Há algum tempo eu pesquisei vários circuitos de noise gate e supressor, montei vários na protoboard e o que mais me agradou foi o LMP-23, essa sigla significa Let's Play Myself, posso estar enganado mas refere-se a uma revista japonesa de eletrônica, você pode ver o arquivo extraído da revista no link abaixo:
http://hammer.ampage.org/files/LPM-23-NoiseGate.PDF (http://hammer.ampage.org/files/LPM-23-NoiseGate.PDF)
Também já foi discutido no freestompboxes: http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=28&t=16887 (http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=28&t=16887)
Bom, eu pequei o circuito e adicionei algumas melhorias, pelo menos tentei, o buffer de entrada eu alterei para um Cornish buffer, implementei um effect loop e omiti o pot de decay pois não verifiquei muita utilidade para o mesmo:
(http://i60.tinypic.com/20k6omg.jpg)
O problema é que o circuito insere um ruído estranho que não sei como me livrar dele, não chega a incomodar, só é possível escuta-lo com som limpo e no momento que o sinal esta quase em corte, soa como um zumbido, onda quadrada, alguém tem alguma ideia de como resolver isso?
Uma sugestão sobre a origem desse ruído seriam as duas seções do LM324 que funcionam como comparadores ( terminais 5,6,7 e 8,9,10).
Esses opamps geram sinais quadrados à partir do sinal de áudio retificado.
Talvez uma maneira de se diminuir essa interferência seja separar a fonte desse integrado, (um filtro rcc ; resistor de 100R e capacitores de 10uF e 100nF) da fonte Va da parte do áudio.
Outra coisa que não faria mal seria um resistor de 100r entre a saída 7 do integrado e o diodo
Cuidado especial na hora de desenhar as trilhas de terra do layout.
Abs
Assim como eu fiz filtragem separada para o buffer de entrada deveria ter feito para os outros dois, pensei que o ruído era inserido pelo fet (o que não foi descartado) e foquei nessa porção do circuito... Vou ver se consigo alterar a placa raspando algumas trilhas e inserindo os novos componentes.
Esse noise gate funciona maravilhosamente bem mesmo quando deixo o knob de volume da guitarra no 1 ou 2, exceto por este pequeno ruído.
O que muitos ainda não entendem dos noise gate é seu funcionamento em "bloco".
Em geral a maioria dos noise-gate possuem um buffer de entrada, um retificador (no seu caso feito pelos circuito do LM324 e diodos) e o elemento atenuador (podendo ser um ampop com controle de ganho por tensão ou um transistor BJT ou JFET aterrando o circuito).
Pode haver uma instabilidade no circuito de retificação, que deve transferir um sinal mais "linear" ao elemente atenuador, se o circuito não for tão afinado, pode gerar um sinal contínuo com ripple...