Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 02:20:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bobinadeira Automática Handmades  (Lida 35954 vezes)
saul britto
Visitante
« Responder #30 : 20 de Janeiro de 2011, as 00:29:27 »

Eu t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) ja andei pensando na mecanica do molinete,tem uma especie de rosca cruzada!
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #31 : 20 de Janeiro de 2011, as 08:26:46 »

exato, ele tem a rosca cruzada que faz o carretel se mover
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #32 : 22 de Janeiro de 2011, as 13:15:33 »

 Eu vi em algum lugar que fizeram isso para enrolar captadores de guitarra, são muitas e muitas voltas de fio... Para bobinas de transformadores eu nunca vi!

 Não postei mais nada sobre o projeto da bobinadeira porque esbarrei justamente na parte mecânica! Iria utilizar o motor AC reduzido de um espremedor de laranja, mas não consegui criar um controle de velocidade para ele, dai ficou muito impreciso para se enrolar... Vamos ver se mais para frente encontro uma solução para isso...
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #33 : 22 de Janeiro de 2011, as 13:17:30 »

Eu vi em algum lugar que fizeram isso para enrolar captadores de guitarra, são muitas e muitas voltas de fio... Para bobinas de transformadores eu nunca vi!

 Não postei mais nada sobre o projeto da bobinadeira porque esbarrei justamente na parte mecânica! Iria utilizar o motor AC reduzido de um espremedor de laranja, mas não consegui criar um controle de velocidade para ele, dai ficou muito impreciso para se enrolar... Vamos ver se mais para frente encontro uma solução para isso...

Cara a idéia do motor de espremedor é boa pois tem pouca velocidade e mais força, bom para controlar a velocidade você pode usar um dimmer.
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #34 : 22 de Janeiro de 2011, as 13:41:42 »

verdade é muito dificil de se fazer uma gambiarra para enrolar os fios de modo uniforme, eu fiz uma maquina para enrolar tranformadores inloco consegui exelentes resultados e me poupou muito tempo, quando fazia a mão levava mais de um dia para fazer um transformador hoje consigo fazer em poucas horas, mas gastei uma graninha legal, mas com essa bobinadeira meu projeto nao iria funcionar, teriam de usar um eixo de rosca cruzada com limitadores, comprem um molinete baratinho e usem so o eixo.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2011, as 16:55:22 por fallout » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #35 : 24 de Janeiro de 2011, as 14:34:05 »

 Em relação ao dimmer eu montei um usando TIC206 mas o motor tem uma bobina de excitação única e portanto depende da frequência da rede, que não varia (60 Hz). Quando fiz uns testes o que aconteceu é o motor perder torque em vez de diminuir a velocidade quando variava o dimmer.

 Ontem encontrei perdido no sitio um motor com a máquina de levantar e abaixar o vidro do antigo Del Rey do meu avô ! Foi só bater os olhos e encontrei o motor reduzido de 12v CC. Acredito que irei utilizá-lo em vez do espremedor, pois é muito menor e tem um torque bem grande...
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #36 : 24 de Janeiro de 2011, as 15:18:49 »

motor de vidro é forte mesmo..

molinete acho que é a melhor alternativa
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #37 : 24 de Janeiro de 2011, as 15:19:03 »


 Ontem encontrei perdido no sitio um motor com a máquina de levantar e abaixar o vidro do antigo Del Rey do meu avô ! Foi só bater os olhos e encontrei o motor reduzido de 12v CC. Acredito que irei utilizá-lo em vez do espremedor, pois é muito menor e tem um torque bem grande...

Realmente como pude me esquecer do motor de suspensão de vidro de automóveis, ele tem a mesma característica do espremedor mas com ele você deve conseguir controlar a velocidade.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #38 : 24 de Janeiro de 2011, as 15:21:29 »

com certeza, motores de vidro são DC, dá pra controlar com um dimmer simples... acho!!!

olha só, molinetes vagabundo e barato pra canibalizar o eixo de rosca cruzada e a caixa dos rolamentos, pra adaptar o eixo do motor

http://www.reidapesca.com.br/detalhes.asp?NLevel=5&IdProd=1385
Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #39 : 27 de Janeiro de 2011, as 00:58:47 »

Montei um controle de motor de passo,com 8 transistores tip 120,ainda não testei,mas o esquema é controlado pela porta paralela do pce um programinha que controla rotação e direção,desenvolvido pela galera da USP se não me engano.
Irei usar opto-acopladores,pois não quero ver minha PP ir para o vinagre!! Hheheheh.

Acho que a soluçã esta nos motores de passo! Pois vc pode controloar mais precisamente seus movimentos.

http://sites.google.com/site/suportearhte/controle-de-motor-de-passo-uni-e-bi
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #40 : 27 de Janeiro de 2011, as 10:20:53 »

 Interessante! Eu pensei no uso de motores de passo para isso, mas no fim achei que não iria compensar porque existe a parte do controle! Pensando em se utilizar um programa para isso até que me parece razoável, pois iria dispensar toda a parte de contagem, acionamento dos motores, tudo seria feito pelo pc... Só precisaria ser muito bem regulado o sistema para não ter contagens a mais ou a menos de espiras
 
Eu no fim estou com uma batata quente nas mãos... O motor de 12v do vidro elétrico esquenta muito depois de algum tempo ligado, faz sentido porque ninguém fica abrindo e fechando o vidro toda hora, é para pequenos intervalos de tempo o seu acionamento. No fim acho que irei eu mesmo montar a redução com engrenagens e polias de impressoras que eu tenho na sucata... Ou comprar mesmo um motor com redução e fazer um trabalho decente de uma vez ! 
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #41 : 27 de Janeiro de 2011, as 10:32:04 »

MODE Gambiarra [ON]

Dependendo de quanto esquentar você pode colocar dois dissipadores, um de cada lado aparafusando com o motor no meio e colocar duas ventoinhas nos dissipadores, isso deve ajudar bastante.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #42 : 27 de Janeiro de 2011, as 10:56:39 »

o problema é que esse motor não é dimensionado para trabalho contínuo... existem motores de passo parrudos, que são usados em impressoras pro exemplo, que aguentam um turno de trabalho mais contínuo
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #43 : 27 de Janeiro de 2011, as 11:03:53 »

Mas será que um motor de passo tem torque suficiente?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #44 : 27 de Janeiro de 2011, as 11:08:28 »

Mas será que um motor de passo tem torque suficiente?

É tudo uma questão de tamanho do motor e engrenagens para redução. Motor de impressora é forte a beça!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal