Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 21:24:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada com lâmpada econômica queimada  (Lida 32439 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #60 : 09 de Dezembro de 2011, as 16:29:05 »

... No caso de um amplificador de áudio é muito dinâmica a carga!
 Para exemplificar, algumas horas em um música temos muitos graves, outras temos mais agudos, e o consumo é diferente. Como a carga varia, a tensão varia, variando a tensão de referência para o integrado controlador, modificando o PWM, aumentando ou diminuindo a tensão. Se nesse meio tempo a carga variar de novo, o PWM vai variar de novo, etc etc... Digamos que a variação "oscile" na faixa audível, pronto, temos um ruído!! (Típico problema de engenharia de controle...)   ...
 

Por este motivo as fontes chaveadas e powers (com potencia razoavel para cima) nao combinaram muito... (por enquanto).
Quando ha batidas graves, ou forte incidencia de graves, o consumo é maior, por causa da fonte "variar" por isso pode ser que os graves sejam pobres quando se usa fontes chaveadas.

Porem em pedais, dependendo da fonte os graves ficam pobres tambem.
Ai tem que estudar o motivo.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #61 : 09 de Dezembro de 2011, as 17:48:57 »

Oi Patines

Os chaveadores com quatro transistores são os de "ponte completa". Estes que estamos estudando são os de "meia ponte". Usam-se chaveadores de ponte completa para potência acima de 1000W ou quando a tensão de entrada é muito baixa.


Ponte completa não!  4 transistores= 2 darlington.  auto-oscilante com  bobinas auxiliares no mesmo transformador....  Mudava a frequncia conforme puchava mais corrente.  uma simplicidade de circuito.   Mais simples que esses aí de reator de lampadas.

Abrazs, T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #62 : 10 de Dezembro de 2011, as 05:47:43 »

Oi Patines

Você tem este circuito pra gente estudar?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #63 : 11 de Dezembro de 2011, as 08:48:02 »

Não me lembro do circuito todo, nem de valores(por exemplo, número de volta de bobinas).

Quando olho um circuito, lembro da configuração básica.

1 bateria, ligada por 1 fusivel no positivo ao circuito. Centro das bobinas de potência do transformador ligado no positivo da bateria.  Resistores de polarização de baixo valor ligados a dois pares de transistores darlington.  Coletor dos transistores nas bobinas do transformador. Transistor de potência = 2N3055.  o de baixa potência não me lemmbro, um To220, talvez um tip 41.  Bobinas auxiliares ligadas às bases dosdarlington(do mesmo transformador) por resistores de baixo valor.  Existiam mais 4 capacitores de poliester que não me lembro onde eram ligados.  Era isso mesmo 4 resistores, 4 transistores, 4 capacitores, 1 porta-fusivel(e fusivel) e 1 transformador.

Classificado o circuito pelo técnico mais antigo(era ele quem verificava o inversor), que trabalhava comigo como auto-oscilante.  Eu (um piá) cuidava dos amplificadores e prés, tidos como "mais fáceis".

É disso que me lembro.  T+

-----
O circuito esse gerava no secundário, 220V pra alimentar 1 amplificador de 100W....  T+
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2011, as 08:50:22 por Patines » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #64 : 11 de Dezembro de 2011, as 09:20:31 »

Oi Patines

Já sei que circuito é. É um push-pull auto-oscilante. Funciona bem para elever baixas tensões e é bem estável. O princípio de funcionamento é o mesmo do circuito que o Ledod publicou, exceto pelo controle.

Este circuito da lâmpada é melhor quando a entrada é em alta tensão. No push-pull, o transistor em corte precisa segurar duas vezes o valor da tensão de entrada. Em baixa tensão não é problema. Mas em alta, teria que segurar até 700V. No circuito da lâmpada, cada transistor quando inativo precisa segurar menos que a tensão de entrada, o que alivia muito o estresse sobre eles e permite o uso de componentes mais baratos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #65 : 12 de Dezembro de 2011, as 09:16:32 »

Dá pra fazer o circuito oscilar da mesma maneira com a configuração parecida aos inversores de lampadas.  Mas tem que usar núcleo com gap, pra não saturar, ou  então usar um dos lados no meio de capacitores, como no circuito da lampada. Quem sabe, usar FETs??

Abraços, T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #66 : 12 de Dezembro de 2011, as 10:28:52 »

Oi Patines

O circuito das lâmpadas é o mesmo das fontes ATX. Elas também conectam um terminal do transformador no meio de capacitores.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #67 : 24 de Janeiro de 2012, as 10:32:29 »

Eduardo, sua idéia é simplesmente brilhante! Tenho que experimentar ela algum dia!

Eu só gostaria de saber mais detalhes, como quais marcas/modelos de lâmpadas você usou nesses seus testes, e qual(is) marca(s) deram os melhores resultados?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #68 : 24 de Janeiro de 2012, as 11:49:20 »

Oi Blackcorvo

Eu desmontei várias marcas de lâmpadas e por dentro elas são quase idênticas. O reator eletrônico deve ser produzido por umas poucas empresas e revendido para as montadoras. O mais complicado mesmo é saber em que estado de deterioração o reator está. Se estiver bom, a fonte funciona direito. Se não estiver, CABUM!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #69 : 24 de Janeiro de 2012, as 12:59:04 »

Oi Blackcorvo

Eu desmontei várias marcas de lâmpadas e por dentro elas são quase idênticas. O reator eletrônico deve ser produzido por umas poucas empresas e revendido para as montadoras. O mais complicado mesmo é saber em que estado de deterioração o reator está. Se estiver bom, a fonte funciona direito. Se não estiver, CABUM!

Abraços

Eduardo

Sim, eu entendi essa parte. Mas você chegou a testar lâmpadas de outras potências ou só fez os testes com as de baixa potência (8w, 11w)?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #70 : 24 de Janeiro de 2012, as 14:59:00 »

Oi Black Corvo

A mais forte que eu tinha era de 15W. Não fiz outros testes. Os testes que fiz foram para dar continuidade no meu estudo de fontes chaveadas. Infelizmente este circuito da lâmpada não se mostrou estável o bastante para fazer uma fonte grande, capaz de sustentar um valvulado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #71 : 19 de Março de 2012, as 22:15:17 »

Tem umas fontes pra halógena(dicróica) de 12V que são chaveadas..  diz que são para 127V de entrada e 12V de saída, de 20W a 50W.  Tem em todo o canto por aqui.  Estou com uma na mão agora e abri.  Nem eletrolítico tem.  o Trafinho é maior do que os usados com lampadas econômicas.  Somente dois fios de saída do transformador, sugerindo que pode ser fácil retificar e filtrar.  Será??

O 127V é retificado com ponte completa (4X 1N4007) e tem dois transistores(creio que MOSFETs) de chaveamento e um indutor para oscilação.  Sem filtro de alta frequencia para a tensão de rede.  O primário do transformador é chaveado pelos transistores e no outro terminal no meio de uma ponte de 2 capacitores, 100nF.

Creio que a marca seja ECP.  Olha, caro não é, pois nem me lembro quanto custou.

Talvez para os filamentos sirva?

T+

Esta idéia é interessante!

Alguns links, espero que ajudem:

Uma application note:
http://www.rlocman.ru/i/File/2007/05/07/EL_transf_12V.pdf

Nesta página, lá pelo meio, tem um "transformador" destes com as entranhas expostas e o circuito:
http://sound.westhost.com/lamps/dimmers.html

E umas dicas pertinentes:
Citar
Most electronic transformers will not function with no (or light) loads. For example, a 60W unit will typically need a load that consumes at least 20W before it will function normally. With a very light load, there is insufficient current through the switching transformer's primary to sustain oscillation.
...
Care must be exercised if using an electronic transformer with low voltage LED lamps or CFLs. Because these lamps have an internal rectifier, the diodes must be high speed types. Normal rectifier diodes will get extremely hot because the operating frequency is much higher than that for which ordinary diodes are designed. Although the waveform envelope is only 100Hz, the switching frequency is much higher - typically around 30-50kHz (frequency decreases with increasing load).

Este problema de parar de funcionar se diminuir a carga talvez impossibilite de usar com qualquer coisa que não seja filamentos. Talvez amplificadores classe A, que tem um consumo médio praticamente constante.

Mais uma:
http://sound.westhost.com/lamps/elect-trans.html

-----
Uma thread no diyaudio com alguns links interessantes.

http://www.diyaudio.com/forums/tubes-valves/202151-12-volt-300-volt-inverter-question-tubes.html
« Última modificação: 21 de Março de 2012, as 19:37:57 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Albuquerque
Visitante
« Responder #72 : 05 de Fevereiro de 2013, as 09:47:03 »

Estou revivendo o tópico porque li o Alfredo Padrão falar sobre fontes de   DVD. Bem, estou com uma aqui em casa novinha e queria saber quantos amperes uma fonte dessas pode fornecer. Existe alguma média ou é muito relativo? A marca do DVD é Semp Toshiba e tem display.

Desde já agradeço a atenção.
Rafael Albuquerque
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal