Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 23:59:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Exordior  (Lida 4917 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« : 24 de Junho de 2014, as 08:05:30 »

Bom, pra quem acompanhou minhas experiências anteriores , resolvi continuar elas em um novo tópico, começando pelo esquema:



Esse circuito já estava em minha mente fazia um tempo, eu somente precisava saber se o power com *CL82 ficaria bom ou não. Depois dos testes recentes, concluí que a resposta pra minha dúvida é "sim".

Agora só me resta fazer um protótipo e ver como fica. Quando chegar a um circuito final, tentarei desenhar um layout para PCI. Essa parte vai ser mais complicada para mim, porque faz tempo que não faço layouts pra circuitos grandes como esse, nem nunca fiz um layout para um valvulado, mas acho que consigo.

[UPDATE] Filamentos V1 e V3 trocados de lugar no esquema como indicado pelo Eduardo abaixo.
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, as 14:44:05 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 24 de Junho de 2014, as 11:17:52 »

Oi BlackCorvo

Na sequência dos filamentos, deixe V3 mais perto do terra. Da forma como está você vai ter problemas com ruído no pré.

O ideal é que o pino que alimenta o filamento de V3a vá ao terra e o outro vá na série dos filamentos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #2 : 24 de Junho de 2014, as 11:52:44 »

Eduardo,

Esse problema de ruido ocorre devido a linha de carga dos filamentos em série sofrerá influência no fluxo dos elétrons das outras válvulas?
Isso acontece com qualquer arranjo no primeiro estágio de pré amplificação?

Abração
Registrado

Juliano Oliveira
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 24 de Junho de 2014, as 14:15:47 »

Oi BlackCorvo

Na sequência dos filamentos, deixe V3 mais perto do terra. Da forma como está você vai ter problemas com ruído no pré.

O ideal é que o pino que alimenta o filamento de V3a vá ao terra e o outro vá na série dos filamentos.

Abraços

Eduardo

No caso, a 12AX7 está ligada com os filamentos para 6v, então ambos V3a e V3b estariam aterrados em um dos lados ligando-se como você indica.
Mas é bom saber disso, vai ser útil pra outro projeto que tenho em mente (mas que vou deixar pra depois de terminar esse).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 24 de Junho de 2014, as 15:44:02 »

Corvo... você ainda tem a 6BQ7? Experimenta ela no lugar da 12AX7...  Evil
E aquele capacitor de 100nF após o segundo controle de ganho tem algum motivo especial?
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, as 15:50:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 24 de Junho de 2014, as 17:16:14 »

Corvo... você ainda tem a 6BQ7? Experimenta ela no lugar da 12AX7...  Evil
E aquele capacitor de 100nF após o segundo controle de ganho tem algum motivo especial?

Não dá pra usar a 6BQ7 do jeito que ele alimenta os filamentos em série, porque ela consome 400mA e as outras (PCL82 e 12AX7) consomem 300mA. Todas válvulas precisam consumir a mesma corrente quando os filamentos são ligados em série.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 24 de Junho de 2014, as 17:24:53 »

Corvo... você ainda tem a 6BQ7? Experimenta ela no lugar da 12AX7...  Evil
E aquele capacitor de 100nF após o segundo controle de ganho tem algum motivo especial?

Não dá pra usar a 6BQ7 do jeito que ele alimenta os filamentos em série, porque ela consome 400mA e as outras (PCL82 e 12AX7) consomem 300mA. Todas válvulas precisam consumir a mesma corrente quando os filamentos são ligados em série.

Exato, xformer. Tirou as palavras da minha boca!

Sem falar que a minha 6BQ7 quebrou faz tempo (se bem me lembro, cheguei a comentar sobre isso num tópico da época).
Porém, a opção de se usar a EF184 existe, pra quem gostar dela e quiser experimentar:



Ah, e o capacitor de 100nF é do projeto do IALL10.5. Resolvi deixar ele e os resistores de polarização na grade de controle, pra isolar o controle de ganho do inversor de fase.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 24 de Junho de 2014, as 17:33:01 »

Não dá pra usar a 6BQ7 do jeito que ele alimenta os filamentos em série, porque ela consome 400mA e as outras (PCL82 e 12AX7) consomem 300mA. Todas válvulas precisam consumir a mesma corrente quando os filamentos são ligados em série.

É verdade... não me atentei a isso... não prestei atenção na ligação dos filamentos...
O proximo integrante da familia 100Buck usa as PCL82 também. Mas num esquema bem diferente.
Acho que vamos acabar com as PCL82... Cheesy
.

« Última modificação: 24 de Junho de 2014, as 17:44:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 24 de Junho de 2014, as 19:22:37 »

Já montou essa versão para ver como ficou o som?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 24 de Junho de 2014, as 22:40:51 »

Já montou essa versão para ver como ficou o som?

Calma jovem gafanhoto, ainda estou tentando fazer o layout do amplificador! Não quero que fique como o anterior com tudo pendurado não... vai ser algo muito mais decente.

[UPDATE]

Primeiro layout tá pronto: http://37.media.tumblr.com/c0071aa8d2f5c781f667f16f73106345/tumblr_n7qky2d3Q51r4gqjso1_1280.png
Não tá nem dos mais bonitos, nem dos mais compactos. Perdi a prática em fazer essas coisas faz tempo...

Ainda não conferi, e não sei se a linha do terra pode ter algum loop. As cores dos fios indicam onde eles vão:

Azul - Catodos
Amarelo - Grades de controle
Ambar ("alaranjado claro") - Grades auxiliares
Alaranjado - Placas
Vermelho - B+ para transformador de saída
Lilás - AC do transformador de força
Preto - Terra

No caso do GAIN b, o capacitor de 100nF e resistores de 68k e 1M na entrada do inversor, serão soldados no soquete.
« Última modificação: 25 de Junho de 2014, as 15:18:43 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 26 de Junho de 2014, as 10:05:25 »

Olhando o esquema (versão EF184), fiquei curioso com algumas coisas:

1 - Algum motivo em especial para escolher essas posições para os potenciômetros de ganho e volume? Por que não usar resistores fixos no lugar do pot duplo de volume, usar um potenciômetro em outro lugar no pré e colocar o volume na saída do pré (onde você colocou o ganho)?

2 - A diferença entre as opções low power/high power é tão significativa para valer a pena inserir essa chave no circuito?

Não conferi o layout, mas achei ele de um bom tamanho. Não tento fazer um para ajudar pois também estou sem prática, além de só ter o Eagle free aqui.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #11 : 26 de Junho de 2014, as 12:15:32 »

Olhando o esquema (versão EF184), fiquei curioso com algumas coisas:

1 - Algum motivo em especial para escolher essas posições para os potenciômetros de ganho e volume? Por que não usar resistores fixos no lugar do pot duplo de volume, usar um potenciômetro em outro lugar no pré e colocar o volume na saída do pré (onde você colocou o ganho)?

2 - A diferença entre as opções low power/high power é tão significativa para valer a pena inserir essa chave no circuito?

Não conferi o layout, mas achei ele de um bom tamanho. Não tento fazer um para ajudar pois também estou sem prática, além de só ter o Eagle free aqui.

1 - Porque dessa forma que você descreveu, somente se consegue sons de "high-gain" com o volume alto. Colocando o volume depois do inversor basicamente inclui ele no circuito do pré, e como ele é um estágio de ganho, contribui pra sons desse tipo em volumes mais moderados. Só dois estágios de ganho não têm muita distorção por si só. Fica no máximo com um leve "crunch".

2 - Como eu mencionei na empreitada anterior, a chave muda a tensão AC alimentando o multiplicador pra metade do total fornecido pelo transformador de força, que faz o B+ cair pra um pouco mais que a metade do total (de 235v cai pra 120v).
O volume cai bastante também, eu diria que pra algo entre 2/3 e metade do volume total. Não é tão silencioso assim (chuto que pelo menos uns 5 watts ele tem nessa configuração, porém não tenho como medir), mas é uma mudança perceptível sim.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 26 de Junho de 2014, as 12:39:39 »

A colocação do potenciômetro de volume depois do inversor foi justamente o esquema usado pela Orange no Tiny Terror, para conseguir distorção a baixo volume. E para completar, eles fizeram o próprio estágio inversor gerar ganho/distorção.

Funciona (muito) bem, distorção high gain com apenas 2 estágios de preamplificação (ou 3, se contar com o inversor). Por outro lado, timbres limpos só com baixo volume...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 26 de Junho de 2014, as 12:48:24 »

Também é uma mod muito usada nos amps Bassman e Plexi comumente denominada "Master Volume mod"
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 26 de Junho de 2014, as 18:18:31 »

Ah sim, entendi. Bastante interessante! Semana que vem entro em férias e vou ver se me arrisco em um layout no Eagle, quem sabe sai alguma coisa.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal