Olá amigos, bom dia.
Estou com um Bugera V55 que está com um problema. Enquanto ensaiava, o amplificador foi perdendo força (volume) e parou. Chequei o fusível, e estava rompido. Substitui por um novo e o amplificador ligou novamente, som tocando normalmente, porém, apareceu um ruido estranho, pequenos estalos, seguidos de sons de frigideira e as vezes, uma pequena microfonia, muito pouco mesmo.
Gravei um trecho do ruido para entenderem melhor.
https://soundcloud.com/leandrobenedetti/ruido-bugera-v55
O amplificador está com válvulas SOVTECK 6L6GC trocadas a cerca de 1 ano e com as de pré, 2 12ax7A e 1 12ax7B originais, da própria BUGERA (+/- 5 anos de uso).
A cor da iluminação das válvulas me parece comum, nada fora do casual.
Alguém faz ideia do que possa vir a ser? Sei que são poucas informações mas pode ser que isso seja algum sintoma de determinado tipo de defeito, enfim. Se alguém puder colaborar, obrigado.
Eu começaria olhando os capacitores da fonte (procure por estufamento, cheque a idade pela data impressa, ex. 9912 = ano 99 mês 12), depois retiraria as válvulas e uma inspeção nos contatos dos soquetes, verificaria os diodos ou válvulas retificadoras, buscaria algum chamuscado ou componente torrado e cheirando queimado.
O fusível não queimou por nada, alguma coisa deve ter ocasionado a queima.
Obrigado pela resposta Xformer.
Desculpe a demora para voltar a responder o tópico, acabei tendo que esperar para poder mexer no amplificador novamente.
Chequei a placa e os componentes visualmente, quase tudo parece estar OK, nada de chamuscados ou capacitores estufados, nenhum sinal de sobreaquecimento, porém, temos um diodo onde a solda desceu da placa para o corpo, pode estar causando um mau contato.
O restante parece estar normal.
O amplificador é de um amigo, ele tem duvidas se o problema são as válvulas de power mas acredito que se fosse, não implicaria na queima do fusível, correto?