Handmades

Fórum Geral => Alto-falantes => Tópico iniciado por: Diego Bueno em 10 de Agosto de 2015, as 14:55:58



Título: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 10 de Agosto de 2015, as 14:55:58
Boa tarde à todos.

Estive pesquisando pelo fórum, mas ainda não consegui chegar á uma conclusão.

Realizei a compra do TSW e seu respectivo transformador, para montá-lo em um power-amp transistorizado de 100W, que era de um antigo amplificador que possuo.

Pensei em utilizar alto-falantes que tivessem um custo "baixo" porem com qualidade ao menos "aceitável", pois sei que falantes ruins podem arruinar o resultado final do projeto. Entretanto esbarrei em um pequeno "problema".

Medindo a impedância do alto-falante original de 12" vi que ele tem 8ohms (mais precisamente 6.2ohms), corroborando o que li sobre medições de RE (Resistência Elétrica do fio da Bobina), onde encontrei as informações aproximadas:

RE – 1,2 a 1,4 – Impedância de 2 ohms
RE – 2,8 a 3,2 – Impedância de 4 ohms
RE – 5,8 a 6,2 – Impedância de 8 ohms

Como acredito que o alto-falante original tenha sido dimensionado de acordo com o projeto (e vice-versa), eis que surge a dúvida:

Eu havia cogitado a hipótese de fazer uma caixa 2x10" utilizando um par de Selenium 10PW3, até por ter resposta de frequência "adequada" à utilização em amplificador de guitarra. Mas se o amplificador trabalha com 8ohms na saída torna inviável a utilização deles em paralelo, e em série poderia haver "perda de volume", embora o amplificador trabalharia mais "confortável".

De acordo com essa "inviabilidade" de utilizar o par de 10PW3, vocês teriam alguma indicação/sugestão de alto-falantes de 4ohms, com especificações semelhantes ao 10PW3? Ou seria melhor manter os Selenium e ligá-los em série?

Pretendo montar a caixa com 2x10, principalmente por questões de tamanho e peso, mas se houverem opções de alto-falantes de 12" com bom custo x beneficio, posso repensar o projeto e fazer 2x12.

Abraços


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 10 de Agosto de 2015, as 15:43:03
Olá Diego,

Considere também a possibilidade de reformar o Falante que você já possui, caso goste dele e ele não esteja Ok. 
Provavelmente será o melhor custo / benefício.

Abraços,

Antonio


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 10 de Agosto de 2015, as 18:44:41
Então Antonio, o principal "porém" em reformar o alto-falante que já tenho, é que nunca testei alto-falantes de qualidade e/ou especificos para guitarra, não sei dizer se ele é adequado para tal utilização (mesmo sendo original do fabricante do amplificador).

Infelizmente não encontrei novamente o topico que fala sobre as caracteristicas ideias para aplicação em amplificador para guitarra, mas me lembro de ter lido algo como "frequencia entre 60 e 6.600hz". Baseado nisso achei algumas opções com valores dentro do meu orçamento, porém não sei afirmar se são adequados para a utilização que pretendo. Alguns exemplos abaixo:

Khromus Voicer Light 10" 100w
Potência RMS: 80 watts
Impedância Nominal: 4 e 8 ohms
Sensibilidade: 98dB SPL
Resposta de Freqüência: 65 a 6000 Hz

Oversound 10" 150W
Impedância Nominal: 4/8 ohms
Resposta de Frequência: 60~6.000 Hz
Freq. Min. De Corte: 100 Hz
Sensibilidade 1w/1m: 95 db
Potencia RMS: 150W
Diâmetro da Bobina: 2 polegadas

Oversound 12" 150W
Impedância Nominal: 4/8 ohms
Resposta de Frequência: 50~6.000 Hz
Freq. Min. De Corte: 80 Hz
Sensibilidade 1w/1m: 96 db
Potencia RMS: 150W
Diâmetro da Bobina: 2 polegadas

Oversound Steel 300 10" 125W
Impedância: 8 Ohms
Resposta de Frequência: 70 ~ 6000Hz
Frequência mínima de corte: 100Hz
Sensibilidade: 95 dB
Potência: 125 Watts RMS
Diâmetro da Bobina: 1 1/2 pol.

O problema consiste justamente em saber se seriam adequados pra guitarra, ainda sou muito leigo em relação à leitura de dados de alto-falantes, não sei quais fatores principais devo considerar.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: bossman em 11 de Agosto de 2015, as 08:22:16
Simples, faça uma comparação destes com falantes de marcas reconhecidas de falantes para guitarra tipo Celestion, Eminence, Jensen e etc


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 11 de Agosto de 2015, as 09:14:21
No papel todos são ótimos. Na hora de tocar, um martírio!

Simples, faça uma comparação destes com falantes de marcas reconhecidas de falantes para guitarra tipo Celestion, Eminence, Jensen e etc


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 09:32:39
Bossman: Pois é, estive olhando as especificações em uma loja da Celestion, mas como é sabido por todos, não existe aqui no Brasil fabricantes em larga escala de falantes específicos pra guitarra, exceto exemplos como nosso amigo Ricardo "RK", mas que acredito que não produza em larga escala. Então os alto-falantes que encontro não são semelhantes nem no papel.

Hgamal: exato, isso também é um problema, no papel tudo pode ser "perfeito", e na hora "H" a historia é outra. Por isso pedi auxilio de quem tem mais experiencia, se talvez soubessem de alguma opção (além do 10PW3) que fosse ao menos satisfatória para realizar os testes iniciais do meu TSW, até que eu pudesse investir em falantes melhores.

Caso não surjam opções, estou cogitando a hipótese de adquirir o Oversound Steel 300 10" ou o Khromus Voicer Light 10", ao menos não são falantes de custo elevado, o prejuízo não seria tão grande caso não seja adequado para guitarra, e na pior das hipóteses posso reutilizar em outra coisa.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 11 de Agosto de 2015, as 10:39:07
Tenho uma fórmula mágica para este problema, ele é assim:

   2 x Eminence Private Jack

Mas tem que tocar umas horas para amaciar... depois... é só alegria!

https://www.youtube.com/watch?v=IwD9rmQDy_A


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 10:57:07
Tenho uma fórmula mágica para este problema, ele é assim:

   2 x Eminence Private Jack



A melhor sugestão de todas, Haroldo, sem dúvidas. O problema é a formula mágica pra fazer aparecer dinheiro no meu bolso, visto que um par de Eminence custaria praticamente o mesmo valor que paguei no meu Orange 35LDX  :D

Sobre o video, não sei se é impressão minha, mas gostei mais do Vintage 30, achei as frequencia médias dele mais pronunciadas.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Alex Frias em 11 de Agosto de 2015, as 12:16:08
Sim, com o Vintage 30 a guitarra aparece mais fácil na mix.
Porém achei o som dos dois ruim nesse clip, o tipo de distorção usado, mas é gosto, né?
Se fosse me fiar pela demo não compraria nenhum dos dois...rs.
De qualquer forma o V30 mostrado parece que ainda não foi amaciado.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 12:41:39
De fato Alex, esse é um outro problema. Normalmente as câmeras utilizadas para gravar esses videos tem uma taxa de compressão do áudio muito alta, além de vários outros fatores como a equalização utilizada, efeitos e etc. Digo isso pois um amigo meu tem uma camera Zoom Q3 pra gravar drum-cover, os tambores e pratos soam bonito, mas a caixa da bateria soa comprimida, independente da caixa e da afinação que ele use, ficam todas com "o mesmo som", e dizem que essa Zoom é apropriada para essa aplicação.

Pra amenizar o problema procuro usar um bom fone para ouvir os áudios, mas ainda assim acho pouco prudente me guiar por "mídias" para tirar conclusões. Essa é a parte ruim de ser pobre, não posso me dar ao luxo de "errar" na compra  :-[ Ainda que no momento estou procurando falantes de baixo custo, mas seria desastroso adquirir um alto-falante do nível dos Eminence, Celestion, e o modelo não agradar (em relação ao timbre, não pela qualidade).

Agora, voltando à duvida, nas pesquisas que venho fazendo procuro observar a resposta de frequência (entre 60~6000Hz), impedância e a sensibilidade. Fiz uma lista aqui com as especificações de alguns modelos Celestion e Eminence para poder "comparar" com as opções que encontro. Se possível, alguém poderia citar quais seriam especificações adequadas para aplicação em guitarra, para eu ter uma idéia do que buscar? Ou talvez me dizer algum modelo dentre os "tops" que seja um "curinga", para eu tomar as especificações dele como referencia?

PS: por enquanto estou usando como referencia os parâmetros de 2 Celestion's, o Vintage 30 e o G12T-75, mas, como já era esperado, não encontra-se no mercado nenhum outro com especificações semelhante.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 11 de Agosto de 2015, as 14:08:16
O "gosto" é a coisa que nos distingue. No vídeo, eu prefiro muito mais o Private Jack.

Quanto a questão do preço, é uma realidade, não há como mudar.

Eu (olha o pronome) já procurei muito em falantes nacionais de fábricas grandes e não achei nada que achasse perto do aceitável.

O RK que testamos foi o que a gente podia chamar de alto-falante para guitarra. O resto é lixo.

Faço apenas uma exceção aqui, os 10PW3 da Novik são muito legais. Em alguns casos (alguns casos), eu os usaria mesmo que os Eminences fossem mais baratos aqui.

Um dia me perguntaram qual seria a minha primeira compra para incrementar um setup de guitarra. A maioria aqui compraria um captador. Se eu tivesse a experiência que tenho agora, minha primeira compra seria um alto-falante.

Olhando para trás, quando eu comecei, queria eu poder ter qualquer perereca nacional, por pior que fosse, com QUALQUER alto-falante para guitarra da Eminence, Celestion, etc.

Sei que é caro, mas vale a pena, mais que cordas novas, captadores e guitarras de marca. É uma questão de CUSTO-EFICIÊNCIA apenas. É o melhor que você pode fazer pelo dinheiro.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 14:18:34
Então, Haroldo, concordo plenamente com seu ponto de vista, mas se for depender do meu bolso para 1 par de Eminence ou Celestion eu terei que adiar a montagem do TSW por bons longos anos, sem emprego fixo e trabalhando apenas como músico (o que é uma loteria) fica difícil estabelecer os falantes como "prioridade", por mais qualidade e "custo-eficiencia" que tenha.

PS: Se não estou equivocado, 10PW3 é da Selenium, não Novik (não sei se ambas as marcas tem alguma relação).

Aliás, eu havia cogitado o uso de 1 par de 10PW3 justamente porque muitos disseram ser um dos poucos (se não for o único) aceitável para uso em amplificador de guitarra, mas devido a impedância de 8ohms torna inviável a utilização, pois seria obrigado a liga-los em série. Seguindo seu relato, seria mais vantagem então "perder" um pouco do "volume" do amplificador e investir no par de 10PW3?

Afora eles, minha "única" opção seria montar 1x12" com o falante original (Meteoro) do amplificador, o que não creio ser muito adequado também.

PS 2: Como mencionei acima, adquiri recentemente um Orange 35W, que para minhas necessidades atuais tem resolvido bem, então a montagem do TSW é mais por "hobbie", estou fazendo em segundo plano conforme vai sobrando a grana para os componentes, por isso não queria investir tão pesado assim em alto-falantes, pelo menos não à curto prazo.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: viagem_mental em 11 de Agosto de 2015, as 14:23:00
Já ouviu esses?

http://www.acedoaudio.com.br/?page_id=8

Todos os vídeos do site são gravados com esses alto-falantes.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 14:33:48
Vi sim, viagem_mental, inclusive andei conversando com o Ricardo (RK) também, o único "porém" é que ambos acabam caindo no mesmo problema do 10PW3: impedancia de 8ohms. Pra ligar 1 par em paralelo posso danificar a saída de 8ohms do amplificador e/ou o falante, e pra ligar em série terei a mesma "perda" que ocorreria na utilização do 10PW3.




Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Matec em 11 de Agosto de 2015, as 14:47:49
 Diego Bueno

Uma dúvida me ocorreu, mas não tive tempo de ver nesse tópico se ela não foi respondida.

Qual é o power de 100W que você pretende utilizar?
Se for SS e tiver boa construção talvez ele possa suportar uma carga de 4ohms. Talvez até com mais de 100W.

É uma questão de informação sobre esse power.

 :)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 14:59:25
Matec, o power é de um Meteroro Simulator Chorus, SS de 100W.

Esse é um dos motivos pelo qual nao queria arriscar em uma carga fora das especificaçoes dele, e nem investir pesado em falantes especificos (no momento). Gostaria de investir mesmo quando montasse um power decente, como o IALL 10.5 que está na minha lista de pretenções, aí sim acredito valer a pena ter ótimos falantes que façam jus à dupla TSW + IALL.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Matec em 11 de Agosto de 2015, as 15:36:14
Diego Bueno

Concordo com você, o Power fornece 100w em 8 ohms, mas seria arriscado ligar em 4 ohms .

A solução melhor para esse impasse seriam 2 falantes de 4 ou então 2 de 16 ohms.; ou então uma caixa com 4 de 8 Ohms  :anjo:

É, o problema de custo é um problemão!  )>|

 :)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 11 de Agosto de 2015, as 16:23:17
PS: Se não estou equivocado, 10PW3 é da Selenium, não Novik (não sei se ambas as marcas tem alguma relação).

Você está certo. Ele é da Selenium... me empolguei.

Você disse que falou com o Ricardo (RK). Por onde ele anda? Ainda fabrica aqueles alto-falantes?

Baixa seu requerimento para 50 Watts que tudo se acerta!


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 17:45:15
Você disse que falou com o Ricardo (RK). Por onde ele anda? Ainda fabrica aqueles alto-falantes?
Baixa seu requerimento para 50 Watts que tudo se acerta!

Então, Haroldo, enviei um email à ele perguntando sobre a possibilidade dos falantes de 10", que ele mencionou certa vez ter interesse em produzir. Não sei se fere as regras citar aqui o que ele me respondeu por email (se for contra as regras peço desculpas), mas ele disse que "até começou a desenvolver um falante de 10", mas abandonou o projeto, pois não consegui um cone que atendesse. Como a demanda também é pouca, preferiu se concentrar nos de 12".

Aparentemente ele está fabricando os de 12", talvez por isso esteja um pouco "sumido" aqui do fórum.

E desculpe a pergunta como novato que sou no assunto, mas quando você diz "baixar o requerimento para 50W" está se referindo á que especificamente? Montar um novo power ou o quê? "Não captei vossa mensagem" nessa frase  :D

A solução melhor para esse impasse seriam 2 falantes de 4 ou então 2 de 16 ohms.; ou então uma caixa com 4 de 8 Ohms  :anjo:
É, o problema de custo é um problemão!  )>|

Entendeu o motivo de eu não querer investir tanto nesse amplificador no momento? (risos). Até cogitei a hipótese de montar uma 4x12 com os 10PW3, é uma ideia que se encaixa bem na resolução do problema sem ter um custo elevado, mas acredito firmemente que eu seria expulso de casa  :anjo:

O impasse surgiu justamente na oferta de falantes com 4 ou 16, a maioria é de 8ohms, e mesmo entre os de 8 que são mais fáceis de se encontrar não há modelos adequados à utilização pretendida (excetuando-se o 10PW3 como o Haroldo mencionou). Um dos poucos falantes que encontrei, que são extremamente baratos, e que a aquisição de um par não causaria tanto ônus, foram os Khromus que mencionei no primeiro post, as especificações estão bem próximas do 10PW3, e o design lembra MUITO o Meteoro original do meu amplificador, inclusive com cone e suspensão de celulose com fibra. Exemplos abaixo.

Khromus Voicer Light (10" ou 12")
Potência:
RMS: 80W
Programa Musical: 160W
Impedância Nominal: 4 ou 8 ohms
Sensibilidade: 98dB SPL
Resposta de Freqüência: 65 ~6000 Hz
Cone: Celulose com Fibra
Bobina: Kapton
Carcaça: Aço estampado
Material do fio da Bobina: Cobre
Diametro da Bobina: 38.50 mm
Material do Imã: Ferrite de Bário
Diâmetro x Altura do Imã: 115x14mm


Selenium 10PW3 (10")
Impedância nominal: 8ohms
Potência:
RMS: 150 W
Programa Musical: 300 W
Sensibilidade: 98 dB SPL
Resposta de freqüência: 60 ~ 6.000 Hz
Cone: Celulose com Fibra
Bobina: Kapton
Carcaça: Aço estampado
Material do fio da Bobina: Cobre
Diametro da Bobina: 46 mm
Material do Imã: Ferrite de Bário
Diâmetro x altura do ímã: 147x18mm


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: edyguitar em 11 de Agosto de 2015, as 20:54:46
a MickWolf (antiga Mod), tem alto falantes de 12" 16 Ohms específicos para guitarra.
No facebook tem muitos relatos de usuários que compraram o modelo de 8 Ohms e se surpreenderam com o resultado , e o preço é bem "convidativo".
Eu apostaria neles.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 22:29:08
Obrigado pela sugestão, Edyguitar. Embora a preferencia seja por 2x10", não descarto a possibilidade de utilizar 2x12, principalmente pela dificuldade de encontrar falantes de 4ohms ou 16ohms. Entrarei em contato com eles, pois no site não tem maiores informações sobre as caracteristicas do alto-falante  ;)

Obrigado  ;D


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: marcao_cfh em 11 de Agosto de 2015, as 22:50:29
O site deles é bem... digamos.... ruim  :D. Mas também ouvi falar muito bem desses falantes, o preço é bem convidativo, e eles oferecem também a caixa montada. Pretendo comprar uma 2x12 com eles futuramente.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Agosto de 2015, as 23:57:35
Estive observando as caixas deles também  :D Só não compro a caixa com eles por eu estar projetando/fabricando a estrutura nova do amplificador desde o inicio, inclusive vou fabricar o chassi que acomodará toda a parte elétrica, farei um amplificador tipo "combo".

Mas estou planejando montar um segundo TSW + IALL em formato de cabeçote, e nesse caso vai compensar pegar a caixa já pronta  ;D


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 12 de Agosto de 2015, as 08:46:20
Diego,

sobre o 50 Watts: Muitos AMPS transistorizados para 100 Watts @ 8 ohms, conseguem empurrar fácil 50 Watts em 16 ohms!

Me passa depois por mensagem privada o e-mail do Ricardo (convém você perguntar a ele se pode).

edyguitar,

Estes MickWolf se forem bons seria um "achado", no mercado livre o preço é MUITO convidativo! Em outras épocas eu já tinha comprado só para experimentar. Só me chamou a atenção a carcaça de plástico - não estou falando mal, pois, não é comum.



Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 12 de Agosto de 2015, as 09:59:34
Diego,

sobre o 50 Watts: Muitos AMPS transistorizados para 100 Watts @ 8 ohms, conseguem empurrar fácil 50 Watts em 16 ohms!

Entendi, Haroldo, verificarei a possibilidade de fazer isso.  ;D

Me passa depois por mensagem privada o e-mail do Ricardo (convém você perguntar a ele se pode).

Ele respondeu só aquilo mesmo, Haroldo, sem mais detalhes, conforme postei acima. (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8005.msg161202#msg161202)


edyguitar,

Estes MickWolf se forem bons seria um "achado", no mercado livre o preço é MUITO convidativo! Em outras épocas eu já tinha comprado só para experimentar. Só me chamou a atenção a carcaça de plástico - não estou falando mal, pois, não é comum.


Então, embora eu não esteja criando expectativas, pensei a mesma coisa em relação aos Khromus que postei acima. Tanto o Khromus quanto o 10PW3 tem especificações semelhantes "no papel" (resta ver ao vivo). Se as especificações forem verdadeiras e ele realmente for bom como o 10PW3, pode se tornar uma segunda opção também. E seria um "achado" também, pois teria a mesma qualidade, mas com metade do preço do 10PW3, seria uma maravilha.

Aliás, as únicas diferenças do Khromus em relação ao 10PW3: "Metade" da potencia (80W), metade da impedância (4ohms), metade do valor. O problema é se ele tiver só metade da qualidade também  :D .  Devido ao baixo custo, vocês consideram válida a possibilidade de eu virar cobaia e comprar 1 Khromus pra testar?


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: andersohm em 12 de Agosto de 2015, as 10:47:45
Hgamal...
Realmente a carcaça é de plástico e o alto falante é bem leve, mas eu gostei da construção e do som.
Vi algum texto onde eles diziam que era uma liga plástica que possui uma resistência elevada e a vantagem de não interagir com o imã do falante.
Devido ao meu baixo nível de conhecimento eu não sei se isto é vantagem ou desvantagem na reprodução do som...
E que eles te dão a garantia de que se não gostar você pode devolver e será ressarcido o valor gasto.
Mas eu gostei do bichim, está em um power TDA7294 e fala em alto e bom som...


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 24 de Agosto de 2015, as 10:34:03
Bom, ressuscitando meu proprio tópico para não criar outro.

Depois de várias pesquisas, e com a dificuldade de encontrar altofalantes de 4ohms adequados pra guitarra, decidi não tentar reaproveitar o power de 100W que tenho (pelo menos não agora). Vou tentar montar o power do EdyGuitar mostrado nesse tópico, http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3965.0, pra empurrar 2x10 ou 2x12

Uma pequena dúvida surgiu. Procurando falantes com características semelhantes aos consagrados Celestion e Eminence, encontrei esse Oversound (salvo devidas limitações).

http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/300w-10/

Diâmetro: 10"
Impedância Nominal: 8 Ohms
Resposta de Frequência: 70~6.000 Hz
Freq. Mín. de Corte: 100 Hz
Sensibilidade 1W/1M: 95 dB
Potência RMS: 125W
Diâmetro da Bobina: 1 1/2 pol.

Alguém já testou esse Oversound, que possa me dar uma opinião sobre ele?



Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Felipe Bertin em 24 de Agosto de 2015, as 21:25:30
Olá Diego
Estou terminando de montar meu amplificador,estou usando 2 TDA7294, 100w rms e estou usando o falantes da Alien, um Ace e um Hammer.Ambos tem 12 polegadas, 80W... Preço justo...
Assim que finalizar posto um sample.
Pelo breve teste que fiz o som pareceu bem legal...

Abraços


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 24 de Agosto de 2015, as 23:43:17
Então Felipe, andei pesquisando bastante, e no momento os Alien's estão um pouco fora do meu orçamento, com o valor de 1 Alien dá pra comprar 2 Oversound ou, dependendo da loja, 2 Selenium 10PW3  :-[

Não descarto a idéia de adquirir 1 par de Alien ou RK, mas é que no momento não estou podendo gastar muito. Os altofalantes que eu pegar agora, seja Selenium ou Oversound, utilizarei em outros projetos, ou deixarei guardado para realizar testes em outras montagens.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 25 de Agosto de 2015, as 08:09:39
 Diego:

 Um parâmetro que conta muito no desempenho de um falante para guitarra é sua sensibilidade. No caso de um eminence ou mesmo alien, eles são na casa de 100 dB um de 12".
 
 Já este oversound de 10"  é 95dB, com suspensão em tecido e a aplicação dele é bem genérica, o que seria "Som pra fora, Pancadão"? (talvez nem queira saber... rs)

 A questão do preço realmente, ele é mais em conta, mas será que 100 reais a mais por um alien de 12" não será um investimento bom?

Na minha opinião um falante de 12" bom é melhor que 2 de 10" meia boca que vão fazer você gastar mais depois...

 Um abraço!

 Eduardo

 


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 25 de Agosto de 2015, as 09:33:02
Ledod,

Na minha opinião, sensibilidade conta mais para quem está interessado em volume.

A meu ver, as questões fundamentais neste problema são: curva de resposta do alto-falante e as não linearidades do mesmo. Como você bem sabe (não vou ensinar o padre a rezar a missa - mas coloco aqui para os demais apreciarem), embora estes dois parâmetros acabem por modificar o conteúdo harmônico do programa sendo tocado, eles são parâmetros bem distintos.

Mesmo com o exposto acima, não sei precisar qual é a melhor "cara" que as curvas de resposta tem que ter, nem qual o nível e características de distorção (não linearidade) que o alto-falante tem que apresentar, para ter um "som de guitarra" aceitável.

Uma coisa eu aprendi, no mercado nacional de alto-falantes não especializados para guitarra, é difícil achar algo que funcione perto do aceitável .


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 25 de Agosto de 2015, as 13:14:18
@Ledod:
Como mencionei antes, infelizmente não disponho do valor para um Alien, principalmente no meu caso que farei com 2x10 ou 2x12, então não seria apenas "mais R$100 em um Alien", tanto que vou comprar apenas 1 altofalante no momento (sem grana para comprar o segundo). Não sei se estarei infringindo as regras expondo valores, mas o que ocorre é o seguinte:

Alien Ace, numa pesquisa rápida, encontrei por R$249, e o 10PW3 na média de R$180. Aqui em Campinas me cobraram R$170 pelo 300W10, enquanto em São Paulo achei o mesmo altofalante por R$105 (125 com frete via Pac). Se eu dispusesse do valor do Alien conseguiria comprar o par de 300W10 que estou querendo, e com + R$100 poderia pensar em um Eminence The Cooperhead ou mesmo um Celestion Seventy 80.

Como o Haroldo mencionou, existem muitas variáveis a serem consideradas além da "sensibilidade". Em um grupo no Facebook me disseram que "se chegar alguem com um altofalante de 100dB vai engolir o meu", mas como não pretendo entrar em um "campeonato de pancadão" creio que não haveria problema nisso.

Agora vejamos alguns dados, sem intenção de comparação, apenas uma análise (muito) superficial: Li em algum lugar, não lembro onde, que as frequências ideais para guitarra estão entre 60 e 6000Hz, inclusive ouço falar muito bem do 10PW3, como sendo um dos pouquíssimos altofalantes atualmente que é "aceitável" para utilizar em amplificador de guitarra (ao contrário do irmão maior, 12PW3, que a maioria fala que é péssimo pra isso)

10PW3: 98dB / 60-6000Hz
300W10: 95dB / 70-6000Hz
Celestion Rocket 50: 95dB / 85-5000Hz
Celestion Green Back: 95dB / 95-5000Hz

Se levarmos apenas isso em consideração, dos 4 citados o "melhor" é o 10PW3, pois além da maior sensibilidade tem uma faixa de frequencia muito mais abrangente, enquanto o GreenBack seria a pior escolha, por ter pouca eficiencia em graves e, talvez, agudos com pouco brilho. Em tempo, um GreenBack custa "míseros" R$640.

Incluí o Oversound na lista por acreditar que talvez atenderá a proposta que pretendo para o amplificador, não quero agudos "irritantes", e também não pretendo usar uma mega distorção com guitarra 7 cordas detunada, quero algo mais voltado à AC/DC, Led Zeppelin, Ramones e etc.

Enfim, seja o 10PW3 ou o 300W10, pegarei à nivel de teste mesmo. Alguém um dia deu a cara á tapa, testou o 10PW3, e gostou. Vai que a gente encontra mais uma opção no mercado? Considerando o "custo" não seria um prejuízo tão grande, pois na pior das hipóteses posso utilizá-los depois como altofalantes de testes, em futuras montagens.

Peço desculpas se cometi algum equívoco na "análise superficial"  que fiz acima, se falei alguma besteira quero que me corrijam, pois embora eu tenha pesquisado não entendo muito sobre as caracteristicas ideias para cada tipo de aplicação, então posso ter entendido tudo errado.

@Hgamal:

Sei bem da dificuldade de se encontrar altofalantes "adequados" pra guitarra no mercado nacional, aliás, isso sempre é comentado quando o assunto é "duvida sobre altofalante". Espero um dia ter condições de investir em um altofalante melhor e definitivo, mas até lá vou ter que usar algum "quebra galho" de baixo custo ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 25 de Agosto de 2015, as 14:38:33
 Haroldo:

 Sim, a sensibilidade é a eficiência mecânica, maior sensibilidade, mais "som" se produz, porém, sempre que utilizei de falantes de baixa sensibilidade em amplificadores de guitarra me deparei com um som ruim, um tanto quanto "fechado" e com falta de dinâmica...

 Claro, a sensibilidade é apenas um parâmetro "fixo", a curva de resposta indica realmente o que acontece, mas analisando-o isoladamente, sempre constatei isso, quanto maior a sensibilidade, melhor ele se comportava para guitarra.

 Diego:

 Claro, se você acha que o custo benefício é bom, compre, faça alguns testes e conte para nós! Realmente, 100 reais é bem barato por um falante de 10". Fazer uma caixa 4x10" seria bem interessante se eles forem legais para guitarra!  8)


 Um abração!

 Eduardo


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Alex Frias em 27 de Agosto de 2015, as 17:41:11
A "flexibilidade" do conjunto mecânico certamente (ou a falta de) acarretará na relação a quão rápido o falante responde à diferentes impulsos.

Fica parecendo que a sensibilidade de certa forma também se relaciona em razão direta com a capacidade reproduzir com mais precisão e nuanças.

Além, claro, de se conseguir mais eficiência em relação a volume versus potência aplicada.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ramsay em 28 de Agosto de 2015, as 21:39:30
Citar
Agora vejamos alguns dados, sem intenção de comparação, apenas uma análise (muito) superficial: Li em algum lugar, não lembro onde, que as frequências ideais para guitarra estão entre 60 e 6000Hz, inclusive ouço falar muito bem do 10PW3, como sendo um dos pouquíssimos altofalantes atualmente que é "aceitável" para utilizar em amplificador de guitarra (ao contrário do irmão maior, 12PW3, que a maioria fala que é péssimo pra isso)

10PW3: 98dB / 60-6000Hz
300W10: 95dB / 70-6000Hz
Celestion Rocket 50: 95dB / 85-5000Hz
Celestion Green Back: 95dB / 95-5000Hz

Apesar de sempre ter fabricado ótimos alto-falantes eu acho que a Selenium está mentindo e extrapolando os dados sobre o 10PW3, porque eu duvido que ele tenha sensibilidade de 98db, simples assim...
E o Celestion Green Back nem deveria estar nessa lista, porque ele ganha dos outros três juntos com um pé nas costas, e só tem baixa sensibilidade devido ao imã de alnico que utiliza.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 30 de Agosto de 2015, as 11:30:14
Os falantes de guitarra mais antigos, não eram campeões de sensibilidade.

Na minha cabeça (que não anda lá estas coisas) sensibilidade é um fator menos importante! Nunca escolhi falantes baseados neste parâmetro!

(complementado) Estava escrevendo isso e fui ver a sensibilidade do Private Jack e me assustei: 101 dB - Acho que estou ficando surdo! :)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 30 de Agosto de 2015, as 11:56:05
 Eu gostaria de algum dia testar um Red Fang com 102,5 dB e ver se realmente aquele imã gigante de alnico e sensibilidade absurda fazem tanta diferença...  :D

 http://www.eminence.com/pdf/Red_Fang.pdf

 Com um amplificador de baixa potência, estilo 18w, ele deveria casar muitíssimo bem.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 30 de Agosto de 2015, as 15:18:42
Engraçado que aquele nacional "Wanted" é anunciado como 104,2 DB de sensibilidade e isto é atribuído principalmente a armação plástica.
Muito tentador. Até pelo preço.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 30 de Agosto de 2015, as 16:13:43
Bom, muitos já me disseram, e também li comentários de muitos outros, dizendo que nem sempre os "parâmetros" utilizados para testes são iguais, muitos fabricantes utilizam "artimanhas" para passar uma determinada "imagem" sobre um produto, não que seja uma especificação falsa, mas os parâmetros foram obtidos com uma medição "incorreta" ou "diferente".

Em muitos videos que vi, os timbres que mais me agradaram partiram de altofalantes com média entre 95~98dB, sei lá, talvez minha percepção esteja alterada, mas concordo com a opinião do Hgamal, sensibilidade conta mais pra quem busca volume. Se sensibilidade fosse tãaaao importante assim, será que um falante com frequencia de resposta entre 40Hz-3000Hz 102dB seria adequado pra guitarra??

Lembro dos Altofalantes RK, nacional também, que o "G4" aqui do fórum testou, falaram muitissimo bem dos altofalantes, e sequer me lembro de ter lido as especificações do mesmo. Da mesma forma, ouço falar bem dos Wanted, mas não há nenhuma informação no site da Mickwolf, exceto polegadas e impedância. De onde tiraram os 104dB?

Não desmerecendo os nacionais, acredito que de fato sejam bons, afinal nada melhor que alguem que utiliza/utilizou o produto para comentar sobre o mesmo, mas no caso da Mickwolf nem ela propria disponibiliza a informação no site. Muitos "consagrados" tem 101dB, o Wanted é anunciado como tendo 104. Será o Wanted melhor que um Red Fang, ou terá apenas mais "volume"?? Quais foram os parametros utilizados nos testes realizados nos Wanted??

Por essas e outras que fico na dúvida, no "papel" pode ser perfeito, mas na prática ser completamente diferente. Falaram acima sobre a possibilidade da Selenium extrapolar os dados do 10PW3, mas convenhamos, seguindo um raciocínio lógico, devo confiar na documentação fornecida pela Selenium (que é uma das mais "completas" que já vi) ou na "documentação" (???) dos Wanted??

Enfim, como mencionei anteriormente, não quero que pensem que estou desmerecendo os nacionais, estou expondo isso apenas para entenderem o motivo de eu ter tantas duvidas sobre altofalantes adequados para guitarra, bem como a "importancia da sensibilidade" nisso tudo.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 30 de Agosto de 2015, as 17:47:58
Em minha percepção parece ser exatamente o contrário do que tenho ouvido.
Quero dizer: para os do high gain, a sensibilidade pouco ou nada importa.
Para mim este parâmetro (quando real) tem maior importância no timbre/dinâmica do que no volume sonoro.
Me parece ainda que a sensibilidade não interfere em altos volumes.
Um falante realmente mais sensível em tese é mais fácil de excitar. E isso em guitarra fará um diferença gigantesca dependendo do seu gosto e do estilo que se toca.

Mas é claro que o que sempre moveu a indústria foram as artimanhas "marketeiras" que acabam subjugando a engenharia. Os aparelhos de som caseiros supostamente com milhares de watts rms é uma das comprovações disto.
Neste caso só testes (sem pré conceitos ou paixões) para saber o que é real.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: kem em 30 de Agosto de 2015, as 18:43:56
De onde tiraram os 104dB?
(http://imageshack.com/a/img901/4683/nazmOZ.jpg)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 30 de Agosto de 2015, as 19:12:42
Sim quem, mas quais as especificações dele?? Como chegaram nesse valor?? Quais os metodos utilizados para "medir" isso?? E onde está essa especificação de 104dB no site deles?? http://www.mickwolf.com/

Aliás, 30-50-75W 8ohms refere-se ao modelo "Sheriff", o modelo Wanted (citado no topico) tem 80-100-120W 16ohms.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 30 de Agosto de 2015, as 20:44:26
...Aliás, 30-50-75W 8ohms refere-se ao modelo "Sheriff", o modelo Wanted (citado no topico) tem 80-100-120W 16ohms.

Se for isto há um erro na imagem postada que mostra: Wanted, 8R, 75W


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 30 de Agosto de 2015, as 21:36:04

Se for isto há um erro na imagem postada que mostra: Wanted, 8R, 75W

Imagem abaixo retirado do proprio site da Mickwolf. No site deles, além de especificações diferentes de impedância e potencia para o modelo Wanted, não fala nada sobre as caracteristicas gerais como sensibilidade, frequencia de resposta, material utilizado na carcaça, cone, borda...

(http://i.imgur.com/Va94oosl.png)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 31 de Agosto de 2015, as 03:59:12
Estou cada vez mais curioso com estes "wanted", mas 104.2 dB SPL é forte!

Colocados lado a lado com um Green Back, no mesmo modelo de amp, falará 9 dB a mais!

Cada 3 dB aplicado é equivalente a dobrar a potência do AMP. Ou seja, um amp de 50 watts parecerá ter 400 Watts quando comparado com ao Green Back? (50 + 3dB = 100W, + 3dB = 200W, +3dB = 400W)

Ou estou errando a conta?


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: andersohm em 31 de Agosto de 2015, as 10:17:14
A MINHA opinião: uma boa opção com relação ao custo x benefício...
Porém eu falo apenas com base testes práticos, instalei em um power TDA7294.

Testei sem pré com guitarra direto no power, com a Zoom G2 direto, e com o HG1 direto , com o RAT direto no power e com o pré clean do site com e sem os pedais, falou em alto e bom som.

Escutei o som e me agradou, comprei assumindo o risco pois não havia testado.
Se por acaso tiver alguém próximo a BH que tiver interesse em testar seria uma boa até mesmo para nós termos certeza de que realmente é uma boa compra! Se for teremos uma outra referência mais próximas a nós, mais um produto nacional de qualidade o que ajuda bastante nós desprovidos de verba.

Abraços!


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 31 de Agosto de 2015, as 11:04:13
andersohm

Saber que você gostou já é algo a favor!

Eu até acredito que seja uma boa opção mesmo, mas os 104 dBs SPL me deixa intrigado!


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 31 de Agosto de 2015, as 13:15:47
Bom, galera, não solicitarei o fechamento do tópico por considerar válida todas as idéias e sugestões aqui apresentadas. Entretanto considero por bem comunicar que, por hora, acabei optando pelo Oversound 300W10.

Se rolar legal pra guitarra, beleza, se não rolar pelo menos terei mais tempo para pesquisar outras opções e juntar grana para falantes melhores. Optei pelo Oversound mais pelo custo mesmo e, quem sabe, descobrimos uma segunda opção aos tão falados "10PW3" (que não é o "top" mas resolve bem, por exemplo, salvo devidas limitações).

Vamos ver como esse altofalante se comporta, assim que chegar farei alguns testes e tentarei gravar um vídeo para que possam avaliar. Se bem que pra avaliar seria necessário que alguém que entenda melhor, e tenha ouvido mais apurado, desse um veredicto, mas creio que um vídeo serviria como referencia pelo menos.

PS: meu power tem 100W, o falante suporta 125. Mas além de eu não utilizar o volume no talo 100% do tempo acho que o power não rende "tudo o que promete", deve render uns 80~90W em 8ohms, então acredito que um altofalante de 125W está dentro da margem de segurança.

Obrigado á todos pelas dicas e sugestões  ;D


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: andersohm em 31 de Agosto de 2015, as 14:04:24
andersohm

Saber que você gostou já é algo a favor!

Eu até acredito que seja uma boa opção mesmo, mas os 104 dBs SPL me deixa intrigado!

Vou enviar um e-mail para o fabricante para ver o que eles podem nos dizer com relação à isso...

PS: meu power tem 100W, o falante suporta 125. Mas além de eu não utilizar o volume no talo 100% do tempo acho que o power não rende "tudo o que promete", deve render uns 80~90W em 8ohms, então acredito que um alto falante de 125W está dentro da margem de segurança.

Essa questão de potência falante x potência power me gerava algumas dúvidas, em algumas pesquisas que fiz, de acordo com textos publicados por técnicos de som (ou não), li informações dizendo que o power deveria ser mais potente que o falante ao menos 2 vezes para garantir melhor desempenho e segurança do conjunto, enquanto em alguns outros locais encontrei a informação de que deveria ser o inverso, ou seja, alto falante com maior potencia que o power.
Essa matéria me esclareceu alguns pontos com relação a isso, inclusive tem um parágrafo com informações dadas por um técnico da Oversound.
http://www.studior.com.br/especial.html (http://www.studior.com.br/especial.html)

 


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 31 de Agosto de 2015, as 14:33:22
Então, Andersohm, considerei dois fatores, pelo que entendi da leitura dos comentários presentes no link.

"Amplificadores operando no limite de potência são extremamente perigosos! Podem causar distorções e danos desnecessários aos alto-falantes. É importante o uso de amplificadores que forneçam, no mínimo, duas vezes a potência RMS dos alto-falantes."

"Se o alto falante suporta até 800 watts RMS, deve-se controlar o sinal entregue a ele mantendo-se um nivel médio equivalente a aproximadamente 700 watts para que não trabalhe no limite".

Enfim, o que entendi é que o problema é trabalhar com o amplificador "no limite", independente se o altofalante tiver potencia igual ou maior, recomendam utilizar amplificadores com maior potencia para "trabalhar sempre com uma reserva de potência, para que os transientes muito rápidos e de curta duração não saturem o amplificador."

Em resumo, deveriamos pensar da seguinte forma: se preciso de 200W de potencia eu teria que montar um amplificador de 400W, para que eu possa utilizar os 200W que preciso sem levar o amplificador ao limite, evitando os transientes que poderiam danificar o altofalante/amplificador. Basicamente é o que ocorre com o meu amplificador de 100W, não utilizo todo o potencial dele 100% do tempo, até pelo fato que com 100W é impossivel se manter perto dele com volume total.

Eu poderia, por exemplo, utilizar um altofalante de 100W, ou de 50W (que seria o recomendável de acordo com essas informações), pois tenho certeza que não utilizarei nem 40% de tudo isso, pra mim 50W está mais do que suficiente, então não corro o risco de levar o amplificador ao limite, mesmo utilizando altofalante de 100W.

A grosso modo, o método de trabalho que eles recomendam seria como "desperdiçar potencia". É como eu ter um carro que possa andar à 300Km/H, porém não recomenda-se andar acima de 150Km/H, tanto por questões de segurança (estabilidade, aderencia) quanto para preservar o motor, pois mesmo que o carro seja produzido para atingir 300Km/H não significa que ele suportará andar constantemente à essa velocidade.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 31 de Agosto de 2015, as 15:18:10
 Essa discussão já foi gerada a uns tempos atrás aqui no fórum.

 Basicamente, quando falamos em guitarra, a margem de segurança deve ser sempre do falante, devendo sempre manter uma faixa de segurança em relação a potência entregue pelo amplificador.

 Em som ambiente (shows etc) o contrário é válido porém você deve manter a potência SEMPRE abaixo do máximo especificado pelo falante, mesmo que o conjunto de amplificadores possa fornecer mais potência.

 A questão mesmo é essa simples tabelinha abaixo:

 (http://www.kew-ltd.co.jp/en/support/images/TrueRmsValue.gif)

 Vejam que para uma onda quadrada (sinal "clipado" totalmente) o valor eficaz é maior que para uma senóide de mesma amplitude. Ou seja, se o sinal saturar na saída do amplificador, teremos uma sobrepotência devido a própria característica do sinal.

 Em um amplificador de guitarra, certamente operamos com distorção, seja de pedais, do pré ou da própria saturação do power (em valvulados isso é desejado), ou seja, teremos uma forma de onda na saída com muitas harmônicas que também serão responsáveis pela entrega de potência ao conjunto.

 Tudo muda quando o negócio começa a distorcer de modo não linear...

 Eu não arriscaria utilizar um amplificador de guitarra com falantes subdimensionados...

 A menos que soubesse exatamente (com medições precisas) que com uma onda quadrada na saída, o valor RMS não excederia a capacidade máxima de potência do falante.

 Enfim!

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 31 de Agosto de 2015, as 15:27:14
Pessoal, aprendi da seguinte forma:
Quando se deseja uma qualidade HiFi, distorções não são bem-vindas - desta forma se trabalha com muita folga na questão Amplificador X Falante, e ainda não se usa o Amplificador em sua totalidade de potência.  Para Guitarra, as distorções são esperadas - desta forma se trabalha mais próximo do limite do Amplificador.  O pior é que, o que danifica um falante é justamente os sinais distorcidos.  Daí o grande número de reparos em falantes dos amplificadores de guitarra por aí.  Dependendo do uso, vão embora rapidinho....
Abraços,
Antonio


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: kem em 31 de Agosto de 2015, as 15:44:31
Além de tudo o que o Lelod e o Antonio falaram, e que esta correto (para amplificadores de guitarra, falante sempre com folga de potencia em relação ao amplificador), não caia nessa de que não vou passar do 4 ou do 5, então o falante pode ter menos potencia que o amplificador.
Primeiro que você pode sim excitar o power ao maximo (ou perto disso) mesmo em volumes menores. Basta o pré ter bastante headroom e usar um pedal com saida alta.
Não bastasse isso, quem tem certeza de que nunca esse amplificador vai estar na mão de outros? E que esse outro não vai botar o volume no 11? E ainda... acidentes acontecem...


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 31 de Agosto de 2015, as 15:55:46
Sim, Kem, concordo com você. Digo no meu caso, que não costumo emprestar o amplificador, e nos locais que toco o volume no "2" já é mais que suficiente (locais pequenos, normalmente o amp é microfonado).

Mas sei dos riscos em relação a excitar o power ao máximo mesmo em volume menor, por isso mencionei que acredito ter pego um altofalante que supre a "margem de segurança", pois se o amplificador tiver MESMO os 100W prometidos o altofalante está com 25% de folga (acima), mas como acredito que ele entregue no máximo 90W então fica mais tranquilo.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: andersohm em 31 de Agosto de 2015, as 16:40:16
O que eu entendi mesmo é que o alto falante deve ter metade da potência do amplificador para se obter um melhor rendimento.
Esse assunto sempre me deixa confuso apesar das respostas dos colegas do fórum sempre aparece algo que me deixa sem entender.


Carlos Correia - Consultor técnico Studio R:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eng. Roberto Borges - Engenharia Keybass:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eng. Prof. Homero Sette - Ex-consultor Selenium e ex-consultor Bomber:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Cláudio Rissoni - Depto. Técnico Oversound:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 31 de Agosto de 2015, as 17:13:35
Vou responder o que entendi sobre as citações, no seu proprio post abaixo.


Carlos Correia - Consultor técnico Studio R:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Sim, pois você estaria aproveitando todo o potencial do altofalante. Mas quando ele diz "combinado ao uso correto do processamento" é o que citei anteriormente: você terá que ter cuidado e dosar o nível de modo que não ultrapasse a potencia suportada pelo altofalante, e ainda assim o amplificador estará trabalhando "á meia potencia", longe do "limite", aproveitando 100% do falante e sem distorção..

Eng. Roberto Borges - Engenharia Keybass:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O mesmo dito acima.

Eng. Prof. Homero Sette - Ex-consultor Selenium e ex-consultor Bomber:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O mesmo dito acima.

Cláudio Rissoni - Depto. Técnico Oversound:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Bom, um altofalante que suporte maior potencia teoricamente teria maior "dissipação", trabalharia com folga mesmo que o amplificador fosse utilizado "no máximo", mas cai novamente no problema dos transientes que surgem com o amplificador trabalhando no limite.

Por isso o "adequado", em tese, seria:
Amplificador 100W + altofalante 50W = utilizar 50% o amplificador para ele não ficar no limite e distorcer, nem extrapolar o altofalante.
Amplificador 100W + Altofalante 100W = utilizar 50% o amplificador para ele não ficar no limite e distorcer. Altofalante teria potencia "adequada".
Amplificador 100W + Altofalante 150W = utilizar 50% o amplificador para ele não ficar no limite e distorcer. Altofalante teria potencia sobrando.

Ou seja, para todas as afirmações feitas pelos técnicos, a resposta é uma só: Amplificador sempre trabalhando com folga de potência, e consequentemente com menor distorção harmônica, melhor aproveitamento do altofalante. Claro, considerando isso para aplicações em "sistemas de PA" (por exemplo), pois como citaram acima as distorções em amplificadores de guitarra sã oaté desejadas (salvo determinados limites, obviamente).

Não se esquecendo também do que o Kem mencionou, "você pode sim excitar o power ao maximo (ou perto disso) mesmo em volumes menores. Basta o pré ter bastante headroom e usar um pedal com saida alta", ou seja, mesmo que você tome os devidos cuidados você ainda poderá ter problemas. Imagine, sem perceber, você excitando o power ao máximo e enviando os 100W para um altofalante de 50W??

Eu prefiro utilizar no mínimo um altofalante com a mesma potencia do amplificador, não arriscaria altofalantes com menor potencia.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 31 de Agosto de 2015, as 17:48:50
Texto fora de contexto!
As afirmações feitas são para "contextos" diferentes.
Amplificadores (e falantes) para guitarra são diferentes de projetos para som HiFi - que vem de "alta fidelidade".
Misturando as bolas só gera confusão!
Tente entender para qual projeto (guitarra ou HiFi) o autor está falando para entender então como pode ser a configuração e potência do amplificador e do falante.
Abraços


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: kem em 31 de Agosto de 2015, as 18:40:50
O que eu entendi mesmo é que o alto falante deve ter metade da potência do amplificador para se obter um melhor rendimento.
Todas essas citações que você postou são para HI-FI e P.A. Para guitarra (instrumentos musicais em geral) a coisa muda, e muito, de figura.
Leia o post o Lelod acima... Esta bem explicado.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: cobalto777 em 01 de Setembro de 2015, as 07:58:47
confirmo o que o ledod falou,por experiencia própria...só parei de estourar falante com meu fender de 40 watts,quando instalei um jensen c12k de 100 watts.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 01 de Setembro de 2015, as 08:13:09
 Apenas complementando o post anterior:

 A tabela indica valores eficazes de tensão (ou corrente) para as formas de onda apresentadas. Lembrando que a potência em uma carga resistiva é dada pela fórmula:

 P = V²/R

 Poderemos deduzir qual a relação de uma forma de onda senoidal e uma quadrada em termos de potência.

 Senoide:

 Psen = V²/R

 V = Vp/raiz(2)

 Psen =Vp²/2*R

 Quadrada:

 Pquad = V²/R
 
 V = Vp

 Pquad = Vp²/R

 Substituindo Vp²/R na fórmula anterior temos:

 Psen = 1/2*Pquad

 Esse resultado é bastante interessante, informando que a potência dissipada dobra ao saturar uma onda senoidal.

 No caso de um amplificador de guitarra, enquanto estivermos na região linear, com uma onda senoidal de amplitude Vp, a potência será P. Ao saturarmos esse amplificador (com a mesma amplitude Vp) estaremos dissipando uma potência de 2*P !!!

 Ou seja, não é que a potência do amplificador "precisa" ser duas vezes maior para funcionar, no fundo é que na saturação a potência dissipada "apenas" dobra.

 Um abraço,

 Eduardo

 


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: andersohm em 01 de Setembro de 2015, as 09:04:33
Entendi...
Era justamente essa a minha dúvida porque eu li mesmo sobre o fato da especificação de falantes para guitarra ser diferente dos falantes para P.A. mas as informações vem  de forma confusa porque você acha muita coisas e dificilmente se acha bem explicado igual está aqui...

Outra dúvida: Para o caso de uma caixa com mais de um alto falante, a caixa deve ter essa margem de segurança, ou seja a soma da potência de todos os falantes deve ser acima da potência da fonte, pois a carga aplicada pela saída será dividida pelos falantes, não é?

E todos deverão ter a mesma potência ou pode ter algum mais potente que o outro?


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: pablocorks em 01 de Setembro de 2015, as 09:50:13
Seguinte, se eles tem a mesma impedância, o auto falante de menor potencia não pode ter menos da metade da potencia aplicada. Não tem problema um ser mais potente que o outro, mas não é uma coisa muito lógica a se fazer, poise se tem potências diferentes, tem sensibilidades diferentes, ou seja, para a mesma amplitude aplicada um vai sobrepor ao outro. Talvez isso possa gerar resultados agradáveis e até surpreendentes, mas aí, só testando mesmo.

Entenda que a potência de um alto falante não é a potência que ele dissipa ao ser solicitado, e sim a potência máxima que ele PODE dissipar.



Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 01 de Setembro de 2015, as 11:57:18
...Ou seja, não é que a potência do amplificador "precisa" ser duas vezes maior para funcionar, no fundo é que na saturação a potência dissipada "apenas" dobra...

Mas a conclusão não seria o contrário?
Quero dizer: a potência do amplificador não deveria ter metade daquela que pode ser dissipada mecanicamente no falante?


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 02 de Setembro de 2015, as 11:19:13
Más a conclusão não seria o contrário?
Quero dizer: a potência do amplificador não deveria ter metade daquela que pode ser dissipada mecanicamente no falante?

 Existe uma diferença essencial entre "Um amplificador fornecendo 100w" de "Um amplificador que pode fornecer 100w".

 Potência é potência, se você colocar 100w em um falante de máxima potência de 50w, ele irá queimar.

 O problema em si é que 50w em uma onda senoidal é diferente de 50w de uma onda quadrada em termos de potência/qualidade.

 Vou exemplificar de uma forma inversa:

 Imagine que tenhamos 50w sendo fornecidos a um alto-falante de um amplificador que não sabemos se está trabalhando em uma região linear ou saturando.

 O valor de pico de tensão, caso a carga seja 8 ohms (resistivo) em um amplificador linear será de:

 Psen =Vp²/2*R

 50 = Vp²/2*8

 Vp = 28,3 Vp

 Caso a forma de onda seja quadrada, para os mesmos 50w em 8 ohms, em amplificador totalmente saturado a tensão de pico será de:

 Pquad = V²/R
 
 50 = Vp²/R

 Vp = 20 Vp

 Agora pergunto, qual amplificador consegue "fornecer" mais potência LINEARMENTE?

 Concordam que o primeiro consegue fornecer mais potência, já que a tensão de alimentação é realmente maior? Maior headroom?

 É essa a grande diferença porque potência é potência, se é linear ou cheia de harmônicas é que irá fazer com que o sistema seja mais eficiente ou não.

 Vamos fazer agora fazer outra conta, qual a potência máxima linear senoidal que o segundo amplificador poderia fornecer:

 Psen =Vp²/2*R

 Psen = 20²/2*8

 Psen = 25w

 Ou seja esse segundo amplificador "teoricamente" poderia fornecer 50w, porém a forma de onda seria inútil para qualquer aplicação, a potência máxima dele usável é de 25w!

 Se tentássemos "empurrar" o estágio de potência com um pré mais parrudo, teríamos um som distorcido na saída (ruim, no caso de um PA / hi-fi) e dissiparíamos os mesmos 50w.

 Isso explica a necessidade de uma margem de segurança de potência no falante quando utilizamos amplificadores de guitarra distorcendo, um 25w linear senoidal é teoricamente o dobro quando saturado. Ou seja, há a necessidade de utilizarmos, por exemplo, um falante de 50w.

 Agora no caso de um PA/ hi-fi. Qual a utilidade de termos um conjunto de falantes de 50w e aproveitarmos apenas 25w lineares de um amplificador que distorcendo fornece 50w? É muito mais inteligente utilizar um amplificador que FORNEÇA realmente 50w lineares.

 Agora vem a mancada, os fabricantes fazem todos os malabarismos possíveis para indicar que o amplificador deles fornecem uma potência maior (alguém se lembra do PMPO)? E creio que nesse caso, os engenheiros de som aplicam uma regra prática, dobrando a potência "necessária" para que o conjunto funcione de modo mais eficientemente possível.

 Em um exemplo, um amplificador de "100w" fornece com certeza 50w lineares em todo o espectro de frequências, sendo o falante realmente melhor utilizado.

 Em guitarra, o negócio é justamente o contrário! Pior ainda é o caso dos valvulados que realmente distorcem o estágio de potência de forma acentuada.

 Se ainda quiserem utilizar falantes subdimensionados em amplificadores de guitarra, muito critério e cuidado deve ser tomado.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 02 de Setembro de 2015, as 12:14:51
Então quando você nomeou uma potencia de um amplificador para dar exemplo, na verdade você estava referindo-se o tempo todo à metade desta potência?
Porque quando fala-se em 100w supõe-se que seja 100w e não 50w, por exemplo.
Então teríamos estes 100w um um falante de 50w, considerando todo espectro?
E ainda tem a questão que você mencionou que no caso de saturação a potencia pode dobrar. Aí teríamos 200w em um falante de 50w.
Por mencionei sobre a conclusão poder ser o contrário.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Ledod em 02 de Setembro de 2015, as 14:39:21
Citar
Então quando você nomeou uma potencia de um amplificador para dar exemplo, na verdade você estava referindo-se o tempo todo à metade desta potência?

 Não, eu afirmei que um amplificador (como o nome já informa) deve apenas amplificar. Qualquer transformação que ocorra na forma de onda que não seja amplificação, é uma não-linearidade e portanto não pode ser considerada amplificação, mesmo que se forneça mais potência.

 Pense em uma forma de onda senoidal com tensão de pico a pico exatamente igual a tensão da fonte de alimentação. Agora tente amplificar (com um amplificador de tensão, diga-se de passagem) essa senóide acima da tensão de alimentação da fonte.
 O que ocorre?

 A saída é simplesmente ceifada e obtemos uma onda quadrada.

 Lembrando que uma onda quadrada possui um espectro de frequências infinito (correspondente as harmônicas do sinal), para onde vai essa "potência" a mais? Para o falante ora bolas!
 
 Se você somar a energia de todas as harmônicas verá que elas possuem valor igual a da fundamental, ou seja, ao clipar, mesmo sem aumentar a amplitude do sinal (em Vpp), dobraremos a potência.

Citar
Então teríamos estes 100w um um falante de 50w, considerando todo espectro?

 Se esse sinal for uma onda quadrada e apenas a fundamental deste sinal quadrado dissipar 50w, sim. Os outros 50w virão das harmônicas.

Citar
E ainda tem a questão que você mencionou que no caso de saturação a potencia pode dobrar. Aí teríamos 200w em um falante de 50w.

 A questão essencial é você olhar a carga a ser amplificada, para obter o melhor rendimento. Esqueça o amplificador. Qual o melhor meio de você amplificar 50w linearmente, sem distorcer em todo espectro de trabalho? É ter um amplificador de maior potência.

 Sim, você está correto! Um amplificador de 100w lineares fornecerá teoricamente 200w se distorcer. Mas porque você chegaria nesta potência?

 Um abraço!


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Tiarlei Crist em 02 de Setembro de 2015, as 15:17:26
Acho que não estou conseguido ser claro.
Tudo que estou que estou tentando dizer (e apenas isto) é:
Não seria loucura usar um falante de 50w em um amplificador de 100w que ainda pode saturar e chegar a 200w?


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: hgamal em 02 de Setembro de 2015, as 15:19:16
Pessoal,

o nosso amigo Ledod está completamente certo. O problema é que os "powres" são projetados para o material sem distorções. Não esqueçamos que a potência é uma média no tempo. Ela reflete a quantidade de energia que será passada (ou dissipada) entre as partes no tempo.

Dá para medir facilmente um amp de 50 Watts produzindo mais que 50 Watts em sons distorcidos ou ondas quadradas perfeitas! Isso é MUITO comum! mas você quer isto?

Um amplificador de 100 Watts deveria ser capaz de fornecer 100 Watts sem distorção na faixa de operação dele, com um sinal de saída composto (somas de senóides sem distorção)! Mas isto não acontece.

O que acontece é uma mentira que todos conhecem e todos aceitam. Eles testam 100 Watts com um material senoidal e pronto. Medem a distorção e dizem: tem 100 Watts com X% de distorção. Como ele vai se comportar com sinais compostos é outra coisa. Lembre-se a potência de saída depende de uma série outras coisas como, por exemplo, a capacidade da fonte em alimentar de forma constante a energia entregue ao amplificador, o comportamento térmico dos componentes, a resposta a transientes, etc. Quando você mede com um sinal constante, algumas realidades não acontecem. (existem outras formas de medir potência além da RMS que levam em conta outros parâmetros além da potência contínua em resposta a uma senóide pura).

Eu sei que muito foi falado por experts e tudo, mas tenho convicção que se você liga um AMP de X Watts, medido como descrito acima, em um Falante que suporta X watts, você vai ter duas coisas, um AMP distorcendo muito até o Falante queimar!

EU (olha o pronome EU) uso um AMP de X Watts, em um conjunto de falantes capazes de suportar pelo menos 1.5 a 2 vezes X Watts. (na guitarra)

Em uma aplicação de PA, EU manteria o AMP produzindo menos que X Watts. Para que ele trabalhe sem distorcer!


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 03 de Setembro de 2015, as 09:33:45

EU (olha o pronome EU) uso um AMP de X Watts, em um conjunto de falantes capazes de suportar pelo menos 1.5 a 2 vezes X Watts. (na guitarra)

Em uma aplicação de PA, EU manteria o AMP produzindo menos que X Watts. Para que ele trabalhe sem distorcer!


Em resumo, foi exatamente isso que entendi quando falaram sobre as diferenças entre sistemas de PA/Hifi e amplificadores para guitarra. Inclusive nesses ultimos posts acabei entendendo melhor a dica que você me deu, para eu "baixar meu requerimento para 50W" no "inicio" do topico.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: Diego Bueno em 11 de Novembro de 2015, as 15:36:33
Bom, galera, atualizando aqui, após um tempo parado devido a falta de tempo e grana.

Enfim, depois de muita luta com a loja, recebi meu altofalante Oversound 300W10. Ainda não tive oportunidade de testar como eu queria, pois por um descuido acabei fechando curto na saída do power e os transistores foram pro vinagre. Essa semana farei a compra de novos transistores para realizar a troca, e se tudo correr bem já conseguirei testa-lo com o TSW.

A princípio, do pouco que testei, ele até que se comportou bem, porém não tenho como testa-lo ao lado de um altofalante especifico pra guitarra pra sacar o quão "bom" (ou não) ele é. Obrigado a todos pela ajuda, todas as dicas e sugestões dadas aqui foram anotadas, e serão úteis quando for montar um sistema melhor.

Abraços.


Título: Re: Dúvida na escolha de alto-falantes
Enviado por: MARFU em 07 de Outubro de 2016, as 10:01:39


Eu sei que muito foi falado por experts e tudo, mas tenho convicção que se você liga um AMP de X Watts, medido como descrito acima, em um Falante que suporta X watts, você vai ter duas coisas, um AMP distorcendo muito até o Falante queimar!



Exatamente.
O conjunto foi 01 Univox 120G , ligado em 4ohms .
Foram utilizados 02 JBL 12CV5 - 150w x 8 Ohm
Algum tempo de ensaio e começou a distorção...
Válvulas trabalhando frias.
Pifaram.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal