Handmades

Fórum Geral => Área do Iniciante => Tópico iniciado por: marcao_cfh em 23 de Dezembro de 2018, as 23:06:12



Título: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?
Enviado por: marcao_cfh em 23 de Dezembro de 2018, as 23:06:12
Bom, a minha dúvida é bem de iniciante mesmo, mas basicamente é isso: como é dado o valor nominal de um transformador? É a partir do valor da tensão no secundário com ou sem carga?

Pergunto pois já li em alguns lugares que se eu medir, por exemplo, 12V no secundário sem carga, então o transformador é de 127V (ou 220V) para 12V. Mas já li em outros lugares que deve-se levar em consideração a queda de tensão com carga para determinar o valor nominal do transformador. Qual é o correto?


Título: Re: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?
Enviado por: Questão em 24 de Dezembro de 2018, as 02:54:26
Eu devia deixar os peritos em transformador responderem, mas no meu entendimento a tensão informada é a tensão que será entregue na corrente nominal, salvo indicação em contrário.

Um bom modelo para o secundário de um transformador é uma fonte de tensão com uma resistência, então a tensão será dada por:

V_{saída}=V_{circuito aberto}-R_{enrolamento} \cdot I


Título: Re: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?
Enviado por: A.Sim em 24 de Dezembro de 2018, as 17:51:24
Olá.

Transformadores de boa marca especificam a tensão de saída a plena carga, ou seja, sob corrente de saída nominal. Isso significa que, a vazio ou com carga inferior à plena, a tensão de saída é superior à nominal.

Transformadores de boa marca operam na temperatura adequada, a plena carga. Nem frios demais, nem quentes demais. Por essa razão, projetos que utilizam transformadores de boa marca não necessitam especificar esse componente com "folga", pois, ao se fazer isso, as tensões secundárias serão sempre superiores às nominais de projeto.

Transformadores comerciais têm especificações que dão uma vaga ideia do que sejam as tensões e correntes nominais secundárias. Na minha experiência, eles não respeitam especificação nenhuma. Eu fiz uma série de ensaios com transformadores comerciais ( esses de loja ) de várias marcas, tensões "nominais" e potências, e a conclusão é que... não se chega a conclusão nenhuma.


Título: Re: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?
Enviado por: marcao_cfh em 24 de Dezembro de 2018, as 17:58:01
Mas no caso de um transformador retirado de outro aparelho, devo considerá-lo então como se a tensão fosse abaixo da medida sem carga? Por exemplo, tenho um transformador que, sem carga, me dá 15V+15V, devo considerá-lo como sendo um de (chutando valores) 13V+13V considerando as quedas com carga?


Título: Re: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?
Enviado por: A.Sim em 24 de Dezembro de 2018, as 17:59:58
Olá.

Uma corrente segura, para um transformador desconhecido, é aquela que provoca uma queda de tensão de 10% sobre a tensão a vazio. É só fazer o ensaio.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal