Amigos....
Aterramento elétrico é assunto sério, bastante complexo, controverso e, principalmente, perigoso.
Não seria uma boa idéia manter esse tópico recém criado sempre ativo, servindo como uma espécie de ancora para o conhecimento, experiência e dúvidas dos interessados ?
Na boa, sem discussões, brigas, ressentimentos, rancores e coisas do tipo ?
Eu tenho bom material da NFPA-National Fire Protection Association sobre o assunto para a área hospitalar, em inglês, Tendo tempo, posso scanear e colocar disponivel.
O NEC-National Electric Code está disponivel no site da NFPA http://www.nfpa.org (http://www.nfpa.org), na versão pdf + impresso, por 120 USD.
Não existe nada mais completo do que esse texto, principalmente na abordagem das práticas de projetos e instalação.
Lá existem advogados que ficam ricos provando a inobservância das práticas NEC, e é bom lembrar que a NFPA não tem o poder de Normatização, ela apenas sugere !!!
A ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas disponiliza documentos da NFPA, além de standards IEC, em seu site
http://www.abntcatalogos.org (http://www.abntcatalogos.org)
Quem souber quais as NBR's relacionadas ao tema também poderia divulgá-las nesse topico.
Para evitar poluição do tópico, somente EMC seria admitido como assunto diretamente correlato.
Abraços
Guilherme Peregrini
Você é Engenheiro de Segurança?
Na ABNT tem a NBR5410 que trata de instalações elétricas de baixa tensão e fala sobre aterramento, vale também lembrar das normas das concessionárias de energia elétrica.
Essa questão de Normas apenas sugerir é complicado, após a entrada do código de defesa do consumidor, esses tipos de normas começaram a valer como se fossem obrigatórios, e não mais sugestão.
Uma que tem que ser seguida a risca é a NR 10 " SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, essa também sugiro para todos aqueles que trabalham com eletricidade.
http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D308E216601310641F67629F4/nr_10.pdf