Bom dia, preciso de um cabo para ensaios.. Pra tocar em casa mesmo, nada que exija muito fisicamente do cabo, minha preocupação é o som. Esse link que colo é de um cabo Santo Angelo, tenho outros a anos, mas esse modelo não conheço, vocês me recomendam? Tem outra opção melhor abaixo de 50 dinheiros de uns 3 metros?
Obrigado
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186734848-cabo-santo-angelo-standard-series-angl-lb-mega-promoco--_JM
Eu comprei uns cabos da Spaflex, 5m, com plugs Amphenol, bitola 0.50.
São bons pra caramba... mas pelo que andei vendo, eles não tem esse modelo com Amphenol mais, só com uma marca deles lá, e os Top vem com Neutrik!
De qualquer forma, é um cabo bem legal... paguei R$49.90 no meu.
cara, eu comprei pra testar na teodoro outro dia um cabo nacional, da marca rob's, pois o vendedor disse que eram muito bons e tinham garantia total de 2 anos, peguei um, achei bem construído e levei pra casa, paguei 42 no de 5 metros e gostei muito, sem nenhum ruído... usei ele por vários meses até que depois de um show um dos p10 estava balançando, fiquei puto e voltei lá na loja, o cara olhou o cabo e a nota e sem discutir me deu outro cabo na hora. já faz mais de 1 ano que estou com esse segundo e nenhum problema. por isso recomendo!
e fazer cabos???
Alguém?
Opa, obrigado pelas respostas.
Vou pensar nesse que falou Big, esse com Neutrik deve ser demais heim? Pra show compensa um desses. Legal Flavio saber desse cabo novo e o preço é bem convidativo, achei legal esses santo angelo, mas fiquei com medo de ser fraquinho...
Quanto a fazer cabos já fiz vários, mas aí vem aquela de achar um cabo legal, bons plugues, as vezes sai mais caro ou mesma coisa...
Será só eu que compro aqueles de 2 reais o metro e plugs de 1,80 ?
Tá explicado todo o ruído agora. ???
Recebi várias indicações do Tecniforte (nacional). Procure o site deles, pois tem informações detalhadas dos cabos. Excelente construção e som. Além disso, tem 10 anos de garantia. (guitar_player
Quote from: Jones on 02 de July de 2011, as 11:40:07
Será só eu que compro aqueles de 2 reais o metro e plugs de 1,80 ?
Tá explicado todo o ruído agora. ???
Pode ter certeza que você não é o unico. hahahahaha
Quote from: viagem_mental on 02 de July de 2011, as 11:46:32
Recebi várias indicações do Tecnoforte (nacional). Procure o site deles, pois tem informações detalhadas dos cabos. Excelente construção e som. Além disso, tem 10 anos de garantia. (guitar_player
é mais fica próximo dos 200,00 o cabo top deles.
tem esse aqui.
http://www.playtech.com.br/ch/prod/18002/cabo-tecniforte-3,05m-p10-x-p10-ii.aspx
é mais barato um pouco _
Eu uso o primeiro cabo vindo da guitarra, ou os cabos até o primeiro pedal com buffer, de qualidade alta e conectores de primeira, tipo Amphenol ou Sto. Angelo. Depois, em baixa impedância, cabos e conectores (de metal) mais comuns.
O problema é que os preços da playtech costumam ser salgados. A soulshine (onde comprei) estava mais barato quando comprei no final do ano passado. O plugues são banhados a ouro, tem uma resina dentro do plugue que evita oxidação e amortece impactos, o entrelaçamento da malha metálica é diferenciado, e não me lembro o resto... http://www.tecniforte.com.br/mprodutos.php?id_categoria=1&id_subcategoria=1
Quote from: tiagojoy on 02 de July de 2011, as 11:51:32
Quote from: Jones on 02 de July de 2011, as 11:40:07
Será só eu que compro aqueles de 2 reais o metro e plugs de 1,80 ?
Tá explicado todo o ruído agora. ???
Pode ter certeza que você não é o unico. hahahahaha
Tambem sou deste grupo. :D
Todos meus cabos sao montados, desde o primeiro (a muitos anos atras) ate o ultimo.
O fato dos cabos montados serem ruidosos, é que geralmente sao montados de forma errada.
Algumas marcas de cabos nao sao boas mesmo, e serao ruidosos mesmo.
Recomendo que o cabo tenha aquela blindagem de aluminio sobre o condutor.
O ultimo cabo que montei, usei conectores da CSR, e usei 5m de cabo, me custou mais ou menos 20,00.
Tenho alguns cabos que sao de prata (sao importados) sao muito bons , porem muito dificeis de encontrar.
Assim como o Adiel, procuro usar cabos melhores entre a guitarra e o primeiro pedal (muitas vezes uso os pedais no loop do amp, ou uso os pedais de ganho na entrada do amp, e pedais de modulacao no loop).
Tambem uso cabos melhores entre os pedais de ganho, para evitar captaçao de ruidos.
Depois adiante uso cabos pouco inferiores (mas sem abusar na qualidade), depois da serie de pedais (que sao cabos bem pequenos, 20cm em media) uso um cabo de boa qualidade para ligar no amp.
Nao gosto muito dos cabos Santo Angelo.
Nao sei hoje, mas antigamente eles eram de um material que nao dava para ressoldar no plug, se quebrasse.
Também não gosto dos Sto Angelo!
além do que, não sei o que rola com os plugs deles, mas "arrombam" os jacks...
Pode ver, ser usa muito tempo um cabo Sto Angelo com aqueles plugzões esquisitos deles, quando for plugar um cabo diferente ele fica frouxo no jack
Verdade Big, já passei por isso, gostei desse da Tecniforte viagem, agora é só pesquisar preços ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
E no e-bay, alguém teve boas compras de cabo? Compensa?
Comprei uns conectores Crank da Hosa, estou só esperando chegar e posto comments
Abraços
Quote from: biglouis on 02 de July de 2011, as 13:04:04
Também não gosto dos Sto Angelo!
além do que, não sei o que rola com os plugs deles, mas "arrombam" os jacks...
Pode ver, ser usa muito tempo um cabo Sto Angelo com aqueles plugzões esquisitos deles, quando for plugar um cabo diferente ele fica frouxo no jack
Não tive problemas dessa natureza com os de 90 graus, mas tive com os da Planet Waves.
Quote from: biglouis on 02 de July de 2011, as 13:04:04
Também não gosto dos Sto Angelo!
além do que, não sei o que rola com os plugs deles, mas "arrombam" os jacks...
Pode ver, ser usa muito tempo um cabo Sto Angelo com aqueles plugzões esquisitos deles, quando for plugar um cabo diferente ele fica frouxo no jack
Eu ia mencionar isto, mas como esses cabos sao muito usado, alguem me cricificaria, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
O que faz os Santo Angelo dar esta folga nos jacks, é o angulo da ponta do plug.
Compare o plug Santo Angelo com outros plugs, lado a lado, vera a diferenca.
Parece que nao faria diferença, mas com o tempo...
Comprei conectores para pedais Hosa recentemente, daqueles que o plug parece uma "frigideira". Gostei muito, ocupam pouco espaço e a parte central do pluc não fica se mechendo, como acontece nesses plugs avulsos.
abs!
Opa eu de novo, e os da Planet Waves? Alguém já usou? No e-bay sai legal o preço...
Tem um novo - "Circuit Breaker"-, achei interessante...
aqui na minha cidade tem p10 amphenol a 9,00 e cabo santo angelo a 3,50 o metro
uso um cabo todo santo angelo a anos e nunca tive problema,, estou querendo montar uns amplenol
Costumo usar plugues Santo Ángelo e fios para audio profissional Kmp 1X22 AWG. Acho que os fios Santo Angelo são moles demais e quebram por dentro. Tenho cabos destes que fiz há dez anos...
Comecei usando Santo Angelo, mas por indicação passei a usar Planet Waves Circuit Braker. É mais caro, mas não tem ruído nenhum e não destrói os jacks.
Bom, vou falar da minha experiência:
Eu tenho três cabos Santo ,ngelo da série Ninja, tenho eles há 2 anos e nunca tive problemas.
Ambos tem uma ponta com plugue de 90º e a outra ponta reta, já fiz vários shows e ele sempre está intacto.
Agora, devemos relembrar os cuidados que devemos ter com nossos equipamentos, neste caso, cuidado com os cabos também.
Usar cabos de qualidade é o ideal, pois na maioria das vezes cabos ruins "matam" o som do instrumento, as vezes você está puxando uma faixa de freqüência no amplificador que seu instrumento pode está mandando naturalmente e você não sabe, isso já aconteceu comigo!
Eu acho engraçado ver posts sobre cabos de marca, de nome, de preço alto...
Eu uso há mais de 18 anos os mesmos cabos sem problemas.
Um deles eu comprei em uma loja não conhecida de uma marca que nem sei qual é. Soldei dois jacks bons e até agora está lá.
O outro eu ganhei de uma rede BNC (vermelho) que tem mais de 12 metros. Soldei jacks iguais ao outro e também funciona até hoje. São meus amigos de shows. Já usei em trocentos lugares sem problemas.
Só nunca enrolei meus cabos passando pelo punho e pelo cotovelo. Apenas giro eles e enrolo em círculos. Na hora de usar desenrolo e deixo na posição.
O macete é ter calma e enrolar cada um com carinho. Guardar sem amassar ou dobrar e pronto.
Hoje tenho um de 2 metros que ganhei na assinatura da Guitar Player que é muito bom...mas não compraria. Até indico se quiserem mas os que foram feitos por mim são ótimos.
Vou gastar dinheiro pagando nome? Somo ou não somos DIOurselves?
eu tenho vários montados que não me deixam na mão também! é que as vezes, o custo de comprar 5 metros e cabo bom + 2 conectores top, fica igual ou mais caro que um montado
Tenho dois Sto Angelo, aqueles com a capa tipo uma corda... e não cuido muito, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acabo sempre guardando eles quando estou bebado... hehehe..
Tenho eles a 12 anos, e estão novos.... Só que uma vez usado o Sto Angelo, sempre, pois o plug dele é maior e colocando outro, pode causar ruido nos jacks de sua guitarra...
Recentemente comprei um planet waves circuit breaker, é bom, para trocar de guitarra, só que é muito caro.
Eu adoro cabos de grife, Tenho Santo Angelo, Planet Waves circuit breaker e o carissimo G&L.
Da pra sentir a diferenca de som com eles, comparnado com os outro s cabos que tenho. O G&L tem o som mais alot no AMP mas nao vale o preço que custa.
Tenho usado o Planet Waver que tem um som legal e a vantagem de apertar o botão e nao fazer barulho no amp.
Outro cabo que usava no meu valvulado é o cabo de caixa da tecniforte, excelente, pois é leve sem pesar o Jack, acredito qeu esse cabo nao seja caro, pois é um PP com um plug muito bom apenas.
Digo semrpe aos meus amigos que sou mais um fissurado por equipamentos do que propriamente um musico, por isso a busca pelos equipamentos diferentes.
Nos preço que cobram nesse cabos de grife aqui no Brasil, aco a solução do DIY a melhor, se pudessemos "preencher" dentro do plug para que a vibração não criasse mal contato seria de grande ajuda na qualidade dos nosso cabos.
barci, já pensou em usar espuma foam em spray dentro dos conectores? não sei se dá pra aplicar dentro do p10, pela falta de espaço, mas se achar um conector com um espaço maior pode ser bem legal...
esse vídeo mostra o processo insdustrial e em larga escala, mas já vi pra vender a preços legais aqui no brasil a latinha spray, usam muito em painéis e parachoques automotivos
http://www.youtube.com/watch?v=VFjxWdPPY1Q
na calango tem os cabos da tecniforte de vários valores, Lembrando que a Tecniforte é brasileira! mais... está com preço um pouco elevado se comparado com os estrangeiros. em foruns que circulam por ai, disse que o tecniforte tem resultado melhor que os importados.
tem um video de construção dos cabos.
http://www.youtube.com/watch?v=OwIFHgoYkO4
tem esse teste
http://www.youtube.com/watch?v=tjvPy4MkydY&feature=related
_ hey! eu não ganho comissão viu huahuhauh, só acho que é um bom cabo.
Interessante Barci...
O que pode-se tentar é o preenchimento com aquele spray de esmpuma de polioretânio.. que vc aplica e ela vai inchando e preenchendo este espaço.. dependendo do plugue que vc utiliza.. dá pra enfiar aquele canudinho por baixo...
Eu já tenho feito meus próprios cabos a muito tempo.. Tenho Sto. ,ngelo, Hyonics, etc.. os únicos sem qualquer mal contato.. e olha que tô falando de cerca de 20 cabos, entre P10, Canon e aquele de PA, esqueci o nome.. xenics, algo assim.. é o nome de uma marca na verdade.. enfim.. os únicos que nunca deram mal contato foram os meus.. meus sto. ângelo eu joguei no lixo...
Os cabos que utilizo para P10 são uns baratos, revestidos com plástico vermelho, azul ou verde, traslúcidos.. dá pra ver malha dele...
Os plugues, eu opterei por padronizar.. comprei tudo da CSR, que apesar das críticas, fez um modelo que tem uma espécie de espaçador no negativo do plugue. que tira a mobilidade do P10 macho dentro do fêmea da guitarra.. resultado.. eu não preciso enrolar meus cabos na correia pra usar..
os de mic eu acabei optando pelos cabos da Sto. ângelo.. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) dentre os existentes de 3 vias esse era o que aparentavam maior resistência... Mas paguei aqui em Porto Velho o olho da cara... lembro de fiz 4 cabos balanceados pra mic... os 4 ficaram por 200 reais.. 5 metros cada um..
muuuito caro...
Quanto ao que liga a potência às caixas de PA, eu fiz meu primeiro com cabo comprado em loja de música mesmo.. pqguei muuuuuuito caro... é um cabo de 2 vias, com uma capa mais grossa que o normal, de um plástico/borracha preta.... nem lembro o preço mas foi absurdo.. além dos plugues, que são muito caro t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)...
Mas aí aprendi que em loja de eletricidade tem do mesmo cabo.. a única diferença perceptível é a consistência dessa capa preta.. que é mais rígida, menos maleável... e o preço... que foi algo como.. se a comprada na lopja de música era 5 reais o metro... essa saiu por 0,50 o metro...
Realmente esse que é meio transparente é bom, tenho um de 1,5 metro mas não uso, tá sem plugue. o ruim é que ele não é fácil de enrolar e acaba as veses forçando o plugue quando enrolado...
Vou ver se compro um bom cabo com plugue santo angelo e resolve.
mclasta, esse cabo que você mencionou é o PP, é realmente um cabo de elétrica, e cobram caro em lojas de áudio, qualquer cabo PP serve para transporte de potência (da potência para as caixas)
Quote from: marcleury on 05 de July de 2011, as 08:48:17
Usar cabos de qualidade é o ideal, pois na maioria das vezes cabos ruins "matam" o som do instrumento, as vezes você está puxando uma faixa de freqüência no amplificador que seu instrumento pode está mandando naturalmente e você não sabe, isso já aconteceu comigo!
O fato é que isso é uma grande verdade.
Mencionei em uns posts anteriores que tenho alguns cabos que sao de "prata", esses sao otimos.
Ja montei cabos usando a marca alflex (citei a marca apenas para referencia), fica horrivel, os agudos sao reduzidos.
Ja montei cabos que matavam um pouco do grave.
Obs. O cabo de prata que comprei, era importado, se alguem for procurar por ele, cuidado, ja vi venderem cabos de prata, mas na verdade sao de aluminio.
O verdadeiro de prata é quase branco (os fios internos).
Qualidade de cabos e conectores fazem diferença no som.
Se nao me engano, o Stevie Ray Vaughan dizia que ate o cabo Ac e plug do cabo AC e tomadas faziam diferença no som.
Isso ja nao sei se é verdade, ou se ele apresentava algum exagero.
Galera, sobre cabos... por favor não me crucifiquem!
Até alguns anos atrás eu usava somente cabos desse santo, até que um dia conversando com um técnico de áudio, vídeo, transmissores e outras coisas, ele me questionou o porquê muita gente usa esse cabo se ele é tão ruim, na seqüência me disse: Use cabos de 75 ohms aqueles de tv a cabo, são muito melhores e muito mais baratos...
Bom... no momento eu não engoli a história e esqueci por muito tempo, mas um dia sobrou um pedaço de cabo que meu pai tinha comprado para a parabólica da casa dele e eu queria um cabo mais curto pra usar em casa e tal...
Lembrei que meu colega havia dito, resolvi fazer uns testes e montei a principio um cabo de 5 metros e comparei com o meu St. An...:
O cabo coaxial deu um show, a diferença era muito perceptível, era como se eu tivesse ativado o sinal! Não era aquele teste lado a lado, eu toquei um pouco com um, despluguei e toquei um pouco com o outro, algumas vezes.
A grande desvantagem é a flexibilidade (o cabo 75 ohms é bem duro), outra coisa é que se não caprichar na soldagem ele quebra em alguns meses.
O melhor cabo que eu testei foi o Pirelli, tanto em flexibilidade quanto em som ele foi superior, a regra é a seguinte: se o cabo for bom pra RF vai ser bom pra instrumentos.
Hoje eu uso entre a guitarra e a pedaleira um Spectraflex, que adquiri em um rolo, e entre a pedaleira e o amp eu uso o coaxial.
Antes de me apedrejar, faça um teste, e depois poste aqui a sua impressão, é uma alternativa muito barata.
caramba Eddie
devo ter uns 15 metros desse cabo em algum canto aqui, vou até procurar :)
da pra fazer daqueles cabinhos pra ligar de um pedal no outro
Chris
Monte um cabo maior e compare, pra termos mais uma opinião, pode ser?
se eu conseguir achar aqui, pode ser :D
são bem baratos mesmo, vou testar, vai ser difícil montar só, ele é bem grosso pra entrar no p10... vou testar
flaviobei
O Pirelli tem a mesma bitola de um cabo de guitarra, se bem que isso não é regra, ja vi cabos de 75 ohms bem finos, a metade da bitola de um normal, mas acredito que seja bem difícil de encontrar.
Crucificar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)?
A idéia de se ter um site assim foi justamente pra difundirmos novas idéias..
Ah.. o nome do plug de potência é NOVIK.. super caros..
Pessoal, sobre o que influencia ou não no som.. não é o importante.. o que importa é o que vc busca..
Se você analisar, tudo, mas tudo mesmo, afeta o som.. por exemplo, uma vez li num artigo do Knirscsh sobre a influencia dos cabos de força no nosso sistema de áudio.. bom.. pra vocês terem uma idéia um pouco mais teórica.. que por analogia, você pode levar a teorias pra tudo.. dá uma olhada nesse artigo dele.. é muito bom...
CABOS DE FORÇA FAZEM DIFERENÇA? COMO PODEREMOS AVALIÁ-LOS?
Equipamentos e Cabos
Jorge Knirsch
Introdução
Existe, no meio do áudio, muita discussão em torno dos cabos de força dos equipamentos. Afinal, eles apresentam ou não diferenças sonoras? E como poderemos avaliar se um cabo de força é melhor do que o outro?
Em muitos aparelhos de entrada, o cabo de força não é destacável. E aí já surge outra pergunta, se vale a pena trocá-lo, caso seja possível, por um cabo destacável.
Vamos discorrer aqui sobre esses assuntos e mostrar o que um bom cabo de força deve apresentar em termos de resultado sonoro.
Cabos de Força Fazem Diferença?
A resposta a esta pergunta vai depender do sistema em que a análise estiver sendo feita. Se o sistema for um sistema de entrada, a diferença, se houver, será apenas marginal, de pouca relevância. Assim, aparelhos que já vêm com os cabos de força instalados, a troca por cabos de força de melhor qualidade, em regra geral, não compensa, não vale o custo investido. Normalmente, nos sistemas de entrada, como os equipamentos são mais simples, o resultado sonoro depende em muito da topologia eletrônica empregada. Não compensa investir apenas no cabo de força, mas sim, primeiramente, em uma melhor eletrônica, para melhorar o som como um todo e, depois, então, nos cabos de força, quando se tornarem os elos mais fracos do sistema. Não esqueçam que, para otimizar um sistema de áudio, devemos identificar o próximo elo mais fraco do conjunto. Normalmente, os cabos de força não são os primeiros itens a serem otimizados em um sistema de entrada, nem em muitos sistemas Hi-Fi e nem até mesmo em muitos sistemas High End. Já nos sistemas de referência, os cabos de força podem assumir uma importância igual a qualquer um dos equipamentos e cabos do sistema.
Assim, quando um sistema cresce, vejam bem, os aparelhos também já terão cabos de força destacáveis e, a partir daí, quando o cabo de força for o elo mais fraco, é de bom senso otimizá-lo para um cabo de melhor qualidade.
De Onde Vêm as Diferenças Sonoras?
Em regra geral, toda substituição de cabos deve trazer uma maior resolução e detalhamento, sem alterar o equilíbrio tonal. Isso, pré-supondo que o sistema esteja equilibrado, tanto no seu todo quanto em cada um dos seus componente. Acontece que, normalmente, na substituição, associado a esta maior resolução, poderá ocorrer também um desequilíbrio tonal, que deverá, de alguma outra forma, ser corrigido. Isto acontece com cabos e com os próprios equipamentos de áudio.
Como vocês sabem, a energia elétrica é constituída pela freqüência fundamental, que aqui no nosso meio é 60 Hz, com uma tensão em torno de 120V. Só que essa energia vem acompanhada de inúmeras impurezas elétricas, que nós chamamos de harmônicos e que são em múltiplos ímpares da freqüência fundamental. Evidentemente, estes harmônicos possuem tensões muito mais baixas do que a fundamental. À medida que os harmônicos aumentam de ordem, estas tensões vão caindo. E à medida que o nosso sistema cresce em refinamento, estas impurezas da energia elétrica podem se tornar cada vez mais audíveis e modificar a qualidade sonora do que estamos ouvindo nas nossas caixas acústicas. Estes harmônicos, de forma geral, limitam a formação do palco sonoro de um sistema. Vejam a palestra que proferimos no I Seminário de Música, Ciência e Tecnologia na USP: Palestra: Os Harmônicos da Energia Elétrica no Áudio .
Assim, todo cabo de força não deixa de ser um filtro, pois pode alterar o conteúdo harmônico da energia elétrica e que pode ser audível em nossas caixas acústicas. Colocado desta forma, o melhor cabo de força é aquele que deixa passar com a menor atenuação possível a freqüência fundamental e atenua fortemente a passagem dos harmônicos de ordem superior (3ª, 5ª, 7ª e assim por diante).
Vejam que o cabo de força tem uma tarefa bem diferente da dos outros cabos de áudio. Enquanto o cabo de força deve deixar passar apenas uma freqüência, a de 60Hz, onde está a grande parte da energia elétrica, os outros cabos de áudio, de interconexão ou de caixas acústicas, devem deixar passar o sinal de áudio em uma banda extensa de 20Hz a 20KHz sem alterar o sinal de entrada. A diferença é muito grande e, portanto, por exemplo, nenhum cabo de caixas é muito adequado para ser um cabo de força, e vice-versa. A parte construtiva, na geometria e na isolação, assim como na parte condutora destes cabos é bem diversa. Existe muita confusão a esse respeito. Esta base técnica pode ajudá-lo a discernir entre um cabo e outro no seu sistema.
Um cabo de força, então, trazendo uma maior resolução e detalhamento pode trazer um equilíbrio tonal favorecendo os graves, pois se é um bom filtro e está corretamente projetado, ele deve estar reduzindo os harmônicos de freqüências maiores e com isto seu equilíbrio tonal pode tender para os graves. Agora, estes graves podem estar excitando as ressonâncias da sala e portanto poderão estar embolados. Aqui já entramos em outra área, que não vamos abordar aqui.
Portanto um bom cabo de força, com o evidente aumento da resolução e do detalhamento, pode favorecer os graves que deverão, de alguma outra forma, serem compensados, caso estejam em excesso, por exemplo, com os vários sistemas anti-ressonantes possíveis na compensação das vibrações do chão para os equipamentos, restabelecendo assim o equilíbrio tonal. O ideal era de que o cabo de força aumentasse a resolução e o detalhamento sem perda do equilíbrio tonal.
Assim, um cabo de força que valoriza a região das altas freqüências não me parece apropriado, pois está atenuando a fundamental (60Hz) e deixando passar os harmônicos de freqüências mais altas da energia elétrica de forma que deve ser rejeitado. Caso você, mesmo assim continue a usá-lo, é muito provável que venha a fazer compensações para o restabelecimento do equilíbrio tonal que deixará seu sistema em um galho do pinheiro.
Concluindo: os melhores cabos de força aumentam a resolução e o detalhamento do evento musical e poderão, caso não sejam totalmente equilibrados, valorizarem os graves. Mas nunca os agudos!!
-----
Também da mesma fonte, só que mais recente, foi feito um artigo sobre cabos... vale ler com atenção para entender... vou postar abaixo:
O QUE É IMPORTANTE PARA OS CABOS DE CAIXAS ACÚSTICAS?
Equipamentos e Cabos
Jorge Knirsch
Introdução
Não sei se é de conhecimento geral, mas os cabos de caixas acústicas são os mais importantes dentre todos os cabos de um sistema de áudio, ou seja, são os que maior influência podem exercer sobre o conjunto. Assim, vamos aqui iniciar uma nova série e estudar os cabos de caixas acústicas um pouco mais de perto. Para analisá-los mais detalhadamente, iremos verificar alguns parâmetros importantes:
O material empregado;
A impedância;
A capacitância;
A indutância;
O dielétrico e a geometria;
As soldas e os terminais;
Bi-wiring.
© 2004-2012 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
http://www.byknirsch.com.br
O Material Empregado
Qual a importância do material condutor? A escolha do material condutor, para um cabo de áudio, é de suma importância, principalmente para a obtenção de um resultado final de qualidade. E, no caso dos cabos de caixas acústicas, a escolha de um bom material condutor se reveste de uma relevância ainda maior, devido à grande influência que eles têm sobre o sistema.
Um material com bom índice de condutividade tem a capacidade de transportar a corrente elétrica com um mínimo de perdas possível. Quanto maior for o valor da condutividade, melhor a qualidade do material empregado. Na verdade, o valor da condutibilidade expressa quantos metros são necessários para se obter um Ohm de perdas para cada mm² de secção transversal do material. Assim, a unidade de condutibilidade é: m/Ohm x mm². Por exemplo, em condições normais, o material que melhor condutibilidade apresenta é a prata, cujo fio de 1mm² precisa de 62 metros para ter uma queda de resistência de 1,0 Ohm. Em seguida vem o cobre, com um valor de 56m/Ohm x mm², ou seja, o cobre tem uma condutibilidade quase 10% menor que a da prata. Após o cobre vem o ouro, com uma condutibilidade de 47,6m/Ohm x mm², ou seja, 15% menor que a do cobre.
É importante salientar que, tanto a prata como o ouro possuem uma característica sônica bem marcante, peculiar e diferenciada. Enquanto que a prata tende a metalizar o resultado sonoro, valorizando as altas freqüências, o ouro possui a característica de valorizar os médios baixos. Dos três metais mais empregados no áudio, o cobre apresenta-se como o material mais neutro, do ponto de vista sonoro, e é, sem dúvida, o mais aplicado na eletrônica analógica e digital. Existem muitos cabos que usam uma liga feita com dois ou três destes metais, mas são muito mais caros, considerando o seu preço por metro, e nem sempre têm uma qualidade sonora superior que possa corresponder a esse preço.
Embora o cobre seja o metal mais empregado no áudio, ele precisa de tratamento. Acontece que o cobre normal não tem a pureza necessária, devido aos óxidos de cobre e outras impurezas nele existentes, que fazem com que o som se torne granulado, ou seja, com baixa resolução. O cobre normal, quando de boa qualidade, possui em média uma pureza entre 235 a 250 PPM (ou seja, ele contem 235 a 250 moléculas de impurezas para cada milhão de moléculas de cobre). Assim, procura-se purificar o cobre no seu processo de fabricação, retirando-se as impurezas e os óxidos. A este cobre, costumamos chamar OFC (Oxygen Free Copper) ou OFHC (Oxygen Free High Conductivity). Neste caso, o valor cai para algo entre 40 a 50 PPM, cuja pureza é melhor do que 99,95% de cobre em peso. Alguns fabricantes também nomeiam esse cobre de pureza mais alta como sendo 5N, 6N ou até 8N = 99,99999999% (8 digitos após a vírgula). Acontece que não existe comprovação de que a redução de impurezas de cobre acima de 99,95% sejam audíveis em uma reprodução sonora.
Outro ponto interessante é com relação ao comprimento dos cristais de cobre. O cobre normal possui de 4.000 a 5.000 cristais por metro. Dizem que, entre estes cristais, criam-se indutâncias, capacitâncias e até uma certa função de diodo, que podem deteriorar a qualidade do som. Assim, procura-se diminuir o número de cristais por metro, aumentando o tamanho destes cristais. Sabemos que o processo de fabricação do cobre OFC/OFHC já reduz o número de cristais para algo em torno de 1000 cristais/metro. Mas existe um processo que aumenta ainda mais o tamanho dos cristais, chamado de cobre - LGC (Long Grain Copper), que reduz o volume de cristais para algo entre 200 a 300 cristais por metro. No entanto, o processo mais avançado que temos hoje, dizem, é o processo do Professor Ohno, chamado de UPC-OCC (Ultra Pur Copper - Ohno Continuos Casting). Neste processo, o cobre é mais fundido do que extrudado a frio, como se usa normalmente, obtendo-se assim um único cristal que pode chegar ao comprimento de 200m. Este cristal fica na direção da condução elétrica do cabo e muitos dizem que a diferença conquistada é audível, enquanto que outros acham muita graça nestas afirmações. Não tenho conhecimento de testes conclusivos sobre estas diferenças auditivas relacionadas ao tamanho dos cristais. Vamos dar continuidade a este assunto nos próximos Audiophile News.
Desejo a todos boas audições e também muito bom senso!!
http://www.byknirsch.com.br/produtos-cabos-connect-caixas.shtml
Muito bem interessante este artigo que o mclasta postou.
Sei que cabos de entrada de baixa qualidade pode interferir no resultado final.
Se for um sistema que tenha um consumo moderado/alto, um cabo de baixa qualidade, pode interferir da seguinte forma, conforme o sistema puxa corrente, comeca a ter oscilacao na saida do cabo/entrada do transformador.
Com isso gera oscilacao na saida do transformador...
Eddie, sei do que voce esta falando...
As vezes é dificil postar algo diferente do conhecido ou que contrarie algo. Como por exemplo, se eu disser que se colocar a mao no fogo, queima, sempre aparecera um que diz que colocou a mao e nao queimou...
Sobre o cabo coaxial, o porque acontece o que voce falou? :
Note uma diferença, o condutor central do coaxial é um fio unico.
O condutor central dos cabos blindados (microfone/guitarra) sao varios "fiapos", isso faz ter perdas...
Pode acontecer o fator da capacitancia do cabo tambem...
Nos coaxias o condutor é bem mais distante da blindagem do que sao os cabos blindados convencionais...
Uma coisa importante, se for usar cabo coaxias em guitarra, para nao se ter ronco, a malha de blindagem nao pode ser falhada, ou entao deve se ter aquele revestimento de aluminio entra a malha e condutor.
Particularmente, eu acho que nesse último artigo postado, tem a elucidação de todas as nossas dúvidas, presentes até o momento...
Espero que todos leia com atenção..
abraço!
GrAmorin
Realmente os que tem aquela fita de alumínio são superiores em relação a captação de ruidos, mas os que não tem não fazem feio.
Via de regra, tanto cabos coaxiais quanto cabos de guitarra devem ter a malha trançada para minimizar interferências.
segundo o meste é o seguinte...
A fiação dedicada para a alimentação dos equipamentos deverá empregar fios sólidos, também chamados de fios rígidos, para a fiação das fases e do neutro e fiação flexível para o aterramento. Os fios sólidos, em comparação com os cabos flexíveis de mesma bitola, apresentam um aumento maior da impedância em altas freqüências, devido ao efeito Skin, também chamado de efeito pelicular. Esta característica dos fios sólidos corrobora na redução do fluxo dos harmônicos pela rede elétrica.
Isso significa que usar um fio rígido, cria um filtro de altas frequencias... se seu sistema for repleto de altas, ele dá uma impressão de mais equilíbrio... fora isso, em teoria, prejudica... Fazendo assim nosso amigo coaxial ser desaconselhável... mas enfim.. teoria é teoria...
mclasta
Bom... Deve ter mais fatores envolvidos no resultado, pois os cabos coaxiais são usados pra transmissão e recepção de sinais com freqüência muitíssimo maior que as audíveis.
EddieTavares
Posto muito pouco no site por falta de tempo, mas me interessou este tópico, pois eu ha muito tempo (uns 20 anos) uso cabos coaxiais, inclusive tenho um montado por mim desta época, e nunca tive problema com o cabo... a não ser em relação aos plugues que muitos chegaram inclusive a enferrujar e de tempos em tempos eu troco eles... fazendo comparação com cabos comprados profissionais, o coaxial que você relatou, o maior segredo é fazer uma solda limpa, e fixar bem dentro do plugue, para isso eu uso espuma normal, e não deve nada aos cabos comprados... som limpo, cristalino e com todas as frequencias audíveis... as distorções ficam mais abertas... esta é aminha opinião. Vai de cada um testar, comparar e ver qual é o melhor para o seu próprio uso.
Splenic
Pois é, eu só uso um Spectraflex por causa da fexibilidade e por ter pego numa troca, mas o coaxial não perde nada em relação ao Spectraflex, e da um banho no St. A*****.
Só para jogar mais lenha na fogueira do cabo coaxial.
O cabo da George L's que custa realmente caro, parece cabo coaxial....
Mas nao me arrisco em abrir nem o plug para ver como é
http://www.georgelsstore.com/cables.html
O meu é o .155
O cara mais chato do mundo em timbre Eric Johnson usa o cabo.
É impressionante quanto resposta boa vem de uma simples pergunta. Agora sei não só quais cabos são melhores, como porquê e onde são melhores, deram idéias para construção de cabos, e ainda apontam vantagens e desvantagens entre uma marca e outra e nossos amados cabos DIY. Sem mencionar o texto fantástico de Mclasta.
É por isso que eu adoro esse lugar, obrigado amigos.
A propósito acabei pegando Planet Waves no bay por enquanto. :)
Nao sei se fica fora do topico, mas vou comentar.
Um fato, do coaxial apresentar menos ruidos tambem, pode ser por causa de como é montado o cabo.
Vejo muitas pessoas comprarem o cabo por metro, tenho 2 vias e a malha.
Nao ha problemas em usar este tipo de cabo.
Porem a forma como é montado é que influencia.
Muitos soldam uma via no pino central do plug, e a outra via no corpo do plug, e deixa a malha sem soldar...
Ai é que esta o erro...
Isto nao acontece com o coaxial, pois ele sendo 1 condutor (via) e a malha, nao ocorre a soldagem errada.
"timo tópico este...e as respostas acabam por enriquecer ainda mais o tópico.
Achei muito interessante a questão do cabo coaxial e vou fazer o teste, já que tem muito desse cabo onde trabalho e estou precisando de cabos de verdade e como há uma boa alternativa apresentada vou testar e fazer um desses pra mim.
Obrigado a todos pelas maravilhosas sugestões.
Ué, estranho isso.. normalmente os cabos que compro são somente 2 mesmo, o central, ligado no pino do plugue, e a malha, assim como o coaxial.. a única diferença fica realmente na distância entre a malha e o positivo.. e no fato do coaxial usar fio rígido no centro..
Outra coisa pessoal.. o texto maravilhoso, que fora mencionado, não é meu, mas de um cara que sou fã.. audiófilo.. do site www.byknirsch.com.br, de onde tiro muita coisa sobre aterramento, etc..
Quem quiser conferir.. tem muito material bom lá!
abraços!
O cabo com duas vias e a malha é estereo.
A malha sempre deve ir no corpo do jack.
Correto, cabo de 2 vias é o estereo.
Geralmente vendem ele como cabo para microfone, pelo fato do plug canon ter 3 pinos... Como é para microfone... servem para guitarra, baixo, etc...
Tambem sempre compro cabos de 1 via (mono), para microfone tambem costumo usar o mono, ja que no plug P10 "mono" as duas vias sao juntadas.
Amorim,
voces não estão falando do cabo coaxil de antenas não, né? Pois este é muito rígido a meu ver.
Qual tipo seria?
-----
A propósito, estou criando o layout de um testador de cabos digital.
Acho bem interessante.
Sao dos cabos de antenas mesmo que estamos falando.
Realmente sao bem rigidos, mas tem alguns mais flexiveis.
Se usar o coaxial, é mais recomendado usar da pedaleira ou pedal em diante, pelo fato de serem cabos que nao ficariam em movimento constante.
Ja entre a guita e o pedal (ou pedaleira) é melhor usar um bom cabo blindado, pela flexibilidade e por causa do movimento constante da guitarra.
Só um adendo... o cabo coaxial que eu uso é bem flexível e tem mais de 20 anos... existem os mais rígidos que são os mais comuns hoje em dia... naquela época não tinha os cabos importados ou eram muito mais caros então a gente se virava com o que tinha... acredito que os coaxiais de antes eram muito melhores... a propósito atualmente tenho dois George L's de 5 metros e alguns da Planet waves que uso entre os pedais e pedaleira todos ótimos cabos.
Olá pessoal...
Ontem a TV de casa pifou... 2 em menos de 1 mês..
enfim já que ninguém ia usar a antena mesmo tirei o cabo e coloquei 2 plugues P10 pra ver no que dava..
O resultado foi, o som tá mais limpo, mais vivo, só que notei mais agudos do que antes..
mas creio que com regulagens de pedaleira e pedais isso se resolva..
quanto a captação de ruídos deminuiu pouco, mas vale lembrar que só modifiquei o cabo da guitarra pro set..
tô pensando em usar os cabinhos pra interligar pedais esse coaxial..
será uma boa idéia ?
o meu é bastante flexível, quase identico a um de guitarra. inclusive tem cabo de guitarra menos flexível com ele..
Bom foi isso, espero que tenho ajudado alguém que não acredita que o cabo é bom...
Aceito mais sugestões pra experimentar.
Jones
A primeira coisa que se percebe entre um cabo ruim e um bom de guitarra é diferença de agudos, todas as freqüências são prejudicadas pela resistência x capacitância do cabo em maior ou menor grau.
Sendo assim, provavelmente esse “aumento de agudos“, são freqüências que estavam sendo cortadas pelo velho cabo, e que provavelmente vc tinha que adicionar no amplificador.
Sim, nota-se uma presena de brilho no som...
o que não era percebido antes. só o encomodo é na hora de soldar, quando fui seguir as dicas do Amorim para soldar o papel alumínio do jack, foi osso.
Agora as duas pontas estão apresentando mal contato, lembrando que fiz testes com um plugue qualquer desses de 2,00 e um minisystem LG.
Vou comprar plugues novos, mesmo que sejam de qualidade inferior.
e testar em um amp meteoro de 100W no estúdio e em breve posto os resultados pra vocês.
Coloquei o cabo da guitarra no lugar do coaxial na TV da sala e ninguém percebeu ainda. :P
Olha, use um bom plugue e faça uma boa solda, isso dá uma diferença absurda
Mas esse foi só um teste superficial. só pra ter noção mesmo, e assim já impressionou.
Vou trocar os cabos de ligações entre pedais por coaxial também.
isso farei hoje.
Faz muito diferença soldar o papel no plugue? sempre achei isso meio impossível.
Um dos cabos que eu testei tinha a malha de alumínio...
É impossível fazer uma boa solda, e mesmo que a solda fique boa ela tende a quebrar no primeiro puxão, eu prefiro os de malha de cobre mesmo, muito mais confiáveis.
Hehe, a história se repetindo... eu fiz o mesmo com o cabo da guitarra, coloquei no lugar do cabo da parabólica, entretanto, se o cabo for muito longo (uns 20 metros) o cabo de guitarra não vai dar conta.. o sinal vai ficar ruim.
O cabo que substitui tinha só 2 metros quanto o coaxial tem uns 3 ou 4. está beleza.
O coaxial tem tanto a malha de fios quanto a de papel.
Vou refazer ela agora, só que soldando só com os fios trançados da malha..
Valeu pela dica.
Já recomendo.
vou ter que comprar esse coaxial pra testar, revirei a casa procurando o que tinha aqui
dai perguntei pra patroa e ela disse que deu "cabo no cabo"
sacanagem :D
que marca e modelo vocês recomendam?
Tô tocando com o meu agora, e nele só tem escrito " Fio para antena/transmissão de sinais RG59U 40% coaxial cable 0020M "
Ele é bastante flexível.
Eu prefiro os cabos de cobre o mais puro possível e de malha trançada.
Existem cabos com núcleo de aço recoberto por cobre, esses têm maior resistência ôhmica o que é indesejável para cabos de guitarra, sendo assim em teoria inferiores, é fácil reconhecê-los, o núcleo é bem mais rígido e pode ser atraído por um imã.
Há também cabos com espuma de poliestireno expandido (isopor) como isolante do núcleo, esses é difícil de soldar, porque o ferro derrete o isolamento.
Quanto maior o percentual de cobertura de malha, mais isolado estará o núcleo, ou seja menos ruído.
Eu ha muito tempo uso um Pirelli que tem essas características, que foi o melhor entre alguns pedaços de +- 3 metros, só esta escrito Pirelli 75 ohms... Coaxial e alguns hieróglifos no meio... faz mais de 10 anos que uso os mesmos cabos!!!
Espero ter ajudado.
Fui comprar Coaxial hoje pra interligar os pedais e conversando com o vendedor (baixista) disse que era pra guitarra, ele riu que quase chora. disse que não passava nem perto de cabo pra guitarra...
eu fiquei calado e ri quando saí da loja, é incrível como as pessoas não acreditam em coisas diferentes dos costumes.
O plugue santo angelo lá estava a 5 reais. ???
pena que não tinha o dinheiro pois tinha gastado 10 reais em knobs.
mas assim que der compro pra "tunar" o meu coaxial.
Quote from: Jones on 11 de July de 2011, as 20:08:46
Fui comprar Coaxial hoje pra interligar os pedais e conversando com o vendedor (baixista) disse que era pra guitarra, ele riu que quase chora. disse que não passava nem perto de cabo pra guitarra...
eu fiquei calado e ri quando saí da loja, é incrível como as pessoas não acreditam em coisas diferentes dos costumes.
Isso é uma grande ignorancia (o ato do vendedor).
Por ocasioes como esta, que muitas coisas boas nao sao ditas, e ate ficam guardadas como um "segredo".
Ja aconteceu algo semelhante comigo, em minha cidade, a muitos anos atras.
Preguntei onde eu poderia conseguir valvulas, ... o vendedor/e dono, achou ruim eu procurar tal informacao, e disse que nem fabricava mais e nem se usava em nada...
Mas sabemos a verdade. :D
Quote from: GrAmorin on 11 de July de 2011, as 20:29:24
Quote from: Jones on 11 de July de 2011, as 20:08:46
Fui comprar Coaxial hoje pra interligar os pedais e conversando com o vendedor (baixista) disse que era pra guitarra, ele riu que quase chora. disse que não passava nem perto de cabo pra guitarra...
eu fiquei calado e ri quando saí da loja, é incrível como as pessoas não acreditam em coisas diferentes dos costumes.
Isso é uma grande ignorancia (o ato do vendedor).
Por ocasioes como esta, que muitas coisas boas nao sao ditas, e ate ficam guardadas como um "segredo".
Ja aconteceu algo semelhante comigo, em minha cidade, a muitos anos atras.
Preguntei onde eu poderia conseguir valvulas, ... o vendedor/e dono, achou ruim eu procurar tal informacao, e disse que nem fabricava mais e nem se usava em nada...
Mas sabemos a verdade. :D
Essa das válvulas é clássica... comigo o cara falou que não se usa mais, que n prestava e inclusive tentou me empurrar uma pedaleira de última geração. (que por incrível que pareça tentava simular sons de amplificadores VALVULADOS). >>(:
Acredito que o que faz os cabos coaxiais terem boa qualidade para guitarra é que são produzidos em uma escala muito maior que cabos para instrumentos e normalmente vendidos em rolos de 100 metros, enquanto cabos específicos para guitarra são vendidos em cabos ja montados em 5 ou 10 metros.
Alguns parâmetros de qualidade são desejáveis para ambos como resistência, indutância e capacitância baixas, e se eu não estiver enganado (me corrijam) os sinais de radiofrequencia parecem ser mais sensíveis a estes fatores.
Corretíssimo, Eddie!
Os cabos de guitarra que sao vendidos em 3, 5 ou 10 metros, tambem sao produzidos em escala.
Se voce ir em uma loja de componentes eletronicos, vera que o cabo quando comprado por metro esta em um rolo... ...que tambem tem cerca de 100m.
Os cabos de 3, 5 ou 10 metros, sao cortados neste tamanho, nao saem da fabrica com esta medida.
Quem os fabrica (montam), como Sto. Angelo, Planet waves, etc,... recebem um rolo, corta nos tamanhos nescessarios, montam, e distribuem no tamanho acima citado.
Um dos principais motivos dos cabos coaxiais terem melhor resultado, esta no fato do condutor central ser um "fio" rigido, ao inves de multiplos "finos" condutores... isto faz a questao da resistencia OHMica, outro ponto do coaxial, é o condutor central ser bem bais distante da malha, isto tem relaçao com a capacitencia...
Um cabo com resitencia, tera reducao no sinal (no caso de guitarra, ja se trata de um sinal de baixa intensidade...).
Um cabo com capacitancia alta, prejudica o "brilho"... abafa o som...
Estou com um bom pedaço de fio coaxial de ótima qualidade, e que cabe perfeitamente em um plugue bom que tenho e iria testar se realmente faz a diferença mas esbarrei num problema de iniciante e não consegui ir pra frente.
Quem já montou cabo assim, como fez pra pegar solda na malha de alumínio??
Já tentei todos os métodos que conheço.
Boa pergunta fernando, eu não consegui, a alternativa que achei foi deixar a malha de papel até o fim, cobrindo o positivo até onde ele é soldado.
e nos cabos de pedais eu 'prensei' ela já que uso plugs que tem parafusos (que são difíceis de soldar até a malha trançada)
Realmente a solda é dificil, ou impossivel de "pegar" no aluminio.
Darei uma dica, que uso quando preciso soldar ou estanhar um fio que é dificil pegar solda.
Eu tenho pronto, uma especie de verniz, nao é nada demais... é apenas breu diluido em acetona (pode ser usado thinner).
Eu molho o fio neste verniz, a solda pega facinho.
Nao sei se da certo com aluninio.
Caso nao de certo, prenda a malha, prensando o cabo contra o plug e a malha dobrada, como se faz em conectores de antena.
Sobre o aluminio, quero fazer uma resalva.
Ja usei cabo de guitarra que era feito de aluminio... nao recomendo, inibe os graves, (ate citei em posts anteriores sobre um alerta, tem quem vende cabo de aluminio como se fosse de prata).
Creio eu, que os que ja fizeram seu experimento, e teve exito na qualidade final, usou cabo coaxial com malha de cobre.
Sugiro que procurem este tipo de coaxial.
(Não recomendo)²
Além da solda não pegar direito no alumínio, vai quebrar no primeiro puxão... ja pensou? Você fazendo aquele solo e derrepente... nada!
É extremamente recomendável os cabos de cobre puro com percentual de cobertura de malha o maior possível.
Um resumo do meu post anterior:
Quote from: GrAmorin on 13 de July de 2011, as 18:33:00
Realmente a solda é dificil, ou impossivel de "pegar" no aluminio.
Darei uma dica, que uso quando preciso soldar ou estanhar um fio que é dificil pegar solda.
Nao sei se da certo com aluninio.
Creio eu, que os que ja fizeram seu experimento, e teve exito na qualidade final, usou cabo coaxial com malha de cobre.
Sugiro que procurem este tipo de coaxial.
O Eddie tem razao quanto a fixabilidade da malha de aluminio.
Nao dei certeza que daria certo com malha de aluminio.
E no final, recomendei o uso de cabo com malha de cobre, nao confundam uma coisa com outra.
Vídeo interessante da sparflex mostrando o processo de fabricação de fios e cabos
http://www.youtube.com/watch?v=z6onjClkRsk&feature=player_embedded
Pessoal, montei um cabo aqui com cerca de 3 metros com o cabo coaxial e ficou bem melhor do que o que eu tinha (Aquele cabo que vem de brinde nas epiphones), comprei bons plugues e conforme relatos anteriores soldar a malha é quase ou praticamente impossível com essa solda que usamos, dei um jeito e ficou bem firme nos plugues. Para mim um teste satisfatório o som melhorou muito no meu caso. Recomendo calma na montagem em relação ao fio da malha e também há opções de cabos com variadas porcentagens da malha de recobrimento dos cabos, se não em engano usei um com 67% que foi um amigo que me conseguiu, mas há um com 95% de malha de recobrimento, não sei realmente o que pode afetar mas fica a dica.
Eu adorei o canal de vídeos desse cara, e aqui tem um sobre construção de cabos, se ajudar em alguma coisa... ^-^
http://www.youtube.com/watch?v=smg68qgJa-I&feature=related
Fiz um cabo com um desses de antena de celular, de 50 ohms e o som da guitarra é outra coisa...
O bom é que ainda tenho 50 metros desse cabo brincando por aqui ainda
O Tubedepot é mesmo ótimo.
Se você puder por a mào nos materiais apontados por eles...
Bom pessoal, tenho um cabo sto Angelo e um Coaxial, não uso o Sto Angelo da guitarra pros pedais, pois nos jacks das minhas guitarras ele ficou muito grande e dá muito mal contato, chiados e estalos, o que não acontece com o coaxial.
Tenho também 2 buffers (peter cornish G2) um na entrada e outro na saída do set. Os cabinhos entre os pedais são alguns com cachimbos daqueles de parafuso, meio arredondados, e outros simplesmente plugs comuns P10 dobrados em 90º cobertos com fita, achei muito legais e econômicos. Só que fui em um show anteontem e o guitarrista usava cabos feitos dessa maneira também, só que no lugar de cabos de guitarra ele usava esses cabinhos blindados que alguns de nós usamos pra fazer as ligações do sinal. Achei muito interessante essa ideia, aí eu pergunto:
Alguém já usou ou usa esses cabos para conexões de pedais? Aconselham? Caso alguém aconselhe vou deixar de lado meus cabinhos velhos e comprar uns 20 plugs e fazer 10 cabinhos pra ver se diminuo o meu set e tiro um pouco dos ruídos indesejáveis.
Abraço a todos.
pessoal essa experiencia só serve com o cabo coaxial flexivel? pois eu só só tenho o que é mais rigido que inclusive o fio central é um fio rigido, atualmente esse cabo tá sendo usado na tv
Quote from: abraao on 13 de July de 2012, as 16:37:37
pessoal essa experiencia só serve com o cabo coaxial flexivel? pois eu só só tenho o que é mais rigido que inclusive o fio central é um fio rigido, atualmente esse cabo tá sendo usado na tv
É desse mesmo que estamos falando!
Eu comprei aqui em juazeiro 10 metros de cabo sparflex para fazer dois cabos e alguns cabinhos para interligar pedais. Cabo muito bem construído, com malha, os 2 condutores envoltos no que parece um plástico metalizado, além de um cordãozinho junto com os condutores. Saiu por 2,50 o metro
Jones
Depois do buffer, qualquer cabo pode ser usado desde que possua malha, o buffer se encarrega de elevar a amperagem do sinal tornando-o memos sensível à impedancia e capacitancia dos cabos... e como os cabinhos são muito pequenos, o efeito é quase nulo.
Recomendo para esse uso um cabo de vídeo cftv finhinho, desses usados em câmeras de circuito interno, ainda não usei, mas tenho uns pedaços aqui em casa, é muito flexível e fácil de soldar, claro, é mais sensível a puxões.
Bom pessoal, eu olhei as 6 páginas e não vi ninguém citar o Monster Cable, vocês não gostam dele?
Affe, esse pra mim é o melhor até agora, gastei uma grana mas também não gastei nunca mais, custam os olhos da cara mas valem a pena! Pra gravação profissional são perfeitos!! Excelentes cabos!!
Bom, só deixando minha experiência quanto a esse cabo!
http://www.monstercable.com/pro_audio/pro_audiolist.asp?category=professional-instrument-cables
Quote from: EddieTavares on 16 de July de 2012, as 16:57:44
Jones
Depois do buffer, qualquer cabo pode ser usado desde que possua malha, o buffer se encarrega de elevar a amperagem do sinal tornando-o memos sensível à impedancia e capacitancia dos cabos... e como os cabinhos são muito pequenos, o efeito é quase nulo.
Recomendo para esse uso um cabo de vídeo cftv finhinho, desses usados em câmeras de circuito interno, ainda não usei, mas tenho uns pedaços aqui em casa, é muito flexível e fácil de soldar, claro, é mais sensível a puxões.
Muito obrigado sanou muitas dúvidas minhas, o que vou fazer é: comprar cabinhos blindados, desses bem fininhos e comprar plugs de 1 real P10, soldar ele sem a capa plástica e dobrar em 90º isolando com espaguete.
Depois posto uma foto de como vai ficar no set pronto.
Obrigado mesmo.
Abraço.
Há um bom tempo vi um esquema de montagem de cabos no Home Studio Fans (http://www.homestudiofans.com/index.php) que me chamou a atenção.
É um tanto diferente dos esquemas de montagem tradicionais, e por isso mesmo acho bem questionavel.
Até penso em monta-lo pra ver o que acontece, mas enquanto isso, gostaria que o pessoal desse uma olhada e dissesse o que acha. Segue o link: Cabos para guitarra - Home Studio Fans (http://www.homestudiofans.com/home-studio/275-cabos-para-guitarra)
Desse modo de fazer cabos eu nunca tinha visto não, vou testar...
JoaoVarios
Cara, eu t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) nunca tinha visto cabo assim, mas comprei uns planet waves custom pra mim e como o tamanho que eu queria não tinha que era 4,5m comprei o de 9m pra fazer 2 cabos de 4,5m aí quando cortei o cabo no meio percebi que tinha 2 nucleos aí na primeira tentativa liguei os 2 no meio e a malha no terra e o cabo não funcionou... tive que ligar desse jeito que tá nesse link que vc passou só não sei se tem esse capacitor nele p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) os plugs originais não consigo abrir...
Abraços!
Semana que vem (fim de mê$ é fogo) vou ver se compro um pouco desse cabo e também o coaxial pra testar, e assim que tiver alguma resposta posto o resultado.
Ps.: Ou então vou pegar emprestado um dos cabos de microfone do meu trabalho :D
Monto, faço alguns testes, e se ver que compensa compro cabo pra montar um definitivo pra mim ;D
JoãoVarios, os sparflex que eu citei são justamente como os descritos no link que voce postou. Cabo bem resistente e barato. E o jeito certo de soldar a blindagem quando há dois condutores é mesmo soldando somente um lado da blindagem junto com o condutor do negativo, para evitar loops de terra, que geram mais zumbido. Esse lance do capacitor é para eliminar radiointerferência
Interessante Jairo. Acho que há um tempo quase comprei um cabo da Sparflex, mas como não conhecia fiquei receoso, e depois acabei nem comprando cabo nenhum.
Mas é interessante saber que a montagem sugerida pelo Home Studio Fans não tem nada de absurda e que até é usada num produto industrializado.
Você poderia dizer quais as suas impressões sobre esse cado da Sparflex, comparando-o com outros cabos?
Isso é, se não tiver feito antes, né.
Valeu.
Esse lance deles estragarem o conector da guitarra sempre aconteceu comigo, já teve vez de eu ficar tão puto a ponto de pegar um alicate de bico e dar uma amassada no plug para ele ficar firme dentro do P10 fêmea.
Quote from: diego.fcs on 15 de August de 2012, as 09:43:31
Esse lance deles estragarem o conector da guitarra sempre aconteceu comigo, já teve vez de eu ficar tão puto a ponto de pegar um alicate de bico e dar uma amassada no plug para ele ficar firme dentro do P10 fêmea.
Quanta violência no seu coraçãozinho :D