Boa tarde, pessoal. Estou finalizando meu Hi Octane, feito em chassis de alumínio. O chassis é bem fino, então não pega rosca, e preciso de porcas para fixá-lo ao gabinete usando parafusos. Sei que soldar a porca ao chassis está fora de questão (aqui não tem quem solda alumínio), então gostaria de alguma sugestão de como fazer a fixação da porca ao chassis.
Com o parafuso que vai rosqueado nela.
alguns fabricantes usam parafusos com "porcas Gaiolas":
http://www.datatri.com.br/fotos/KIT-PORCA-GAIOLA.jpg
https://bb.steelguitarforum.com/userpix1504/4839_image_150.jpg
essas porcas são usadas também em Racks de Servidores , elas encaixam em furos quadrados.
http://www.ciclops.com.br/image/cache/data/acessorios/porca-gaila/instalacao-porca-gaiola-2-650x926.jpg
O meu problema é o tipo de chassis:
(https://s9.postimg.cc/o1qriwxjv/fios_definitivo.jpg) (https://postimg.cc/image/o1qriwxjv/)
Ao colocá-lo no gabinete, não vou ter acesso aos furos para poder colocar as porcas, então elas devem ser fixadas ao chassis. Tinha pensado em usar algum tipo de cola ou algo assim.
Essa porca gaiola é interessante, mas não sei se vende por aqui. A (única) loja de parafusos e ferragens é bastante simples.
Quote from: marcao_cfh on 05 de March de 2018, as 19:29:19
Essa porca gaiola é interessante, mas não sei se vende por aqui. A (única) loja de parafusos e ferragens é bastante simples.
Então, utilize parafusos auto-atarraxantes de diâmetro de uns 4 ou 5mm:
(https://encrypted-tbn3.gstatic.com/shopping?q=tbn:ANd9GcQJKDkbCJHZokEFiJofF1DkBVvhBnITJ7Wai8_4kdot561CcmLrvOETeOjxuMRihyaa08gMgXc6&usqp=CAE)
Normalmente, 4 já prendem bem o chassis, se houver dúvidas utilize 6 parafusos.
:-\
Simples assim? Vou providenciar esses parafusos!
Pensei em 4 parafusos, um em cada pé. Mas nada impede de adicionar mais 2, para melhor fixação.
Quote from: marcao_cfh on 05 de March de 2018, as 20:00:08
Simples assim? Vou providenciar esses parafusos!
Nada é tão fácil quanto parece.
Se for colocar num gabinete, coloque o chassis na posição correta e faça as marcações dos furos no próprio gabinete. Faça os furos no gabinete e aí recoloque o chassis dentro na posição correta onde vai ficar, e só então marque o chassis para a furação utilizando os furos já feitos (cuidado para que os furos não fiquem muito próximos das bordas do chassis)
Faça um furo-guia de no máximo uns 3mm, o parafuso é que deverá abrir o resto, entrando bem apertado.
:)
Simples no sentido da questão da fixação. Agora sobre como acertar os furos no chassis e gabinete, já estava quebrando a cabeça com isso :D
É claro que você também pode criar um gabarito de papelão ou cartolina, também funciona bem.
:D
Vou ter que fazer, com certeza! :D
Camarada.
Use rebites rosqueáveis.
Rosca m4 ou m5, precisa conferir.
Mas é o adequado para esta aplicação.
Achei difícil e caro a rebitadeira, mas os brasileiros já criaram uma forma de contornar isso.
os vídeos estão no youtube.
Rebite de rosca, rebite rosqueável, etc...
Esse rebite seria perfeito! Vou procurar por aqui.
Quote from: MARFU on 05 de March de 2018, as 22:08:51
Use rebites rosqueáveis.
Eu também vou procurar. Parece uma ótima ideia!
Como instalar: https://www.youtube.com/watch?v=tjvRIoegNKI
Vi um vídeo em que o cara usou uma parafusadeira, bem mais prático.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772302214-alicate-rebitador-manual-para-rebite-rosca-m3-m4-m5-m6-_JM
Bem que o Marfu falou que era cara mesmo :D
Eu tenho uma destas e é muito boa, como solução e ferramenta. Tentar encontrar algum serralheiro que tenha a ferramenta.
Acredito mesmo que seja boa, mas digo cara no sentido de que pode ser que eu só use uma vez. Como vi um vídeo de uso desses rebites em carros, conversei com um amigo que trabalha com funilaria (a melhor da cidade, por sinal), ele disse que já viu em para choques de alguns carros, mas ele não tem nem os rebites nem o alicate. Vou procurar os rebites aqui hoje e, se eu achar, vou ter que improvisar mesmo.
Essas porcas aqui são bastante utilizadas na aviação:
https://sc01.alicdn.com/kf/HTB1H0H9JVXXXXX4XpXXq6xXFXXXI/U-NUT-FASTENER-U-clip-U-spring.jpg (https://sc01.alicdn.com/kf/HTB1H0H9JVXXXXX4XpXXq6xXFXXXI/U-NUT-FASTENER-U-clip-U-spring.jpg)
Eu conheço como "porca thinnerman", mas na pesquisa apareceram nomes como "porcas U", "J".
De início, tinha pensado nessas também. Acabei achando os rebites com rosca. Comprei 4 rebites m4 e mais os parafusos, me saiu R$2,50 tudo. Vou amanhã na oficina de um amigo colocar, depois posto fotos.
Rebites fixados. Tentei colocar na base da gambiarra, mas é muito mais difícil do que parece... Ainda bem que encontrei um amigo que tem a ferramenta.
(https://s9.postimg.cc/zcvpw8wkb/rebite1.jpg) (https://postimg.cc/image/zcvpw8wkb/)(https://s9.postimg.cc/hmu1b7qp7/rebite2.jpg) (https://postimg.cc/image/hmu1b7qp7/)(https://s9.postimg.cc/a6urphnl7/rebite3.jpg) (https://postimg.cc/image/a6urphnl7/)
Haroldo providencial como sempre (brav)
Marcão não esqueça de postar um som com o brinquedo hein!
Muito em breve coloco uns sonzinhos gravados com ele lá no diário de (re)construção. Se tudo der certo, hoje de noite gravo.
Rebitadeira Handmade (utilizando uma rebitadeira pop convencional).
https://www.youtube.com/watch?v=WoOqF0ppp5U
É o mesmo sistema da rebitadeira pra esse tipo de rebite. Se alguém for usá-los, é bom seguir essa ideia do vídeo, porque as outras gambiarras que tem no youtube eu não consegui fazer não :D