Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 10:24:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada com lâmpada econômica queimada  (Lida 32664 vezes)
ApAcHe*
Visitante
« Responder #15 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:20:59 »

Oi Pessoal

Apachee, na maioria das lâmpadas que desmontei vem marcado o valor do indutor. Mas ele vária entre 1mH e 4mH. O tamanho não é documento. Tenho uns pequenos de 4mH e outros grandes de 1mH.

Kem, lembre que no caso do chaveador estamos tratando de onda quadrada. Depois de retificar dá exatamente o mesmo valor da tensão alternada. Também notei que a tensão que se mede no indutor muda um pouco depois de se enrolar o secundário. Talvez seja por isso que não estou me acertando com a relação de voltas. O que está dando certo é enrolar uma ou duas voltas no indutor, retificar, medir a tensão e daí fazer a proporção.

Se der tempo, hoje faço um bifilar para ver no que dá!

Abraços

Eduardo

Não... eu precisava algo entre 500mH e 600mH, mas valeu assim mesmo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:42:08 »

Oi Apachee

Tá fácil. Ache um indutor que tenha marcado o valor. Desenrole contando as voltas. Daí é só enrolar novamente com menos voltas para ter o valor desejado. Digamos que você ache um indutor de 4mH, que é o mais comum. Digamos que tenha 240 voltas (a maioria tem isso). Então você tem a relação:

       4000uH
Rv=---------- = 0,06944
      240*240


Então para tem 500uH você precisa de:


        500uH
Rv= ---------    =>    X= 85
        X*X

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #17 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:48:41 »

No caso ele não teria que aumentar as voltas já que quer 500mH?
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #18 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:07:38 »

No caso ele não teria que aumentar as voltas já que quer 500mH?

Nos esquemáticos dizem que a indutância é de 500mH, mas os trafinhos devem ser de 4MH, ou seja, MegaHenry, e os de Wah é de 500 miliHenry, eu acho
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 09:21:35 por ApAcHe* » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #19 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:08:29 »

Opa! É mesmo! Mas para 500mH já tem que partir para núcleo de ferro grandão.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
ApAcHe*
Visitante
« Responder #20 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:22:19 »

Opa! É mesmo! Mas para 500mH já tem que partir para núcleo de ferro grandão.


Mas o trafinho é de 4 MiliHenry ou 4 MegaHenry?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #21 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:40:05 »

mili é com m (minuscolo) Mega (maiusculo)
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
ApAcHe*
Visitante
« Responder #22 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:44:08 »

mili é com m (minuscolo) Mega (maiusculo)

Eu sei, o com m minúsculo é mili, mas tem que ver o que o Eduardo observou
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 05 de Dezembro de 2011, as 09:51:35 »

Indutor com Mega Henry é do tamanho dos transformadores de poste! Eu acho que no pedal vai ser 500uH, ou será uma coisa muito grande.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
ApAcHe*
Visitante
« Responder #24 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:05:17 »

Indutor com Mega Henry é do tamanho dos transformadores de poste! Eu acho que no pedal vai ser 500uH, ou será uma coisa muito grande.

Os indutores Fasel são bem pequenos em relação ao que se pensa, mas esses trafinhos aí, podem pelo menos ser utilizados a carcaça para produção de um Indutor de 500uH?
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #25 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:44:42 »

Cara, tem um bilhão de sites onde os caras tentaram fazer de tudo para substituir os indutores de wah. Aí entra o que o Eduardo sempre menciona: Economia burra. Não compensa brincar com isso, o trabalho é demais para se ter um retorno pífio.

Voltemos ao tópico.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:50:04 »

Ô Apache:
Consegui enrolar um indutor de 448mH, de valor suficiente para um wah-wah, com um núcleo toroidal pequeno que retirei de uma fonte siemens.  Os originais de wah tem vários homs de resistência, o meu tinha bem pouquinho, de modo que tive que acrescentar um resistor em série para que ficasse igual ao do wah.   Mas isso não é problema, é solução.

A maioria do núcleos de indutores de fonte de lâmpada não serve, pois testei com muitos.  Não serve porque teria que enrolar muita espira, e os fios que eu tinha aqui eram muito grossos.  além disswo tesdtei com núcleo toroidal, o que dificulta enrolar muitas espiras. Talvez com os núcleos E dos transformadores fique melhor, mas não testei, pois pareceu nos testes iniciais que tinha as mesmas características que os toroidais..  Bem... quem sabe alguém faça isso e dẽ certo?

Em simulação, com um indutor de 29mH feito de núcleo de indutor de lâmpada, consegui resultado similar ao Wah vox original, mas tive que alterar vários valores de componentes.  Nunca montei o circuito pra ver o resultado...  nem estou podendo fazer montagens nos próximos meses.

Alguém se interessa, podemos criar um tópico disso??  Se a minha parte for simulação, pra adaptar ao potenciômetro original, eu topo a parada.

Abraços, T+
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #27 : 05 de Dezembro de 2011, as 10:59:51 »

Fantástico post Edu! Eu nem imaginava que essas lampadas tinham isso ai dentro! huahuahuahauhauh
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 05 de Dezembro de 2011, as 16:36:25 »

Oi Pessoal

Fiz novos testes e percebi que não faz diferença se o secundário fica por cima ou por baixo do primário. Isso facilita muito na confecção da fonte. O procedimento fica assim:

1- desmonte o indutor e enrole 10 voltas de fio.

2- retifique com diodos rápidos como o 1N4148 ou Schottky e veja quantos volts consegue.

3- usando uma regra de 3, calcule o número de voltas necessárias para obter a voltagem desejada.

Quando for fazer a medida do passo 2, lembre de colocar uma carga, que pode ser um resistor de 100R ou 220R para puxar alguma corrente.

Já consegui uma fonte nova para minha furadeira de circuito impresso!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
ApAcHe*
Visitante
« Responder #29 : 05 de Dezembro de 2011, as 17:07:16 »

Cara, tem um bilhão de sites onde os caras tentaram fazer de tudo para substituir os indutores de wah. Aí entra o que o Eduardo sempre menciona: Economia burra. Não compensa brincar com isso, o trabalho é demais para se ter um retorno pífio.

Voltemos ao tópico.

Desculpe, mas você falou isso para o cara errado.

Eu não estou com nenhuma intenção de economizar com burrice como você citou, aliás, é até bom que não se use essa palavra, pois burro é um animal, e minha relação com burros é distante, ok? Vamos lá, não quero economizar até porquê para o mercado, os Fasels são os melhores, e o nome é o que conta. Eu quero mesmo é aprender mais sobre indutância para ver como funciona em diferentes faixas para a resposta do Wah, mesmo que o povo gosta de um estilo só, mas eu quero aprender mais, e como não se vende kits de indutores, quero fazer de um jeito certo, e perguntando para as pessoas certas
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal