Handmades

Fórum Geral => Placas de Circuito Impresso => Tópico iniciado por: marcao_cfh em 30 de Janeiro de 2018, as 20:12:49



Título: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 30 de Janeiro de 2018, as 20:12:49
Eu comprei alguns metros de dry film no Aliexpress para fazer um teste, mas não tenho laminadora, e estou com bastante dificuldade em aplicar o filme. Em algumas pesquisas no youtube, vi vídeos falando em aplicar com água (um falou que tem que ser mineral) e deixar secar naturalmente por dois dias, o que não é viável para quem precisa fazer uma placa na hora. Li que o filme pode ser aplicado com ferro de passar, mas nas minhas tentativas o filme ou foi danificado por excesso de calor ou não fixou direito e saiu na hora da revelação com barrilha. Gostaria de algumas dicas de quem usa o dry film e não usa laminadora para a aplicação.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: ZAS em 30 de Janeiro de 2018, as 21:25:43
Como aplicar dry film sem laminadora (https://www.youtube.com/watch?v=LLIVY5YN9wQ).


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 30 de Janeiro de 2018, as 21:50:18
O autor desse vídeo diz nos comentários que ele deixa secando durante a noite toda em um "cupboard dryer" (que eu não sei a tradução). Também não é um método de aplicação e utilização imediata...


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: Gfassuncao em 31 de Janeiro de 2018, as 14:35:20
O pessoal costuma usar um forninho elétrico para curar tinta fotosenssível. Deve funcionar para dryfilm também.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: Solenoide em 01 de Fevereiro de 2018, as 09:19:12
O autor desse vídeo diz nos comentários que ele deixa secando durante a noite toda em um "cupboard dryer" (que eu não sei a tradução). Também não é um método de aplicação e utilização imediata...

Marcao_cfh, cupboard dryer parece ser um tipo de armário secador de roupas elétrico.

Pesquisando no google, li que esse tipo de eletrodoméstico é comum na Europa e nos EUA.

Talvez seja interessante usar uma estufa com lâmpadas para secar a placa com o dry film.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 01 de Fevereiro de 2018, as 17:24:47
Deposite o filme a frio evitando as bolhas. Caso alguma fique, fure a bolha para esvaziá-la. Não é conveniente levantar o filme para eliminar uma bolha porque, mesmo a frio, o filme pode grudar na placa e rasgar quando levantado.

Uma vez com o filme depositado, aqueça o ferro de passar roupa na menor temperatura possível ( acima de 100 ºC ). Com a prancha do ferro para cima, coloque a placa na prancha do ferro, com o cobre e o filme para cima. Com a mão, mova a placa sobre a prancha para uniformizar a temperatura em toda a placa.

Quando a placa esquentar a ponto de que não se consegue mais tocá-la, retire a placa de cima da prancha do ferro e comprima o filme contra o cobre usando um pano ou mesmo uma peça de borracha. Espere a placa esfriar e...deu !

A 80 ºC o filme adere e não solta mais, mas é preciso pressioná-lo contra o cobre para uma laminação sem falhas.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 01 de Fevereiro de 2018, as 21:30:11
Não tenho forninho elétrico, e como moro em apartamento não tenho espaço para improvisar uma estufa...

Alexandre, esse método pode ser feito com luz ambiente, ou devo fazer em lugar o mais escuro possível? Estou aplicando o filme usando água, pois percebi mesmo que partes dele se rasgam se tentar levantar :D


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 01 de Fevereiro de 2018, as 21:47:17
Deve ser feito no escuro, mas não é necessário escuridão completa como quando se revela filme fotográfico. É possível usar luz de segurança amarela, a qual eu uso só por precaução, pois meu filme deve estar velho e precisa 5 min de sol direto para gravar. Não é a luz ambiente que vai velá-lo...

Como tu estás laminando com água, pode haver o problema de a água vaporizar no momento do aquecimento e formar bolhas sob o filme. Melhor laminar a seco, como se faz com contact.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 01 de Fevereiro de 2018, as 21:55:17
Uma lâmpada florescente influenciaria muito? Caso não, posso testar esse procedimento hoje de noite. Sobre as bolhas formadas pela água, já me aconteceu também.

Alexandre, deixa eu aproveitar que você usa o método do dry film e perguntar mais umas coisas. Eu vi vídeos que falavam para aguardar um tempo entre a fixação do dry film e a gravação, outros falam que pode gravar imediatamente. Também li relatos falando para aguardar um tempo entre a gravação e revelação. Na sua experiência, você aguarda entre alguma parte do processo, ou realiza imediatamente sem problemas?


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 02 de Fevereiro de 2018, as 01:10:51
Olha, lâmpada fluorescente gera ultra-violeta que é justamente o tipo de luz que sensibiliza o filme...eu usaria uma lâmpada incandescente ( essas que agora são ilegais ) ou trabalharia na penumbra. Na minha experiência, o filme não é muito sensível ( 5 min de sol direto ! ), assim luz ambiente na penumbra não deve criar problemas.

A informação do tempo de espera é correta. Eu espero 15 minutos antes de expor o filme e mais 15 antes de revelar. Vou mandar o datasheet que tenho para dry film para o seu email.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 02 de Fevereiro de 2018, as 04:02:37
Antes de eu ver sua resposta, aconteceu algo aqui que me forçou a fazer alguns testes. Tenho um amigo em João Pessoa (moro no Paraná) e ele foi realizar algumas gravações com dry film. Ele sabe que eu ainda não tinha conseguido resultados satisfatórios e sempre me incentivou a tentar novamente. Então propus uma "corrida" de exposição via whatsapp. Eu fiz o método do ferro de passar com a temperatura no mínimo, a placa esquentou muito rapidamente. Pressionei, esfriei com água da torneira, sequei com um pano, expus por 3 minutos com luz negra (sim, luz negra mesmo) e revelei. Deu uns 10 minutos tudo. O resultado não ficou perfeito, meu filme tem amassados, mas ficou muito bom. Melhor do que qualquer outro resultado que eu tive.

Tentei novamente, resultados melhores. Mais uma vez, e resultados melhores ainda. Minha maior dificuldade agora está em depositar o filme, então resolvi testar numa 1590A usando água para colocar o filme, retirando toda a água entre a caixa e o filme no final do processo. Esse foi meu resultado:
(https://s9.postimg.cc/q9c87b12z/caixa.jpg) (https://postimg.cc/image/q9c87b12z/)

Enfim, está funcionando muito bem, mesmo sem o tempo de espera e com resfriação forçada. MAS não digo que estou fazendo do jeito certo, pode ser que a espera melhore o resultado. Amanhã, com mais calma, tento com o tempo de espera. Obrigado pela ajuda, Alexandre!

Quanto ao datasheet, vou enviar um e-mail sim.

Editado: esqueci de mencionar, fiz o processo com a luz florescente acesa.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 02 de Fevereiro de 2018, as 12:29:44
Se a placa esquenta muito rápido, use um pano entre o ferro e a placa. Para mim, leva cerca de dois minutos para a placa ficar intocável .


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 02 de Fevereiro de 2018, as 21:53:53
O processo de esquentar e pressionar com pano está demorando cerca de 1 minuto na temperatura mínima (acetato). A placa fica muito quente, mas esfria muito rapidamente. Provavelmente nossa definição de intocável é diferente, minha tolerância a alta temperatura é baixa (nem banho quente eu tomo :D).

Mas para o meu filme esse tempo está sendo suficiente. O tempo de espera entre as etapas também melhorou o resultado. Só não estou tendo resultados melhores pois meu filme veio com amassados e defeitos, além de eu não ter acertado ainda na hora de colocar o filme, ficam muitas bolhas. Tenho que melhorar isso.

Editado: notei que o processo de corrosão é bem demorado. Coloquei para corroer uma placa feita por transferência térmica e outra com dry film, ambas bem parecidas. A feita com dry film demorou cerca de 3 vezes mais que a feita por transferência térmica. Após a revelação, lavei com água. Tem alguma outra coisa que tem que ser feita?


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 02 de Fevereiro de 2018, as 23:52:37
Estão ficando resíduos de dry film ( névoa ) sobre o cobre. Após a revelação, lave com água e uma esponja, passando de leve para não prejudicar o dry film.



Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 03 de Fevereiro de 2018, as 06:48:51
Usei uma esponja dessas amarela e verde, do lado verde e de leve. A corrosão foi rápida. Solução simples e eficaz! Amanhã vou remover o dry film e tentar finalizar a placa, para testar o layout e compartilhar aqui no fórum. Obrigado por toda a ajuda!


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 03 de Fevereiro de 2018, as 19:00:21
Lado verde da esponja é meio radical... na próxima vez, tenta o lado amarelo.

Nas minhas placas o lado verde nem iria funcionar ( trilhas de 0,25 mm espaçadas de 0,25 mm ).


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: Gilmar em 05 de Fevereiro de 2018, as 19:01:52
Eu tive vários problemas com esse filme no início, eu uso uma luz negra de 28w.
Pra resumir o que me serviu e ficou 100% usável.

-Passei a usar 3 camadas de acetato para o layout, o diapositivo ficou totalmente opaco.
-Esse procedimento permitiu que eu mantivesse um tempo de exposição maior, endurecendo mais as áreas expostas e facilitando a revelação.
-Colar a placa a ser exposta sobre um vidro transparente. colocar um cartão preto atras da placa para não estourar luz, pressionar a placa sobre o vidro com uma espuma com fita crepe.
-Não deixe a luz negra a menos de 30cm da placa.
-Faça a revelação com escova de dente macia bem de leve, aumente um pouco a concentração de barrilha caso fique difícil, bicarbonato não é muito bom pra isso, verifique contra uma luz amarela se resta resíduo, passando dedo da pra perceber.
-Para aplicar o filme use um ferro de passar, temperatura media algodão, aqueça levemente a parte de trás da placa e aplique o filme, ponha um sulfite sobre o filme e aqueça com ferro sem deixar o ferro descansar sobre o sulfite, faça esse procedimento aquecendo e pausando para não derreter o filme, senão enruga.
-Existe o procedimento molhado, eu nunca tentei, mas, funciona.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: marcao_cfh em 05 de Fevereiro de 2018, as 21:03:58
Eu estou deixando a lâmpada a cerca de 15cm da placa. Como fotolito, estou usando um layout impresso em papel vegetal, uma única camada e com toner de qualidade digamos "questionável". Um amigo que usa serigrafia me alertou sobre a qualidade do fotolito, aconselhando a deixar a luz afastada para não atravessar o toner. Exponho por 4 minutos. Na revelação, passo o dedo mesmo. Ainda não está 100%, tenho que melhorar muito a colocação do filme. Mas está dando pro gasto.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: A.Sim em 16 de Fevereiro de 2018, as 22:42:23
Olá.

Hoje eu preparei mais uma placa com dry film, e acidentalmente utilizei uma temperatura mais baixa para fixar o filme. Espantosamente, o véu que sempre se formava sobre o cobre, após a revelação, não apareceu. Conclui-se que uma temperatura excessiva pode criar o problema.

Para o vosso conhecimento.


Título: Re: aplicando dry film sem laminadora?
Enviado por: AugustoBlues em 15 de Fevereiro de 2022, as 16:16:30
Boa tarde meus caros!

Bom, vamos lá! Tenho uma impressora 3d em casa e a mesa dela é aquecida e controlada por um termistor, ou seja, posso colocar a placa pra fazer a secagem em temperatura controlada. A minha ideia é fazer uma prensa com uma ou duas mesa aquecidas para esse fim, nada muito complexo. A mesa aquecida nada mais é uma placa cobreada(https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1766237632-mesa-aquecida-pcb-mk2b-12v-ou-24v-para-impressora-3d-_JM#position=54&search_layout=stack&type=item&tracking_id=b461c696-c184-4672-ad9d-cb1f06a30ca1 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1766237632-mesa-aquecida-pcb-mk2b-12v-ou-24v-para-impressora-3d-_JM#position=54&search_layout=stack&type=item&tracking_id=b461c696-c184-4672-ad9d-cb1f06a30ca1)) com o desenho(o que facilitaria pra muita gente aqui) de uma resistencia e pode ser controlada por um termistor com termostato e uma fonte 12v. daria um projeto simples e de grande valia para a comunidade, alguem topa arriscar?

http://prototipo-xyz.blogspot.com/2013/06/fazendo-mesa-aquecida.html (http://prototipo-xyz.blogspot.com/2013/06/fazendo-mesa-aquecida.html)


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal