Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: Nautilus em 22 de Junho de 2026, as 23:19:27



Título: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Nautilus em 22 de Junho de 2026, as 23:19:27
Olá amigos do forum!  (aplaus)
Sou um estudante do 3 ano do ensino médio integrado ao tecnico em automação industrial, e certo dia vasculhando por um dos antigos laboratorios da minha escola encontrei algo bem interessante!!
Duas válvulas bem bem legais: EF184 (que como não tinha experiência, até eu descobrir qual válvula era com o chat gpt foi difícil) e uma 11AR11 compactron da Sylvania.
Bom, válvulas são caras e no momento com vestibulares e tudo mais, não estou com muito tempo também para me dedicar 100% à paixão... Fazendo por hobbie nas horas livres e buscando usar o que eu tenho em mãos, gostaria de tentar fazer um amplificador utilizando essas duas válvulas! Eu sei que o ideal seria ter uma de potência, como uma 25L6 e aí eu poderia até tentar fazer o Carmine HB-1 direto, mas vi que posso fazer um amplificador de baixa potência utilizando a minha EF184 como pré e a 11AR11 como power, e até fazer uma configuração push pull para um pouco mais de potência...

Poderiam me ajudar avaliando a possibilidade do projeto e me recomendando materiais para estudar sobre transformadores de saída e amplificadores no geral?

 :tup (rckt


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: xformer em 23 de Junho de 2026, as 09:44:28
Bem vindo ao Handmades !   Sobre um projeto com as válvulas que você tem, a EF184 é a usada no pré do HB1, o que já ajudaria num futuro projeto seu, já que poderia usar o mesmo estágio do HB1. Quanto à compactron 11AR11, você tem que observar que a tensão usada no filamento é de 11.2 V (o "11" no início do código significa a tensão para o filamento) e que ela tem dois pentodos dentro do invólucro. Eu não conheço a 11AR11, mas talvez você possa usá-la num amplificador com uma válvula só como no projeto do Coffee Maker que usa a compactron 6AF11 (que tem 2 triodos e 1 pentodo). Veja o tópico dele aqui no fórum que deve lhe dar uma luz. Usar a EF184 com a 11AR11 necessitaria e duas fontes para alimentar os filamentos, o que complica mais um pouco, no caso do HB1, a EF184 e 25L6 tem os filamentos ligados em série porque a corrente nos dois filamentos é igual, no caso da 11AR11 e EF184 não deve ser.
Antes de tudo compre o soquete de 12 pinos para a compactron, já que ele não é tão fácil de achar, o Bossman ainda deve ter alguns para vender.
Aqui no fórum tem muita informação sobre projetos e funcionamento dos amplificadores valvulados. Você vai passar horas descobrindo tópicos interessantes e apesar de válvulas serem fáceis de serem entendidas, precisa muito estudo para conseguir projetar algo útil. 



Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Nautilus em 23 de Junho de 2026, as 09:59:10
Obrigado pela resposta! Realmente não sei se vale a pena pela dificuldade de se precisar de duas fontes para as válvulas...
Sobre o projeto coffee maker, para eu achar o esquemático, precisaria comprá-lo do Bossman?
Perdão as muitas perguntas, assim que tiver um pouco mais de tempo vou gastar tardes explorando melhor o fórum!


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: xformer em 23 de Junho de 2026, as 10:23:24
O esquema está na primeira página do tópico, bem como o link para baixar de graça o pdf com todos detalhes.
Neste tópico  que está até na lista dos últimos com postagem.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=12205.0


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Nautilus em 23 de Junho de 2026, as 15:22:15
Muito obrigado! Dei uma olhada já e com certeza o projeto me ajudará a entender melhor sobre essas compactron e sobre possíveis topologias.
A respeito do desenho do circuito, gostaria de terguntar que software normalmente é usado? Sempre vejo os schematics bonitos, mas tenho dificuldades em achar um software para desenhar e testar meus próprios projetos...


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: gaschmidt1 em 23 de Junho de 2026, as 16:12:46
Bem vindo!


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Doug em 24 de Junho de 2026, as 10:39:20
No caso, a sugestão de compra foi apenas sobre o soquete de 12 pinos para sua válvula, os esquemas estão disponíveis gratuitamente, como já foram compartilhados.
sobre software, acredito que a melhor alternativa é o Kicad, que é gratuito, aberto e com grande suporte da comunidade, eu sempre usei o Eagle, mas alem de pago (embora sempre tenha usado a versão free), ele não oferece a possibilidade de simulação (o Kicad tem)  e com o passar dos anos acho que o programa se tornou pior após ser adquirido pela autodesk, acho que o Kicad é o que temos de melhor atualmente, embora tenha que confessar que ainda tenho algumas dificuldades com ele, depois de tantos anos usando o eagle.


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Nautilus em 24 de Junho de 2026, as 16:46:56
Entendi, obrigado pela repsosta!! Pior que já tenho o kicad baixado, mas fico enrolando para começar a mexer por falta de tempo, mas agora com certeza vou arrumar um momento para dar atenção à ele. :tup

Aproveitando o topico, saberiam me dizer se eu posso mandar uma mensagem privada aqui no blog direto para o Bossman para perguntar sobre os socketes?


Título: Re: Amplificador fundo de garagem
Enviado por: Doug em 24 de Junho de 2026, as 18:42:41
pode sim
no topico anterior a esse, o do Coffee Maker tem uma postagem dele, é só entrar no perfil dele e lá terá a opção de enviar mensagem privada.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal