Boa tarde Amigos,
Minha duvida é pertinente a deixar o cabeçote acima da caixa 4x12, normalmente é o que sempre se faz, mas eu estava pensando que a válvula é um componente relativamente fragil, e possui partes movéis, as vibrações de uma caixa 4x12 não podem comprometer as válvulas? Tenho usado uma espuma sonex entre o cabeçote e a caixa, não sei se estou sendo purista ou se é uma boa para as válvulas.
Já vi componentes praticamente soltos da placa por causa da vibração que aos poucos foi soltando a solda, a vibração também pode afrouxar os soquetes das válvulas e uma vez uma 6l6 estava com um dos pinos do filamento com mal contato, todos os defeitos aconteceram em combos, além de todo o equipamento estar em um só gabinete as válvulas e outros componentes estão todos virados para baixo.
Dividir o equipamento em duas partes ajuda muitíssimo a mitigar estes problemas todos, mas honestamente não acredito que usar um pedaço de espuma entre os 2 faça grande diferença, mas pode ter certeza que mal não faz.
Eu recomendaria que de tempos em tempos você leve o seu amplificador a um técnico pra fazer uma manutenção preventiva verificando o estado dos componentes que se desgastam com o uso... soldas frias, soquetes, jacks...
Acredito que os pés de borracha do head já dá uma amenizada. Essa espuma é muito "mole", acho que caso queira usar, use algo com uma densidade maior, como um EVA.
Há 50 anos o esquema "cabeçote sobre caixa" é usado, no mundo todo. Se o risco de danos, pelo menos imediatos, fosse tão grande, a configuração já teria sido abandonada há tempos.
E nos combos, não seria ainda pior?
Claro que tomar cuidados para proteger nossos amados equipamentos é uma coisa boa, mas penso que não é bom desenvolver neuroses.
Pode ser só neurose mesmo, é que já gastei uma graninha boa no meu gianinni thunder sound II, tipo dava pra comprar outro, então sabe como é né.
nelsonpaschoal
Você também pode coloca-lo em outra superfície, uma mesa ou mesmo no chão, assim a vibração não passa para o equipamento.
Nelson, entendo a preocupação... Se queres ficar com a consciência tranquila, procure amortecedores de vibração. Tem vários modelos a venda. Achas no Google.
Ou use os comerciais para se inspirar...
O fato é que se colocar o cabeçote em cima ou junto a caixa prejudicasse, os fabricantes parariam de fazer combos, simples assim.
Mas, como válvulas são componentes sensíveis com eletrodos muito próximos uns dos outros, a vibração de alto falantes pode ou não causar algum curto circuito em válvula(s) o que pode danificar o amplificador.
Por isso, no meu caso, eu prefiro não arriscar e assim o(s) cabeçote(s) sempre ficam longe da(s) caixa(s).
Eu sempre usei os cabeçotes sobre as respectivas caixas.
Até acredito que possa "afrouxar" alguma coisa....
Mas, por exemplo, sempre que transporto meus equipamentos, escuto as molas do reverb vibrarem, e muito.... Então não acho que realmente possa danificar, mantendo sempre em dia!
Agradeço a todos pelas respostas e sugestões!!!