Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 21:02:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indutor DIY  (Lida 28702 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #15 : 12 de Dezembro de 2012, as 19:59:58 »

Em termos de "funcionar ou não", uma vez que a resistência do indutor faz parte da rede que determina a frequência de atuação do wah, o resultado poderá ser desde "nenhum" até "excelente". Creio que isso pode até ser determinado matematicamente . Dá uma olhada no link abaixo, vê se ajuda:

http://www.geofex.com/article_folders/wahpedl/wahped.htm

Mas com relação ao timbre, se vai ficar bom, mau, ou qualquer nuance intermediária, só você poderá dizer. Não é saudável confiar cegamente na opinião alheia quando o assunto é "timbre". Meu ouvido e preferência não são exatamente iguais aos seus ou de qualquer outra pessoa (que nojo, hoje eu estou filosofando excessivamente).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
adrseg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 19


« Responder #16 : 12 de Dezembro de 2012, as 20:35:50 »

Prezados Senhores (as)

Há algum tempo atrás andei fuçando a respeito de indutores “HALO” e encontrei esse núcleo na Líder transformadores.

http://img547.imageshack.us/img547/7005/core.jpg

Já faz tempo, comprei uns 10 núcleos e gastei uns R$20,00, se não me engano (Baratinho).

Pelo que pude apurar pela web ele é do tamanho usado em alguns indutores “HALO” de Wah’s Comerciais, sendo os mais comuns os núcleos 14/8 e 18/11.

Na época não encontrei o 18/11, pois a THORNTON não o fabricava.

Ai vão alguns cálculos que fiz na época:

NÚCLEO: NP-14/8 – IP6 - AL 2000 (THORNTON).

•   AL=2.000nH *
•   ÁREA DE JANELA (a * b) = 8,40mm2 *
•   COMPRIMENTO MÉDIO = 28mm *

* Valores extraídos do Catálogo da THORNTON ELETRÔNICA LTDA páginas 95, 95-A, 95-B e 95-C.

L= Indutância = 500mH = 500.000.000nH (Adotada).

•   Determinação do número de espiras (N):

N = raiz (L/AL),

N = raiz (500.000.000nh/2.000nH),

N = 500 espiras.

•   Cálculo do diâmetro do Fio (d):

A fórmula abaixo calcula o diâmetro do fio de forma a preencher toda a área da janela do núcleo (a * b):

d = raiz (a x b / n),

d = raiz (8,4mm2/500),

d= 0,130mm.

•   Pela tabela com os valores da ABNT:

Bitola=36 AWG,
Ø=0,13mm,
Resistência linear=1,4 ohm/m.

•   Cálculo da resistência:

Comprimento do fio = 500 espiras x 28mm = 14.000mm ou  14m,

Resistência = 14m x 1,4 ohm/m = 19,6 ohm,

Se usarmos 35 AWG = 14 x 1,1 ohm/m = 15,4 ohm,

Se usarmos 37 AWG = 14 x 1,7 ohm/m = 23,8 ohm.

Catálogo da THORNTON:
http://www.thornton.com.br/pdf/CATALOGO%20THORNTON.pdf


As fórmulas utilizadas foram encontradas nessa apostila:
http://autosom.net/artigos/INDUTORES.pdf

Infelizmente não fiz nenhum teste prático.

Atenciosamente

Adriano
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, as 22:16:03 por adrseg » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #17 : 13 de Dezembro de 2012, as 06:49:04 »

Isso de substitui o indutor com outros dispositivos eu já fiz e funciona.  Infelizmente não fiz medições nem tinha o padrão(o indutor usado no Uau-uau) para comparar.  Bem, hoje até já tenho o indutor e o pedal, mas anda me faltando tempo até para dar cabo em compromisso com algumas pessoas daqui.

Simular indutor com dispositivos ativos se chama "gyrator".  No caso aqui, simular um indutor em série com resistor auxiliado por um capacitor, buffer e um resistor de valor menor.  Consegui as mesmas curvas que um VOX nas simulações.  Uma vez passado o sufoco de projetar um circuito prático, até a polarização ficou mais estável que um Uau-Uau normal.

Com amplificador operacional funciona, mas acrescenta bastante ruído, como nos equalizadores com esse tipo de gyrator.
Com transistores funciona pior, mas com ruído muito menor, dependendo do transistor usado.

Também já simulei o circuito do clássico VOX e colocando resistores menores em paralelo com o indutor, o filtro não tem um pico tão alto.  colocando resistores maiores em série, fica ruin também.  Também já simulei e obtive curvas idênticas ao VOX com um indutor muito menor: 29mH, pois era a indutância que obtive construindo com um pequeno núcleo toroidal.  Parece que ninguém deu muita bola:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3048.msg62606#msg62606

Abraços, T+
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, as 11:33:55 por Patines » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #18 : 13 de Dezembro de 2012, as 16:55:31 »

Então quer dizer que as sugestões estapafúrdias que eu dei podem até vir a funcionar, desde que devidamente calculadas e ajustadas, certo?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 13 de Dezembro de 2012, as 18:12:24 »

Então quer dizer que as sugestões estapafúrdias que eu dei podem até vir a funcionar, desde que devidamente calculadas e ajustadas, certo?
Gyrator não é sugestão estapafúrdia, tampouco um indutor de valor diferente.  Mas um indutor onde o resistor série é muito grande tira a possibilidade de seletividade do filtro.

Veja que um gyrator com amplificador operacional, com circuito VOX clássico tem que usar fonte simétrica ou um CI todo especial.  Já com transistor é possível conseguir um Gyrator com circuito de fonte simples.

Dá uma olhada no tópico que referenciei, pois lá tem a descrição do material usado para construir o indutor, como constrói e os valores para realizar um circuito com mesmo layout dos VOX.  No máximo vai ter que acrescentar um resistor em série para consegui curva parecida.  O CD4069 que usei foi para ver o comportamento de MOSFET para controlar a amplitude se sinal.  Até 0.3mV tudo bem..  acima disso, melhor usar JFET.

O circuito com indutor de 29mH é o mesmo clássico, mas certos valores mudam; Veja lá o circuito, qualquer coisa mande MP.
É um dos 3 circuitos dali: http://www.4shared.com/document/viN_N8g7/SimulaClones.html

Abraços, T+
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, as 18:27:11 por Patines » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #20 : 13 de Dezembro de 2012, as 19:54:31 »

Assim aprecio muito os testes para fins científicos, mas dá para fazer um indutor caseiro estilo halo legal com um pedaço de corpo de caneta grossa, 2 moedas de 5 centavos, um parafuso com porca, fio esmaltado de 0.1mm e uma vela.

Se tiver um pouco de papel alumínio ou folha de cobre para fazer um escudo, melhor ainda.

Só seguir o básico improvisando no material:
http://www.art-tone.com/inductorguide/guide.htm
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #21 : 13 de Dezembro de 2012, as 19:55:29 »

Infelizmente ainda não consigo entender bem grande parte da informação que deram anteriormente pois ainda não tenho os conhecimentos necessarios, talvez daqui a um ano, quando entrar na universidade , possa já conseguir entender alguma coisa. Cada vez que venho ao forum fico com mais vontade de ingressar no curso de engenharia de eletronica e telecomunicações. Pessoal o ideal era alguem conseguir reunir num só documento um conjunto de formas para simular indutores, por exemplo um circuito para "transformar" um indutor fasel vermelho (crybaby) para um amarelo, ou para transformar um indutor fasel num halo, ou então formas de baixar a resistência de um indutor eficazmente para o caso. Eu gostava de poder ajudar mais nestas matérias... mas como disse por agora sou apenas um autodidacta e sobretudo um curioso deste mundo da electrónica...

Á umas semanas desmontei uma lâmpada economizadora para lhe tirar o torroidal, mas depois ao ir a este site http://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/Inductor/ para descobrir quantas expiras tinha o indutor tinha que ter deparei-me com vários problemas. O primeiro é que não consigo colocar todas as informações sobre o torroidal nas variáveis pois apenas consigo indicar o valor do diâmetro interno, e o segundo é que não faço a minima ideia do calibre do fio que tenho aqui (inicialmente pensei em usar para fazer as espira fio de um motor(dos brinquedos) pois pareceu-me ser o fio mais facil de obter e que iria resultar, mas como já disse não faço a minima ideia do calibre deste fio. Se alguém me pudesse ajudar era espectacular Smiley
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #22 : 13 de Dezembro de 2012, as 20:38:35 »

Não tem como reaproveitar o fio, esse você vai ter que comprar.

A diferença entre o HALO, o Red e o Yellow fasel é somente e unicamente o tipo de núcleo, pot, toroidal ou cup core. Sendo assim as medições "matemáticas" entre eles são quase iguais, marcando de 500mH-550mH e entre 15-30 ohms.

Basicamente é só pegar um fio 0.1mm e sair enrolando em um plástico cilindrico com 10mm de espessura por 10mm de altura, umas 500 voltas depois, é só blindar, com ferro, alumínio ou cobre.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, as 20:33:14 por felixmeirelles » Registrado
norverto
Visitante
« Responder #23 : 13 de Dezembro de 2012, as 20:57:12 »

A ideia de reaproveitar o fio de um motor era o facto de não ser facil de encontrar fio de cobre protegido apenas com o verniz sem sem com plastico, e o fio de cobre de um motor tem essas caracteristicas. Olha eu percebi a questão de como montar o indutor apenas com o pedaço de plastico, mas agora á bocado tinhas falado de um parafuso com porca e duas moedas, se pudesses dar mais indicações sobre isso eu até era capaz de construi-lo. Entretanto acabei de ter uma ideia brilhante para conseguir medir o diametro do fio, basta enrola-lo (muito bem justo) fazendo umas 10\20\30 expiras depois só preciso de medir desde a primeira á ultima expira e dividir pelo numero de expiras o que me vai dar o diâmetro do fio bastante aproximado ( espero eu).
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #24 : 13 de Dezembro de 2012, as 21:18:41 »

Fio esmaltado 0.1mm é o padrão, é muito fácil de arrumar. E provavelmente você não vai conseguir a metragem necessária em nenhuma "sucata".

Então veja a imagem e entenda.

N = Núcleo
B = Bobina
P = Parafuso com ruela.

       |-----|
         | P |
-----------------
       Moeda
-----------------
       -      -
  B   -  N  -  B
       -      -
-----------------
       Moeda
-----------------
         | P |
       |-----|


Só furar as duas moedas para atravessar o parafuso fixador do núcleo, e enrolar o fio para fazer a bobina, depois é só fazer uma blindagem (com alumínio ou cobre) e aterrar toda a parte metálica.

Obs a moeda pelo lado de dentro deve ser isolada dos fios para evitar fugas, um pouco de fita isolante ajuda.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, as 20:32:33 por felixmeirelles » Registrado
norverto
Visitante
« Responder #25 : 14 de Dezembro de 2012, as 12:53:50 »

felix tentei seguir o conselho mas o fio esmaltado 0.01mm não é assim tão facil de arranjar... acho que vou ter que tentar usar o fio do motorzito... já estive a medi-lo e ele tem 0.2mm.... não sei se dá para usa-lo... No caso de o fio não ter a metragem suficiente, este não pode ser emendado?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #26 : 14 de Dezembro de 2012, as 13:50:54 »

 Minha sugestão para calcular indutores é este programinha bem leve e interessante:

 http://www.dl5swb.de/html/mini_ring_core_calculator.htm

 Bem, ele inclui vários tipos de toróides, incluindo os "iron powder", que são muito comuns em fontes chaveadas (possuem cores diferenciadas que indicam a permeabilidade do material). Enrolei alguns indutores com esse programa e os resultados foram muito próximos aos teóricos.

 Um abraço

 Eduardo
 
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #27 : 14 de Dezembro de 2012, as 20:31:29 »

felix tentei seguir o conselho mas o fio esmaltado 0.01mm não é assim tão facil de arranjar... acho que vou ter que tentar usar o fio do motorzito... já estive a medi-lo e ele tem 0.2mm.... não sei se dá para usa-lo... No caso de o fio não ter a metragem suficiente, este não pode ser emendado?

Errei awg 38 é 0.1mm, vou corrigir o valor lá, eu comprei alguns rolinhos no Mercado Livre.
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #28 : 14 de Dezembro de 2012, as 22:08:48 »

O awg 38 continua a ser dificil de encontrar... Eu sou de portugal. Eu vou continuar á procura, mas gostava de tentar enrolar o indutor usando este fio do motor, tem 0.2mm. Consegues-me dizer quantas voltas tenho que dar para conseguir 500mH? E já agora o fio pode ser emendado?
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 15 de Dezembro de 2012, as 01:22:19 »

Com fio 0.2mm você vai precisar de umas 500 voltas para chegar a 800mH, no final do processo, provavelmente, vais conseguir +-16 ohms.
Não pode ser menos porque a resistência abaixaria demais, e não pode ser mais porque a indutância subiria demais.

Funcionar vai, agora se vai ficar bom, é questão de sorte.

Pode até emendar os fios, mas tem que ter cuidado, usar um pontinho  só de solda, e isolar antes e depois com fita.



Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal