Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 00:54:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador do Falcon 50G  (Lida 2133 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« : 19 de Setembro de 2015, as 02:41:53 »

Bom dia amigos, estou com um amplificador Falcon 50g na minha bancada.
Causa da vinda para o reparo, o dono ligou o amplificador em 220V com a chave de voltagem posicionada em 110V, isso pela segunda vez.

Na primeira vez, o amplificador não chegou a ser usado, ele estourou o capacitor da fonte de Bias e saiu fumaça, ele desligou o equipamento, trocou a tomada e mandou ver por 3 horas, com o a fonte de Bias daquele jeito, usei um capacitor eletrolítico com voltagem um pouco maior, mantendo a capacitância.

Bom reparei o amplificador, chequei a tensão de bias e tudo bem.

Na segunda vez que ele fez a mesma coisa, isto é ele ligou em 220V novamente, só que dessa vez ele chegou a ligar o stand-by, e fumaça de novo, mas dessa vez não foi o capacitor da fonte de bias, mas sim um dos capacitores da fonte de alta, C44, que faz par com o C43 , os dois de 47uF por 450v ligados em paralelo.

Bom antes de sair trocando capacitores e sabendo que amplificador recebeu 2 vezes a tensão nominal de trabalho dele, comecei medindo as resistências dos transformadores, bom nas verificações preliminares esta tudo em ordem até que fui medir o transformador de força.

Agora que vem a minha duvida, eu não achei o center tap da secção de alta tensão, achei o center tap da parte do pré, fios verdes e preto, o da tensão de bias e só 2 polos fios marrons, mas o da alta tensão não achei, fios vermelhos, medindo eles em relação ao chassis não tem nenhuma condução, mas entre eles tem um pequena resistência na ordem de 30 ohms.

Eu não achei informações sobre esse transformador ref. 20.50.20.016 (fabricado por silivolt)  .

Detalhe há um fio grosso preto que sai do transformador de força e já logo de cara é ligado ao chassis.

Será que queimou o secundário do transformador de força rompendo apenas o center tap da alta tensão ou esse modelo não tem essa conexão ??

At. Daniel


Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 19 de Setembro de 2015, as 06:15:51 »

Olá daniel_tubes

Apesar de que no bendito esquema desse amplificador não aparece o transformador conectado, a configuração da fonte prova que o secundário HT é simples, e não teria um CT. Provavelmente essa conexão a que você se refere (fio grosso preto), seja algum tipo de blindagem que existe em alguns transformadores.

Abs
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 19 de Setembro de 2015, as 09:19:36 »

Muito obrigado Matec.

Agora posso dar andamento aos testes. Legal!

At Daniel

Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 19 de Setembro de 2015, as 12:30:31 »

Provavelmente a retificação é em ponte de diodos. SE tivesse aberto o CT, não teria condução entre os polos do HT.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 19 de Setembro de 2015, as 13:24:09 »

Eduardo, logo imaginei isso que você citou, mas como não tinha em mãos o esquema de fiação do transformador em questão, não quis arriscar antes de me informar, como todos os esquemas que encontrei eram incompletos, resolvi vir pedir ajuda aqui no fórum.

Mas agradeço a sua atenção, e assim que tiver um resultado sobre esse equipamento eu posto aqui, pra não deixar o tópico sem um fim adequado.

At Daniel


-----
Bom dia , continuando a saga do Falcon 50g, feita a troca dos capacitores da fonte (c43 e c44) ambos de 47uF x 450v inclusive um havia estourado e o outro foi trocado por medida de segurança.

Tudo conferido e com a placa já no seu devido lugar, muito arriscado ligar de qualquer jeito, fiz os testes, som limpo controles funcionando válvulas de power trabalhando normal, azulado leve , placas sem avermelhar, sem ruídos ou chiados.

Apesar de ter sido  ligado 2 vezes em 220v com a chave de seleção de voltagem estando em 110v os transformadores suportaram muito bem, não me perguntem como.

Só espero que ele tenha aprendido a lição.  Cheesy Cheesy Cheesy  

Ah muito obrigado ao Matec e ao Eduardo...

At daniel.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, as 11:56:38 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal