Título: Problema 1 Enviado por: xformer em 30 de Dezembro de 2014, as 18:50:51 Esse é legal pra quem estudou análise de circuitos.
Construa um circuito elétrico para encontrar os valores de Xa, Xb e Xc neste sistema de equações: 21Xa - 10Xb - 10Xc = 1 -10Xa + 22Xb -10 Xc = -2 -10Xa - 10Xb + 20Xc = 10 O circuito só pode ter os seguintes elementos: um resistor de 1 ohm um resistor de 2 ohms três resistores de 10 ohms três fontes de tensão constante ideais (Ri = 0) três amperímetros ideais (Ri = 0) O circuito deve ser montado de forma que os amperímetros irão dar os valores de Xa, Xb e Xc, que são obviamente valores de corrente elétrica. O que representam os coeficientes do lado esquerdo das equações ? O que representam as constantes do lado direito das equações ? Quais os valores numéricos da resolução das equações ? Finalmente, desenhe o circuito elétrico que represente as 3 equações. Título: Re: Problema 1 Enviado por: otton em 30 de Dezembro de 2014, as 19:27:10 xformer esse circuito é resolvido pela técnica de LKT ?
Forte Abraço. Título: Re: Problema 1 Enviado por: Electric Effects em 30 de Dezembro de 2014, as 19:48:45 Otton, provavelmente sim pois os valores que multiplicam X são grandes...
Esse xformer não dá férias pro pessoal mesmo :-) Vou tentar aqui, só terminar minha [beer] Título: Re: Problema 1 Enviado por: xformer em 30 de Dezembro de 2014, as 20:09:19 xformer esse circuito é resolvido pela técnica de LKT ? Sim, apenas que normalmente fazemos o caminho ao contrário, primeiro temos o circuito e a partir dele derivamos as equações representando cada malha do circuito (lei de Kirchoff das tensões - LKT, ou lei das malhas). Nesse problema, temos as equações e precisamos desenhar o circuito com as 3 malhas. Dica: observe que alguns coeficientes são iguais nas equações, logo o elemento que os representa devem ser comuns a duas malhas. Título: Re: Problema 1 Enviado por: Electric Effects em 30 de Dezembro de 2014, as 20:19:33 (I) As correntes em cada malha
(II) Os valores das tensões de acordo com o sentido adotado, ou, somatório das tensões = 0 (III) Deixa pra depois, o quarto aqui já está escuro :'( E o desenho está em baixo. (http://s11.postimg.cc/5wudstmgz/Sem_t_tulo.jpg) Título: Re: Problema 1 Enviado por: xformer em 30 de Dezembro de 2014, as 20:28:08 Tirando a falta dos amperímetros no circuito, ele está correto. Agora só faltava resolver as equações e descobrir os valores de cada corrente.
Título: Re: Problema 1 Enviado por: Electric Effects em 30 de Dezembro de 2014, as 20:35:07 Sabia que estava esquecendo de alguma coisa... Mas acho que é hora de dormir depois de algumas [beer2]
Abraços. Título: Re: Problema 1 Enviado por: xformer em 24 de Outubro de 2015, as 14:26:51 Mais alguns testes de conhecimento de eletrônica:
O cursor de um potenciômetro pode ser facilmente alterado para se adequar a uma aplicação específica pela simples adição de um ou mais resistores. A nova curva é facilmente previsível se você prestar atenção nos terminais de saída e quais partes de de um potenciômetro com tomada central forem ligadas por resistores fixos. Veja se você consegue combinar os circuitos de 1 a 10 com as suas correspondentes curvas de tensão de saída (de A a J) produzidas quando o cursor for movido do ponto 1 para o ponto 2 no circuito de cada caso. Assuma que todos os resistores e potenciômetros lineares, alguns que tem tomada central, tem os mesmos valores de resistência total. (http://s22.postimg.cc/rzdsxlyu9/pots.jpg) =========================================== Circuitos com resistor-capacitor nem sempre são simples como podem parecer. Por exemplo, em circuitos CC (corrente contínua), o tempo de carga do capacitor, controlado pelo resistor, é usado para determinar a frequência de oscilação. Em circuitos CA (corrente alternada), a combinação RC é usada como divisor de tensão dependente da frequência ou filtro. E em circuitos envolvendo tanto componentes CC como CA, ele é usado para bloquear o componente CC. Outros exemplos podem ser dados. Porém, sempre que um circuito RC tenha uma aplicação diferente, ele parece adquirir um nome diferente para aquela função. Para testar seu conhecimento dos circuitos RC, veja se pode combinar os circuitos (de A a J) com as funções (1 a 10). (http://s22.postimg.cc/63shijpnl/image.jpg) Título: Re: Problema 1 Enviado por: Matec em 26 de Outubro de 2015, as 18:14:15 Não tenho absoluta certeza, :-) mas acredito que seja isso:
Pots 1-G; 2-J; 3-I; 4-H; 5-E; 6-A; 7-C; 8-A; 9-B; 10-D RC A-8; B-3; C-2; D-9; E-5; F-3; G-6; H-4; I-10; J-7 Abs Título: Re: Problema 1 Enviado por: xformer em 27 de Outubro de 2015, as 08:22:11 Não tenho absoluta certeza, :-) mas acredito que seja isso: potenciômetros 1-G ok; 2-J ok; 3-I; 4-H ok; 5-E; 6-A; 7-C ok; 8-A ok; 9-B; 10-D ok RC A-8 ok; B-3; C-2; D-9 ok; E-5; F-3 ok; G-6; H-4; I-10 ok; J-7 |