Saudações a todos::
Estou tentando montar uns projetos e reparei que alguns mostram as pernas dos potenciômetros nisso estou com uma duvida:
Como saber o lado certo do potenciômetro no layout e como descobrir no potenciômetro qual a perna 1 e 3 ?
Desde ja agradeço..
Bom dia!
O potênciometro virado para cima, sempre vai ter as perninhas de 1 a 3:
(http://pad2.whstatic.com/images/thumb/5/55/Wire-a-Potentiometer-Step-1.jpg/670px-Wire-a-Potentiometer-Step-1.jpg)
Sobre o layout, não sei ao certo como descobrir qual é 1, e qual é 3 nos esquemáticos (espera os veteranos), mas o máximo que pode acontecer se ligar invertido é ele funcionar invertido!
Caso o layout possua junto um esquemático, fica mais fácil comparar, o problema é quando no esquemático, a numeração dos terminais não existe..., nestes casos penso da seguinte forma, para os Potenciômetros de volume ou level, geralmente o pino 1 vai para o terra, em alguns casos vai para o VR...,no caso do tone stack geralmente o sinal entra no treble pelo pino 3 e pino 1 do treble vai para o 3 do bass, e assim vai, com algumas raras excessões.
No caso do Gain a coisa complica um pouco, pois ele tanto pode começar pelo pino 1 quanto pelo pino 3..., nestes casos, o bom e velho teste ajuda, se funcionar invertido, inverta novamente...,
Olhando os layouts, caso possuam numeração, se o pino 1 estiver do lado esquerdo, o Potenciômetro deve ser soldado pelo lado dos componentes, se não, pelo lado da solda...,
Vamos aguardar os mais experientes, também tenho dúvidas a respeito dos Potenciômetros de ganho e como ligá-los corretamente em um circuito...,
Na maioria das vezes em um layout, existe a indicação de um pequeno retângulo num lado do potenciômetro. Esse retângulo é um guia de posicionamento do mesmo e sempre vai estar (ou pelo menos na grande maioria das vezes) do lado do terminal 1 do potenciômetro.
(http://i1323.photobucket.com/albums/u593/F_albuquerque/potenciometro-10k-wh-148-1-3t_zps9nl3b9d0.jpg)
Veja por exemplo este esquema do site Tonepad: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=38
Veja que existe uns quadradinhos dos lados dos potenciômetros. Estes indicam o "lado" em que se encontram, neste caso estão de frente. Uma boa checada no esquema vai tirar as dúvidas.
MAs ele sempre vai seguir essa ordem??
1---> 2 ---> 3--->
ou pode ser alterado ?? ex:
3---> 2 ---> 1--->
O símbolo do potenciômetro nos esquemas tem sempre o pino 1 à esquerda de onde a seta está apontando.
Abraços!
Quote from: Sérgio Crepaldi on 12 de March de 2015, as 14:41:13
O símbolo do potenciômetro nos esquemas tem sempre o pino 1 à esquerda de onde a seta está apontando.
Abraços!
A menos que o símbolo tenha sido espelhado.
A ordem sempre será a mesma 1--> 2 --> 3. Isso não se muda, é lógico!
O que vai mudar é a
posição que o potenciômetro vai estar em relação ao layout da placa. Como já falado, com o potenciômetro para frente, a ordem é 1 2 3. Logicamente se estiver de costas será 3 2 1.
Agora, se sua dúvida é como descobrir se o desenho do potenciômetro no layout está de frente ou de costas, aí tem de se levar em conta alguns fatores...
Primeiro, antes de olhar o layout (desenho), veja o
esquema e analise o seguinte:
- Existe alguma identificação no símbolo do potenciômetro, como uma bolinha em uma das extremidades?
Se houver, este é o terminal 1.
- O circuito possui um controle de volume?
A extremidade que for ligada ao GND ou à VREF na maioria dos casos é o terminal 3.
- Existe alguma identificação do tipo:
CCW,
W, e
CW?
Se houver lembre que CCW é o terminal 1, W é o 2 e CW é o 3.
Tendo alguns desses dados em mente, fica mais fácil comparar o layout com o esquema e descobrir a posição dos potenciômetros.
A seta que eu me referi é a que representa o terminal 2 do potenciômetro. O terminal 1 sempre fica à esquerda de onde essa seta aponta, obviamente o terminal 3 fica sempre à direita de onde a seta aponta. Esse símbolo é padronizado, portanto o potenciômetro sempre será representado dessa forma nos esquemas eletrônicos.
Abraços!
-----
No link abaixo tem o potenciômetro e seu símbolo:
http://www.beavisaudio.com/techpages/SchematicToReality/fig4.2.gif
Abraços!
Quote from: Sérgio Crepaldi on 12 de March de 2015, as 15:11:39
A seta que eu me referi é a que representa o terminal 2 do potenciômetro. O terminal 1 sempre fica à esquerda de onde essa seta aponta, obviamente o terminal 3 fica sempre à direita de onde a seta aponta. Esse símbolo é padronizado, portanto o potenciômetro sempre será representado dessa forma nos esquemas eletrônicos.!
Eu entendi exatamente o que você quis falar. Só que se a pessoa se guiar por esse princípio e no esquema o potenciômetro estiver espelhado (
não virado em 180º, mas espelhado), vai colocar o pot invertido. Veja só:
(http://i1323.photobucket.com/albums/u593/F_albuquerque/Sem%20tiacutetulo_zpsl2clywey.png)
No modo normal, tudo bem! O terminal 1 estará à direira da seta. Mas estando o
símbolo espelhado, o terminal que estará à direita da seta será o terminal 3.
Entendeu?
Quote from: Albuquerque on 12 de March de 2015, as 15:33:53
No modo normal, tudo bem! O terminal 1 estará à direira da seta. Mas estando o símbolo espelhado, o terminal que estará à direita da seta será o terminal 3.
Entendeu?
Agora eu entendi Albuquerque, obrigado. É que até hoje eu nunca me deparei com um esquema espelhado. Todos os esquemas que eu vi seguiam o padrão.
Abraços.