Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 20:16:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada com lâmpada econômica queimada  (Lida 32437 vezes)
rafammbass
Visitante
« Responder #30 : 05 de Dezembro de 2011, as 17:45:22 »

Cara, tem um bilhão de sites onde os caras tentaram fazer de tudo para substituir os indutores de wah. Aí entra o que o Eduardo sempre menciona: Economia burra. Não compensa brincar com isso, o trabalho é demais para se ter um retorno pífio.

Voltemos ao tópico.

Desculpe, mas você falou isso para o cara errado.

Eu não estou com nenhuma intenção de economizar com burrice como você citou, aliás, é até bom que não se use essa palavra, pois burro é um animal, e minha relação com burros é distante, ok? Vamos lá, não quero economizar até porquê para o mercado, os Fasels são os melhores, e o nome é o que conta. Eu quero mesmo é aprender mais sobre indutância para ver como funciona em diferentes faixas para a resposta do Wah, mesmo que o povo gosta de um estilo só, mas eu quero aprender mais, e como não se vende kits de indutores, quero fazer de um jeito certo, e perguntando para as pessoas certas

Foi para o cara errado, com certeza, já que a interpretação faz parte do contexto. Meu comentário apenas resume a labuta de um ser humano que tentou adiar a compra de um indutor já manufaturado para o fim de ser aportado em um circuito de wah, simplesmente para economizar alguns reais. Seres humanos não são burros, como bem lembrado pelo colega, mas algumas atitudes irracionais acabam sendo burras (pleonasmo, para mim), já que eu gastei muito mais em testes do que comprando um Whipple no eBay. Daí, a matemática me diz que (Valor dispendido em testes)-(Preço do Whipple)>0, o que significa que eu, de fato, perdi dinheiro, sem contar a variação da inflação no período entre gastos com testes e a compra do Whipple que, com certeza, só faria a diferença ser um pouco menor, mas nunca positiva. Não estou levando em conta o custo de oportunidade, o que faria a conta mais pesada ainda.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #31 : 05 de Dezembro de 2011, as 18:26:21 »

Tudo vale a pena se a alma não é pequena!!!

A maioria do pessoal aqui no site está prá aprender.  Quase todo o dinheiro que já ganhei na minha vida foi trabalhando com eletrônica, e mesmo assim , minha mãe sempre dizia que eu estava brincando quando montava qualquer coisa, que fugia da compreensão dela...  ou da maioria das pessoas normais.  Minha esposa diz que estou dentro de uma nave espacial quando desenho uma PCB no tango(obsoleto?? a vários anos).

Inclusive, montar fontes chaveadas com um reator de lâmpadas é um brincadeira, mas que pode poupar muito dinheiro, já que algum curioso gastou seu tempo e fez até um filme pra explicar como é!!  bem legal o filme, gostei!!

Imagina se o Apache, ou alguém aqui do site descobre que dá pra montar um wah com qualquer valor de indutor, ou mesmo sem indutor nenhum, com a mesmíssima resposta que os famosos e Mojentos velhos VOX.

Depois de vender uns 20 pedais, acho talvez que a brincadeira traria uma boa economia.

Sejam compreensivos pois pra aprender sempre é hora.

Abraços, T+

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 05 de Dezembro de 2011, as 19:14:49 »

Agora pouco respondi em outro topico sobre indutores...

...Mas para 500mH já tem que partir para núcleo de ferro grandão.
Alguns sao com nucleo de ferrite. Como por exemplos os usados nos Boss.

Mas o trafinho é de 4 MiliHenry ou 4 MegaHenry?
MIli.

...mas esses trafinhos aí, podem pelo menos ser utilizados a carcaça para produção de um Indutor de 500uH?

Sim, da.
So precisara fazer alguns calculos.

... e os de Wah é de 500 miliHenry...
Os indutores de Wha sao entre 400mH e 700mH (miliHenry), dependendo a marca e modelo.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #33 : 05 de Dezembro de 2011, as 21:54:05 »

Tudo vale a pena se a alma não é pequena!!!

A maioria do pessoal aqui no site está prá aprender.  Quase todo o dinheiro que já ganhei na minha vida foi trabalhando com eletrônica, e mesmo assim , minha mãe sempre dizia que eu estava brincando quando montava qualquer coisa, que fugia da compreensão dela...  ou da maioria das pessoas normais.  Minha esposa diz que estou dentro de uma nave espacial quando desenho uma PCB no tango(obsoleto?? a vários anos).

Inclusive, montar fontes chaveadas com um reator de lâmpadas é um brincadeira, mas que pode poupar muito dinheiro, já que algum curioso gastou seu tempo e fez até um filme pra explicar como é!!  bem legal o filme, gostei!!

Imagina se o Apache, ou alguém aqui do site descobre que dá pra montar um wah com qualquer valor de indutor, ou mesmo sem indutor nenhum, com a mesmíssima resposta que os famosos e Mojentos velhos VOX.

Depois de vender uns 20 pedais, acho talvez que a brincadeira traria uma boa economia.

Sejam compreensivos pois pra aprender sempre é hora.

Abraços, T+



É isso, meu caro amigo Patines.  O que vale na nossa vida é o caminho que trilhamos, não o seu fim, que é certo para todos.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #34 : 06 de Dezembro de 2011, as 05:44:02 »

Oi Pessoal

Resolvida a questão dos pedais, vamos voltar às fontes?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #35 : 06 de Dezembro de 2011, as 07:36:14 »

Falaí!

Quanta corrente já puchou da fontezinha??  Deixou dependurada alguma carga durante um dia pra ver como se comporta??

Tenho uns reatores dessz.   Vou esperimentar pra ver o nível de ruído.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 06 de Dezembro de 2011, as 09:24:39 »

Oi Patines

Eu já percebi que é seguro puxar até 50% da potência original da lâmpada. Mais que isso os transistores aquecem e queimam. Ainda vou fazer mais estudos para ver se há como tirar 100% da potência ou criar uma proteção para o circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #37 : 06 de Dezembro de 2011, as 12:04:42 »

Dá pra colocar um pequeno regulador de tensão com limitação de corrente transistorizado, daí dependendo da corrente que se quer,se muda um resistor.  Já fiz muitas vezes isso e funciona bem.

É muito boa prática limitar fontes em corrente, quando usadas em aplicações genéricas ou com perigo de curto-circuito.  evita muito estraga-conserta. 

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 06 de Dezembro de 2011, as 12:19:26 »

Oi Patines

No caso desses reatores, se você passa do limite a falha é catastrófica. A coisa toda vai para o espaço. Estou copiando o circuito para o LTSpice para poder continuar os testes em ambiente virtual. Fritei a maior parte dos meus reatores para descobrir o limite de corrente!  Cheesy

Sabe aquela coisa de tentar descobrir quanto se pode encher uma bexiga? CABUM!!!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #39 : 06 de Dezembro de 2011, as 15:45:20 »

Coloquei minha sugestão lá:

http://www.4shared.com/photo/o_PjEW24/LimiteCorrente.html

Às vzs oscila, daí tem que colocar um capacitor em paralelo com o resistor de 6,8.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 06 de Dezembro de 2011, as 16:04:45 »

Oi Patines

A corrente fica limitada em quanto? Dá para ajustar? Quais são os transistores que você usou?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #41 : 06 de Dezembro de 2011, as 19:44:53 »

O que coloquei aí é tipo uma formula de bolo básica.

É assim que calcula o limite de corrente:  I=Vbe/re.  No caso, seria: I=0,65/6,8 =100mA.

Veja bem, nada de precisão absoluta na corrente, pois Vbe varia com a temperatura, de -2,51mV/C.  O transistor??  depende da potência.  geralmente o transistor de corrente é um BD alguma coisa, pra correntes em torno desta.  Tipo, BD135 (NPN) ou BD138 (PNP).

Se precisa mais corrente pode ser um darlington (BC549+BD135) ou par realimentado(BC549+BD138) -> dois transistores para controlar a corrente.  A configuração par realimentado interfere menos na tensão regulada de saída quando varia a corrente, obviamente até o momento da limitação de corrente, quando a tensão de saída começa a decair.

Se é necessário precisão na tensão regulada, se pode usar um par realimentado e um TL431(bem baratinho) e mais resistores no lugar do zener.

Alguma potencia, tensão ou corrente em especial?  Eu calculo o projeto e posto aí como exemplo.  Realmente fiz muitas vezes este circuito básico e similares.  É pra ser barato e porradinha.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #42 : 06 de Dezembro de 2011, as 20:19:38 »

Oi Patines

Entendi. Estou colocando o circuito no LTSpice e vou incluir o limitador que você sugeriu na simulação para ver no que dá.

Se essa coisa de usar reator eletrônico como fonte der certo como eu acho que vai dar, vou comprar um para aquelas lampadas fluorescentes de 2m de comprimento e montar um válvulado alimentado com reator! Acho que aqueles são para 100W. Pego um para filamento e um para HT e tá feita a festa!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #43 : 06 de Dezembro de 2011, as 20:31:39 »

Oi Patines

Entendi. Estou colocando o circuito no LTSpice e vou incluir o limitador que você sugeriu na simulação para ver no que dá.

Se essa coisa de usar reator eletrônico como fonte der certo como eu acho que vai dar, vou comprar um para aquelas lampadas fluorescentes de 2m de comprimento e montar um válvulado alimentado com reator! Acho que aqueles são para 100W. Pego um para filamento e um para HT e tá feita a festa!

Abraços

Eduardo
Sera que no caso dos filamentos uma fonte chaveada de 6V não seria mais facil e mais barato???
Não sei o resultado, mas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #44 : 06 de Dezembro de 2011, as 20:43:13 »

Tem umas fontes pra halógena(dicróica) de 12V que são chaveadas..  diz que são para 127V de entrada e 12V de saída, de 20W a 50W.  Tem em todo o canto por aqui.  Estou com uma na mão agora e abri.  Nem eletrolítico tem.  o Trafinho é maior do que os usados com lampadas econômicas.  Somente dois fios de saída do transformador, sugerindo que pode ser fácil retificar e filtrar.  Será??

O 127V é retificado com ponte completa (4X 1N4007) e tem dois transistores(creio que MOSFETs) de chaveamento e um indutor para oscilação.  Sem filtro de alta frequencia para a tensão de rede.  O primário do transformador é chaveado pelos transistores e no outro terminal no meio de uma ponte de 2 capacitores, 100nF.

Creio que a marca seja ECP.  Olha, caro não é, pois nem me lembro quanto custou.

Talvez para os filamentos sirva?

T+
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal