Título: Remover riscos em instrumentos Enviado por: daniellp em 27 de Janeiro de 2015, as 08:09:13 Caros.
Preciso da opinião e ajuda dos mais entendidos. No final do ano passado me "dei" um presente... Comprei um baixo Washburn MB-8... há tempos vinha querendo comprar um baixo e achei um com um preço bacana, só que ele tem várias marcas de uso, afinal é um instrumento de 1993. A maioria das marcas são arranhados por fricção repetitiva, como podem ser vistas as fotos abaixo: Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Spoiler (clique para mostrar ou esconder) Queria saber se com um polimento (tipo automotivo) é possível retirar tais riscos, já que, aparentemente, a pintura não foi afetada. Existem locais onde o verniz está lascado e aí eu vou precisar estudar como recuperar. Não quero remover a pintura e refazer, pois o que me atraiu neste baixo foi justamente sua cor verde esmeralda. Eu sou meio noiado com essas coisas de originalidade do instrumento... Grato por qualquer dica. Daniel. Título: Re: Remover riscos em instrumentos Enviado por: Gfassuncao em 27 de Janeiro de 2015, as 17:16:27 Riscos superficiais dá para tirar com o polimento, mas os mais profundos não. Talvez uma mão de verniz fique bom, ou só no local mais profundo, mas você tem que identificar qual foi usado originalmente.
Título: Re: Remover riscos em instrumentos Enviado por: Roberto Alves em 27 de Janeiro de 2015, as 19:49:28 Isso está me parecendo que está um pouco profundo em alguns pontos. Acho que um polimento mais forte resolveria mas seria bom uma camada nova de verniz pra proteger já que não sabemos se foi selada a madeira ou não.
Título: Re: Remover riscos em instrumentos Enviado por: daniellp em 28 de Janeiro de 2015, as 11:38:44 Então.
A pintura dela é original. Não sei como era o processo da Washburn no ano de 1993... Mas por ser industrializado ela deve ter recebido apenas os cuidados mínimos necessários para poder ser comercializada. Quando sobrar um tempinho vou dar uma boa polida com massa de polimento automotivo e ver se melhora. Depois disso começa a recuperação da parte elétrica. Valeu. Daniel. Título: Re: Remover riscos em instrumentos Enviado por: Finck em 29 de Janeiro de 2015, as 14:48:00 Pelo brilho provavelmente é PU. Deve aguentar um polimento mais bruto, com lixas a partir de 600 até 2000, antes das massa. Isso deve dar conta dos riscos.
Os lascados do verniz podem ser "enchidos" com gotas de verniz PU (devidamente catalisado), e nivelados depois de bem seco (lixa e massa de polir). |