Olá pessoal. Recentemente tive uma idéia, que talvez seja meio estranha, mas deve funcionar. Ao invés de usar baterias de 9v em pedais, pensei em usar baterias de lítio, dessas de celular. Porém fiquei com uma dúvida. Estou usando 3 baterias de 3,7v, da Motorola, e um resistor para ajustar a voltagem. E para carregá-las? Posso fazer uma ligação direta da fonte do pedal para esse fim? Mesmo que não possa, está aí uma boa idéia!
acho que no lugar do resistor seria mais inteligente um regulador 7809 ou um regulador de 9 volts com amperagem maior, pois a variação da tensão vai depender da corrente consumida pelos pedais.
mas e uma boa ideia sim, cabe apenas ter controle de vida util da bateria com uma carga "x",
bela ideia.
caramba semana passada tive a mesma ideia só que com bateria de uma parafusadeira só que somando a amperagem ela daria cerca de 4A que tipo de regulador de tensão posso colocar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que o 7809 não aguentaria, vou da uma googleada e vamo ver no que dá!
Boa ideia, ainda mais que estou ligando as baterias em série para me dar os 11,1v. Vou tentar! Obrigado pela ideia, mas ainda preciso de um meio pra carregá-las no pedal mesmo!
Vale lembrar que o regulador (7809) só funciona direito se a tensão na enrtada for de pelo menos 12V. Como alternativas, vocês podem tentar usar uma bateria de 12V (aí dá pra usar o regulador sem problemas), direto na pedalboard, pra vários pedais, e utilizar um carregador. Fonte de computador, com um regulador mais parrudo, dá pra alimentar trocentos pedais.
Eu estou pensando em alimentar minhas empadas com baterias de 12 volts, de remoto de portão eletrônico. Só que o soquete está meio caro no eBay...
Porque não usa bateria selada com regulador? acho que a bateria aguentaria um pedalboard inteiro com folga.
ae fiz meu primeiro teste h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) com a bateria da parafusadeira estou usando 7 mini baterias de 1,2volts por1300mhA funcionou filé só que vou ter de trocar o chaveamento do meu rat que feito atravéz de rele e ta esgotando a bateria muito rapido fiquei cerca de meia hora com um dd-3 o rat com o rele um ts-9 e fora os bypass dos pedais boss que mesmo desligado o efeito ainda consomen um pouco de energia, emfim to fazendo testes mas pra começo esta muito bom ,ha e o ruido como num passe de magica desapareceu!! ;)
Como há alguns dias surgiu uma dúvida sobre loops de terra em função do uso compartilhado de um único potencial de terra, peço aos camaradas que testarem essa ideia para comentar sempre sobre o nível de ruído apresentado pelo conjunto. Detalhes como o sistema de instalação da fiação também interessam.
Desde já obrigado.
Quote from: Adiel on 02 de August de 2010, as 21:29:37
Eu estou pensando em alimentar minhas empadas com baterias de 12 volts, de remoto de portão eletrônico. Só que o soquete está meio caro no eBay...
Nao precisa ir tao longe na STA esta saindo 0,33 cada - pedido minimo 300,00 :D
Começa a ficar interessante. Se for no site que visitei ( http://www.sta-eletronica.com.br/loja/index.php ), não achei os preços. Tem que fazer o cadastro para tal?
Tem sim, mas acho que só vende para pessoa juridica, como compro para minha loja, recebo o catalogo...
Se vc quiser, tenho que fazer um pedido de baterias la e ja incluo esse trem no meio, rrsrsrsrs...
Abraço.
Ainda prefiro a bateria selada de 12V, com regulador 7809. Uma bateria de 7AH custa mais ou menos R$50,00, e há modelos de carregador bem simples, com lâmpadas e diodos.
Quote from: fovb on 03 de August de 2010, as 20:55:37
Tem sim, mas acho que só vende para pessoa juridica, como compro para minha loja, recebo o catalogo...
Se vc quiser, tenho que fazer um pedido de baterias la e ja incluo esse trem no meio, rrsrsrsrs...
Abraço.
Isso me interessa muitíssimo! Esse é o produto em questão (código 030481):
http://www.sta-eletronica.com.br/loja/product_info.php?products_id=6280
Abraço!
Isso mesmo Adiel, a propria... Se vc quiser sai 0,33 + 15% de ipi ok? Para aproveitar o frete, se vc permitir, te mando uma lista de componentes que eu tenho e vc ja aproveita pra diluir o sedex, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Sao 10.000 itens... Caso queira só ele, a carta sai 7,00. Tenho a bateria de 12v por 1,50.
FRED
O problema é o tamanho ne? para um pedal board nao tem problema, mas para um pedal unico fica inviavel colocar uma bateria selada...
Pode mandar a lista! Tomei a liberdade de lhe enviar um email para o endereço cadastrado no fórum. A gente combina tudo, talvez umas 30 peças dessas, e mais algumas coisas...
Realmente, para uma pedaleira (que já é um pouco pesada), o acréscimo de uma bateria de 7Ah deixaria a coisa meio sem jeito.
Abraço!
Perguntas: essa "pilha" de 12V é recarregável? Qual a sua relação Ampére/hora? Realmente, uma bateria de 7Ah é pesadinha, mas uma de 2,2Ah tem o mesmo peso (ou algo perto disso) de uma fonte para pedalboard com caixa de metal. além disso, existem baterias de 9V, tamanho padrão, recarregáveis.
bom galera fiz os testes e aparentemente a bateria deu +ou- 3 horas e meia o que vai ser otimo para min a questão do ruido conclui que ficou 90% melhor ele esta operando com 8,4volts mesmo assim não teve nemnhuma perca de gain perceptivel no drive.
Olha, eu mexo com manutenção de celular, e eu fiz uma furadeira pra PCI alimentando um motor de drive de CD com um carregador de Celular, que joga 6V.
Tem carregador que manda % e etc...
e tem os universais que se adaptam a medida que a bateria aguenta.
mas um carregador desse de 6V eu compro a 3 reais, será que tem como adaptar 2 carregadores ou sei lá, realmente existem idéias boas aqui. ;D
Um amigo meu deu-me um carregar de portátil estragado de 19v 3.6A. Pensei em fazer uma fonte com ele o problema é que eu não sei se o 7809 vai funcionar bem com 19V. Outra questão é que o transformador do carregador deve dar mais que 19v de forma a depois dar para regular sempre para os 19V. Mas também não faço a minima ideia de como abrir o carragador
Funciona tranquilo norveto. O 7809 (o com aparência de TIP, não o 78L09 que parece um BC), admite de 12V até aproximadamente 35V de entrada. Então pode usar com o carregador de 19V tranquilo. ;)
Aproveitando o tópico para as grandes ideia e gambiaras, baixo o espirito da gambiara aqui e peguei uma fonte universal de notebook e inverti o negativo pro positivo e o positivo no negativo, como o centro do plug é positivo e os e maioria dos pedais e negativo o centro, e coloquei no pedal e não é de ver que o negocio ligar e funcionou de boa.
Só um problema que to em duvida ela tem chave seletora de 12 a 24v e como os pedais são 9v, queria regular a voltagem dela pra não ter a surpresa de ver nada pegar fogo.
Testei em um Dr.boogie que esta ate sem caixa, mais o bicho da um chiado infernal agora não sei se é a fonte gambiara WINS ou o pedal sem aterramento.
Se alguém tiver uma ideia ou espirito de gabiara nível master dei me uma luz.
Obrigado!
Eu tinha pensado em fazer varias saidas tanto de 9v 12v e 18v é possivel? Não consegui saber se estes estabilizadores de corrente podiam fornecer 1A, 1.5A ou 2A... sugestões?
Quote from: norverto on 27 de January de 2013, as 13:40:59
Eu tinha pensado em fazer varias saidas tanto de 9v 12v e 18v é possivel? Não consegui saber se estes estabilizadores de corrente podiam fornecer 1A, 1.5A ou 2A... sugestões?
Norverto, tudo bom?
Olha de uma pesquisada aqui no forum, Tem uma fonte aqui com saida de 9v e 18v mais você pode modificar o regulador 7818 por um de 7812 se desejar. E lembrando que no caso cada Regulador 78xx suporte ate 1A de corrente. Assim você pode usar um Transformador de 18+18 de 2A ou de 24+24 2A que daria tranquilo para um set de pedais.
Espero ter ajudado.
Eu já estive a ver essas fontes :) Mas o carregador já tem a corrente convertida para dc mantenho todo o circuito da fonte ou o que faço?
O carregador ao qual você se refere (que supre DC) provavelmente não é mais do que uma fonte DC não regulada (só retificação e filtragem). SE ELE TEM TENSÃO PELO MENOS 3V ACIMA DA MAIOR QUE VOCÊ DESEJA OBTER, fica fácil: basta "pendurar" os reguladores da linha 78XX na saída dele. A folga de 3V é a mínima necessária para que os CI's trabalhem direito.
Quero dizer, se você quer que a fonte seja capaz de suprir, digamos, 18V, 12V e 9V, o seu carregador precisa fornecer pelo menos 21V (mas não muito acima disso). Aí, você monta 3 blocos reguladoros, usando CI's 7818, 7812 e 7809 e liga as entradas destes blocos em paralelo (serão alimentadas pelo carregador).
Importante: os CI's de tensão menor precisarão ser montados em dissipadores eficientes porque, com uma queda de tensão substancial, irão esquentar bastante.
Quanto a corrente, o _g1g4_ está certo. Não há problema em alimentar os blocos reguladores com uma fonte capaz de suprir corrente mais alta. O que você não pode é deixar que as cargas (os pedais, no caso) "puxem" mais que 1A de cada bloco, que é o máximo tolerado pelos CI's 78XX.
Eu penso que é regulada pois serve de alimentação a um computador logo a tensão não pode variar e na informação do carregador diz output:19V
E eu já tenho visto carregadores a dizer output: ~xV .
De qualquer forma talvez ainda possa fazer uma fonte de 18V usar regulador. Sendo que em principio o carregador está regulado só preciso de colocar uma resistência para conseguir os 18V certos. Assim já dá para fazer a fonte com 9V, 12V e 18V também?
Agora entendí a sua idéia, você quer usar uma fonte de notebook!
Não use resistor não!
Para o rail de 18V, use um (ou dois) 1N4004 (ou outro diodo de silício qualquer, desde que suporte a corrente e a tensão) EM SÉRIE com o positivo da fonte; cada diodo vai provocar uma queda de tensão de 0,7V, então você chegará numa saída de 18,3V se usar 1 (19V-0,7V), ou 17,6V (19V-1,4V) se usar 2.
Para os outros dois rails, vale a sugestão já dada, blocos reguladores separados para cada tensão que pretende obter. Ligue-os direto nos 19V, e não na "saída" do(s) diodo(s) que eu falei acima.
O fato da fonte já ser regulada não impede o uso de um regulador posterior (ou adicional). Porém, lembre-se que a fonte de notebook é chaveada, então poderá (ou não...) introduzir ruídos (para ter certeza, só mesmo testando).
eu usei uma fonte chaveada bem pequena, que era de um aparelho aqui, fornecia 14v e 3A, usei um regulador de 9 na saída, testei no meu pedal board, e funcionou belezinha, sem ruídos, exatamente igual a minha fonte anterior (a fonte 9v aqiu do site)
testei com todos os meus efeitos (chorus, delay, drive, boost e fuzz) e o resultado foi igual com as duas fontes