tinha uma certa tensão, me essa tensão em relação ao aterramento, não em relação ao polo neutro da tomada, verefiquei que havia uma tensão em torno de 100 volts, o mais engrçado era de corrente alternada.

Desliguei tudo e parti para as medições de isolamento do transformador de força, uma vez que era corrente AC, logo pensei , o transformador de força ja era.

Medi Primarios e secundarios , secundarios e carcaça , primario e carcaça, todos deram infinito no multimetro (analogico).

A unica mudança que fiz nesse projeito foi usar uma Valvula retificadora no lugar dos diodos.

Segue os links com o esquema e  a foto do setor da fonte em meu amp.
Agora de onde vem essa fuga de AC para o chassis e que me intriga...

 links
http://i1082.photobucket.com/albums/j370/daniel_venticinco/amp_lig.jpg
http://www.plexilandia.cl/1987_plexi.gif


Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 14 de Março de 2012, as 10:43:48 »

Oi Daniel

O que você está contando não é estranho. Eu já vi isso e o fenômeno é bem fácil de entender. Se você pegar um transformador e medir a capacitância entre o primário e o secundário, vai ver que tem um valor baixo, mas tem! É algo da ordem de 1nF. Essa capacitância permite a fuga de uma pequena corrente alternada para o aterramento. A solução é usar transformadores de força com blindagem eletrostática ou com enrolamentos em carreteis separados.

O fato de você ter conseguido medir essa fuga indica que: 1- Seu multimetro é bem sensível, 2- Seu aterramento é muito bom! 3- O aterramento da rede não é muito bom!

Isso não significa que com a tensão da rede não haja alguma fuga. Multímetros usam no máximo 9V para medir resistências. Pode ser que a fuga só consiga quebrar o isolamento em tensões mais altas, mas mesmo assim eu não acho que haja algo errado no transformador.

Mesmo assim a falta de aterramento não deveria ser a causa de tamanho ruído. Antes de sair trocando transformadores eu daria uma boa olhada nos plugs. Pode ser que a entrada não esteja dando um bom contato no terra e isso impede a blindagem do cabo da guitarra de operar corretamente por ficar em um potencial diferente ou flutuante. O aterramento do chassis pode mascarar este mal contato.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 14 de Março de 2012, as 10:52:45 »

Eduardo, esqueci de mencionar, em casa nao tem plug com 3 pinos então oque eu faço, eu ligo uma garrinha jacaré em um fio que vai ate uma barra terra no quintal de casa, e prendo essa garra em algum ponto do chassis do amp. Outro detalhe,  o transformador de força foi retirado de um velho Delta, da decada de 70, modelo Senior 230 , ou coisa assim.

Sei que o aterramento é indispensável, mas queria entender e tentar corrigir esse problema, no mesmo lugar em que fui tocar ja vi varios amps valvulados e sem problemas.

Uma curiosidade, me responda esssa fuga pode entre os enrolamentos do transformador ou dos enrolamentos para a carcaça do transformador. Perguto eu se eu isolar o transformador do chassis reduziria esse efeito ?
Outra pergunta, a falta dos capacitores de  0.1uF entre o +B e o -B faz diferença?? sendo o -B e o chassis o mesmo ponto em comum.


Mas de qualquer forma agradeço a sua explicação.

Att Daniel
« Última modificação: 15 de Março de 2012, as 21:54:24 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 16 de Março de 2012, as 08:29:33 »

Uma curiosidade, me responda esssa fuga pode entre os enrolamentos do transformador ou dos enrolamentos para a carcaça do transformador.

Eu me referia a fugas por capacitância parazita entre os enrolamentos. Se tem fuga para a carcaça, daí é fuga mesmo da boa!

Citar
Perguto eu se eu isolar o transformador do chassis reduziria esse efeito ?

Não resolve e pode até piorar o nível de ruído.

Citar
Outra pergunta, a falta dos capacitores de  0.1uF entre o +B e o -B faz diferença?? sendo o -B e o chassis o mesmo ponto em comum.

Esse capacitor serve apenas para melhorar os transientes em altas frequências. Na verdade  ele é um preciosismo e seu efeito é bem difícil de mensurar. Normalmente eu monto meus amplifcadores sem ele, testo e vejo se o acrescimo faz alguma diferença. Quando faz, é pequena.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 16 de Março de 2012, as 08:59:31 »

Eduardo, mais uma vez fico agradecido de suas respostas, vou estudar melhor o assunto e ver no que vai dar.
Bom, como eu disse, com o transformador desligado, não achei qualquer indicio de fugas, entre os enrolamentos, a carcaça.
Use as escalas X10k e X1 , ou melhor usei todas elas pra fazer as medições, considerando meu multmetro sendo um analogico.

Assim que tiver resultados eu posto aqui.

Att  Daniel
« Última modificação: 23 de Março de 2012, as 14:04:36 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 23 de Março de 2012, as 14:14:06 »

Bom pessoal pra que o topico não fique a deriva, vim aqui postar os resultados.

Bom como O Eduardo disse, o transformador quando ligado apresenta um fuga entre as espiras e a carcaça, não que o transformador esteja ruim, mas sim devido a uma falha de sua montagem sendo ele meio antigão.

Tenho agora 2 caminhos a seguir :

1º - A troca do transformador por um mais novo com a devidas blindagens.
2º - Deixar do jeito que esta, mas sento obrigatorio o uso de um cabo de aterramento, bom que no caso alem de sumir com o ruido, previne descargas eletricas no guitarrista.

Bom no caso de aterramento eu sempre recomendei.

Eduardo , mais uma vez agradço a sua ajuda.


Att Daniel.

Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
fallout
Visitante
« Responder #6 : 23 de Março de 2012, as 14:25:02 »

1º - A troca do transformador por um mais novo com a devidas blindagens.
2º - Deixar do jeito que esta, mas sento obrigatorio o uso de um cabo de aterramento, bom que no caso alem de sumir com o ruido, previne descargas eletricas no guitarrista.

O certo é trocar por um novo, apesar de ser caro, uma opção mais em conta é mandar re-enrolar esse transformador velho ai sai bem mais barato, o problema é que nem toda empresa faz um serviço descente, e tem muito "enrolador" por ai!  Cheesy
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 23 de Março de 2012, as 16:13:41 »

Eu concordo, se vc gosta muito do amp, ou até mesmo precisa dele pra usar em outros lugares... eu com certeza compraria um transformador novo (ou mandaria reenrolar)

Me pergunto se aquelas chaves de FASE não eram pra esse tipo de problema? não né  Embarrassed
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 23 de Março de 2012, as 16:30:00 »

Isso mesmo ... A famosa chave de fase, tinha nos giannini.

A propaganda dela deveria ser : chave de fase, tansforme seu amp em uma cadeira eletrica..ahahahahah.....

Bom... vou esperar um pouco ver se troco o transformador.. motivos de força maior ($$$$) ... hehhe


Att daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 26 de Março de 2012, as 17:19:48 »

1º - A troca do transformador por um mais novo com a devidas blindagens.
2º - Deixar do jeito que esta, mas sento obrigatorio o uso de um cabo de aterramento, bom que no caso alem de sumir com o ruido, previne descargas eletricas no guitarrista.

Na verdade você deve fazer as duas coisas! Trocar a peça com fuga e sempre usar um bom aterramento.

Deixar como está e usar aterramento é instalar ar condicionado em uma sauna para controlar a temperatura! Mascarar o sintoma não resolve o problema!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 26 de Março de 2012, as 17:49:07 »

Eduardo, Analizando mais friamente o problema, você tem toda a razão, não adianta criar um problema pra vender uma solução.

A suloção obvia nesse caso é a troca sem duvidas. E manter o aterramento claro.

Fiz as citações acima pelo simples fato de não deixaer  topico voando sem rumo, fica chato você perguntar e depois não dar um veredicto sobre o assunto, sabe parece que faltou interese em dividir a solução , pois vejo muitos topicos assim e chato chegar na ultma pagina e não ter um solução ou algo parecido pra dar uma luz.

Mas fica assim, vou trocar o transformador e volto aqui postar o resultado.

Mais uma vez , muito obrigado pela sua presença em minhas perguntas.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 26 de Março de 2012, as 17:52:31 »

Oi Daniel

Sua atitude está corretíssima! Tem muito tópico sem amarração na grande maioria dos fóruns mundo a fora.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal