Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 13:21:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quanto custa em média fazer um ampli alltube 40w?  (Lida 12845 vezes)
elciosouza
Visitante
« : 28 de Março de 2012, as 23:29:09 »

Olá galera, não majo nada de eletrônica e fico babando no trabalho da rapaziada...só fera!!! deixando os elogios de lado... eu gostaria de saber, em média, quanto se gasta pra ter uma cópia de um fender tweed ’57 Twin? um ampli na onda dos que o Clapton usa... ou um Twin reverb....com componentes de qualidade? é que eu vejo alguns sites vendendo handmades por 4.000 ou mais...muitas vezes mais caros dos que os originais. v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) sabem de alguém no Rio de Janeiro capaz de fazer um? abç!!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 29 de Março de 2012, as 07:47:50 »

Oi Elcio

O custo em peças fica para um amplificador de 50W entre R$1500,00 e R$2000,00 para fazer com componentes novos e de boa qualidade. Se for fazer com gambiarras sai bem mais em conta, mas a dor de cabeça é enorme. O que se cobra no mercado para fazer um amplificador valvulado é R$75,00 por watt e mais R$100,00 por válvula. Então um amplificador de 50W com duas EL34 na saída e mais 4 12AX7 no pré sai por volta de R$4350,00. Conforme o acabamento e "nome" do montador, esse valor pode variar muito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 29 de Março de 2012, as 08:35:43 »

Elcio,

O que eu não recomendo é entrar no mundo do "faça você mesmo" apenas pela questão do custo. O custo que o Eduardo citou é o do material. Para quem não sabe o que faz, e precisa aprender, o custo pode, e na verdade sempre sai maior. Não conheço nenhum exemplo de sucesso de um montador inexperiente conseguindo o tão sonhado Fender ou Marashall de 50 Watts de primeira - olha que estou nisto a tempos.

DIY, ou "Faça você mesmo", é uma coisa para quem curti isso, não é uma fonte de economia de custos. Nessa onda, se você não curti as dificuldades de montar algo, não acho 4500-5000 reais por um amplificador bem montado e confiável um preço ruim. Quando somamos as dores de cabeça de montar um, acho até barato

Uma coisa eu sei com certeza, no seu caso o custo final não será apenas os 2000 das peças!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 29 de Março de 2012, as 09:03:07 »

Outra coisa, não é uma relação tão linear assim.

O trabalho que dá pra montar um amplificador de 1W não é 100 vezes menor que pra montar um amplificador de 100W. Especialmente considerando coisas como dobrar e furar chassis, gabinete de madeira, forração com vinil ou outro material, alças, ... Estes custos são altos e variam pouco com a potência.

Imagina montar um iALL 3.5, uma "válvula" (bom, na verdade duas válvulas em um único invólucro), 3W. Vai cobrar R$325,00??? Ou um "niteglow", 0.5W, 1 "válvula". R$137,50?? Isto é preço de pedal da behringer  Cheesy
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 29 de Março de 2012, as 09:08:03 »

O material e o preço é o menor dos problemas, para mim o maior problema de tudo é o conhecimento, por isso muitas vezes são caros, você acaba pagando mais pela qualidade da mão-de-obra, e se você não tem conhecimento técnico nenhum nessa área, faça como eu, vai acompanhando o fórum, lendo, estudando, comece por pequenos projetos e aos poucos vai crescendo.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 29 de Março de 2012, as 10:17:38 »

O trabalho que dá pra montar um amplificador de 1W não é 100 vezes menor que pra montar um amplificador de 100W. Especialmente considerando coisas como dobrar e furar chassis, gabinete de madeira, forração com vinil ou outro material, alças, ... Estes custos são altos e variam pouco com a potência.

O Eduardo falou de preço, não de custo! Ele apenas colocou como a grande maioria dos handmakers cobra pelo serviço de contrução de um amp valvulado. Ele não estava citando nenhuma lei universal da física!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 29 de Março de 2012, as 10:57:11 »

O que o HGmal falou é a pura verdade...
Se você não curtir a coisa, nem começe. Da trabalho, sai caro, mas quem curte se diverte pacas.
E aprende...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
elciosouza
Visitante
« Responder #7 : 29 de Março de 2012, as 13:48:36 »

eu penso em começar a fazer algumas coisas sim, por diversão...não penso em começar a fazer e me tornar um Marshall da vida.mas muitas vezes o cara cobra 4.000 ou mais por um ampli que se vc ouvir não vale o que é cobrado...vide uns pedais handmade que circulam por aí. curti MUITO o trabalho que um camarada fez aqui num TS-9...aquilo é bacana, apesar de não saber como ficou o som...mas ele se preocupou com o acabamento, com a placa...trabalho muito bem feito. mas tem uns handmades que me dá pena e raiva...como pode um cara querer cobrar tanto por tão pouco?? vou fazer o que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) me indicaram...vou dar uma estudada e fazer umas experimentações aqui. quais ferramentas vocês me recomendariam ter? tipo a potência do ferro de solda, a marca e tudo mais....e materiais para eu ir lendo e aprendendo.abç e muitísiimo obrigado pela atenção de vocês!!! aqui só tem fera!!!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 29 de Março de 2012, as 14:22:49 »

Como visto neste último post, você já começou a perceber as "complicações" do DIY.

Ferramentas não fazem o serviço por si só (salvo exceções), mas algumas ajudam a se obter um bom acabamento, mesmo com pouca habilidade.

Existem alguns tópicos no fórum que poderão te auxiliar na escolha das ferramentas, que irá depender do bom-senso, e do bolso.

-Ferro de solda ou estação de solda?
Depende muito do tipo de trabalho que irá realizar, eu utilizo um ferro de 40W... porém em algumas circunstância tenho que ficar atento para não danificar os componentes com a temperatura... já com a estação você têm um ajuste mais preciso da temperatura.

Existem etapas do processo nas quais compensa você comprar pronto ou pagar para fazer, tais como: transformadores, chassi, gabinete de madeira.

Como dito pelo pessoal, estude bastante, faça um orçamento inicial, defina aos parâmetros do projeto, tipo de placa, acabamento, componentes, um passo-a-passo geral.

Depois de tudo definido comece, creio que assim será mais difícil de você abandonar o projeto no meio do caminho.

Abraço
Registrado
elciosouza
Visitante
« Responder #9 : 29 de Março de 2012, as 15:49:18 »

Brigadão!!!!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 29 de Março de 2012, as 16:05:16 »

Vejo muitos que querem entrar no "grupo DIY" pensando que se gasta menos para fazer do que comprar um pronto.
Claro que ha casos em que se custa menos fazendo voce mesmo do que comprar o industrial. Como por exemplo montar um MXR Distortion, Dynacomp, etc...
Mas muitas vezes sai mais caro fazer do que comprar o industrial.
E tem vezes que custa praticamente o mesmo preço.

Quem é adepto do DIY nao pensa no custo, e sim em ter algo feito pelas proprias mãos.
O DIY é uma "arte", e o maior valor nisso é semelhante ao valor sentimental que se tem por algo, é inestimavel, é um prazer pessoal.

E como ja dito, no começo, ate "pegar" o jeito, os macetes, etc... vai se gastar bem mais, por causa de erros comum no aprendizado, por excessos, exageros, disperdicios.

Uma coisa pouco mencionado, é o disperdicio comum e tipico que se tem por parte dos iniciantes, nao é regra geral, mas quase todos iniciantes acaba cometendo algum disperdicio ou outro, em qualquer momento.
Alguns sao bem exagerados, outros sao mais amenos...
Ja vi uma pessoa, que para fazer um pedal que a placa tinha em torno de 5cm x 3 cm, usou uma placa com tamanho de 20x10.
Trasferiu o layout (havia apenas um desenho no centro da folha, quando se poderia ter colocado mais, para aproveitar a folha).
Com o layout transferido (colocado no centro da placa) foi fazer a corrosão...
Por causa do tamanho da placa, precisou usar um balde (quando poderia usar um pote plastico de cozinha), por ser um balde precisou de 10 litros de percloreto.

Feito a corrosão, perdendo (disperdiçado) praticamente a placa toda, ja que o layout estava bem no centro,  veio a vez de montar...

Muitos pelotos de solda, componentes colocados invertidos...
No monta e desmonta, danificaou-se a placa...

Ja tendo um pouco de experiencia, o sujeito usaria uma placa menor, posicionaria o layout em um canto, cortaria a placa, usaria um pote de margarina (que da tranquilo para comportar uma placa de ate 10x6), usaria menos que 0,5 litro de percloreto... isso sem contar que na folha com o layout impresso da para colocar alguns layouts... depois vem disperdicio de solda, e componentes que se estragam por falta de experiencia em seu manuseio...

Como se ve, alguns gastos sao ate bem exagerado, mas é praticado em maior ou menor escala, ate mesmo por quem tem um pouco de experiencia.

Ja em se falando de valvulado, nao se recomenda que um iniciante sem experiencia em eletronica, se aventure...
Isso por causa de certos riscos, como altas voltagens, descuidos, etc...

Fora os custos e disperdicios referente a montagem, vem os de ferramentas e afins, como dito.
Certo que é um investiente que servira para muitas montagens.
Mas so o que se gastaria em ferramentas basicas, ferro de solda, chaves de fenda/phillips, alicates de corte, bico, universal, perfuradores de placa ou brocas e furadeira propria, multimetro, o custo nao compensaria para quem só quer montar alguns pedais...

Mas para quem quiser ser um adepto da cultura DIY aqui se tem muito apoio e auxilio.  Guitarrista Roqueiro
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 29 de Março de 2012, as 18:03:23 »

Oi Pessoal

Lembrem sempre que a linha de produção foi inventada porque fazer tudo em casa ficava caro demais!

HandMades é pelo gosto de fazer por si mesmo. Quem já fez um pedal horroso e se apaixonou por ele sabe do que estou falando. Quando funciona, não há dinheiro que pague!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 29 de Março de 2012, as 18:34:25 »

Valvulados não são recomendados nem para músicos iniciantes, porque mesmos os industriais necessitam cuidados e atenção especial.

A maioria dos músicos que usam valvulados profissionalmente contam com "espetes", isso é amps reservas, porque mesmo com toda precaução válvulas queimam.

O melhor para iniciantes na musica ou no mundo DIY é sempre começar com um solid-state.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 29 de Março de 2012, as 23:22:16 »

Felix, bem lembrado!
Iniciantes tem o habito de deixar (interprete como "esquecer") o amp ligado.
Se fizer isso em um valvulado, coitado das valvulas que vão se desgastando...

Muito bem lembrado tambem o detalhe dito pelo Eduardo.
A produção industrial visa ter um menor custo de produção.
Assim sendo, o que for artesanal, custará mais que um industrial
Veja por exemplo se for comprar uma camiseta ou terno (sem ser de grife), e veja se mandar um alfaiate fazer... só o tecido chega a ser quase o preço de um disponivel nas lojas.
Registrado

elciosouza
Visitante
« Responder #14 : 30 de Março de 2012, as 22:36:50 »

já toco guitarra a mais de 15...não comecei ontem....só não entendo de eletrônica...nisso eu sou totalmente leigo. quero investir num valvulado sim, sei dos prós e contras em se ter um ampli desse tipo e porte. o que eu queria saber, e a galera soube me explicar bem, é se fazer um ampli com um twin, valvulado, com bons componentes e etc...sai mais caro do que o original? mesmo se eu fosse fazer ou levasse o projeto pra alguém montar pra mim...correto?  entendo, respeito e admiro v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelo que fazem e penso sériamente em partir pra esse lance de DIY...acho muito bacana...mas eu ainda acho que tem muito cara que faz handmade e comercializa, que eu acredito muito que não utilize componentes de qualidade...não vou citar nomes...acredito que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) saibam quem são...e que não valem nem metade do preço cobrado.
« Última modificação: 30 de Março de 2012, as 22:46:19 por elciosouza » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal