Boa tarde meus caros amigos, desejo que todos estejam muito bem!!
Vamos lá..
Tenho esse amplificador (Edifier S530D) de som há nove anos. Agora ele não liga mais, fica somente no stand by.
Como tenho conhecimento em eletrônica superficial, resolvi abrir e verificar as placas para ver se era algo visÃvel.
Deparei com alguns resistores queimados, como na foto.
https://ibb.co/hLZ5sF9
https://ibb.co/tcW9Sqb
Os troquei e troquei um capacitor que estava com aparência suspeita.
Pois bem, testei e continuou igual (stand by).
Olhando a placa, vi que esses três componentes branco retangular está com aspecto que pode demonstrar mal funcionamento.
https://ibb.co/Lp9nm7s
https://ibb.co/kBjjbX9
https://ibb.co/5hpR6Mw
Descobri que são resistores de pontência, tirei da placa, limpei, testei a resistência e bate com o grafado nos invólucros.
Depois troquei os CI reguladores de tensão, tanto negativa quanto positivo, pois ao testar acabei queimando o negativo (hihi).
Devolvi tudo na placa, devolvi a placa na caixa do sub e testei, como se eu tivesse feito nada.
Agora estou neste ponto.
Não sei mais onde procurar defeito.
OBS.: ele tem um controle wired, com cabo serial de 9 pinos, troquei o cabo também, poderia ser algum fio rompido, mas deu em nada.
Desde já, grato!
Abraço!!
Edit.: corrigir links de fotos.
Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.
Quote from: Matec on 23 de March de 2020, as 17:46:00
Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.
Bom dia Matec, já procurei no manual, liguei e mandei e-mail, a resposta que obtive é que está marca não disponibiliza seus esquemas, mesmo para um profissional da área de manutenção.
Na minha região não achei autorizadas. Na assistência técnica que levei, falaram que não faziam esse tipo de manutenção (?), foi a resposta que obtive.
Tentei levar nessa assistência antes de começar mexer e o rapaz da assistência não chegou a abrir para rejeitar o serviço.
Enfim, é isso, lembrei que antes de entrar e standy by ad eternum, aconteceu algumas vezes de ficar assim e depois de tirar da tomada e colocar novamente voltou ao normal.
Levo essa manutenção como aprendizado também. Ainda que eu acabar prejudicando o sistem, de alguma forma será um ganho.
Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.
Valeu!!
Primeiramente, bem vindo, Eduardo.
Para os resistores terem se partido daquela maneira, algo aconteceu. Suspeito de um curto, que causou sobreaquecimento deles. O curto provavelmente ainda está lá, impedindo a fonte de acionar e deixando o amplificador em standby.
Mesmo sem o esquema, pode ser que seja possÃvel o reparo. Mas, pra isso, precisamos do máximo de informações possÃvel. Comece por boas fotos da placa, mostrando ela como um todo.
Por fotos é impossÃvel para mim afirmar algo, mas me parece ser um amplificador Class AB, logo é possÃvel o reparo, porém trabalhoso por não ter esquema elétrico... por favor forneça o máximo de detalhes, fotos e fotos, informe qual a topologia de saÃda do mesmo
(https://www.hifishock.org/galleries/pc-studio-electronics/studio-monitor-pc-speakers/edifier/2-1/s530-2b-edifier.jpg)
Você vai ter de desmontar e tirar fotos (muitas) com todos os detalhes possÃveis da placa e ligações pra quem sabe conseguir consertar. Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...
Quote from: bossman on 24 de March de 2020, as 12:52:39
Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...
Essa é a dica mais importante de todas e vai evitar dores de cabeça
Quote from: EduardoFeitosa on 24 de March de 2020, as 09:34:57
Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.
Se você sabe que o amplificador usa circuitos integrados TDA, basta desmontar e conseguir ler o código deles (ex. TDA7294) e baixar a datasheet dele. Quase 99% dos circuitos seguem o circuito de aplicação-exemplo que vem na datasheet. E você vai conseguir descobrir como é o circuito ligado ao pino de stand-by e ter uma ideia melhor do defeito.
Boa tarde galera!!
Agradeço a todas respostas.
Tentei seguir as recomendações e estou postando fotos que acho que estão detalhando bem o sistema.
São três placas: principal (com saÃda direto para subwoofer), entrada (digital, analógica e óptica), saÃda conjugada com controle com fio ( 2x ilhas).
Tentei tirar o mÃnimo de foto possÃvel, demonstrando o máximo possÃvel do sistema, não para poupar esforços, mas para não exigir demais dos colegas que se dispuserem a analisá-las.
Já providenciei uma tomada com uma lâmpada incandescente para realizar os testes.
OBS.: tentei postar usando o PostImage, porém está em manutenção pela manhã toda, então estou postando pelo IBB e disponibilizando link no google-drive. Quando o PostImage voltar, posto por lá (Vi recomendações recentes para usar esta plataforma).
Link do google-drive: https://drive.google.com/drive/folders/12DnkPHdv3qQoHcDJg7n_YGfuut9aqPsm?usp=sharing
Hotlink para fórum, do site PostImage:
(https://i.postimg.cc/d0JKWks8/01-Capacitor-Trocado.jpg) (https://postimg.cc/G4gNtps2)
(https://i.postimg.cc/SsvFNgWr/01-Fios-queimados-subwoofer.jpg) (https://postimg.cc/DJLYxdpJ)
(https://i.postimg.cc/76MGFT0w/01-Placa-em-HD-1-3.jpg) (https://postimg.cc/gXj2RjgT)
(https://i.postimg.cc/Wz5D3L5y/01-Placa-em-HD-2-3.jpg) (https://postimg.cc/7JTPsc81)
(https://i.postimg.cc/FKGXwrzw/01-Placa-em-HD-3-3.jpg) (https://postimg.cc/CZZ2qVj4)
(https://i.postimg.cc/Y0KR3gk7/01-Placa-Vis-o-superior-desconectada.jpg) (https://postimg.cc/JDxj7sGY)
(https://i.postimg.cc/RZ7BQQBS/01-Resistores-Trocados.jpg) (https://postimg.cc/1832yFX2)
(https://i.postimg.cc/SsNkKXHy/01-TDA-1-3.jpg) (https://postimg.cc/NyVWJ0gV)
(https://i.postimg.cc/HxZH8YCb/01-TDA-2-3.jpg) (https://postimg.cc/XGCtT0qv)
(https://i.postimg.cc/wMRKtD2d/01-TDA-3-3.jpg) (https://postimg.cc/Cn0rXB9v)
(https://i.postimg.cc/28XbNYbb/01-Trilhas-Levantadas.jpg) (https://postimg.cc/56LN8Zmb)
(https://i.postimg.cc/KvYkWjzh/01-Trilhas-placa-1-3.jpg) (https://postimg.cc/MXhpMWV9)
(https://i.postimg.cc/hvLr3jPd/01-Trilhas-placa-2-3.jpg) (https://postimg.cc/bSvkZqny)
(https://i.postimg.cc/ydz3pTJL/01-Trilhas-placa-3-3.jpg) (https://postimg.cc/LqNsnL3P)
(https://i.postimg.cc/65Kz4dYL/01-Vis-o-Placa-frontal-conectada.jpg) (https://postimg.cc/Bth2d1WX)
(https://i.postimg.cc/VkLRDzyJ/01-Vis-o-traseira-Resistores.jpg) (https://postimg.cc/GHVGpwmR)
(https://i.postimg.cc/XJFcpJ5z/01-Vis-o-Trilhas-Placa.jpg) (https://postimg.cc/k6JtH7fQ)
(https://i.postimg.cc/ryxQphCw/02-Placa-de-entrada-Frontal.jpg) (https://postimg.cc/c61Q9Bbp)
(https://i.postimg.cc/T3LyRsgk/02-Placa-Entrada-Dig-Ana-Opt.jpg) (https://postimg.cc/WdVp8X9r)
(https://i.postimg.cc/ZnbB4Kx3/02-Vis-o-Trilhas-Placa-conectada.jpg) (https://postimg.cc/k6HXyCZX)
(https://i.postimg.cc/3x5hvfzf/03-Controle-com-fio-cristal-l-quido-parcialmente-danificado.jpg) (https://postimg.cc/vczCRhY5)
(https://i.postimg.cc/VkGFh21D/03-Controle-Remoto-troca-de-cabo.jpg) (https://postimg.cc/FYScdWYL)
(https://i.postimg.cc/cJPBxYv3/03-Placas-Controle-com-fio.jpg) (https://postimg.cc/67Lvz8L6)
(https://i.postimg.cc/SssbhBzR/04-Painel-de-terminais.jpg) (https://postimg.cc/DWtMQY63)
(https://i.postimg.cc/L4DgvLmV/05-Placa-Controle-vis-o-frontal.jpg) (https://postimg.cc/NLy0jy9y)
Mais uma vez agradeço à disposição e boa vontade!!
Edit.: Estou seguindo o datasheet dos TDAs, recomendação do xformer qualquer dúvida posto aqui. Obrigado.
Abraço.
Veja que nas fotos 11 (a que fala das trilhas sem continuidade) e 13 há um terminal com solda bem ruim, parece até que não está soldado. Fica no meio de um plano, provavelmente de terra. A foto 13 mostra melhor.
Meça a continuidade entre os pinos 14 e 8 e também entre os pinos 14 e 15 de todos os TDA. Se der continuidade, provavelmente estão queimados. Ao fazer a troca deles, é recomendado trocar também um transistor e zener que vão ligados ao pino 9 (standby) do TDA. Mas antes de pensar em troca, faça o teste da continuidade.
Após providenciar a lâmpada em série, meça a tensão DC entre o terra (pode ser o pino 1 do TDA) e os pinos 7 ou 13 (ambos devem estar ligados ao V+) e também entre o terra e os pinos 8 ou 15 (ambos ligados ao V-). Isso verificará se a fonte está funcionando ou se está com algum curto. Faça a medição mesmo se a lâmpada acender, pois a lâmpada acesa pode ser sinal de curto em outro lugar (como em um TDA, por exemplo).
Quote from: marcao_cfh on 30 de March de 2020, as 13:30:03
Veja que nas fotos 11 (a que fala das trilhas sem continuidade) e 13 há um terminal com solda bem ruim, parece até que não está soldado. Fica no meio de um plano, provavelmente de terra. A foto 13 mostra melhor.
Meça a continuidade entre os pinos 14 e 8 e também entre os pinos 14 e 15 de todos os TDA. Se der continuidade, provavelmente estão queimados. Ao fazer a troca deles, é recomendado trocar também um transistor e zener que vão ligados ao pino 9 (standby) do TDA. Mas antes de pensar em troca, faça o teste da continuidade.
Após providenciar a lâmpada em série, meça a tensão DC entre o terra (pode ser o pino 1 do TDA) e os pinos 7 ou 13 (ambos devem estar ligados ao V+) e também entre o terra e os pinos 8 ou 15 (ambos ligados ao V-). Isso verificará se a fonte está funcionando ou se está com algum curto. Faça a medição mesmo se a lâmpada acender, pois a lâmpada acesa pode ser sinal de curto em outro lugar (como em um TDA, por exemplo).
Marcão, boa tarde!!
Valeu por analisar e me orientar!!
Vamos lá... O terminal que citou foi um regulador de tensão que dessoldei, a trilha levantou neste ponto quanto fui colocar o novo CI, aà soldei e verifiquei a continuidade e deu OK, embora esteja com aspecto ruim, está em continuidade com o GND.
Teste de continuidade:
Realizei o teste nos três TDAs, em relação aos pinos (14 e 8, 14 e 15), sendo que não houve continuidade.
Teste de Tensão:
A lâmpada em série pisca na primeira vez que ligo o aparelho em série com ela (que se repete se deixar um tempo desligado e retornar a ligar).
Algo aconteceu durante este teste: o aparelho saiu do stand by!! (momentaneamente :-))
Foi o seguinte: estava testando a tensão dos TDAs, pino a pino (sem pressa, então medi 1-7 de todos, depois 1-13, e assim por diante) , parei para almoçar no meio, então desliguei tudo. Quando voltei, liguei e por curiosidade apertei o ON e o aparelho saiu do stand by, sendo que o controle só funcionou para liga-lo e alterar o volume (nem delisgar).
Para não perder a oportunidade, fiz as medições com o aparelho fora do stand by e depois desliquei e religuei, já não saindo do stand by novamente.
Em relação as medidas, foram as seguintes:
TDA 1 (IC 404, TDA 7296)Antes de sair do Stand By: 1-7= 25V; 1-13= 25V
TDA 2 (IC 405, TDA 7296)Antes de sair do Stand BY: 1-7= 25V; 1-13= 0V
TDA 3 (IC 503, TDA 7294)Antes de sair do Stand BY: 1-7= 28V;
TDA 1 (IC 404, TDA 7296)Quando saiu do Stand BY: 1-7= 21,3V; 1-13= 21V; 1-13= -21,3V; 1-15= -21,3V
TDA 2 (IC 405, TDA 7296)Quando saiu do Stand BY: 1-7= 25V; 1-13= 0V; 1-8= -21V; 1-15=
+21,6V
TDA 3 (IC 503, TDA 7294)Quando saiu do Stand BY: 1-7= 24,9V; 1-13= 24V; 1-8= -24V; 1-15= -24V
DESLIGUEI E LIGUEI DA TOMADA:
TDA 1 (IC 404, TDA 7296)Em Standy BY: 1-7= 24,4V; 1-13= 24,3V; 1-13= -24,4V; 1-15= -24,4V
TDA 2 (IC 405, TDA 7296)Quando saiu do Stand BY: 1-7= 24,3V; 1-13= 0V; 1-8= -24,3V; 1-15=
+24,2V
TDA 3 (IC 503, TDA 7294)Quando saiu do Stand BY: 1-7= 27,5V; 1-13= 27,7V; 1-8= -27,7V; 1-15= -27,7V
Bom, foram essas as medições, por enquanto e para meu conhecimento isso não me dizem nada, se puder me ajudar, agradeço, única coisa que me chamou a atenção foram as medições do TDA 2, que entre os pinos 1 e 13 deu 0 e entre os punos 1 e 15 deu positivo. (Obs.: tentei ser o mais preciso possÃvel e minuncioso para não gerar leitura errada por parte de quem ler este tópico, o que está aà está livre de erros de leitura e de aferição).
Valeu, só tenho a agradecer e dizer que isto é muito divertido para mim, embora esteja perdido ¬¬
Quote from: EduardoFeitosa on 04 de April de 2020, as 15:05:46
Vamos lá... O terminal que citou foi um regulador de tensão que dessoldei, a trilha levantou neste ponto quanto fui colocar o novo CI, aà soldei e verifiquei a continuidade e deu OK, embora esteja com aspecto ruim, está em continuidade com o GND.
Mesmo assim, refaça a solda, não só por questão estética (que ninguém vai ver) mas também por resistência mecânica. Uma solda bem feita deixa o componente mais firme, com menos riscos de quebrar a solda.
Quote from: EduardoFeitosa on 04 de April de 2020, as 15:05:46
Realizei o teste nos três TDAs, em relação aos pinos (14 e 8, 14 e 15), sendo que não houve continuidade.
Teste de Tensão:
A lâmpada em série pisca na primeira vez que ligo o aparelho em série com ela (que se repete se deixar um tempo desligado e retornar a ligar).
Ã"timo! Isso indica que os TDAs não estão em curto. Se algum deles estivesse, possivelmente apresentaria continuidade nos terminais que comentei, e certamente a lâmpada permaneceria acesa. A piscada é devido ao pico de corrente ao ligar o aparelho, que a lâmpada entende como um curto. Ela possivelmente se manter com filamento aceso mas bem fraquinho também é normal, pois há um consumo de corrente considerável.
Sobre as tensões medidas, também excelente notÃcia! Sua fonte está funcionando. Alguns comentários:
Quote from: EduardoFeitosa on 04 de April de 2020, as 15:05:46
Bom, foram essas as medições, por enquanto e para meu conhecimento isso não me dizem nada
Dizem que a fonte está funcionando, tanto a linha positiva quanto a negativa. É uma medição bastante comum quando consertamos aparelhos. Além disso, indicam que a fonte não está sobrecarregando os TDAs e fornecendo maior tensão do que eles aguentam (isso tem que olhar no datasheet deles). Então agora seu conhecimento aumentou um pouquinho ;)
Quote from: EduardoFeitosa on 04 de April de 2020, as 15:05:46única coisa que me chamou a atenção foram as medições do TDA 2, que entre os pinos 1 e 13 deu 0 e entre os punos 1 e 15 deu positivo.
Realmente, isso está bem estranho. Nesses TDAs, os pinos 7 e 13 são conectados entre si, assim como o 8 e 15. Por isso comentei para medir a tensão no pino 7
ou 13 e não 7
e 13. Assim sendo, deverÃamos ter tensões 1-7 = 1-13 e 1-8 = 1-15. Algumas das suas medições tiveram diferença de até 0,6V, isso é aceitável e normal pois poderia ter um capacitor carregando ou descarregando.
No caso do TDA 2, você tem uma diferença de 25V entre os pinos 1 e 13. Isso não deveria acontecer. Aqui, de duas, uma:
1-foi erro na medição;
2-o standby está, de alguma forma, cortando a alimentação no pino 13.
Verifique a continuidade nesses pinos, visualmente (vendo se tem uma trilha que une os dois) e com multÃmetro. Eles devem estar conectados.
Além disso, também no TDA 2, a tensão entre o terra (pino 1) e o pino 15 é
negativa, e não positiva. Se realmente estivesse chegando +22V ali, acredito que isso queimaria o TDA, o que seria indicado por uma lâmpada de teste acesa e isso não aconteceu. Provavelmente foi erro de medição, você pode ter invertido as pontas de prova sem perceber e colocado a vermelha no pino 1, isso acontece.
De qualquer maneira, os resultados até agora estão muito bons.
Para prosseguirmos, como é feita a ligação do standby? Existe uma chave mecânica para isso? Caso sim, teste se a chave está funcionando (continuidade com o multÃmetro, teste se há continuidade nos terminais tanto com a chave ligada quanto desligada). Pode ser um sistema de chaveamento usando uma chave momentânea, então nesse caso deve-se manter a chave pressionada e testar a continuidade.
De qualquer maneira, adiante o trabalho e siga o pino 9 de cada TDA. Tem um transistor e um zener ligados ao pino 9. Localize-os na placa e veja os valores deles, provavelmente terá que trocar.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Mesmo assim, refaça a solda, não só por questão estética (que ninguém vai ver) mas também por resistência mecânica. Uma solda bem feita deixa o componente mais firme, com menos riscos de quebrar a solda.
Entendido, farei novamente as soldas e revisarei a placa com um todo com a lupa.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Ã"timo! Isso indica que os TDAs não estão em curto. Se algum deles estivesse, possivelmente apresentaria continuidade nos terminais que comentei, e certamente a lâmpada permaneceria acesa. A piscada é devido ao pico de corrente ao ligar o aparelho, que a lâmpada entende como um curto. Ela possivelmente se manter com filamento aceso mas bem fraquinho também é normal, pois há um consumo de corrente considerável.
Apreendido!!
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Dizem que a fonte está funcionando, tanto a linha positiva quanto a negativa. É uma medição bastante comum quando consertamos aparelhos. Além disso, indicam que a fonte não está sobrecarregando os TDAs e fornecendo maior tensão do que eles aguentam (isso tem que olhar no datasheet deles). Então agora seu conhecimento aumentou um pouquinho Wink
Verdade, foquei no que os testes não demonstraram e deixei de reparar no que demonstraram.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Realmente, isso está bem estranho. Nesses TDAs, os pinos 7 e 13 são conectados entre si, assim como o 8 e 15. Por isso comentei para medir a tensão no pino 7 ou 13 e não 7 e 13. Assim sendo, deverÃamos ter tensões 1-7 = 1-13 e 1-8 = 1-15. Algumas das suas medições tiveram diferença de até 0,6V, isso é aceitável e normal pois poderia ter um capacitor carregando ou descarregando.
De fato já tinha percebido que era um ou outro, mas como obtive o resultado estranho, preferi realizar o teste nos dois terminais, mesmo sabendo que tinha me orientado a fazer em um deles.
Refarei todos os testes e se tiver alteração postarei novamente. Mas perceba que os testes deram iguais nos três cenários, ao menos três vezes testei ponto a ponto. (Isso sem contar as 5 vezes que testei cada dupla).
E também o stand by ter cortado a alimentação do pino 13, não explica o porquê de quando eu ter realizado as medições no pino 13, do TDA 2, ter dado 0, quando fora do standy by. note que os outros valores deram diferentes.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Além disso, também no TDA 2, a tensão entre o terra (pino 1) e o pino 15 é negativa, e não positiva. Se realmente estivesse chegando +22V ali, acredito que isso queimaria o TDA, o que seria indicado por uma lâmpada de teste acesa e isso não aconteceu. Provavelmente foi erro de medição, você pode ter invertido as pontas de prova sem perceber e colocado a vermelha no pino 1, isso acontece.
Vi que seu comentário anterior havia alertado de que neste pino seria a tensão negativa. Por isso destaquei a tensão positiva neste pino, que me alertou e fez com que testasse algumas vezes.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 15:58:30
Para prosseguirmos, como é feita a ligação do standby? Existe uma chave mecânica para isso? Caso sim, teste se a chave está funcionando (continuidade com o multÃmetro, teste se há continuidade nos terminais tanto com a chave ligada quanto desligada). Pode ser um sistema de chaveamento usando uma chave momentânea, então nesse caso deve-se manter a chave pressionada e testar a continuidade.
De qualquer maneira, adiante o trabalho e siga o pino 9 de cada TDA. Tem um transistor e um zener ligados ao pino 9. Localize-os na placa e veja os valores deles, provavelmente terá que trocar.
Em relação a ligação de standby é feita no
controle com fio, através de chave táctil de 4 terminais. Vou medi-lo (quando refiz o cabeamento, já o tinha medido, mas no cicuito mesmo).
Vou rever os testes anteriores, passo-a-passo, e comparar os resultados com os resultados anteriores, como estou aprendendo, certametne deixei passar algo.
Vou fazer também as medições e conferências que citou nesta última resposta e faço um apanhado geral.
Fico feliz que estamos num bom caminho, quando abri as primeiras vezes me sentia totalmente perdido, sem saber o que fazer e agora me sinto muito bem orientado, obrigado.
Abraço.
Não precisa refazer todas as medidas, é trabalho extra e a toa. Sabemos que está quase tudo certo. Só confere o TDA2, em relação ao pino 13 e 15.
O standby cortar a alimentação do pino 13 faria esse TDA não funcionar, por isso não faz sentido.
Vamos fazer um check list:
1- tensão no TDA2, pino 13 em relação ao terra;
2- tensão no TDA2, pino 15 em relação ao terra;
3- continuidade entre os pinos 7 e 13 do TDA2, tanto visual (vendo se tem uma trilha que os liga) quanto por multÃmetro;
4- continuidade na chave táctil do standby;
5- continuidade entre os terminais da chave e o circuito principal (com o cabo conectado, meça a continuidade entre os terminais da chave táctil e algum ponto na placa principal que é ligado ao pino equivalente do conector. Se der continuidade, sabemos que os dois conectores, o cabo e as trilhas estão boas)
Os pontos 1 a 3 são só para esclarecer as medições. Sabemos que o circuito está funcionando, de uma maneira ou de outra, pois a lâmpada não acende mesmo com o circuito em standby ou não. O problema está na parte que ativa o standby. Os pontos 4 e 5 são para eliminar possibilidade de falha mecânica no acionamento do standby (acrescentei o 5 por se tratar de controle remoto).
Quanto ao transistor e zener no pino 9, acabei me lembrando que nem todos os circuitos possuem isso. Alguns controlam o standby usando um transistor, outros fazem chaveamento mecânico, outros usam qualquer outra coisa que possa atuar como chave. No seu caso, você vai ter que verificar isso, só ver o que está ligado ao pino 9 de cada TDA. Na "pior das hipóteses", é possÃvel desativar o standby fazendo uma ligação direta, se você não se importar em "perder" essa função.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
1- tensão no TDA2, pino 13 em relação ao terra;
Você tinha razão Marcão, era erro de medição, incrÃvel que com o resultado você deduziu isso, a medição entreo pino correto 13 é de 24,3V (positivo).
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
2- tensão no TDA2, pino 15 em relação ao terra;
A tensão neste ponto é de -24,3V (negativo, minha medição estava analisando pino errado, pintei o pino onze no lugar do 13, e assim por diante.)
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
3- continuidade entre os pinos 7 e 13 do TDA2, tanto visual (vendo se tem uma trilha que os liga) quanto por multÃmetro;
Visualmente percebe-se que os pinos 7 e 13 são conectados por trilha e o teste com multimetro demonstrou isso.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
4- continuidade na chave táctil do standby;
A chave esta funcionamento corretamente.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
5- continuidade entre os terminais da chave e o circuito principal (com o cabo conectado, meça a continuidade entre os terminais da chave táctil e algum ponto na placa principal que é ligado ao pino equivalente do conector. Se der continuidade, sabemos que os dois conectores, o cabo e as trilhas estão boas)
Neste ponto não é tão fácil, pois o cabo serial de nove pinos não é ligado diretamente na placa da chave, há um cabo flat de 6 vias (daqueles de HD antiga), que conecta a placa do botão à placa principal do controle, este cabo testei e está ok.
O cabo serial de 9 pinos sai do controle e entra na placa colada no chassi, onde vão os conectadores para as caixas dos falantes. Desta placa saem dois cabos (5 e 3 vias) que vão em dois conectores separados na placa principal.
Neste ponto, segui as trilhas e percebi outro TDA (SMD), que fica na face das trilhas da placa principal, que é um TDA 7313, que pelo que pude entender é um processador de audio. Dois 5 cabos, vao por trilha até os pinos 13 e 14 desse TDA.
Quote from: marcao_cfh on 04 de April de 2020, as 18:51:18
Quanto ao transistor e zener no pino 9, acabei me lembrando que nem todos os circuitos possuem isso. Alguns controlam o standby usando um transistor, outros fazem chaveamento mecânico, outros usam qualquer outra coisa que possa atuar como chave. No seu caso, você vai ter que verificar isso, só ver o que está ligado ao pino 9 de cada TDA. Na "pior das hipóteses", é possÃvel desativar o standby fazendo uma ligação direta, se você não se importar em "perder" essa função.
Dois TDAs (1 e 2 - 7296) são jumpeados os pinos 9 entre si. No TDA 3, o pino 9 saà para um resistor que é conectado ao positivo de um eletrolitico e segue até o terminal negativo de um diodo (desses grandões na placa), que é ligado ao 22.5V da fonte e tem um capacitor paralelo a ele.
Não localizei diodo zener, os CIs, pel oque vi são amplificadores NE5532.
Esse TDA7313, acredito que pode ser ele que controle o standy BY, que acha?
Posso tentar ser mais claro se não o fui suficiente.
Amanhã farei testes mais precisos em relação à continuidade dos cabos e seguirei melhor as trilhas.
Obs.: podemos desativar o stand by sem problema, o intuito é aprender com essa manutenção, mas se for preciso desativar, vamos em frente.
Valeu, abraço.
Está tudo muito bem até agora.
Não é esse TDA7313 que controla o standby.
Quote from: EduardoFeitosa on 04 de April de 2020, as 21:22:51
Dois TDAs (1 e 2 - 7296) são jumpeados os pinos 9 entre si. No TDA 3, o pino 9 saà para um resistor que é conectado ao positivo de um eletrolitico e segue até o terminal negativo de um diodo (desses grandões na placa), que é ligado ao 22.5V da fonte e tem um capacitor paralelo a ele.
Pode ser que esse diodo esteja com problema...
Quer forçar a conexão? O pino 9 de cada TDA deve passar por um resistor, cujo valor varia entre 20K a 33K, e que vai à alimentação positiva. Veja que você comentou que o pino 9 passa por um resistor (ok até então) que é ligado a um capacitor que é ligado a um diodo que é ligado ao V+. Pule o capacitor e diodo, e ligue do resistor ao V+, e você força a conexão do standby.
Boa noite caros colegadas, em especial Marcão!!
Cara, estou de cabelo em pé (sou careca, quase, rs)..
Vamos lá, tentei seguir as trilhas e acabei por tirar o suporte do conector branco e descobri uma sigla STBY em um dos pinos, conforme a foto abaixo:
(https://i.postimg.cc/30CxQ0bt/20200416-162105.jpg) (https://postimg.cc/30CxQ0bt)
Certo, aà fui seguindo e esses dois primeiros pinos, se tiver relação, seria os SCL e SDA, seguem para o TDA 7313.
O terceiro pino, que aparentemente é o STBY, vai para um resistor de 1k, na base de um s9014. Cujo emissor estava conectado naquele resistor que estava totalemnte estourado e foi substituÃdo.
Olha o setor:
(https://i.postimg.cc/yksNXnkt/20200416-162128.jpg) (https://postimg.cc/yksNXnkt)
Na figura abaixo tentei desenhar um layout, do pino 9 que sai do TDA 7274, veja se faz algum sentido:
(https://i.postimg.cc/TyfJD1Sg/20200416-180935.jpg) (https://postimg.cc/TyfJD1Sg).
Esses Diodos são os seguintes:
(https://i.postimg.cc/G8SFVQpx/20200416-175957.jpg) (https://postimg.cc/G8SFVQpx)
Eu acho que esses componentes amarelos são capacitores cerâmicos.
Pela forma de descrever pode perceber que sou bem amador, mas estou me esforçando para chegar lá..
Se puder analisar essas informações que passei e me orientar onde devo focar, agradeço, abraço!!
-----
Uma outra observação, testei os três transistores e estão ok.
Valeu!
Observe essa imagem:
https://www.te1.com.br/wp-content/uploads/2018/11/minimus-amplificador-pot%C3%AAncia-ci-tda7293-ou-tda7294.png (https://www.te1.com.br/wp-content/uploads/2018/11/minimus-amplificador-pot%C3%AAncia-ci-tda7293-ou-tda7294.png)
Os pinos relacionados ao standby são os pinos 1 (terra do standby) e 9 (standby). O pino 1 já deve estar aterrado, e para o amplificador sair do standby o pino 9 deve receber alimentação.
No caso do seu circuito, o transistor funciona como chave para interromper a alimentação e colocar o amplificador em standby. Como você não desenhou o transistor no seu esquema, não sabemos exatamente como está sendo feito esse chaveamento, mas dá pra imaginar.
Como você testou esses transistores?
Eu acredito que esses diodos não sejam responsáveis pelo standby, mas sim pela alimentação. Siga a trilha do pino 9 do TDA e veja se tem um diodo pequeno ligado a ela. Se não tiver, siga as trilhas de algum resistor ligado ao pino 9, e também as trilhas ligadas a esse transistor.
O que mais tem ligado ao pino 9 de cada TDA?
Bom dia.
Continuo estudando.. acredito que os diodos que postei em fotos acima, são de ponte retificadora.
Achei os resistores de 20-30K ohms. que são ligados direto ao pinos 9 dos TDA 7296's.
Esses resitores são ligados ao coletor de um dos Transistores.
Então, entendi que está assim: o fio do botão STBY está ligado à base de um transitor, que tem seu emissor aterrado e o coletor ligado a um resistor de 10k ohms (que segue para +5Vcc) e o coletor também é ligado à base de outro transistor (com emissor aterrado) e coletor desse outro transistor está ligado aos dois resistores (22 e 32 K Ohms - ligados aos pinos 9).
-----
Bom dia Marcão!!
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 11:37:19
Como você testou esses transistores?
Testei diretamente no circuito, com multimetro na escala de semicondutores, fiz o teste de continuidade da base em relação ao coletor e emissor, usando o datasheet para identificar os pinos, mas na placa está marcado também. A continuidade respeitou o NPN.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 11:37:19
O que mais tem ligado ao pino 9 de cada TDA?
Acordei com vontade e já comecei a analisar a placa e estudar um pouco, como descrevi acima, os pinos 9 estão ligados entre si e seguem unidos para os resistores de 22k e 32k Ohms. Esses resistores vão ao encontro do coletor de um dos transistores.
-----
Observação:
O resistor que teve de ser trocado, porque estava rompido foi o de 10KOhms.
Testei agora a tensão no pino 9, está com +4,1V. Aparentemente o circuÃto do Stand By está ok, não?
-----
Outro ponto, que o pino 9 está constantemente com 4,1V positivo. Pelo que entendi, deveria ter essa vontagem somente quando eu apertasse o botão de ligar, o botão não está fazendo dirença alguma.
-----
Realizei os testes de continuidade novamente, entre os pinos 8 e 14 e 14 e 15, obtendo os mesmos resultados anteiores (sem continuidade).
Fiz algumas medições de tensão, percebi que só sinto diferença nas tensões em relação ao botão on/off, se conectar a ponta de prova em um dos terminais do botão e seguir com a outra ponta procurando sinal no circuÃto principal. (pressionando o botão).
Outra coisa que observei é que os TDAs estão esquentando, nada demais.
Quote from: EduardoFeitosa on 17 de April de 2020, as 11:43:55
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 11:37:19
Como você testou esses transistores?
Testei diretamente no circuito, com multimetro na escala de semicondutores, fiz o teste de continuidade da base em relação ao coletor e emissor, usando o datasheet para identificar os pinos, mas na placa está marcado também. A continuidade respeitou o NPN.
Testes realizados em componentes que estão no circuito não são confiáveis. Há outros componentes em volta, eles podem estar influenciando no resultado. O ideal é tirar os componentes e testar isoladamente. Também não confiaria muito no teste de semicondutor, ele funciona bem para diodos, mas para transistores pode apresentar resultados não muito conclusivos. Enfim, já foi, e eles aparentemente estão bons mesmo (já comento), mas nas próximas o ideal é tirar o componente para testar.
Quote from: EduardoFeitosa on 17 de April de 2020, as 11:43:55
Então, entendi que está assim: o fio do botão STBY está ligado à base de um transitor, que tem seu emissor aterrado e o coletor ligado a um resistor de 10k ohms (que segue para +5Vcc) e o coletor também é ligado à base de outro transistor (com emissor aterrado) e coletor desse outro transistor está ligado aos dois resistores (22 e 32 K Ohms - ligados aos pinos 9).
Então esses dois transistores fazem o chaveamento da tensão para ativar e desativar o standby.
Quote from: EduardoFeitosa on 17 de April de 2020, as 11:43:55
Testei agora a tensão no pino 9, está com +4,1V. Aparentemente o circuÃto do Stand By está ok, não?
Sim! Uma tensão acima de 3,5V no pino 9 tira o amplificador do modo standby. Isso indica também que os transistores aparentemente estão bons, pois estão "ligando a chave". Basta saber se eles estão "desligando a chave" e concluir se estão funcionando ou não. Para isso, aperte o botão de standby e meça a tensão, deve zerar. Aperte o botão novamente e deve voltar para os 4,1V. Se isso acontecer, os transistores estão bons e o problema aparentemente foi resolvido.
Quote from: EduardoFeitosa on 17 de April de 2020, as 11:43:55
Outro ponto, que o pino 9 está constantemente com 4,1V positivo. Pelo que entendi, deveria ter essa vontagem somente quando eu apertasse o botão de ligar, o botão não está fazendo dirença alguma.
Não há como afirmar nada sem ter o esquema do amplificador em mãos. Usualmente, pensamos no botão de ligar como uma chave geral, que corta a alimentação de todo o circuito. Ligando esse botão, você teria "alta tensão" nos pinos de alimentação do TDA mas não teria a tensão no pino 9. Para ter essa tensão, teria que acionar a chave que tira o amplificador do standby.
Mas alguns equipamentos são diferente. Ao invés de uma chave liga/desliga geral, há uma chave que desliga somente a alimentação principal, enquanto a alimentação de standby é independente. Por exemplo, uma televisão. Quando "desligamos" no botão, um led permanece aceso. Mas, se fosse uma chave liga/desliga geral, de onde viria alimentação para esse led com a televisão desligada? Suponho ser esse o caso do seu amplificador.
Quote from: EduardoFeitosa on 17 de April de 2020, as 11:43:55
Outra coisa que observei é que os TDAs estão esquentando, nada demais.
Isso é um indicativo de que eles possam estar funcionando corretamente, ou seja, peças boas recebendo a alimentação adequada. Ligue os falantes, coloque algum som na entrada e faça o teste! Só se lembre que os TDAs devem possuir algum isolante entre eles e o dissipador, cuidado nessa parte para não queimar algum deles (ou todos) por desatenção.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 13:45:37
Testes realizados em componentes que estão no circuito não são confiáveis. Há outros componentes em volta, eles podem estar influenciando no resultado. O ideal é tirar os componentes e testar isoladamente. Também não confiaria muito no teste de semicondutor, ele funciona bem para diodos, mas para transistores pode apresentar resultados não muito conclusivos. Enfim, já foi, e eles aparentemente estão bons mesmo (já comento), mas nas próximas o ideal é tirar o componente para testar.
Entendi. Considerei estes fatos e os tiraria se tivessem dado resultados divergentes do que o esperado. Mas o resultado esperado pode ser influenciado pelo circuÃto. Captei.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 13:45:37
Sim! Uma tensão acima de 3,5V no pino 9 tira o amplificador do modo standby. Isso indica também que os transistores aparentemente estão bons, pois estão "ligando a chave". Basta saber se eles estão "desligando a chave" e concluir se estão funcionando ou não. Para isso, aperte o botão de standby e meça a tensão, deve zerar. Aperte o botão novamente e deve voltar para os 4,1V. Se isso acontecer, os transistores estão bons e o problema aparentemente foi resolvido.
Fiz o sugerido e montei o sistema com as devidas cautelas em relaçao ao dissipador. Liguei as caixas dos falantes e injetei audio na entrada IN. Não obtive som nos falantes. O que me chamou a atenção foi a caixa fazer som ao desligar o aparelho da tomada.
O que me leva a pensar que talvés tenha dois stand by, ou stand by sucessivos, do TDA e do aparelho em si. Talves o TDA esteja operante, mas o aparelho não faz chegar audÃo no IN do TDA.
No funcionamento normal, o aparelho está em stand by com um led pulsante. Quando saÃ, liga o display e esse led fica aceso direto.
Desmontei e medi a tensão no pino 9 em relação ao GND, 4,1V, apertei o botão liga/desliga, a tensão se mantém.
Imagino que eu esteja pedindo demais por um auxÃlio a longa distância, com tão pouco conhecimento de minha parte.
Procurei bastante pelo layout do circuito na internet, inclusive em fóruns estrangeiros e pedi diretamente para o fabricante. Mas acredito que não haverá acesso a esse documento.
Valeu por toda a força Marcão!!
Agradeço todo o seu empenho!!
Dificilmente se consegue esquemas desse tipo de equipamento...
Bom, pode ser que o pré dele tenha se danificado também. Tem outro amplificador aÃ, para testar somente o pré?
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 17:13:51
Dificilmente se consegue esquemas desse tipo de equipamento...
Bom, pode ser que o pré dele tenha se danificado também. Tem outro amplificador aÃ, para testar somente o pré?
Tenho pedaleira (ME-8, vamp2), tenho um gt2 e tenho amplificador de guitarra. Dá para improvisar?
Sim, é mais que suficiente.
No Edifier, siga o pino 3 de cada TDA. Você deve encontrar um capacitor de 1uF ou algo parecido. Localize o capacitor dos três TDA.
Para testar se o power do Edifier está funcionando (e provavelmente está, visto que não queima fusÃvel e tem o barulho no falante), injete sinal nesse capacitor, no terminal que não está conectado ao pino 3. Use a guitarra e o gt2 como fonte de sinal. Para isso, pegue um jack, solde o terminal que deve ser aterrado ao terra do Edifier e o outro terminal a um fio, que vai ficar solto. Conecte a guitarra ao gt2, e a saÃda do gt2 a esse jack. Acione o gt2, coloque o volume dele no mÃnimo. Ligue o Edifier com falante conectado e fora do standby. Toque as cordas da guitarra (soltas mesmo), encoste o fio solto ao pino do capacitor e aumente devagar o volume do gt2. Saiu som? Ã"timo, essa etapa está funcionando. Faça o mesmo para os outros dois TDAs.
Você pode soldar o fio ao capacitor. Mas aà quando for testar o próximo TDA terá que remover o fio e soldar no capacitor referente ao próximo TDA. Se fizer só encostando, é mais rápido.
Para testar o pré do Edifier, você vai usar esse mesmo jack, mas dessa vez ligue-o à entrada do amplificador de guitarra. Ligue o Edifier, tire do standby e coloque algo para tocar. Ligue o amplificador, com volume no mÃnimo. Encoste o fio solto ao mesmo terminal do teste anterior, e aumente o volume do amplificador. O resultado para um dos 3 TDA deve ser o mesmo para os outros 2, então teste só um deles.
Se após fazer os procedimentos sugeridos pelo Marcao os TDAs de amplificação de potência estiverem funcionando, talvez o próximo a ser testado seja o TDA7313. Esse ci tem a função de um pré com controles totalmente digitais e que funciona com comunicação serial por protocolo I2C. Ele recebe os comandos (instruções) provavelmente do ci da Cypress (microcontrolador). O TDA7313 é o slave (escravo) e o Cypress é o master (mestre).
Veja que nas saÃdas do TDA7313 há a possibilidade delas serem postas em modo Mute (mudo). Se tiver algum jeito de verificar se nas saÃdas do TDA7313 tem sinais de áudio (nem que seja com um fone de ouvido) e eles se encaminham para as entradas dos cis TDA amplificadores.
(https://i.ibb.co/G08W8Np/tda7313.jpg)
Na datasheet do TDA7313 não diz qual o default da saÃda ao ligar o TDA7313 e se ele precisa receber um comando via I2C (as linhas SCL e SDA) para sair áudio. Se o microcontrolador estiver avariado e não enviar os comandos corretos, vai ser difÃcil consertar.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 19:34:24
No Edifier, siga o pino 3 de cada TDA. Você deve encontrar um capacitor de 1uF ou algo parecido. Localize o capacitor dos três TDA.
Bom dia Marcão!!
Vou fazer os testes e postarei os resultados. Como a placa está na bancada de trabalho que montei, passei o olho e percebi que o pino 3 dos três Tda seguem para tres componentes paralelos, dois resistores e um capacitor ceramico (100pF). Devo fazer o procedimento de teste neste capacitor cerâmico? (ele é aterrado, junto com um dos resistores - o outro segue para umas espiras que vão ao CI de pré NE5532P.
Quote from: xformer on 17 de April de 2020, as 20:00:29
Na datasheet do TDA7313 não diz qual o default da saÃda ao ligar o TDA7313 e se ele precisa receber um comando via I2C (as linhas SCL e SDA) para sair áudio. Se o microcontrolador estiver avariado e não enviar os comandos corretos, vai ser difÃcil consertar.
Boa tarde Xformer!!
Boa tarde, putz, que dÃficil!! dei uma estudada no que falou e no controle com fio (serial 9 pinos) localizei o CI ATMEL AT89C4051, que pode ser o CYpress (?). O que falou sobre o pre digital faz todo sentido para o funcionamento, o display do controle com fio você consegue equalizar, controlar volume, controlar saÃda (PC ou CD), saida R ou L, etc.
A sensação que eu tenho é que o aparelho está ok. Quando comecei a fazer os testes com orientação do Marcão, saiu do Stand BY por uma vez e o botão de liga e desliga não desligava, só pude fazer os testes de tensão nos TDA.
Quando esse problema começou não foi de uma vez, falhava e ao conectar e desconectar da tomada, voltava a funcionar. Até que um dia não ligou mais.
AInda não fiz os últimos testes que o Marcão indicou, farei e postarei os resultados aqui.
Muito obrigado gente!!
Tem sido um grande aprendizado mexer nesse sistema, embora cada vez que eu estude mais, mais sinto que perdi o aparelho. Se eu conseguir salvar o funcionamento da placa principal, já ficarei feliz, pois é um som de altissÃma qualidade.
Quote from: EduardoFeitosa on 18 de April de 2020, as 16:25:29
Boa tarde, putz, que dÃficil!! dei uma estudada no que falou e no controle com fio (serial 9 pinos) localizei o CI ATMEL AT89C4051, que pode ser o CYpress (?). O que falou sobre o pre digital faz todo sentido para o funcionamento, o display do controle com fio você consegue equalizar, controlar volume, controlar saÃda (PC ou CD), saida R ou L, etc.
Na verdade fui olhar de novo a foto que você postou na outra página e o ci é da Cirrus Logic (e não da Cypress, que é uma outra fabricante de chips) com um código de ci que eu não conheço. Achei que esse ci da Cirrus poderia ser o controlador. Mas caramba, não para de aparecer ci novo nessas caixas. Agora tem o AT89C4051 da Atmel. Bom, esse ci eu sei com certeza que é um microcontrolador (compatÃvel com a linha do Intel 8051) e que pode fazer o controle do pré através de comunicação I2C.
O chato é que caso o problema seja nele, dificilmente você vai conseguir consertar, porque microcontroladores possuem um programa gravado na memória, e que geralmente não são disponibilizados pelos fabricantes.
Quote from: EduardoFeitosa on 18 de April de 2020, as 16:25:29
Vou fazer os testes e postarei os resultados. Como a placa está na bancada de trabalho que montei, passei o olho e percebi que o pino 3 dos três Tda seguem para tres componentes paralelos, dois resistores e um capacitor ceramico (100pF). Devo fazer o procedimento de teste neste capacitor cerâmico? (ele é aterrado, junto com um dos resistores - o outro segue para umas espiras que vão ao CI de pré NE5532P.
Esse capacitor cerâmico não consta no datasheet e deve ser para filtrar algumas frequências. Mas pode testar nele mesmo, no lado não aterrado, claro.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 19:34:24
Sim, é mais que suficiente.
No Edifier, siga o pino 3 de cada TDA. Você deve encontrar um capacitor de 1uF ou algo parecido. Localize o capacitor dos três TDA.
Para testar se o power do Edifier está funcionando (e provavelmente está, visto que não queima fusÃvel e tem o barulho no falante), injete sinal nesse capacitor, no terminal que não está conectado ao pino 3. Use a guitarra e o gt2 como fonte de sinal. Para isso, pegue um jack, solde o terminal que deve ser aterrado ao terra do Edifier e o outro terminal a um fio, que vai ficar solto. Conecte a guitarra ao gt2, e a saÃda do gt2 a esse jack. Acione o gt2, coloque o volume dele no mÃnimo. Ligue o Edifier com falante conectado e fora do standby. Toque as cordas da guitarra (soltas mesmo), encoste o fio solto ao pino do capacitor e aumente devagar o volume do gt2. Saiu som? Ã"timo, essa etapa está funcionando. Faça o mesmo para os outros dois TDAs.
Você pode soldar o fio ao capacitor. Mas aà quando for testar o próximo TDA terá que remover o fio e soldar no capacitor referente ao próximo TDA. Se fizer só encostando, é mais rápido.
Faala Marcão, boa tarde!!
Fiz os testes que me recomendou.
O primeiro, dos 3 TDAs, o teste deu ok. Entendi o fucnionamento agora também (acho que era óbvio), são três TDA, sendo que os 7296, são correspontes a R e L (um TDA para cada uma das duas caixas), já o 7294, corresponde ao mono, daà temos o stereo 2.1. Injetei sinal nos três TDA, no terminal 3 de cada CI e saiu som da guitarra em cada teste.
Quote from: marcao_cfh on 17 de April de 2020, as 19:34:24
Para testar o pré do Edifier, você vai usar esse mesmo jack, mas dessa vez ligue-o à entrada do amplificador de guitarra. Ligue o Edifier, tire do standby e coloque algo para tocar. Ligue o amplificador, com volume no mÃnimo. Encoste o fio solto ao mesmo terminal do teste anterior, e aumente o volume do amplificador. O resultado para um dos 3 TDA deve ser o mesmo para os outros 2, então teste só um deles.
Fiz o recomendado, mas o resultado deu negativo, mas não creio que isso pode levar a conclusão de que o pré esteja ruim.
Você me orientou a ligar e tirar o edifier do stand by, mas esse é o problema, ele não saiu do stand by. Fiz o teste mesmo com ele no stand by (pelo menos aparência de stand by - display desligado e sem controles de volume, etc), não saiu som no amplificador. Mas como eu disse, pode ser um problema antes da etapa de pré amplificação. Que acha?
Algum teste a mais que eu possa fazer?
Valeu!!
-----
Quote from: xformer on 17 de April de 2020, as 20:00:29
Se após fazer os procedimentos sugeridos pelo Marcao os TDAs de amplificação de potência estiverem funcionando, talvez o próximo a ser testado seja o TDA7313. Esse ci tem a função de um pré com controles totalmente digitais e que funciona com comunicação serial por protocolo I2C. Ele recebe os comandos (instruções) provavelmente do ci da Cypress (microcontrolador). O TDA7313 é o slave (escravo) e o Cypress é o master (mestre).
Veja que nas saÃdas do TDA7313 há a possibilidade delas serem postas em modo Mute (mudo). Se tiver algum jeito de verificar se nas saÃdas do TDA7313 tem sinais de áudio (nem que seja com um fone de ouvido) e eles se encaminham para as entradas dos cis TDA amplificadores.
Na datasheet do TDA7313 não diz qual o default da saÃda ao ligar o TDA7313 e se ele precisa receber um comando via I2C (as linhas SCL e SDA) para sair áudio. Se o microcontrolador estiver avariado e não enviar os comandos corretos, vai ser difÃcil consertar.
A questão é que o sistema não liga efetivamente, fica em stand by. Analisando o funcionamento, diria que há dois stand by, um dos próprios TDAs e outro da edifier. Pois os TDA estão à ponto de bala, sõ injetar sinal que saà som nas caixas, mas o sistema como um todo não saiu do Stand BY. Dureza..
Eu diria que a parte analógica do sistema está operante e que a digital está bugada, pois o aparelho já saiu do stand by antes (mesmo que agora não saia mais). Se eu pudesse aproveitar ao menos a parte analógica do edifier, já ficaria muito feliz.
-----
Quote from: xformer on 17 de April de 2020, as 20:00:29
Na datasheet do TDA7313 não diz qual o default da saÃda ao ligar o TDA7313 e se ele precisa receber um comando via I2C (as linhas SCL e SDA) para sair áudio. Se o microcontrolador estiver avariado e não enviar os comandos corretos, vai ser difÃcil consertar.
Acho que é como o Marcão falou, esse TDA7313 não tem a função de Standy BY, mas o processador pode ter essa função, como vi nessa site aqui (http://f-quer.blogspot.com/2013/09/pre-amplifier-with-microcontroller_8.html).
Force o circuito a sair do standby, como comentei, Depois poste os resultados.