Título: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: nelsonpaschoal em 01 de Março de 2025, as 12:22:48 Bom dia a todos,
Estou com um Giannini Thunder Sound Bass 2 e eu estou querendo deixar ele mais timbrado para guitarra, eu comparei com o JCM 800 e há semelhanças e até possibilidade de transforma-lo em um, mas gosto do som limpo do TSB2 e deixa-lo sem crunch ajuda pra quem quiser usar o ampli com algum pedal. Uma coisa que já está acontecendo com o ampli é que o volume dele abre muito cedo, no volume 2 ele já está gritando muito, ele está com uma 12ax7LPS na V1, acredito que seja por isso que o ganho vem forte demais, e como não tem master volume então é uma cascata de ganho, por conta dessa V1 eu tive essa ideia de fazer essa mod, e gostaria da opinião dos mais entendidos e me ajudar na direção que vou tomar, segue o esquemático modificado. Pretendo colocar um master volume tmb, mas isso depois. (https://i.postimg.cc/cJ81rHgZ/mods-TSB2.jpg) Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: edneyrossi em 04 de Março de 2025, as 16:12:50 Grande Nelson!
O TSB2 é um baita amplificador, e essa ideia de adicionar um master volume faz todo sentido pra domar a fera. A 12AX7LPS na V1 realmente empurra bastante ganho, então essa "cascata de volume" faz parte do jogo. Com o master, você vai conseguir controlar melhor isso sem perder o timbre clássico do bicho. E já que a ideia é manter o som limpo para pedais... que tal turbinar o setup com alguns efeitos? Um bom booster e um overdrive transparente vão fazer esse amp cantar de verdade! Segue o jogo, e posta o resultado das mods depois! Abraço! Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: JB.Santos em 04 de Março de 2025, as 18:44:51 Olá, Nelson.
Pensei em algo assim; criei esse MOD pensando no que deseja, vê se te atende. (https://i.postimg.cc/hjYQqx1G/Hand-Made-forum-Mod-Giannini-TSB-2.png) Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: Ronconi em 04 de Março de 2025, as 19:21:58 (https://i.postimg.cc/Fkxbm71y/Narc-Cascade.jpg) (https://postimg.cc/Fkxbm71y)
- Considera implantar esse circuito acima de paralelo/série para os dois primeiros triodos. Originalmente o TSB só usa um na V1. - Remove (se ainda não removeu) aquele 10nF entre os anodos da inversora. - Implementa (se ainda não implementou) um bias ajustável. - Pesquise sobre o master volume Lar-Mar ou Trainwreck Type 2, considero excelente pra usar no circuito do Bassman/Thundersound - Sugestão do JB.Santos acima também é legal. Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: JB.Santos em 04 de Março de 2025, as 19:52:33 A sugestão do Ronconi para o volume master é muito boa, simples e funcional.
Eu já fiz uma vez, usei um potenciômetro A250K com chave para ligar e desligar o Master. Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: JB.Santos em 05 de Abril de 2025, as 18:27:20 Olá
Revisitando o tópico, lembrei do Master volume do Marshall JCM800 2204, ainda não fiz, mas acho que vai funcionar. Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Título: Re: Modificações no Giannini TSB 2 Enviado por: gaschmidt1 em 08 de Abril de 2025, as 08:37:18 funciona sim.
|