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Autor Tópico: Mesa Boogie Throttle Box  (Lida 50107 vezes)
EddieTavares
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« Responder #60 : 10 de Outubro de 2015, as 16:08:47 »


Eddie tavares, como seria este circuito? layouteiros aqui não faltam,  Cheesy

Esse controle de mid cut é bem interessante, ele cava os médios de forma fixa variando a frequência, o resultado é semelhante ao contour do TSW, é parecido com um wah mas com o Q bem mais aberto, também lembra um pouco o ISF dos Blackstar

Bom, um gyrator é um circuito ativo que substitui o indutor em muitas aplicações de forma muito vantajosa:
 

Inclusive podemos notar que há 3 gyrators no esquema do Throttle Box que são os IC3A, IC3B, IC3C e os componentes próximos, segundo o esquema a frequência central é 678 hz, use o link abaixo pra calcular os valores do gyrator:
http://www.muzique.com/lab/gyrator.htm

 
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« Responder #61 : 10 de Outubro de 2015, as 17:45:21 »


Inclusive podemos notar que há 3 gyrators no esquema do Throttle Box que são os IC3A, IC3B, IC3C e os componentes próximos, segundo o esquema a frequência central é 678 hz, use o link abaixo pra calcular os valores do gyrator:



Poderia ser algo assim? a frequência ficou em 678.61Hz mas o Q ficou em 0.3.

Aqueles cristais que operam em certas frequências, já não substituiriam todo esse circuito? ou não tem nada a ver, no caso desse pedal, note que sobra uma parte do tl074, que pode ser aproveitada com o novo gyrator.



Só a título de curiosidade, estou fazendo o layout desse pedal em duas placas, igual ao original, a parte mais complicada e grande já fiz, mas estou quebrando a cabeça com a outra placa onde vai os potenciômetros, quem quiser os arquivos é só dizer que forneço, só falta fazer a placa mais fácil, que se tornou bem difícil Cheesy
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« Responder #62 : 11 de Outubro de 2015, as 08:48:37 »

o Q esta muito baixo, quanto mais baixo o Q maior a banda passante, isso quer dizer que ele vai carregar muito mais frequências próximas, considere o mid do exemplo abaixo, o Q é bem alto sem considerar o controle de resonance, o controle "Resonance" controla o Q, você pode por um resistor de 4k7 ou usar um trimpot, ou até incluir mais um knob no projeto, o que seria bem interessante.



Mas antes de traçar faça testes, afinal de contas o engenheiro que desenvolveu o pedal teve seus motivos pra usar um indutor naquele local, penso que o quesito timbre deve ter pesado bastante, pois um indutor de cobre enrolado em ferrite é longe de um componente perfeito.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, as 10:33:48 por xformer » Registrado
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« Responder #63 : 11 de Outubro de 2015, as 10:10:17 »

o Q esta muito baixo, quanto mais baixo o Q maior a banda passante, isso quer dizer que ele vai carrega muito mais frequências próximas, considere o mid do exemplo abaixo, o Q é bem alto sem considerar o controle de resonance, o controle "Resonance" controla o Q, você pode por um resistor de 4k7 ou usar um trimpot, ou até incluir mais um knob no projeto, o que seria bem interessante.

Mas antes de traçar faça testes, afinal de contas o engenheiro que desenvolveu o pedal teve seus motivos pra usar um indutor naquele local, penso que o quesito timbre deve ter pesado bastante, pois um indutor de cobre enrolado em ferrite é longe de um componente perfeito.

Obrigado por explicar, é realmente um circuito bem interessante e repleto de possibilidades, até mesmo para ser implementado em amplificadores!

Quanto ao indutor estar naquele local, concordo em relação ao timbre, já que a mesa boogie utiliza muito disso até para as simulações de gabinete ou alto falante, incluindo equalizadores paramétricos.

Uma coisa que estranhei muito no esquemático desse pedal, é a ausência de filtros contra ruídos, já que a mesa boogie ama colocar indutores principalmente na entrada para eliminar ruídos, notei que também não utilizaram capacitores cerâmicos entre estágios para o mesmo fim, será que este indutor não está fazendo um trabalho a mais? ou seja, reduzir algum ruído pelo caminho?
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« Responder #64 : 11 de Outubro de 2015, as 11:13:07 »

Mallermb, você se interessou pelos gyrators, aqui tem um artigo sobre eles:

http://sound.westhost.com/articles/gyrator-filters.htm

Enjoy 
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« Responder #65 : 11 de Outubro de 2015, as 11:47:25 »

Só pra dar outra ideia, agora que consegui ver o esquema (fundo preto para esquema é muito ruim de se visualizar). O papel desse indutor de 250mH é formar um filtro notch com o capacitor de 220nF. Um filtro notch é um filtro que atenua um valor de frequência (por isso mesmo o nome do controle: mid cut = corte de médios), que é a de ressonância do circuito LC série (nessa frequência, a combinação LC série é como se fosse um curto-circuito). O potenciômetro apenas altera  a resistência série do circuito ressonante, de forma a alterar a atenuação e o Q (o Q é o fator de qualidade ou índice de mérito do componente e influi na seletividade do filtro) e como já foi dito pelo Eddie, altera a largura da faixa atenuada pelo circuito. Quanto mais puro for o circuito ressonante, mais seletiva e melhor vai ser a atenuação de frequência. Quanto mais resistência houver (tanto do potenciômetro quanto da resistência do fio) menos atenuação do sinal naquela frequência vai acontecer. Portanto é importante ter um bom valor de Q (pouca resistência da bobina), para que o controle tenha efeito.
No caso, a frequência de ressonância (que é a central da faixa de atenuação) é 678Hz como já foi dito anteriormente pelos colegas.
Essa frequência é calculada pela fórmula: F=1/(2 x pi x raiz (L x C)).

Assim em tese podemos fazer outras combinações de L e de C para conseguir 678Hz. Se 250mH é difícil de conseguir, outro valor de L mais fácil com outro valor de capacitor pode funcionar. Por exemplo, se usarem um capacitor de 1uF, o indutor precisaria ser de 55mH, o que já facilita pra construir um.  E depois, a frequência central nem precisa ser exatamente 678Hz. Qual a diferença sonora se matar em 680Hz ou mesmo 700Hz ?  Assim tanto a tolerância ou erro no valor dos componentes vai interferir na frequência central do filtro. Um LC de 50mH com 1uF daria uma frequência de 711Hz. Não serve ?
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, as 11:58:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #66 : 11 de Outubro de 2015, as 12:02:43 »

Mallermb, você se interessou pelos gyrators, aqui tem um artigo sobre eles:

http://sound.westhost.com/articles/gyrator-filters.htm

Enjoy 

Obrigado electric effects, será de grande ajuda.

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Só pra dar outra ideia, agora que consegui ver o esquema (fundo preto para esquema é muito ruim de se visualizar). O papel desse indutor de 250mH é formar um filtro notch com o capacitor de 220nF. Um filtro notch é um filtro que atenua um valor de frequência (por isso mesmo o nome do controle: mid cut = corte de médios), que é a de ressonância do circuito LC série (nessa frequência, a combinação LC série é como se fosse um curto-circuito). O potenciômetro apenas altera  a resistência série do circuito ressonante, de forma a alterar a atenuação e o Q (o Q é o fator de qualidade ou índice de mérito do componente e influi na seletividade do filtro) e como já foi dito pelo Eddie, altera a largura da faixa atenuada pelo circuito. Quanto mais puro for o circuito ressonante, mais seletiva e melhor vai ser a atenuação de frequência. Quanto mais resistência houver (tanto do potenciômetro quanto da resistência do fio) menos atenuação do sinal naquela frequência vai acontecer. Portanto é importante ter um bom valor de Q (pouca resistência da bobina), para que o controle tenha efeito.
No caso, a frequência de ressonância (que é a central da faixa de atenuação) é 678Hz como já foi dito anteriormente pelos colegas.
Essa frequência é calculada pela fórmula: F=1/(2 x pi x raiz (L x C)).

Assim em tese podemos fazer outras combinações de L e de C para conseguir 678Hz. Se 250mH é difícil de conseguir, outro valor de L mais fácil com outro valor de capacitor pode funcionar. Por exemplo, se usarem um capacitor de 1uF, o indutor precisaria ser de 55mH, o que já facilita pra construir um.  E depois, a frequência central nem precisa ser exatamente 678Hz. Qual a diferença sonora se matar em 680Hz ou mesmo 700Hz ?  Assim tanto a tolerância ou erro no valor dos componentes vai interferir na frequência central do filtro. Um LC de 50mH com 1uF daria uma frequência de 711Hz. Não serve ?

xformer, obrigado pela explicação e paciência, como pode perceber, não entendo nada de indutores, só superficial e bem superficial mesmo, mas a questão de a mesa boogie ter utilizado exatamente aquele indutor, não teria a ver com a possibilidade de cortar algum ruído além de efetuar sua função nos médios? sabemos que quando adicionamos médios os ruídos aumentam um pouco, agora imagina isso em um amplificador ou pré hi-gain, será que viajei na ideia?
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, as 12:08:53 por Mallermb » Registrado

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« Responder #67 : 11 de Outubro de 2015, as 12:15:43 »

xformer, obrigado pela explicação e paciência, como pode perceber, não entendo nada de indutores, só superficial e bem superficial mesmo, mas a questão de a mesa boogie ter utilizado exatamente aquele indutor, não teria a ver com a possibilidade de cortar algum ruído além de efetuar sua função nos médios? sabemos que quando adicionamos médios os ruídos aumentam um pouco, agora imagina isso em um amplificador ou pré hi-gain, será que viajei na ideia?

Eu acho que ela usou esse indutor mais pra dificultar que outros clonem igualzinho o circuito (como vocês mesmo estão tendo essa dificuldade em conseguí-lo). Um filtro desses só atenua uma faixa estreita dos médios. Se tiver algum ruído nessa faixa, vai ser atenuado sim.
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« Responder #68 : 11 de Outubro de 2015, as 12:32:18 »

Eu acho que ela usou esse indutor mais pra dificultar que outros clonem igualzinho o circuito (como vocês mesmo estão tendo essa dificuldade em conseguí-lo). Um filtro desses só atenua uma faixa estreita dos médios. Se tiver algum ruído nessa faixa, vai ser atenuado sim.

Cheguei a pensar nisso também, de ser utilizado para dificultar a clonagem ou reprodução, mas reparei que nesse circuito os filtros contra ruídos estão quase inexistentes, antes de r1, c7 e r2, acho que deveria ter alguns supressores de ruídos, e entre os estágios achei deficiente a filtragem, nem sequer um capacitor cerâmico de valor baixo eles colocaram, os vídeos que assistimos na internet, o som é perfeito, sem ruídos, claro, utilizam noise supressores em formato de pedal, por isso também temos dificuldade para ver como realmente se comporta esse pedal sem ele em mãos.

Na fonte, percebi que utilizaram capacitores de 47uf, talvez por causa do tamanho menor, já que utilizaram duas placas separadas, eu colocaria de 100uf na fonte, ficaria um pouco maior, mas melhoraria a filtragem, e antes da entrada de 9v, colocaria um resistor em série, entre 10r e 33r, isso ajuda muito em projetos hi-gain na prática.

Outra opção seria a união de resistores de valor baixo em paralelo com capacitores antes de chegar a alimentação para os circuitos integrados, coisa que vemos em alguns projetos de emuladores hi-gain e que ajudam bastante.



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Só corrigindo o que eu disse acima, me referi ao primeiro capacitor de 47uF da fonte, os outros estão relacionados aos divisores de tensão!

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C3 e C4 no esquemático, são ressonadores cerâmicos, substituem os cristais, e oscilam em frequências específicas, pelo visto esse pedal tem ainda mais surpresas.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, as 13:32:32 por Mallermb » Registrado

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« Responder #69 : 11 de Outubro de 2015, as 14:35:41 »


Uma coisa que estranhei muito no esquemático desse pedal, é a ausência de filtros contra ruídos, já que a mesa boogie ama colocar indutores principalmente na entrada para eliminar ruídos, notei que também não utilizaram capacitores cerâmicos entre estágios para o mesmo fim, será que este indutor não está fazendo um trabalho a mais? ou seja, reduzir algum ruído pelo caminho?


Você já deve ter notado que da entrada até o r10 temos um tubescreamer com o volume todo aberto, que é basicamente um mid boost de +- 700 hz com um Q bem baixo, em seguida temos uma etapa de ganho com clipagem onde a maior parte da distorção é formada, assim como usamos um drive para empurrar mais ganho em um pré valvulado, o TS corta graves e agudos pra reduzir as distorções por intermodulação que soam fuzzy (embolado).

Bom, como já houve um bom corte de agudos nos primeiros estágios o engenheiro pode não ter visto necessidade de cortar agudos nos estágios seguintes, entretanto, como é um clone não exige que o circuito seja copiado a risca, talvez algum rizz ou bizz possa ser reduzido incluindo um capacitor de baixo valor no feed back do opamp e na entrada.
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« Responder #70 : 11 de Outubro de 2015, as 16:19:54 »


Você já deve ter notado que da entrada até o r10 temos um tubescreamer com o volume todo aberto, que é basicamente um mid boost de +- 700 hz com um Q bem baixo, em seguida temos uma etapa de ganho com clipagem onde a maior parte da distorção é formada, assim como usamos um drive para empurrar mais ganho em um pré valvulado, o TS corta graves e agudos pra reduzir as distorções por intermodulação que soam fuzzy (embolado).

Bom, como já houve um bom corte de agudos nos primeiros estágios o engenheiro pode não ter visto necessidade de cortar agudos nos estágios seguintes, entretanto, como é um clone não exige que o circuito seja copiado a risca, talvez algum rizz ou bizz possa ser reduzido incluindo um capacitor de baixo valor no feed back do opamp e na entrada.

Capacitores cerâmicos entre 47pf e 470pf na entrada já reduz bastante coisa, sem matar o timbre, se adicionar uma pequena etapa de filtragem na entrada, corta ainda mais ruídos sem alterações no timbre, mas não tem jeito, tem que testar mesmo.
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« Responder #71 : 11 de Outubro de 2015, as 19:27:56 »

Esse indutor é similar a um de Wah...
Com o nucleo que usei nesses indutores ) http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5582.0 ) da pra conseguir bem facil 250mH.
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« Responder #72 : 11 de Outubro de 2015, as 20:12:41 »

Esse indutor é similar a um de Wah...
Com o nucleo que usei nesses indutores ) http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5582.0 ) da pra conseguir bem facil 250mH.

Sim, tem indutor de wah wah com 250mH, que serviria para o projeto, ou colocar dois de 500 em série ou paralelo, mas encareceria demais o projeto, mas "Kem" será que faz um indutor assim por estas bandas? Cheesy
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« Responder #73 : 12 de Outubro de 2015, as 11:46:34 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2015, as 11:48:24 por xformer » Registrado

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« Responder #74 : 12 de Outubro de 2015, as 12:00:31 »

Kem responda novamente, estamos querendo resolver a questão inerente ao indutor.....use linguagem clássica, escreva em latim...
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