Vi o video desse mini-rectifier http://youtu.be/Vk6KnJfo6cE e ele diz que da 25w de potencia, não estudei essa aula ainda mas ele trabalha em classe A/B, so achei muito pra 2 el84.
Da não.... 17W no maximo....
Oi Pessoal
Em teoria pode-se tirar potências absurdas das válvulas, basta elevar a tensão de placa e diminuir o bias. Na prática, encorre-se em problemas de centelhamento devido a efeito flyback do transformador de saída. Em push-pull, a válvula será submetida a tensões de placa da ordem de duas vezes a tensão de placa no repouso.
Acho que o mais provável é que haja quatro EL84 nele ou que o fabricante esteja faltando com a verdade quanto a potência.
Abraços
Eduardo
Nem querendo muito um par de EL84 consegue 25W...
No HiEnd Show desse ano eu vi (e ouvi) um amplificador Stingray da Manley, com 32W (1,5%THD) cada canal usando 4 válvulas EL84 por canal em modo ultralinear. Em modo triodo, a potência caía para 18W.
Estive olhando umas el84 na tubedepot e me deparei com uma sovtek el84m, que seria uma equivalente a 7189, sendo que ela é uma el84 mais parruda, tensão de placa de até 400v, 12w de dissipação de placa máxima... Em pp consegue-se até 24w.
Se for ela, até que podemos dizer que é 24w mesmo.
http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/127/7/7189.pdf
Um abraço!
Será que o segredo está nesse circuito de power patenteado pela boogie, o tal Dynna-Watt?
______________________________________________________________________________
Vou ser suspenso... Olha o que eu lí em outro forum! Acho que o segredo desse boogie é isso mesmo :D
Quote
Beatlemaniac
1 dynawatt = 0,75 watts
__________________________
b0fh
1 dynawatt = 0,75 watts
haeuaeuhaeuaeuaue
dizem ter 20 dynawatts (moderador, peço que me suspenda do fórum) saum os 15 watts RMS q as duas EL 84 entregam
O segredo está por trás de uma empresa venerada que é capaz de falar besteira de terceira ordem e um monte de gente acredita!
Potência é uma média realizada no tempo, sobre a corrente e a tensão de saída. Dependendo de como você manipula a média e etc, você obtém o valor que você quiser - tai o PMPO que não me deixa mentir.
Eu fico muito chateado quando engenheiros agem como contadores de políticos brasileiros!
Este é o caso!
Oi Pessoal
O Haroldo tem razão! Os números não batem. Lamentável.
Abraços
Eduardo
Quote from: hgamal on 23 de December de 2011, as 08:16:14
O segredo está por trás de uma empresa venerada que é capaz de falar besteira de terceira ordem e um monte de gente acredita!
Cá estamos nós pra tentar desmistificar isso ;)
Oi Bossman
Mito: algo que as pessoas inventam para explicar uma realidade que foge a sua compreenção.
Desmitificar: Promover a compreenção para eliminar o mito, substituindo por conhecimento fundamentado
Místico: Algo que que possui um componente transcendental que apenas aqueles iniciados podem perceber.
Desmistificar: Tornar a coisa palpável para que todos, e não apenas os iniciados, possam usufruir de seus benefícios.
Mentira: Afirmação falsa feita com intenção de tirar proveito daqueles menos informados.
Desmentir: Acabar com a farra do mentiroso, apontando sua fraude para que todos saibam com que tipo de pessoa estão lidando.
Cada um tire suas próprias conclusões!
Abraços
Eduardo
QuotePotência é uma média realizada no tempo, sobre a corrente e a tensão de saída. Dependendo de como você manipula a média e etc, você obtém o valor que você quiser - tai o PMPO que não me deixa mentir.
Vou manipular as contas aqui:
Se eu montar um amplificador PP classe B (não AB) com as 2 EL84, sendo que:
Va = 280V
Considerar uma perda de uns 20V na saturação (pela curva das válvulas)
Usar um transformador PP de 8k plate to plate = relação de espiras = 31,62
Considerar uma tensão de bias -12V ou menos pra operar bem perto de classe B
Poderia obter: (280-20) = 260Vpico = 260/raiz(2) = 184Vrms
e com 100% de eficiência no transformador de saída: Vout = 184 x 2 / 31,62 = 11,63Vrms com carga de 8 ohm daria uma potência de 16,9W (sem estressar as válvulas, respeitando a curva de dissipação, a corrente máxima de anodo, a tensão máxima de anodo em corte, etc) e com distorção baixa (senóide).
Agora, se nas datasheets, os fabricantes colocam cálculos com figuras de distorção na casa dos 5%, algum fabricante poderia simplesmente colocar como sinal de entrada, uma forma de onda quadrada (valor rms = valor de pico).
Nesse caso obteria pelas minhas contas (manipulando então): Vout = 260V x 2 / 31,62 = 16,44Vrms
Com carga de 8 ohm, teriamos potência máxima (teórica) de 16,44^2/8 = 33,8W
Ou seja... como diz o "velho deitado": O papel aceita tudo...