Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 18:10:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: diodos  (Lida 12535 vezes)
davon
Visitante
« : 21 de Julho de 2010, as 16:15:37 »

alguem pode mi explicar o que seria clippin?
e nos projetos de distorções diversos trocando os diodos de SI por de GE causaria melhor timbres?
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela ajuda
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #1 : 22 de Julho de 2010, as 13:02:09 »

A grosso modo, clipar é amassar a onda.O que causa a distorção.
Sobre os diodos, silício e germânio tem carcterísticas bem diferentes.
Mas o resultado final vai variar de acordo com cada circuito.Não tem uma fórmula exata de substituição de diodo.
Registrado
allanzinho
Visitante
« Responder #2 : 13 de Agosto de 2010, as 22:00:29 »

VOX
Como eu vejo a onda de um pedal de distorção por exemplo?
Sempre tive essa duvida, queria ver uma onda de distorção pra ver como funciona. Wah Wah também seria interessante
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 14 de Agosto de 2010, as 10:34:20 »

Pra ver uma onda só no osciloscópio.
A onda que representa um sinal distorcido é quadrada, quanto mais sofrer o efeito da clipagem dos diodos, ele pode ir arredondando no pico, o que significa que o som vai ficando mais clean. A onda de um som limpo de guitarra é senoidal.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #4 : 14 de Agosto de 2010, as 13:06:11 »

Pessoal, fiquei com uma dúvida sobre o tal do cliping.

Se eu usar led da bastante diferença entre usar os diodos de silício por exemplo, mais se eu mudar o tipo de diodo de silicio muda muito?
Ou se eu mudar a cor do led, led alto brilho e normal, etc...será que da mta diferença?

Abraços!
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #5 : 14 de Agosto de 2010, as 13:48:00 »

Dizem que a cor do led influencia sim...  Cool

Tenho dúvida... talvez seja a coisa mais besta escrita por aqui em todos os tempos hehe
A preferencia pelo diodo de germanio  é pelo fato de atravesar a barreira de potencial com nívels de tensão menores... certo?
Se aplicarmos uma tensão constante no diodo (baixa, em torno de 0.4), a região vai ficar mais próxima de ser alcançada... não vai??? Seria quase como um "controle de bias"...

Existe essa possibilidade???
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #6 : 14 de Agosto de 2010, as 15:43:49 »

Dizem que a cor do led influencia sim...  Cool

Tenho dúvida... talvez seja a coisa mais besta escrita por aqui em todos os tempos hehe
A preferencia pelo diodo de germanio  é pelo fato de atravesar a barreira de potencial com nívels de tensão menores... certo?
Se aplicarmos uma tensão constante no diodo (baixa, em torno de 0.4), a região vai ficar mais próxima de ser alcançada... não vai??? Seria quase como um "controle de bias"...

Existe essa possibilidade???

não

pois essa tensão é corrente continua,,, mesmo sendo de baixo valor
o diodo vai conduzir a tensão para o circuito,,, voce pode até queimar o seu amp assim

e mudando para o assunto de clipagem,,, o diodo não é o unico componente responsavel por distorcer o sinal,,,, ele sim vai achatar o sinal,,, e muito ,, o que distorce o sinal é a elevação de ganho no circuito de amplificação (o CI ou transistor usado)
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 14 de Agosto de 2010, as 16:25:05 »

nesse link

http://www.diystompboxes.com/wiki/index.php?title=Simplemods#Simple.2C_Easy_Mods.2FTips_.26_Techniques

do excelente site do aron nelson tem algumas modificações que voce pode implementar na parte de clipagem por diodos
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
MauricioBahia
Visitante
« Responder #8 : 19 de Julho de 2011, as 00:26:40 »

Aproveitando o tópico, um teste com áudio de vários tipo de de diodos/clipagens:

http://www.4shared.com/audio/6V67UFqX/diodorama.html

01. Clean (no pedal)
02. 1N4148 silicon pair (symmetric; TS-808 stock)
03. 1N4001 silicon pair (symmetric)
04. 1N34A germanium pair (symmetric)
05. 1N4148/1N34A (asymmetric)
06. Red LED/1N34A (asymmetric)
07. Red LED pair (symmetric)
08. Yellow LED pair (symmetric)
09. Yellow LED/1N4148 (asymmetric)
10. 1N4148/2x1N4001 (asymmetric)

Créditos: http://www.guitarpcb.com/apps/forums/topics/show/4162066-diodes-all-about-diodes-
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 19 de Julho de 2011, as 09:40:38 »

Alguém já tentou usar schottkys?

Bem... Possivelmente em série com outros diodos, parece-me impossível usar somente o par, pois eles clipam a +- 170 mv o que baixaria absurdamente o ganho..
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 19 de Julho de 2011, as 11:50:43 »

Sobre LED:  cada cor de LED corta a onda em tensão ligeiramente diferente.
Sobre diodos:  os diodos de silicio e germânio idem aos LEDs;
Sobre capacitãncia:  a capacitância associada a cada diodo(o LED é um diodo) é diferente, pois depende da superfície da junção;
Sobre resistência dinâmica: a resistência dinâmica dos diodos afeta a suavidade do corte.  Quanto menor a resistência dinâmica, menos suave será o corte. 

Falando do arranjo "tube screamer" com amplificador operacional:
Os pedais além de cortar acrescentam uma parte da onda de entrada ao sinal cortado. Por conseguinte, amplificar um pouco o sinal antes de enviar ao Tube screamer afeta a dinâmica da distorção, se fosse no meu pedal eu faria isso.   Acrescentar um nível de tensão contínua após a distorção, tem quase o mesmo efeito, talvez melhor(controlável por potenciômetro)  que colocar dois diodos prum lado e 1 diodo pro outro(antiparalelo).

Na prática, acrescentando um resistor em série com os diodos e ainda um capacitor+resistor em paralelo com o diodo+resistor, e controlando o ganho de realimentação deste circuito, conseguimos resultados semelhantes aos diferentes diodos(incluindo aí os LEDs).

Para não dizer que boto pilha mas não boto esquema, vai aí uma sugestão da etapa de distorção.  Quem for curioso que vá montar.  Daí que faça cálculos de capacitor e pesquisas nos outros circuitos pra ver que valores são usados, o que vem antes e depois da distorção, que é do que falamos, é o que está no esquema.

Abraços, T+

-----
Uma boa idéia, que li no artigo linkado ali em cima, é usar um capacitor variável em paralelo aos diodos(no desenho que fiz, é capacitor em série com potenciômetro).  Comprei aqui em Porto Alegre, alguns anos atrás, um capacitor variável que dava entre certos terminais, até 500pF.  É (era??) usado na sintonia de rádio.  Um dia destes, vi em liquidação um monte destes, pois creio que logo não se usará mais!  Quem sabe um destes nos circuitos??

Agora tem umas lendas de mudar entre tipos de capacitores ali no artigo que só vai fazer o fulano perder tempo.

T+
« Última modificação: 19 de Julho de 2011, as 12:05:42 por Patines » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 19 de Julho de 2011, as 12:55:00 »

Como eu vejo a onda de um pedal de distorção por exemplo?
Sempre tive essa duvida, queria ver uma onda de distorção pra ver como funciona. Wah Wah também seria interessante
Neste post tem 2 imagens, uma com o clip e outra sem o clip.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2305.msg45556#msg45556

No mesmo topico, a partir deste post http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2305.msg45390#msg45390 tem informacoes sobre clipagem tambem.

Alguém já tentou usar schottkys?
Eu ja usei um par de diodos zenner de germanio uma vez.
Ficou ate interessante.Se nao meengano eram 1N 747.
Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #12 : 07 de Janeiro de 2013, as 15:45:39 »

Revivendo o tópico aqui, mas tenho uma dúvida. Porque circuitos que usam FETs para ganho não usam clipagem de diodos? Um exemplo é o Dr. Boogie, OKKO Diablo, alguns pedais da Wampler. Sei o funcionamento dos diodos já na "ceifação" da onda.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 07 de Janeiro de 2013, as 22:21:21 »

Além de circuitos com FETs, há distorcedores com transistores BJT e até com Amplificadores Operacionais em formato de CI que também não usam diodos para distorcer. Apenas saturam esses componentes deixando-os na região não linear e assim produzindo um achatamento da forma de onda, gerando um monte de harmônicos. Assim é o que ocorre num amp valvulado quando "overdrivado".

Sem estudar o básico da eletrônica fica bem mais difícil conseguir entender esses conceitos simples, mas fundamentais na construção de um timbre eletrônico.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #14 : 07 de Janeiro de 2013, as 23:20:55 »

É o tipo de distorção mais simples, o clipping é natural, como o copo que transborda ao virarmos a garrafa demais.

Se a garrafa é grande e o copo é pequeno, uma hora vai transbordar, esse é o overdrive natural de válvulas e high gains.

Já o clipping com diodos é fazer um buraco no copo, vai transbordar antes, logo não precisamos de uma garrafa tão grande, nem gastaremos tanta água.


Por isso os pedais de médio-alto e alto ganho não precisam de estágios de clipping com diodos, porque já há transbordamentos por todas as partes...

A questão chave da boa distorção é tornar esse transbordamento, controlável, previsível e prazeroso aos nossos ouvidos nada lineares...
Não importa se com um garrafão ou com um copo furado.

 Smiley
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 23:26:37 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal