|
Título: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 5). DYNAVOX Enviado por: pcrock em 16 de Julho de 2025, as 23:01:59 Esses pedais eram clones idênticos (e muito "porcamente" construídos) aos pedais BOSS.
Interessante a caixa no "formato" parecido aos da boss, mas ao contrário do "primo rico", que era feita em cast, aqui são chapas de ferro dobradas, mas não deixa de ser muito criativo. A placa, como podem ver nas fotos, era desenhada a mão, processo totalmente caseiro e quando necessário eram adaptados circuitos integrados diferentes ou iguais mas com invólucros diferentes. Já vi 5218P DIP montado no lugar de 5218L (Imagina a gambiarra com fios soldados do Ci para a placa). A Dynavox fazia qualquer coisa pra entregar o pedal. Fios de telefone na montagem, switches de brinquedo, etc... Eles também raspavam os números dos CIs e nas fotos dá pra ver as "gambiarras" (algumas criativas, como pedaço de corda de relógio como mola). Em 1986 estive na "suposta fábrica" em São Paulo (pelo menos foi o que quem me levou lá para buscar um pedal "na garantia" disse). Era um porão numa travessa da Domingos de Moraes, não muito longe do Metrô Santa Cruz e o cara, pelo sotaque, era um Boliviano ou paraguaio ou chileno ou algo assim.... Tinha uma mesa gigante lá com muuuitos desses pedais DYNAVOX. Nunca mais me esqueci.. Hoje é difícil encontrar até fotos deles... Envio o esquema elétrico do BOSS BF-2 junto pois esse pedal é exatamente o clone deste. (https://i.postimg.cc/fyyKp46q/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_21.11.48.jpg) (https://i.postimg.cc/KYQt2q76/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_20.50.39.jpg) (https://i.postimg.cc/rmPWdDPg/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_20.50.40.jpg) (https://i.postimg.cc/mDDC2Y8t/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_20.50.41_(1).jpg) (https://i.postimg.cc/44Y2WVsf/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_20.50.43_(1).jpg) (https://i.postimg.cc/t70x5Lyx/WhatsApp_Image_2025-07-14_at_20.50.42.jpg) Abaixo o esquema do BOSS para referência (https://i.postimg.cc/CKwb9T8C/dynavox_Boss-bf2-flanger-schematic.gif) ----- Muito interessante!!! Por coincidência conheci hoje um vídeo no Youtube que data de 11 anos atrás (sendo hoje o ano de 2025) de um cara demonstrando um DYNAVOX Super Overdrive e no vídeo há um comentário daquele que, segundo ele, foi o dono da DYNAVOX! É o usuário "TascCommander" e seu comentário data de 5 anos atrás (sendo hoje o ano de 2025). Ele se lamenta dizendo que teve que fechar a fábrica graças ao governo Collor e diz que vendeu projetos para a Meteoro e que funcionários seus foram trabalhar lá também após o fechamento da DYNAVOX. Gostei muito pois em seu comentário lá ele confirma as coisas que eu lembrava sobre o que disse aí no post original sobre a fábrica que visitei ser na Vila Mariana e pertinho da Rua Domingos de Moraes e cita que o braço direito que tocava tudo lá era o "Daniel Chileno", personagem com sotaque que citei aí no post original e que eu não sabia de qual país da América do Sul ele ter vindo! Título: Re: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 5). DYNAVOX Enviado por: bossman em 19 de Julho de 2025, as 14:18:45 O único equipamento DYNAVOX que tive em mão foi uma "câmara de eco" que pelo que me recordo era mil vezes mais bem montada que esse pedal da foto. Muito legal ver esses equipamentos feitos em solo nacional e perceber o quanto se evoluiu por aqui.
Título: Re: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 5). DYNAVOX Enviado por: pcrock em 20 de Julho de 2025, as 20:24:32 O único equipamento DYNAVOX que tive em mão foi uma "câmara de eco" que pelo que me recordo era mil vezes mais bem montada que esse pedal da foto. Muito legal ver esses equipamentos feitos em solo nacional e perceber o quanto se evoluiu por aqui. Gostaria muito de ver essa câmara de eco. Você sabe que circuito usava? Era analógico ou digital? Título: Re: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 5). DYNAVOX Enviado por: bossman em 20 de Julho de 2025, as 21:08:56 Gostaria muito de ver essa câmara de eco. Você sabe que circuito usava? Era analógico ou digital? Não faço ideia... E era analógica, usava dois BBD TDA1022P se não me engano Título: Re: Desvendando Pedais Brasileiros Antigos (parte 5). DYNAVOX Enviado por: pcrock em 21 de Maio de 2026, as 20:59:33 Só por curiosidade venho relatar que fiz um RECAP exatamente num pedal desse há dois dias. O Pedal estava com o circuito íntegro e totalmente original ainda. O trabalho é insano e deu muuuita mão de obra :D :D :D . Graças ao espaço muito apertado entre os componentes, a placa de fenolite totalmente artesanal, bem mal feita, com trilhas de muito baixa qualidade e terminais dos componentes dobradas antes da soldagem, a retirada dos capacitores velhos foi muito trabalhosa! Muito mais do que eu esperava. Durante a troca pude notar que alguns valores de capacitores diferiam levemente do esquema original da BOSS, mas nada que pudesse mudar significativamente o som. A impressão que dá é que isso também se deva a usar o que tivesse "mais em mãos" na hora da montagem, portanto devem haver muitos exemplares de pedais dessa marca com variações assim em relação aos BOSS que eles copiavam, bem como devem haver muitos exemplares com os mesmos valores dos BOSS. OBSERVAÇÃO CURIOSA-> Após a retirada de todos eletrolíticos antigos, passei um por um no analisador de capacitores e todos eles estava com as capacitâncias e ESR muito alterados, estando um deles já tão "seco" que parecia aberto (era de 47uF e estava com 22pF _), no entanto o pedal funcionava normalmente com eles! ahahahahah. Achei o máximo isso. Ri muito! :D :D :D |