Galera,
na época que montei meu McTube (há mais de 5 anos atras, creio eu), eu lembro de estar testando ele e, como ví que funcionava, iria fazer os ajustes para colocar na caixa. Acontece que eu acabei encostando em algum componente/trilha e tomei um baita choque, mesmo com o pedal devidamente desligado. Comentei isso com um colega meu e ele me disse que é preciso descarregar o circuíto antes, para evitar esses acontecimentos. Ele até me disse na época como se fazia, mas acabei não dando muita boa me esquecendo.
Agora estou querendo dar umas ajustadas e modificadas no meu Mctube que estava parada há anos e com certeza não quero tomar choques.
Alguem poderia me dizer como eu descarrego o circuito?
Grato! :tup
Alguém postou um circuito para descarregar capacitores esses dias mesmo aqui... vou ver se acho.
-----
Ta aqui... http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1408.0
Embora este circuito seja simples, nao precisa disto tudo.
Em oficinas eletronicas os eletroliticos sao descarregados dando um "curto" direto neles, isso nao é o correto, mas é assim que muitos fazem.
Uma opçao correta seria usar um resistor de mais ou menos 100 OHMs para descaregar os eletroliticos.
Amorim, não tem perigo do capacitor estourar dando curto nos terminais?
Eu postei um descarregador neste tópico aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3711.msg79392#msg79392
Acho bem simples e seguro, mas não fui o criador, apenas o encontrei na net.
Quote from: Espanhol on 28 de July de 2012, as 15:44:15
Amorim, não tem perigo do capacitor estourar dando curto nos terminais?
O capacitor exatamente estourar nao.
Mas risco de danifica-lo, sim. Principalmente capacitores de voltagens mais altas ou de alto valor.
Mas infelismente é assim que fazem um muitas oficinas.
Isso tambem ocorre quando se descarrega (va) tubos de TV, curto direto...
Ferro_Velho, circuito simples tambem, vale apena usa-lo.
Obrigado Amorim...
Era este circuito que o Ferro Velho postou que eu tava procurando e não achei 8)
é só colocar um resistor de 220K em paralelo com o eletrolitico. ao desligar, em alguns segundos a tensão zera. faço isso em todos os meus amps.
Valeu pessoal! Só uma pengunta, se tratando do McTube o resistor precisa ser necessáriamente 5W? não pode ser 2W?
Quote from: nssa on 28 de July de 2012, as 19:13:38
Valeu pessoal! Só uma pengunta, se tratando do McTube o resistor precisa ser necessáriamente 5W? não pode ser 2W?
Que resistor? No esquema da tonepad, por exemplo, o único maior que 1/2 watt é o o R2 de 2 Watts!