Saudações a todos:
Tenho varias fontes de modens,celulares e outras coisas perdidas aqui em casa, variam entre 5 e 18v
Minha duvida e a seguinte:
E possível reaproveitar elas???deixando elas em 9v para uso de pedais??? e aconselhável ou tudo lixo mesmo??
Desde ja agradeço a todos.
As de 5V não compensa modificar.
As outras você pode colocar um regulador de tensão e usar para pedais.
Tudo depende da fonte. Os carregadores de celular realmente não compensa. As outras, antes de sair colocando reguladores de tensão vale a pena ver se não da só para trocar os resistores do sensor de tensão para reajustar a tensão de saída. É mais barato e mais eficaz. Mas para isso tem que conhecer um pouco sobre fontes. Ah, isso só serve se elas forem chaveadas. Se forem lineares só com regulador mesmo.
Eu sugiro colocar os reguladores, mesmo, por causa do ruído branco que as fontes chaveadas geram, e fica evidente nos pedais de ganho. Os 78XX ajudam muito a reduzir esse ruído desagradável.
Dependendo da corrente da fonte dá pra utilizar em algumas montagens...
estou testando um pré com a ef184 usando uma fonte de 6V 800mA e uma SMPS com o 555 e mesmo com 6V na entrada consigo 230V na saída da SMPS.
O mesmo se aplicaria para um valvecaster com a 12au7 ou 12ax7.
Ainda no tópico de valvulados, tem algumas montagens de baixo custo que usam dois transformadores, por exemplo: 220/12V->12/220V, assim você consegue os 12V ou mais para os filamentos em serie e os 220V para a alta tensão, como aqui: http://www.diyaudio.com/forums/instruments-amps/190738-hundred-buck-amp-challenge-160.html#post3992458 (http://www.diyaudio.com/forums/instruments-amps/190738-hundred-buck-amp-challenge-160.html#post3992458)
Claro que precisa filtrar bem, como já foi falado, mas que funciona, funciona...
Saudações mestres:
E difícil montar um regulador? ou e algo alterado na própria fonte???
Quote from: Paulo Shure on 27 de July de 2015, as 09:57:28
Saudações mestres:
E difícil montar um regulador? ou e algo alterado na própria fonte???
Regulador = LM7809... é ele e mais um capacitor.