Título: Parallel Op amps Enviado por: fovb em 19 de Fevereiro de 2011, as 11:00:14 Estava procurando possíveis MODs para um Barber Direct Drive (2009) que entrou pra mim, e surgiu essa interessante matéria sobre operacionais soldados em paralelo.
Nunca tinha ouvido falar sobre e muito menos sabia que era possível. Alguém ja fez? Segue link (http://www.barberelectronics.com/parallelopamps.htm) (http://www.barberelectronics.com/images/op2.jpg) Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Adiel em 19 de Fevereiro de 2011, as 11:09:03 Eu usava um arranjo parecido para comutar diferentes ROMs nos TK90X...
Com operacionais, isso deve aumentar a corrente de saída, mas pode resultar em instabilidade e/ou oscilação. Um recurso que pode ajudar na interação dos op amps é usar resistores de uns 10R entre eles, ao invés de soldar diretamente, para tentar equilibrar a interação. O legal deve ser experimentar, inclusive com operacionais diferentes, para resultados inusitados... Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Diego Costa em 19 de Fevereiro de 2011, as 11:14:08 Bom, não entendo de operacionais e nunca li/ouvi sobre ligá-los em paralelo, e após sofrer na tradução do Google entendi menos ainda.
Só para eu me localizar no assunto: Quais tipos de operacionais podem ser "empilhados" nesse tipo de configuração? São "especificos" ou isso pode ser feito com qualquer CI? Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: plautz em 19 de Fevereiro de 2011, as 11:37:27 Isso já foi debatido no fórum antigo e, se bem me lembro, a conclusão foi: isso é papagaiada.
Mas claro, meus neurônios não estão lá essas coisas..... Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Renan em 19 de Fevereiro de 2011, as 11:41:49 Eu usava um arranjo parecido para comutar diferentes ROMs nos TK90X... Com operacionais, isso deve aumentar a corrente de saída, mas pode resultar em instabilidade e/ou oscilação. Um recurso que pode ajudar na interação dos op amps é usar resistores de uns 10R entre eles, ao invés de soldar diretamente, para tentar equilibrar a interação. O legal deve ser experimentar, inclusive com operacionais diferentes, para resultados inusitados... Eu tinha lido algo sobre cancelar ruidos randômicos por inversão de fase. Algo como um som ser amplificado pelos dois, quando uma instabilidade ocorre em um, no outro estaria em contrafase e seria anulada, mas isso até ai só faz algum sentido por causa das variações únicas e aleatórias de apenas um deles, não posso afirmar isso como uma verdade pois não sei, não testei nem me lembro onde tinha lido sobre pra postar aqui. Benefícios comprovados: - Maior corrente de saida - Maior "variação de timbre" caso você use mais de um tipo Até no site da barber ele recomenda "You may also find a carefully soldered iso resistor on the output can help, along with some changes in a resistor value or two" (Você também pode achar que um resistor soldado com cuidado as saidas pode ajudar, assim como mudanças nos valores de um ou dois deles) Fonte: http://www.barberelectronics.com/parallelopamps.htm (http://www.barberelectronics.com/parallelopamps.htm) Outros links interessantes sobre o assunto: http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=51862.0 http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=60569.0 Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Adiel em 19 de Fevereiro de 2011, as 12:47:51 Isso já foi debatido no fórum antigo e, se bem me lembro, a conclusão foi: isso é papagaiada. Mas claro, meus neurônios não estão lá essas coisas..... Até concordo com você, Plautz, com relação às aplicações práticas da ideia, mas dessa podem advir mais frutos que outras, como aquela dos TRCs... :) Você tem o link para o fórum antigo? Seria útil aqui. Mensagem Mesclada Bom, não entendo de operacionais e nunca li/ouvi sobre ligá-los em paralelo, e após sofrer na tradução do Google entendi menos ainda. Só para eu me localizar no assunto: Quais tipos de operacionais podem ser "empilhados" nesse tipo de configuração? São "especificos" ou isso pode ser feito com qualquer CI? Diego, seria o caso de se utilizar integrados com pinagem similar, como os TL072, TL082, TL062, 4558. 1458, por exemplo. Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Jupterra em 20 de Fevereiro de 2011, as 06:14:29 Interessante essa aplicação... principalmente quando há um ganho expressivo no final.
Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Eduardo em 20 de Fevereiro de 2011, as 07:41:03 Oi Pessoal
Quando se trata de SS, sou peixe fora d'água. No entanto existem certos conceitos que sempre se aplicam, não importa do que se trate. E para não me meter em fria, vou falar de algo que é bem conhecido de todos: Fuscas! Um fusca transporta “confortavelmente” 4 homens adultos para passar o final de semana na praia. O bagageiro leva bem as 4 mochilas e como homem que vai para a praia com outros barbudos, em geral, não cozinha, não precisa de espaço para mantimentos. Compra-se sanduíches de salmonela na orla! Se cinco homens forem juntos para a praia no fusquinha, vai ficar meio apertado, mas dá para ir. Alguém vai com uma mochila no colo e de tanto em tanto dá uma parada no posto de gasolina para esticar as pernas. Se oito homens resolverem ir para a praia juntos, sem problema! Vão em dois fusquinhas! Mas seria melhor se fossem em uma combi! A combi leva confortavelmente 8 homens para a praia com bagagem para um final de semana prolongado! Apertando um pouco cabem 11! E fica mais barato que ir em dois ou três fusquinhas. Mas tem gente que é muito popular, ou gosta de homem mais que o normal, e resolve ir a praia com 20 amigos. Neste caso pode ir com quatro fuscas, ou duas combis, ou melhor fretar um ônibus!! Daí você já vai com bastante espaço, bebendo enquanto desce a serra, já que o veículo vem com motorista uniformizado! E dá para levar pão, mortadela e uma panela com arroz que a mãe fez na véspera! O que eu quero dizer é que sempre existe uma saída adequada ao problema. Colocar amp-ops ou válvulas em paralelo para conseguir mais corrente é como colocar fusquinhas em paralelo para descer à praia com amigos. Se você já está fretando dois ônibus, ou usando vários 2N3055, a situação é diferente, mas se você está empilhando fusquinhas, então está fazendo bobagem. Abraços Eduardo Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Adiel em 20 de Fevereiro de 2011, as 12:30:53 Eduardo, nada pessoal, mas o que seria do azul, se todos gostassem do branco? São questões pessoais, a gente pode dar uma opinião (ou duas, ou três...), semear um pouco e esperar para ver no que dá, não é? ;)
Meu pai adora fuscas, e eu não consigo caber em um... :D Mensagem Mesclada Interessante essa aplicação... principalmente quando há um ganho expressivo no final. O ganho no ganho (esquisito) não deve ser expressivo, só vai aumentar a corrente, na verdade. Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: Patines em 12 de Abril de 2011, as 10:30:12 Acho isso que o camarada fez de empilhar amplificadores operacionais, uma GRANDE BOBAGEM.
Os amplificadores operacionais vagabundos (todos esses que se usa nos pedais) tem offset diferentes entre eles. O que faz estabilizar a tensão na saída do amplificador operacional é a realimentação. Mas veja só: por terem cada um deles uma tensão de offset diferente, e um ganho estúpido de grande, o que vai ocorrer de fato é que somente um deles vai estar funcionando (se tivermos sorte) e os outros vão estar saturados, ou para o positivo ou para o negativo. Eu diria que é um fusca indo pra praia, um parado e outro voltando, todos querendo passar o findi juntos na praia! Ou seja:não vão funcionar... e dependendo do CI, vai até queimar. No melhor dos caso vai atrapalhar todo o funcionamento. São tres fuscas, um indo pra cada lado pela mesma estrada e outro parado no meio, querendo ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Talvez funcione em casos muito específicos..offset muito baixo ou grande repetibilidade de CI para CI, ou pouco ganho. Acho melhor esquecer essa coisa... parece que só vai é atrapalhar. Abraços, T+ Título: Re: Parallel Op amps Enviado por: anaksun em 12 de Abril de 2011, as 11:34:05 Simples , pega um lm386 faz um booster e testa .... Se queimar vai gastar 2 reais o que não foi ruim , mas enquanto fica na teoria não vai para lugar nenhum. ;D
|