Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 18:57:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada para power valvulado  (Lida 84991 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #135 : 07 de Dezembro de 2012, as 18:17:35 »

OK, Ledod, espero as fotos da fonte e do transfo. Talvez possa contribuir com alguma coisa....

Vou entrar de ferias dia 14 proximo. Diga-me o que v. precisa para aprimorar seu transfo que eu te mando por sedex. Cobre para screen, kraft alcalino, filme poliester 0,050mm,  verniz, fio esmaltado... Só nao tenho ferrite EE, mas tenho pot-core.

Descobri outro artigo da Power Conversion International sobre a mesma arquitetura de SMPS. Vou scanear nesse final de semana.

abraços

Guilherme

 Obrigado Guilherme! Vou tirar as fotos assim que possível!
 Sobre os materiais, vamos conversando para ver qual a melhor solução para a montagem (entre o custo x benefício x facilidade de aquisição).
 Talvez só a fita e o verniz sejam suficientes, pelos transformadores que desmontei geralmente eram só com fita de poliéster e uma volta de folha de cobre para o shield. Alguns bem mal feitos nem continham shield coisa nenhuma, só o poliéster e o verniz!

Oi Ledod

Só vejo mérito em você ter feito o transformador apenas com fita de poliester. Imagine que este projeto tem o objetivo de ser montado por qualquer um. Poucos tem verniz isolante em casa. Fita de poliester já é um luxo! Precisamos ver se funciona também com fita isolante comum!

Quando te mandei aquele núcleo grande (foi o maior que encontrei) tinha a intensão de que você tivesse espaço para trabalhar. Miniaturização não é o caso agora!

Pense que ao final deste projeto, deveremos ter uma receita de bolo para alguém pegar uma fonte chaveada de PC e aproveitar o núcleo! Eu já aprendi como se desmonta aqueles transformadores! A cola que eles usam para prender tudo junto deteriora com o calor. É só jogar em uma panela com água e ferver por 3 minuto. Dica da Palmirinha: coloque um ovo junto para dar o pronto. Cheesy

Sério; depois de ferver por 3 minutos, tente soltar as partes. Use luvas térmicas! Se ainda estiver preso, ferva mais um tempo. A cola precisa estar bem mole para desmontar, pois ferrite quebra fácil.

Abraços

Eduardo

 Haha sim, usei sua "receita" para desmontá-los, saem facilmente! Sobre o ovo, acho melhor só não comê-lo Cheesy

 Então Eduardo, sobre a fita isolante comum, acho que dai já começa a ficar um pouco de gambiarra hein... O maior problema é que um "durex" comum não tem resistência ao calor, se começar a esquentar primeiramente a cola derrete (perdendo aderência entre as camadas de fita), depois toda a fita começa a derreter!! E não sabemos ao certo onde essa fonte vai ser construída, se for em uma região quente do Brasil a tolerância diminui bastante!
 Outro ponto é que não sabemos nada sobre a resistência dielétrica do durex, qual o material que é feito. A fita de poliéster tem alguns critérios mais rígidos de fabricação, testes, etc...
 Alguém já viu durex velho? Que ficou em contato com o ar por muito tempo? Deteriora bastante e fica com um aspecto amarelado (indicando oxidação).

 Bem, o complicado é que essa fonte vai ter muito contato com as pessoas diretamente, já que a finalidade é de alimentar um amplificador valvulado para instrumentos.
 Se fosse um carregador de baterias ou uma fonte de telefone até vai, mas em um amplificador onde o músico está diretamente acoplado ao circuito, acho bem perigoso...
 

 Um abraço!

 Eduardo
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, as 18:20:14 por Ledod » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #136 : 07 de Dezembro de 2012, as 23:00:18 »

Com relação a fita isolante, acho que poderíamos usar aquelas resistente a fogo. Note que nem todas são, tem algumas que só de verem o calor já estão abrindo e derretendo!

Ledod, a fita adesiva é gambiarra para eletricidade... e como você já disse apresenta risco para o usuário.

Mas acredito que algumas fitas isolantes apresentam uma boa resistência para o fim que necessitamos!

Uma boa experiência seria testar a fita isolante conforme proposto pelo Eduardo.

Abraço!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #137 : 07 de Dezembro de 2012, as 23:57:48 »

 Eduardo:

 Eu não sei o que eu li quando vi o seu post! Acho que estou ficando meio doido... Bem, eu pensei em uma "fita" "isolante" (e a minha sanidade levou a pensar no durex...) nem lembrei da fita emborrachada preta!!! Falha minha, desculpe!!

 Com fita isolante (preta da 3M hahaha só eu mesmo...) seria necessário obtermos mais informações a respeito do limite de temperatura dela! Acredito que quanto a isolação ela seja tão boa quanto a fita de poliéster (afinal, ela é bem mais grossa). Só precisa ver se caberá na janela do núcleo! Smiley

Lamer:

 Obrigado por ter avisado! Eu simplesmente não lembrei da fita isolante preta, de borracha!!! Que loucura...

Um abraço

Eduardo
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #138 : 08 de Dezembro de 2012, as 00:25:31 »

Estou aqui para ajudar...

Mas não entendo muito da topologia de fontes chaveadas.. e também estou com outras coisas mais urgentes para fazer este final de ano, porém as coisas que estão ao meu alcance eu faço o possível para contribuir.



FITA ELÉTRICA DE ALTA TENSÃO SCOTCHMR 23BR

Achei esta da 3M... as outras vão apenas até 750V... e acredito que em fontes chaveadas a tensão seja maior!

Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #139 : 08 de Dezembro de 2012, as 06:59:29 »

Oi Eduardo

De fato Durex é uma bruta gambiarra! Eu pensei justamente na fita isolante preta da 3M. Só uso essa! As outras melam os dedos.

No meu vídeo sobre adaptação de transformadores, eu uso fita isolante 3M no final do processo para recobrir o enrolamento. Em transformador comum funciona legal.

O problema da fita isolante preta é justamente sua espessura. Ela come um espaço precioso na janela do núcleo. Por isso se usa poliester! Ele isola tão bem quanto a fita preta sem comer muito espaço. Mas pensando em alguém que tem pouco mais que uma fonte de PC pifada, fita isolante e paciência, acredito que valha a pena um teste com fita preta para ver se não explode.

Acredito que vá funcionar bem, caso contrário retíamos incêndios para todo lado, com o tanto de fita que se usa nas instalações elétricas.

A fita que o Lamer sugere já não vai dar. É grossa demais. E se a tensão chegar nos 750V da fita comum, os FET vão estourar antes do isolamento!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #140 : 08 de Dezembro de 2012, as 08:07:30 »

Só para endossar já que eu tenho vontade de ajudar aqui e não entendo bulhufas de fontes chaveadas,
fita alta fusão segura com absoluta certeza, mas como o Old Eduardo afirmou, ela é bem grossa o que dificulta
o manuseio...

Tem essa fita aqui que sempre acabo esbarrando com ela:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444908894-fita-adesiva-kapton-de-poliamida-para-alta-temperatura-_JM

Mas tira o lance da viabilidade do projeto, acaba indo para o lado do, não encontro ela na venda do seu manuel,
mas ela é ótima em alta temperatura...
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #141 : 08 de Dezembro de 2012, as 08:26:28 »

A fita de poliéster (mylar) é pra mais de 1000V de isolação e é retardante de chama (não pega fogo, eu tentei por fogo com isqueiro e ela não pega fogo).  A vantagem dela é que é muito fina e ocupa pouco espaço no enrolamento.  A desvantagem é que é cara.

http://solutions.3m.com.br/3MContentRetrievalAPI/BlobServlet?lmd=1260217606000&locale=pt_BR&assetType=MMM_Image&assetId=1258558664113&blobAttribute=ImageFile
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 08:30:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #142 : 08 de Dezembro de 2012, as 08:54:20 »

Pelo post do Ledod, o núcleo utilizado foi superdimensionado, e segundo seu post sobrou uma "folga" perto dos 30%. Será que a fita comum não dê certo? Existe um espaço vazio. Quantas camadas de isolação são necessárias?

Eu havia citado a fita acima pela preocupação com a alta tensão, porém ser tivermos certeza que esta ficará abaixo dos 750V, nada impede de usarmos uma fita comum. No mercado têm uma variedade de fitas, acho que dê para achar uma que se adapte ao nosso projeto!

Abraço!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #143 : 08 de Dezembro de 2012, as 09:26:43 »

 Então acredito que funcione, mas um teste interessante é aplicar alta tensão DC nos enrolamentos durante algum tempo e observar se houve arco voltaico e ruptura dielétrica utilizando fita isolante.
 Se alguém quiser testar, dá para fazer com um dobradores de tensão até obter pelo menos uns 1000 Vdc (e baixa corrente, claro) e testar a fita durante algum tempo...
 
 Realmente, fita isolante só 3M mesmo, todas as outras que tive contato são horríveis (existem ainda algumas chinesas pretas que nem isolantes são!!!), e o como o Eduardo disse, se não funcionasse com certeza teríamos mais incêndios devido a curtos do que qualquer coisa.

 Fita de kapton acredito ser ainda melhor que a de poliéster e sua dificuldade em encontrar também aumenta! Se alguém tiver acesso, seria até melhor. Smiley


 Guilherme:

 Ai vão as imagens do núcleo. Não repare na falta de prática!! Coloquei um núcleo desmontado ao lado como comparação.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


 Medi a área da janela obtendo 9 mm, a espessura dos enrolamentos + fita ficou com aproximadamente 6 mm ou seja, 66% da área ocupada.

Um abraço

Eduardo
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #144 : 08 de Dezembro de 2012, as 09:38:26 »

Ledod, se uma camada de fita isolante for suficiente (não necessitar de reforço) acho que poderemos conseguir.

Parabéns pelo projeto... me passe o tamanho do núcleo, pois vou já separar alguns para poder futuramente começar minha empreitada!

Como eu não tenho pratica com este tipo de fonte... vou esperá-lo projetar os circuitos de segurança!

Abraço!

Só para reforçar... acho que você não devem diminuir o tamanho do núcleo, pois neste caso a fita isolante deverá ser abolida...

Ser este núcleo for encontrado em fontes ATX, eu posso conseguir uns 30!:D

Abraço!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 09:41:29 por Lamer » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #145 : 08 de Dezembro de 2012, as 10:01:28 »

 Lamer:

 O núcleo de fonte chaveada é muito menor, esse que enrolei são dos que o Eduardo me forneceu, são enormes! Esse é do tipo EE- 42/42/15 ou seja, o lado do núcleo tem 42mm. 
 Os de fonte chaveadas tipo ATX são comumente EI - 33, com um um dos lados de 33mm, bem menor...

 Para esse núcleo teriamos que recalcular o nº de espiras e ver se caberá na área disponível, mas acho que dá para enrolar sim.

Um abraço

Eduardo
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #146 : 08 de Dezembro de 2012, as 11:20:20 »

Nas minhas contas deu 40/42/15... não sei o formato construtivo ainda. Usei régua escolar e um ângulo não muito confortável para as medidas!

Se eu não estiver enganado o transformador veio de um monitor Sansung de tubo!

Abraço!

-----
Desmontei o transformador, ele é tipo EE - 40/42/15 a parte central é cilíndrica, com uns 13 mm de diâmetro.

Necessitam de foto?

Abraço!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 21:15:35 por Lamer » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #147 : 08 de Dezembro de 2012, as 22:09:04 »

...fita alta fusão segura com absoluta certeza, mas como o Old Eduardo afirmou, ela é bem grossa o que dificulta...

Só pra desmistificar uma coisa. Sempre vejo o pessoal chamar essa fita de "alta fusão" e o nome correto e a função que ela exerce não são esses, o nome correto é fita de auto fusão por que como os senhores mesmo podem ver depois que se aplica essa fita em mais de uma camada e exercendo uma pressão entre elas podemos perceber que ela se funde uma a outra dificultando até a remoção.

Não foi nenhuma implicância com você Marcus mas, é que sempre vejo o pessoal chamando errado então quis fazer alguma coisa pra mudar isso. por tanto por favor não vá levar a mal.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #148 : 08 de Dezembro de 2012, as 22:33:01 »

Ta certo mesmo eu escrevi errado de analfabeto, mas sei que a idéia é auto fundir, mesmo assim muito obrigado por corrigir,
afinal quem ler pode entender errado, alias minha familia tem tudo loja de material elétrico em curitiba, pena não ser de componentes
eletrônicos Evil mas se precisarem de algo mais místico posso tentar nos fornecedores deles!  Legal!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #149 : 10 de Dezembro de 2012, as 22:00:06 »

 Pessoal, realizando mais testes, modifiquei os valores de alguns componentes, mas ainda não alterei o pdf.

C8 - 2200uF
L2 - 100uH
C5 - 47uF

 Além disso foram adicionados em paralelo ao capacitor de 2200uF, um resistor de 330 ohm e um capacitor de 100nF.
 O resistor serve apenas como shunt de corrente para manter o circuito funcionando, pois estou usando mais um enrolamento de apenas 6 espiras com retificação em meia onda, capacitores de filtragem e um regulador de tensão 7812 para alimentar o circuito de controle.
 
 C5 foi aumentado em 100 vezes devido a um ruído insistente causado pelo circuito de controle, assim a frequência de corte foi para apenas 0,33Hz na realimentação. Bem, essa frequência baixa de corte faz com que o sistema de controle fique bem lento (controle integral), ou seja, o overshoot (sobressinal a resposta a um degrau) aumenta bastante, como nota-se quando a carga é desligada rapidamente e religada.
 Entretanto, como a carga que estamos alimentando é muito comportada (puramente resistiva, sem variações abruptas de corrente e tensão) não existe problema quanto a isso, ela vai se manter constante e teremos pouquíssimo ruído na saída.
 
 Ainda falta projetar a parte do auto-on do circuito de controle, parecido com o circuito que o Guilherme postou. Atualmente estou ligando ela "na mão" aplicando uma fonte de tensão externa, até o circuito de controle se auto-alimentar. A partir dai ela fica ligada todo tempo.

 O circuito está funcionando ok, com as lâmpadas estou mantendo uma corrente de 5,5 A a 6,3v tranquilamente! Coloquei duas EL84 (só de brincadeira Tongue) e como era de se esperar nem fez cócegas na fonte.
 
 Estou começando a achar que a fonte está superdimensionada, talvez seja interessante puxar o HT deste transformador mesmo e deixar ele sem regulação, a queda de tensão será pequena no enrolamento, talvez seja uma saída melhor do que montar uma outra fonte igual a esta...
 A área de janela cabe tranquilamente só precisaria ver se com os transformadores menores de fontes ATX consegue-se colocar todos estes enrolamentos...

 Um abraço

 Eduardo
 
Registrado
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal