Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: Diego lima em 23 de Agosto de 2010, as 23:41:00



Título: troca de trastes
Enviado por: Diego lima em 23 de Agosto de 2010, as 23:41:00
E aí galera, sou novato aqui no Handmades. Andei procurando por aqui e não achei. To precisando de umas dicas para  troca de trastes. Tenho uma guitarrinha antiga (dolphin), mas por ser presente do meu pai e ser a minha primeira guitarra to afim de arrumar ela e trocar os trastes. Ja tentei uma vez... pois é aquele  >d >;( )>| ficou todo desnivelado, trastejando mais do que nunca. Lixei eles pra nivelarem e nada feito. Agora quero dar um trato nela só por  diversão mesmo, alguém sabe como fazer a  troca e  acabamento?


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: maioli em 24 de Agosto de 2010, as 00:22:02
É o serviço mais complexo e delicado da luthieria de guitarra. O que não quer dizer que não possa ser feito em casa, mas quer dizer que a chance de ficar pior do que era é muito alta.

Funciona assim.

1 - Com um alicate apropriado, que é similar a um torquês, os trastes devem ser arrancados. Há quem defenda que devem ser aquecidos antes. Isso só é de utilidade real se estiverem colados, ou seja, se já é um instrumento reentrastado ou se foi mal entrastado de primeira.

2 - Os slots devem ser limpos com uma lâmina fina. Na falta da ferramenta profissional, uma simples tirinha recortada de uma lata faz o job. Se for necessário, os slots podem ser aprofundados com a serra adequada.

3 - Com um bloco do mesmo raio da escala, ela deve ser retificada e polida com lixas sucessivas, começando em 220 e indo pelo menos a 800. Também dá pra retificar com bloco plano, mas ai o que já é difícil fica muito difícil.

4 - A seguir se coloca os trastes novos, que devem ter o tang mais largo para poder agarrar dentro dos slots que já foram alargados pelo arrancamento dos trastes anteriores. Trastes normais não vão agarrar na maioria dos casos e vão exigir colagem = porcaria. As extremidades devem ser limadas para um ângulo entre 15 e 30 graus dependendo do gosto do freguês.

5 - Se a escala estava bem retificada e os trastes foram bem assentados, uma leve passada com o mesmo bloco de raiar e uma lixa 600 faz a retífica leve que deixa o serviço mecanicamente perfeito.

6 - Aí entra a lima de coroar, que é uma lima côncava adequada para o calibre de trastes escolhidos. Depois de coroados, os trastes devem ser polidos, podendo ser a mão ou com a dremel, usando lixas 1500 e 2000 ou pasta de polir e roda de feltro.

Dá pra fazer sem essas ferramentas, sem trastes para reentrastament? Dá. Com algumas toneladas de habilidade.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: Diego lima em 24 de Agosto de 2010, as 00:58:50
Valeu brother
Vou tentar amanhã já. O passo nº6 que eu não fiz, pois trasteja bastante na casa 15 mizinha e algumas mais por perto dela, pois assim preciso limar uns trastes em especifico. A questão da cola não precisei não: ficaram bem firmes, e de qualquer forma tudo que fizer vai jogar eles para dentro dos slots, nem me preocupo muito com isso. A limagen lateral na pontinha dos trastes entre 15º e 30º graus eu fiz antes de colocar o traste, pois ao limar eles no braço, como um péssimo luthier (caseiro de fundo de quintal) risquei alguns pontos.

Tem um luthier aqui em Londrina, mas me pediu 250 cruzados pelo serviço.
A guitarra nem vale isso, dai comprei 2 metros de traste e vou me arriscando aqui.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: maioli em 24 de Agosto de 2010, as 10:38:04
Coroar trastes não é uma operação que mexe na altura. Apenas arredonda o topo, e deve ficar um "risquinho" do achatamento que foi feito pela pós retífica do passo 5.

Se está ocorrendo trastejamento, uma retífica pesada é necessária. Assim deve ser feito o passo 5 com lixas mais grossas, como 400 ou até mesmo 320.

A Gibson usa a coroa dos trastes achatada (é o grande ponto fraco dessa famosa marca). Se não tiver a lima de coroa, pode deixar achatado mesmo. Não vai trastejar, mas vão rolar uns buzzes de alta frequencia e muito provavelmente vai entonar muito mal.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: plautz em 24 de Agosto de 2010, as 14:08:09
Iae galera, sou novato aqui no handm. andei procurando por aqui e n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) axei, to precisando de umas dicas para  troca de trastes. tenhu uma guitarrinha antiga (dolplin) , mais por ser presente do meu pai e ser a minha primeira guitarra to afim de arrumar ela e tocar os trastes, ja tentei uma vez , pois eh a k e le (moderador, peço que me suspenda do fórum)  >d >;( )>| ficou todo desnivelado trastejando mais do que nunca, lixei eles pra nivelarem e nada feito, agora quero dar um trato nela soh por  diversão m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), alguem sabe como fazer a  troca e  acabamento?

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) brother
vo tenta amanha jah, o passo nº6 que eu  n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum)  fiz, pois trasteja bastante na casa 15 mizinha e algumas mais por perto dela, pois assim preciso limar ums trastes em especifico , a questão da cola n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) precisei não, ficaram bem firmes, e de qualquer forma tudo q fizer vai jogar eles para dentro dos slots, nem me preocupo muito com isso. a limagen lateral na pontinha dos trastes entre 15º e 30º graus eu fiz antes de colocar o traste, pois ao limar eles no braço, como um pessimo luthier (caseiro de fundo de quintal) risquei alguns pontos.

tem um luthier aqui em Londrina, mais me pediu 250 cruzados pelo serviço
a guitarra nem  vale isso, dai comprei 2 metros de traste e vo me arriscando  a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Regras, regras... Para que elas servem mesmo?

4.1.2 - Não deve ser utilizado o "internetes", sob nenhuma hipótese, salvo no fórum "Off Topic". Caso o usuário seja iniciante e incorrer neste erro, sua mensagem será editada por um administrador, sem aviso, e o mesmo será notificado sobre a infração.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: mercury em 02 de Outubro de 2010, as 22:17:39
To postando meio atrazado aqui mais uma coisa que voce pode mandar fazer é retificar os trastes, a minha tagima tava trastejando em tudo que voce puder imaginar dae mandeu retificar os trastes e regular e ela ficou novinha


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: Tiarlei Crist em 09 de Outubro de 2010, as 13:46:42
A propósito:
Será possível encontrar essa referida lima para trates aqui no Brasil?


Até mais.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: maioli em 10 de Outubro de 2010, as 00:07:34
Só vi no stewmac e ao vivo compradas de lá.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: ADI_V2006 em 11 de Outubro de 2010, as 09:47:34
 Lima para traste você encontra na MUSICTOOLS,  paguei R$ 130,00 + frete na minha. A empresa não tem site mas entra no ORKUT  e faz a busca que você acha o endereço.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: maioli em 11 de Outubro de 2010, as 10:53:36
US$ 39 na stewmac. Com frete deve ficar na faixa de uns 100 reais. Item # 4491. Se não tiver experiência em compra internacional, vale mais a pena pegar na musictools mesmo.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: ADI_V2006 em 11 de Outubro de 2010, as 11:26:22
 Tenho comprado com certa frequencia na Stewmac e o processo é bem simples e auto-explicativo, você precisa apenas de um cartão de credito internacional. Recebo a encomenda em 15 a 20 dias(interior do MT) e faço sempre pedidos na faixa de 100 dólares no máximo e até agora meus pedidos não foram taxados. As compras que faço no Brasil e recebo via PAC demora de 10 a15 dias então para mim comprar na Stewmac compensa e muito.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: Tiarlei Crist em 11 de Outubro de 2010, as 12:11:34
As pedras já começam pelo cartão internacional, que não possuo e prefiro evita-lo.

Fiquei surpreso por saber que esses caras da MUSICTOOLS que fabricam as ferramentas. Grande dica ADI_V2006.
Ter alguém aqui no Brasil que fabrica ferramentas para luthieria é algo adimirável.
Com certeza eles merecem nosso apoio, se forem produtos de qualidadade, claro.

Afinal sou brasileiro, amo meu país :o , e espero não mais ser obrigado a dizer que "importado é melhor", isso quando existe nacional para comparar.
Engraçado que nos EUA por exemplo, a filosofia é extamente o contrário.

Até mais.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: ADI_V2006 em 11 de Outubro de 2010, as 12:35:35
 Tiarlei possuo vária ferramentas que comprei na MUSITOOLS  e elas são de excelente qualidade e precisão.  Mas muita coisa tenho que comprar na STEWMAC por que, ou não encontro similar no Brasil ou quando encontro o preço é desanimador.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: juliano em 12 de Outubro de 2010, as 00:30:27
A lima para dar acabamento de trastes que vende na MusicTools é igual a 4454 da Stewmac:

http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Diamond_Fret_Files/Dual-grit_Diamond_Fret_File.html

Eu já comprei na MUSICTOOLS bloco de raiar, lima para trastes, fret press cauls, tacos para retífica.... Vou te falar, a maioria é de qualidade similar ou superior!!!

Comunidade MusicTools:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=33077293

Perfil do Miguel com fotos do arsenal para quem deseja ser um luthier:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2949195482600803192

Abraços


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 04 de Abril de 2016, as 10:19:45
Aproveitando o tópico:
Troquei os trastes da minha Tagima T635 ano 2000.Coloquei médio jumbo.
Já dei uma limada neles, coloquei encordoamento só para ter uma idéia de como tinha ficado e e aconteceu que agora o Nut ficou baixo em relação aos trastes.As cordas estão encostando no primeiro traste e fazendo um som tipo "buzzzz" quando toca-se as mesmas soltas.
Pressionando as cordas, desde a primeira casa, não há nenhum trastejamento.
Pergunto aos amigos:
Limo ainda mais os trastes ou levanto o nut?


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: juliano em 04 de Abril de 2016, as 10:34:45
Minha recomendação, troca por um nut novo.
Mas, também já fiz da seguinte forma, peguei um nut velho e limei ele pra ter o pó do nut velho, coloquei bonder na cavidade e depois o pó de nut, tampou tudo e finalmente refiz as cavidades!
Espero ter ajudado!
Abraços


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 04 de Abril de 2016, as 11:19:44
Obrigado juliano.
A retirada do nut:Devo passar uma lâmina bem fininha nos dois lados dele, para ir soltando devagar?


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: hgamal em 04 de Abril de 2016, as 13:49:41
Achei este artigo sobre troca de trastes em guitarras Gibson com acabamento nas laterais do traste:

http://fingerlakesguitarrepair.com/gibson-refret-saving-the-binding-nibs/

Quando o pessoal está disposto, faz a coisa direito.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: juliano em 04 de Abril de 2016, as 13:57:54
Para trocar o nut siga os passos conforme mostrado neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=S6lGTSGaSOo

O estilete ajuda para que tinta não sair junto.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 04 de Abril de 2016, as 14:33:44
Obrigado amigos.Vou tentar trocar o nut.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: Etelvino Costa em 04 de Abril de 2016, as 16:38:20
Cuidado com o estilete, não seja despreparado como eu: coloquei o braço apoiado na minha perna e quando estava forçando o estilete, ele acabou escapulindo e cravando em minha perna  >>(: até hoje sinto dores no local quando faço minhas corridas. Se o nut original for de osso e for substitui-lo, pode aquece-lo com ferro de solda que fica mais fácil remover.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 04 de Abril de 2016, as 20:12:00
Valeu a dica.

Eu consegui retirar o nut.Não foi muito difícil.
Ele é de plástico.Só que acabei fazendo um cortezinho na escala, o estilete saiu do local onde deveria andar.Mas...vamos em frente.
Agora vai levar uns dias para que eu possa ir ao centro comprar um nut novo.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 25 de Agosto de 2016, as 16:22:08
Amigos.
Troquei os trastes da minha guitarra e tive que deixar ela parada um período, por não ter tempo para trabalhar nela.
Agora que tentar acabar o trabalho da troca dos trastes.Já coloquei os novos, acontece que nas pontas, ficou sobrando um pouquinho para fora da escala.Mes eu cortando com cuidado e até já com um ângulo.
Eu sei que o jeito é limar.Mas como fazer isso sem acabar desgastando a escala junto?


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: rodlburigo em 25 de Agosto de 2016, as 16:55:11
Eu sei que o jeito é limar.Mas como fazer isso sem acabar desgastando a escala junto?
Coloca fita crepe paralela aos trastes!    ;)


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: hauf em 26 de Agosto de 2016, as 08:27:35
Vox!
Quais foram os resultados obtidos e nível de dificuldade que você encontrou no decorrer do serviço? Pode compartilhar?
É que possuo uma strato tagima, que um luthier fez bobagem na escala(tirou madeira da escala), e tenho estudado em recolocar os trastes mas ainda com um certo receio em fazer o trampo.

Obrigado desde já!


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: andersohm em 26 de Agosto de 2016, as 09:29:43
Como disse o amigo aí encima, é colocar fita crepe ou qualquer outro tipo de fita mais grossa para prevenir qualquer desbaste da escala ou braço do instrumento, ir colocando paralelamente ao traste de modo que cubra toda a escala para quando for feito o acabamento (polimento), caso não for polir os trastes pode colocar somente nas quinas da escala mesmo, quando troquei os trastes dos meus instrumentos uma das vezes eu protegi a escala, fixei a lima em uma bancada e fui passando o braço em um ângulo de 45° aproximadamente e finalizei com uma lixa bem fina, neste caso eu o retirei do corpo, ficou com um acabamento muito bom!  
Em breve terei de repetir este processo em outra guitarra.
 :D


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: VOX em 26 de Agosto de 2016, as 10:26:50
Obrigado pessoal.Vou tirar o braço e colocar fita para proteger.

hauf:
Não foi difícil.Eu esquentei os trastes velhos para então puxa-los com um alicate tipo torques..Eu e um amigo fizemos o trabalho.
Esquentei os trastes com o ferro de solda.Só que antes de esquentar, eu molhei o traste um pouquinho.
Sairam todos na boa.O traste novo, comprei a metro no Mercado Livre, do tipo médio jumbo.
Verifique bem as medidas daqueles dentinhos dos trastes, aqueles que cravam na madeira.Os novos tem que serem um pouquinho maiores nesse aspecto.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: hauf em 26 de Agosto de 2016, as 20:55:30
Obrigado por reportar Vox, e, que bom que ficou bom.Já eu, estou aqui tomando coragem pra isso.
Ainda preciso comprar o bloco de raiar e a lima pra coroar os trastes.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: darkislanio em 27 de Agosto de 2016, as 18:20:21
Onde é possível encontrar lima de coroar trastes? Dei uma pesquisada no mercado livre, mas não encontrei muita coisa. Procurei no Ebay também (crowning file) mas os preços desanimam.


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: bossman em 27 de Agosto de 2016, as 20:57:07
Onde é possível encontrar lima de coroar trastes? Dei uma pesquisada no mercado livre, mas não encontrei muita coisa. Procurei no Ebay também (crowning file) mas os preços desanimam.

Procura no facebook por luthier express, mas não vai esperando nada barato não...


Título: Re: troca de trastes
Enviado por: juliano em 05 de Setembro de 2016, as 10:30:56
Neste link tem o catálogo da Music Tools com todas as ferramentas produzidas por eles, bem como os preços!

http://www.youblisher.com/p/1063231-Catalogo-Musictools-Janeiro-2015/


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal