Handmades

Fórum Geral => Amplificadores => Tópico iniciado por: Neto em 06 de Janeiro de 2019, as 16:58:12



Título: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 06 de Janeiro de 2019, as 16:58:12
 Boa tarde.

 Estou tentando finalizar um amplificador usando os transistores tip 41 e tip 42 projetado para ser alimentado de 12 até 30v com uma fonte assimétrica.
 Depois de corroer a pcb, fiz a montagem corretamente e funcionou, entretanto me pareceu bastante distorcido.
 como não tenho fonte de bancada, fiz os testes da seguinte maneira:

 Peguei uma fonte chaveada de 12V e 2.0A e o som ficou distorcido (pior que o kit de caixas que já vem com o computador);

 Depois peguei uma fonte de 19V a 3,12A de notebook e a distorção melhorou um pouco, porém apareceu um pequeno ruido.

 Nesses dois casos usei o computador para gerar sinal de audio (não tinha outra coisa) e deixei o volume do sinal a cerca de 25%, não aumentei mais que isso visto que a distorção já era bem presente no som.

 Continuei com os testes fazendo inspeções visuais e observando a temperatura dos transistores, considerando que a causa da distorção poderia ser tensão insuficiente (neste ponto percebi que isso parece um tanto contraditório visto que a distorção se dá com a saturação ou seja mais tensão).

 Depois achei na minha sucata uma fonte chaveada de 32V e 900ma. Como excede em 2V apenas a tensão de alimentação, imaginei que para um teste rápido poderia ser usado, mas logo apos a um breve momento vi que os transistores se aqueceram, coisa que não aconteceu com as outras fontes.
 Retornei com as fontes de tensão mais baixa e vi que os transistores se aqueciam imediatamente. Então acredito te-los queimado, porém fiquei sem entender... Será que só os 2V fizeram tanta diferença a ponto de queimar?
 
 Bom, amanha vou comprar mais 2 tip 41 e 42 para continuar, mas gostaria que a comunidade me ajudasse nesses 2 problemas. O primeiro em saber o motivo da queima dos componentes e o segundo em saber o motivo do sinal distorcido na saída (muito alem do aceitável).

Algumas observações:

 1º - Na casa de componentes só tinham os tips 41 e 42 C, olhei no datasheet e eles suportam ate 100V.
 2º - O projeto tem ajuste de bias feito através de um trimpot de 1k.
 3º - Utilizei 2 falantes, tudo que sei deles e que: são iguais, têm 4 ohms cada um e têm um diâmetro de 10 a 11 cm (são falantes pequenos).  Fiz testes com 4 e com 8 ohms, utilizando eles em serie, mas não notei nenhum diferença expressiva, tanto em resposta do som como em funcionamento dos transistores (Não notei diferenciação térmica).

 Aqui estão o layout e esquema do projeto:
(https://imageshack.com/a/img924/1637/p9quFu.jpg)

 Peguei esse projeto na internet mas não estou seguro quanto as regras em postar o nome da pessoa que disponibilizou, caso algum membro possa me esclarecer sobre isso, depois posto o nome dele. (O próprio rapaz disponibiliza o projeto gratuitamente para todos, só precaução mesmo!)
 
O projeto parece ser bem simples, mas como sou iniciante estou tendo essas dúvidas. Espero que alguém possa me ajudar!

 Apesar de ter lido as regras do fórum, já peço desculpas adiantadas se cometi algum erro, pois mesmo sendo membro a algum tempo, venho aqui mais para consultar e este é meu primeiro tópico.

 No mais, gostaria de desejar a todos um próspero 2019!


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 06 de Janeiro de 2019, as 17:49:11
Hay kay hay hay...

Projeto deficiente. O ponto quiescente da saída é determinado por praticamente todos os componentes do circuito, em especial, Q2 ( ganho e Vbe ) e R7, além da tensão de alimentação. Não vai funcionar bem. O multiplicador de Vbe ( Q3 ) permite obter menos de 2 Vbe entre as bases de Q1 e Q4. Esse fato mais a incerteza quanto à tensão quiescente nos emissores de Q1 e Q4 vai contribuir para a distorção nada desprezível que o colega verificou. Também não tem bootstrap no estágio de saída, o que contribui para limitar a excursão de saída e piorar o cenário quanto à distorção.

Desista do circuito e escolha um que tenha um par diferencial na entrada e bootstrap. O circuito é mais complicado, mas tem mais chance de funcionar.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 06 de Janeiro de 2019, as 18:00:09
Neto. Benvindo ao Fórum.

Como o mestre A.Sim escreveu, esse é um projeto deveras deficiente para um amplificador de potência.

Existem outros projetos também simples que serviriam para suas primeiras experiências. Por um acaso esse que você escolheu deve ser um dos piores. 

Procure outros esquemas na internet e vá postando os links. Alguns deles podem ser aproveitados e implementados.
Nós podemos ajudar você a escolher um circuito razoável.

 :)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 06 de Janeiro de 2019, as 18:28:12
Hay kay hay hay...

Projeto deficiente. O ponto quiescente da saída é determinado por praticamente todos os componentes do circuito, em especial, a tensão de alimentação, Q2 ( ganho e Vbe ) e R7. Não vai funcionar bem. O multiplicador de Vbe ( Q3 ) permite obter menos de 2 Vbe entre as bases de Q1 e Q4. Esse fato mais a incerteza quanto à tensão quiescente nos emissores de Q1 e Q4 vai contribuir para a distorção nada desprezível que o colega verificou. Também não tem bootstrap no estágio de saída, o que contribui para limitar a excursão de saída e piorar o cenário quanto à distorção.

Desista do circuito e escolha um que tenha um par diferencial na entrada e bootstrap. O circuito é mais complicado, mas tem mais chance de funcionar.

 A.Sim, Muito obrigado pelo esclarecimento. Assumo ser bastante leigo ainda só que mesmo assim, depois de ligar o circuito, percebi que tinha alguma coisa muito estranha, só que achei que tinha errado em alguma coisa, com os seus esclarecimentos percebi que meu erro foi escolher esse o projeto para por em prática, obrigado!

 Saiba que aceitei com humildade sua sustentação e que com certeza vai me ajudar em projetos futuros. só não entendi o que é "Hay kay hay hay..." :D

 


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 06 de Janeiro de 2019, as 18:38:29
Ó:

Numa pesquisa rápida, achei este aqui:

 (http://2.bp.blogspot.com/-65bIACLf8zo/UnksY8n4JRI/AAAAAAAAAZM/frfWhmqkFUc/s1600/Circuito+amplificador+de+5+W.gif)

Não tem par diferencial na entrada, mas tem bootstrap ( C6 e R9 ) e o ponto quiescente é determinado pelo divisor na base de Q1 ( R1 e R2 ). Não tem ajuste de corrente quiescente, mas pode-se pô-lo, removendo o BA315 e R6 e inserindo no lugar o multiplicador de Vbe do circuito inicial ( mas aumente R3 de 1k para uns 2,2k ).

Eu, ainda, dividiria R1 em dois, digamos, 220k e 470k. Passaria R1 para 470k e colocaria um resistor de 220k no lugar do "fio" que une R3 e R1. Isso tornaria necessário colocar um terceiro capacitor de desacoplamento só para o estágio de potência, 100 uF, do terminal de +B para o terra.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 06 de Janeiro de 2019, as 18:47:16
A.Sim
Outra coisa que seria necessário nesse circuito é que os transístores de saida fossem pares Darlington ou que houvesse mais um par BD139/BD140 "empurrado" os TIPs.
🙂


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 06 de Janeiro de 2019, as 18:50:08
Eu notei a deficiência do circuito quanto à excitação dos TIPs mas, frente aos problemas indicados, nem me preocupei com ela.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 06 de Janeiro de 2019, as 18:51:21
Neto. Benvindo ao Fórum.

Como o mestre A.Sim escreveu, esse é um projeto deveras deficiente para um amplificador de potência.

Existem outros projetos também simples que serviriam para suas primeiras experiências. Por um acaso esse que você escolheu deve ser um dos piores.  

Procure outros esquemas na internet e vá postando os links. Alguns deles podem ser aproveitados e implementados.
Nós podemos ajudar você a escolher um circuito razoável.

 :)

 Matec, desde já agradecido pela resposta e presteza, Obrigado!
 Esclareço que como iniciante, fui convencido pelo rapaz que disponibiliza o projeto, de que o mesmo seria de fácil construção e entregaria uma qualidade muito boa e os componentes de fácil aquisição. Como todos os componentes, com exceção dos tip's, eu consegui de sucatas que tenho em casa, além da possibilidade de funcionar com um fonte chaveado, vi uma oportunidade de tentar, pois assim este projeto se tornou muito acessível pra mim.

 Não precisa nem perguntar, é claro que eu gostaria de ajuda para achar um projeto para montar!

 Se tiver a possibilidade de usar fontes chaveadas melhor ainda, pois não tenho transformadores bons para amplificadores, os que tenho é de tensão muito alta para projetos pequenos, coisa de 70, 80 e 100v fora que nao tem especificação do fabricante quanto a amperagem deles e fora que também não têm center tape, (geralmente retiro transformadores de estabilizadores, tvs antigas, ou qualquer transformador de médio e grande porte que vejo pela rua eu pego), quando tem center tape não são simétricos entre si.

 Diante disso, esperarei ansioso a ajuda da comunidade para dar inicio a meu primeiro projeto.

 Meus sinceros agradecimentos, Obrigado mais uma vez!

-----
Ó:

Numa pesquisa rápida, achei este aqui

Obrigado A.Sim, vou me debruçar nesse esquemático e estudada-lo, pois alguns termos são novos para mim como "bootstrap". vou procurar pesquisar e vou mostrando meu progresso aqui. De ante mão esse projeto poderia se alimentado com uma fonte chaveada de 12 - 19 - 31 -32V? E não vem a indicação da dissipação em watts dos resistores no esquema, e os capacitores nao vem suas voltagens so a capacitância. Acredito que é uma informação que se pressuponha que a pessoa já saiba, mas se puder ajudar eu agradeço!


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 06 de Janeiro de 2019, as 19:18:04

fui convencido pelo rapaz que disponibiliza o projeto, de que o mesmo seria de fácil construção...

Como todos os componentes, com exceção dos tip's, eu consegui de sucatas que tenho em casa...

além da possibilidade de funcionar com um fonte chaveada...Se tiver a possibilidade de usar fontes chaveadas melhor ainda...

quando tem center tape não são simétricos entre si.


Com certeza, o amplificador que o rapaz montou funcionou - mas com os componentes que ele usou. Basta mudar Q2 e será necessário, pelo menos, reajustar R7. Não é projeto robusto o suficiente para permitir ser copiado.

O circuito que mostrei é quase o mesmo e também pode ser montado com peças de sucata.

Todo amplificador funciona com fonte chaveada. O circuito não é capaz de diferenciar a tensão DC proveniente de uma fonte chaveada daquela proveniente de uma fonte a transformador. Com a vantagem de que a fonte chaveada entrega DC praticamente sem ripple.

Se as duas metades do enrolamento não são iguais, não é "center tap". Quando não se tem o center tap, utiliza-se retificação em ponte, que dá o mesmo resultado e permite aproveitar melhor o transformador.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 06 de Janeiro de 2019, as 21:03:53
Olá Neto.
 Aqui tem um esquema de um amplificador muito parecido com o que você montou. A diferença é que nele já estão indicadas as alterações sugeridas anteriormente:

(http://www.learningelectronics.net/VA3AVR/tutorial/xtor/xtor6/6fig3.gif)

O esquema em si não foi testado por nós, mas é um exemplo de pequenos artifícios que podem melhorar, e muito, o desempenho de um simples circuito como o que você postou.

O circuito Bootstrap, no caso, seria feito pelos 2 resistores  R1 e R2 que polarizam a base de Q3, ligados ao capacitor C2, que está ligado também à saída do circuito.
Esse arranjo lineariza o suprimento de corrente a Q3 o que faz com que diminua bastante a distorção nesse ponto do circuito.

Outro artifício é a ligação em cascata de Q3 e Q5 também conhecida por configuração Darlington. Ela aumenta a capacidade de corrente que Q5 terá disponível, além de aumentar a impedância da base de Q3.

O mesmo acontece com a ligação de Q4 e Q6, mas nesse caso a configuração é conhecida por Compound Transistor.

 :)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 07 de Janeiro de 2019, as 00:19:11
 Realmente existe muito conhecimento aqui! :D

 Mas, Matec, eu poderia usar uma fonte que me fornece 32V e 900ma para esse projeto que você postou? O risco é muito grande em dar errado?
 E sobre a tensão dos capasitores e capacidade de dissipação em watts dos resistores que nao vem indicando no esquemático? Nada pessoal com o postado pelo A.Sim mas acho que vou montar esse ultimo, pois é  realmente bem parecido com o que tentei fazer. Consigo identificar a config Darlington se encaixando onde falta no esquema que postei e consegui visualizar o circuito bootstrep, vou estudar mais sobre o conceito dele e tambem do Compound Transistor que parece ser o Darlignton ao avesso (abstraiam :)).

 Mas uma vez agradecido e hoje mesmo a tarde vou sair para comprar os componentes e tentar montar este que você postou Matec.

 Outra coisa é que estou rodando o nosso Fórum procurando por mais conhecimento, pois vi como sou deficiente na area da eletronica, e caso percebam com a sensibilidade têm, fiquem a vontade para sinalizar um pondo especifico em que eu esteja "tropeçando" e indicar um post, tópico, artigo, literatura ou vídeo com algum conhecimento que irá me ajudar neste projeto.

 Sou só agradecimento e espero um dia ter condições de ajudar os outros como vocês fazem! 


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 07 de Janeiro de 2019, as 01:34:11
Citar
Mas, Matec, eu poderia usar uma fonte que me fornece 32V e 900ma para esse projeto que você postou? O risco é muito grande em dar errado?
 E sobre a tensão dos capasitores e capacidade de dissipação em watts dos resistores que nao vem indicando no esquemático? Nada pessoal com o postado pelo A.Sim mas acho que vou montar esse ultimo, pois é  realmente bem parecido com o que tentei fazer. Consigo identificar a config Darlington se encaixando onde falta no esquema que postei e consegui visualizar o circuito bootstrep, vou estudar mais sobre o conceito dele e tambem do Compound Transistor que parece ser o Darlignton ao avesso (abstraiam  :)).

Lembre-se que esse é um projeto pego na internet. Então poderá haver necessidade de ajustes ou algo parecido. No entanto sempre é possível fazer com que o circuito funcione.

Essa fonte deve fornecer algo em torno de 29w contínuos. E esse amplificador provavelmente não chegue aos 15w. A sua fonte deve servir, pelo menos para testes.

Os resistores podem ser de 0,5w de dissipação, exceto os de 0,47R, que é mais fácil achar com dissipação de 5w. R8 pode ser de 1W. Os capacitores podem ser para 50v ou mais. É bom colocar um capacitor de 2200uF /50v entre o +B e o terra para garantir uma melhor filtragem da fonte.

 :)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 07 de Janeiro de 2019, as 14:19:30
Nada pessoal com o postado pelo A.Sim mas acho que vou montar esse ultimo, pois é  realmente bem parecido com o que tentei fazer.

O circuito do Matec tem o mesmo problema conceitual do primeiro circuito : a incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2. Olha lá. Q2 é polarizado com corrente fixa, vinda de R3.

-----
Matec, meu caro : não tem nada errado no circuito, tipo, um TIP em darlington com outro ? E para um amplificador de apenas 10 W ? ?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 07 de Janeiro de 2019, as 18:36:58

O circuito do Matec tem o mesmo problema conceitual do primeiro circuito : a incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2. Olha lá. Q2 é polarizado com corrente fixa, vinda de R3.

Matec, meu caro : não tem nada errado no circuito, tipo, um TIP em darlington com outro ? E para um amplificador de apenas 10 W ? ?

Caro A.Sim. Na minha simples opinião, o amigo Neto está fazendo suas primeiras experiências com circuitos eletrônicos. Eu mesmo não faria montagens assim ou indicaria, como sendo um bom projeto.

No caso dos detalhes que você citou, eu ainda teria mais alguns pitacos para dar no circuito acima. Mas entendo que, caso o Neto queira realmente aprender, ele terá também que se deparar com problemas comuns dos amplificadores em geral, como ajuste de Bias, offset de saída, polarização do VAS, ganho do sistema, resposta de frequências, distorção harmônica, etc.

 :)

E sim, concordo que no caso, um par de BD139/140 seria melhor que os TIPs para a excitação do par de saída. E que a polarização do Vas por R3, poderá ou não, ser precisa.


Poderíamos também procurar um outro circuito com todos os requisitos que tornam um amplificador totalmente estável.

 :D




Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 07 de Janeiro de 2019, as 20:09:56
 Acabei de chegar com as os componentes, nem tomei banho e já vim ver o Fórum quando me deparo com o poste do A.Sim  :(  :'( :D

 Matec, o que eu faço com isso??   :D :D
(https://imageshack.com/a/img922/6301/2B7ntW.jpg)

 Olha ai o famigerado sem os tips que tirei da placa depois que aqueceu
(https://imageshack.com/a/img921/7852/6N9Qor.jpg)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 07 de Janeiro de 2019, as 20:47:35
Neto.

Não se aborreça. Pode construir seu novo protótipo sem problemas.  :tup

Minha discussão com o Alexandre é basicamente uma busca do que é o "melhor" circuito. E isso é uma busca incessante.

Assim que seu amplificador ficar pronto, faremos mais testes para ver se está tudo funcionando bem.



Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 07 de Janeiro de 2019, as 21:09:16
 
  Ah entendi, mas não fiquei aborrecido, de maneira nenhuma. Vou dar prosseguimento no projeto e posto sim quando estiver pronto.

  Entretanto, gostaria de saber mais sobre as questões levantadas por A.Sim.

 Como resolver esse problema que existe tanto neste quando no outro modelo?

 Qual seria o problema do Darlington com os tip's?
 
 Como eu posso resolver "a incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2"?

 Não desgrudo os olhos deste Fórum. Curiosidade infinita!


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 07 de Janeiro de 2019, as 21:43:35
O problema de fazer darlingtom com os tips é que sendo transístores de potência para 40W máxima cada, vamos usar 1 tip 31 e 1 tip 32 só pra fazer os outros de saída funcionarem melhor. Isso poderia ser feito com transístores menores e mais adequados à essa função.

A " incerteza do ponto quiescente, em função da dispersão de ganho e Vbe de Q2" vai ser resolvida por calibragem, alterando o valor da resistência R3. Essa é a parte interessante da história. Ao se alterar esse resistor vai haver alteração de outras grandezas, como o ganho geral do amplificador e o ponto quiescente, que nesse caso seria calibrar a tensão DC sobre o capacitor de saída C4 para a metade do valor da tensão de alimentação.

Vai ter mais encrencas prá gente se divertir!  :P


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 07 de Janeiro de 2019, as 23:40:52
 Mas Matec, o ajuste do ponto quiescente não seria feito regulando o resistor variável R9 que está ligado em paralelo com C1, R3 e C3 antes de ir para a base de Q2, logo através do ajuste de R9 não se conseguiria ajustar o ponto quiescente? Ou o problema é não se saber qual é o valor do ponto? Ou ainda mais, o grande problema é oque você disse, em se reorganizar as grandezas de um modo geral do circuito. E o quê tem a ver C4 com isso?

 Estou muito empolgado com isso! 


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 08 de Janeiro de 2019, as 00:03:17
Mas Matec, o ajuste do ponto quiescente não seria feito regulando o resistor variável R9 que está ligado em paralelo com C1, R3 e C3 antes de ir para a base de Q2, logo através do ajuste de R9 não se conseguiria ajustar o ponto quiescente? Ou o problema é não se saber qual é o valor do ponto? Ou ainda mais, o grande problema é oque você disse, em se reorganizar as grandezas de um modo geral do circuito. E o quê tem a ver C4 com isso?

O potenciômetro R9 é o volume de entrada do amplificador. 8)

No esquema, o resistor variável R10 faz o ajuste do BIAS dos transístores de saída. Esse ajuste, quando feito corretamente, evita que surja uma distorção, conhecida como distorção de crossover, que é bem desagradável. Em especial em volumes baixos.

O ponto quiescente do VAS é feito por R3. Poderia até por um resistor variável ali.

Ué! C4 é a saída do circuito, onde se liga o alto-falante. :D

 ;)





Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 08 de Janeiro de 2019, as 14:35:49
 Entendi. Acontece que no esquema, tanto R9 quanto R10 está com a mesma simbologia, isso me confundiu e acabei pegando 2 resistores variaveis, vou providenciar o pot R9.

 Outra coisa é que você disse: "É bom colocar um capacitor de 2200uF /50v entre o +B e o terra para garantir uma melhor filtragem da fonte." 
 
 O capacitor eu já comprei mas não sei onde fica no esquema o ponto +B :o


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Alfredo Padrao em 08 de Janeiro de 2019, as 15:14:23
Como estou pegando o bonde andando, corro o risco de cair, mas vou tentar sugerir um amplificador que já esteja funcional.  Exemplo: "Giannini V7 Valiant Solid State" entre outros que já foram divulgado o esquema aqui. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10270.0

Entre outros, pois assim, teria que se preocupar apenas com o layout de circuito impresso.

Abraços,
Alfredo


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 08 de Janeiro de 2019, as 15:17:00
Entendi. Acontece que no esquema, tanto R9 quanto R10 está com a mesma simbologia, isso me confundiu e acabei pegando 2 resistores variaveis, vou providenciar o pot R9.

 Outra coisa é que vc disse: "É bom colocar um capacitor de 2200uF /50v entre o +B e o terra para garantir uma melhor filtragem da fonte."  
 
 O capacitor eu já comprei mas nao sei onde fica no esquema o ponto +B :o

Neto cuidado com o internetês, a palavra "Você", nunca deve ser abreviada aqui no fórum. É contra as regras. Corrija o quanto antes!

O potenciômetro R9 pode ser de um valor maior que o escrito no esquema 10k, 22k, 47k, etc e de preferência Logarítmico (LOG ou A).

+B é como se costuma chamar a alimentação positiva do circuito. No esquema +30v. Alguns circuitos também tem alimentação negativa, aí a notação fica -B

Alfredo Padrão suas sugestões são sempre bem-vindas.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Alfredo Padrao em 08 de Janeiro de 2019, as 16:21:09
Eu acho que tenho uma placa "detonada" deste amplificador.  Se necessário for posso procurar e tirar umas fotos para orientar a confecção de um layout.  A placa original parece até que o layout era desenhado à mão.  Mas claro que dá para os layoutistas de plantão fazer outro, se for de interesse, é claro.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 17 de Janeiro de 2019, as 13:03:16
Como estou pegando o bonde andando, corro o risco de cair, ...
Valiant Solid State"[/i][/b] entre outros que já foram divulgado...

Entre outros, pois assim, teria que se preocupar apenas com o layout de circuito impresso.


Caro Alfredo Padrao, a minha busca em montar um amplificador 'legal' parte não só de uma necessidade mas também de entender como funciona o circuito, visto que sou "menino na eletrônica". Então esse projeto sugerido por Matec visa também me instruir nos conceitos básicos sobre arranjos eletrônicos. Fora que é praticamente possível monta-lo com sucata, outro aspecto deste projeto é ser acessível e com o menor custo possível.

Entretanto olhei sim o link que postou com ampli Giannine, obrigado! Com a medida em que eu for evoluindo buscarei projetos mais complexos, como parece ser o caso deste que postou, mas por enquanto vou devagar. Entendi sua preocupação e sua ajuda é bem vinda com toda certeza!   

-----
Entendi. Acontece que no esquema...
 Outra coisa é que vc disse:...
 
 

Neto cuidado com o internetês, a palavra "Você", nunca deve ser abreviada aqui no fórum. É contra as regras. Corrija o quanto antes!

O potenciômetro R9 pode ser de um valor maior que o escrito no esquema 10k, 22k, 47k, etc e de preferência Logarítmico (LOG ou A).

+B é como se costuma chamar a alimentação positiva do circuito. No esquema +30v. Alguns circuitos também tem alimentação negativa, aí a notação fica -B

Alfredo Padrão suas sugestões são sempre bem-vindas.

Antes de tudo vou me justificar! :D.
Passei por um problema com o fornecimento de internet (a caixa de distribuição do bairro que moro foi vandalizada), cerca de 10-11 dias e como perceberam fique afastado por esse tempo. Daí, meio esse cotra tempo, fui a casa de um amigo e lembrei do Fórum, então cai na tentação de usar o celular para mandar um post :( :( mas já corrigido!

 Então, liguei o amplificador e sim, da para notar uma melhora considerável entre o antigo e esse que você propôs. Porém, ainda notei algumas coisas chamaram a minha atenção:

 Acho que há uma incoerência com R6 e R7, entre o que é pedido no esquema e o que eu consegui nas casas de eletrônica, me parece que o há algum erro no esquema ou esses valores estão em falta na praça ou ainda houve confusão entre eu e o vendedor, porem fiz o pedido do mesmo jeito do esquema (levei o esquema ate a loja). De modo que nao tenho certeza se os valores estão corretos.
 
 O pot (R9)  eu coloquei um de 10k porem antes de coloca-lo eu usei o resistor variavel de 4k7 que estava no local pára comparar e percebi que o resultado com o pot de 10k foi inferior, inclusive quando fecho o pot completamente ainda é possível escutar o som, outra coisa é que quando o pot esta ajustado entre 50 e 65% do seu cursor, dai em diante o aumento do volume é praticamente ínfimo (você gira quase 40% do cursos e não sente o som aumentar). 
 
 Existe um ruído nada desprezível em todos os níveis de volume que está mais presente nos extremos tanto em volumes baixos quanto alto, inclusive quando não ha sinal de áudio a ser amplificado. Este ruído tem um som parecido com de uma tv antiga quando o canal não sintonizava e ficava com uma imagem sem definição, cinza e preto (chuviscando) e fazendo o tal ruído, que no amplificador não é tão alto mas é perfeitamente audível.

 Fiz a ligação do capacitor logo apos a entrada + (B+) e no GND (este eu puxei uma ligação para ficar próximo ao +"para ficar mais arrumado") e soldei o capacitor, polo positivo no B+ e negativo no GND. Fiz uma ferramenta que previne contra surtos, com ela vi que o circuito entrava em curto de modo alternado..... Então retirei-o do circuito.

 o projeto ficou assim:
(https://imageshack.com/a/img924/9081/yLRoL0.jpg)   
Perdoe a montagem mas como não tem um layout para corroer a PCB foi a única forma que achei para fazer, tentei me esmerar ao máximo. :-)

 Algumas considerações:
 
 Os falantes foram os mesmos 4 omhs, testei com um apenas e testei em serie (não foram observadas diferenças tangíveis)

 A fonte usada foi a mesma que descrevi aqui: 16v/625mA e 32V/940mA. Com 16V ele se  permaneceu com os relatos já descritos e estável no geral os transistores trabalharam frios. Com 32V percebi uma melhora na "potencia" sobre tudo uma melhora notável nos graves, porém Q5 esquentou a ponto de queimar os dedos caso eu continuasse segurando. Se eu o mantivesse em volume baixo para médio, o Q5 esquenta, porem com dissipação suficiente, estabilizando uma temperatura, mas quando se aumenta o volume ele começa a esquentar muito. Intuitivamente, prevendo que Q5 suportaria um trabalho maior que os outros coloquei nele um dissipador maior como pode ser visto na imagem mas não adiantou, tenho dúvidas se há anormalidade no trabalho de Q5 ou se o dissipador que usei não esta adequado. Com essa alimentação maior só Q5 que aquece, os demais continuam a trabalhar frios. 

 A tensão aferida na saida foi de 5vdc.

 Emfim, essas foram as minhas observações, peço desculpas se foi extenso mas minha intenção e detalhar o máximo possível os problemas a fim de obter a ajuda necessária!

 Te espero Matec! E A.Sim, acho que preciso de sua ajuda também :D
 
 Obrigado a todos!
 


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 09:14:07
Esses dissipadores nos TIP31s são muito pequenos e você não deve nem ligar o amplificador com eles, sob pena de estragar os transistores.  Precisa usar dissipadores muito maiores para dissipar o calor gerado durante o funcionamento. O tamanho de cada dissipador deve ser maior do que uma caixa de fósforos pelo menos (se for maior e com aletas, melhor).

Um outro esquema de amplificador de 10W com os mesmos transistores de saída desse que você montou e com mesma potência de 10W, apenas que precisa de uma fonte simétrica de 20V  (i.e.  -20V e +20V).

(https://i.ibb.co/LP9dqv9/10-Wamplifier.jpg)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 10:38:01
Esses dissipadores nos TIP31s são muito pequenos e você não deve nem ligar o amplificador com eles, sob pena de estragar os transistores....
...apenas que precisa de uma fonte simétrica...


 Olá xformer, grato por sua colaboração!

 Acontece que eu liguei sim o ampli e ele funcionou, porém não teve resultado sonoro agradável como deveria, e descobrir o por quê ê o meu problema!

 Como relatei antes nos testes que fiz Q5(tip 31) é o único que aquece e isso só acontece quando ligo em 32v, quando ligo com 16v todos eles trabalham frios!

 Esse projeto que você postou parece ser um tanto mais elaborado, de modo que não disponho de material e talvez também me falte conhecimento para prosseguir com um ampli deste porte, agradeço sua indicação mas esse ficará para um projeto futuro, antes gostaria de fazer o meu funcionar e estudar-lo antes de passar para um próximo. Outro contra tempo é a fonte simétrica, que no momento não disponho.

 Sigo sem saber o que esta acontecendo! :'(


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 10:54:25
Olá.

HayKayHayHayHay

Q5 e Q6 precisam aquecer de modo igual, ou há algo errrrado no circuito. Verifique se no coletor de Q6 há cerca de metade da tensão da fonte, em ambos os casos. Eu aposto que em 16 V isso se verifica, mas não em 32 V - por conta do tipo de polarização empregada em Q2.



Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 11:54:40
Olá.

HayKayHayHayHay

Q5 e Q6 precisam aquecer de modo igual, ou há algo errrrado no circuito. Verifique se no coletor de Q6 há cerca de metade da tensão da fonte, em ambos os casos. Eu aposto que em 16 V isso se verifica, mas não em 32 V - por conta do tipo de polarização empregada em Q2.



 Olá A.Sim, obrigado pela sua visita, estava mesmo precisando, e acho que já descobri o que é "HayKayHayHayHay"  :D :D

 Fiz a medição entre coletor e GND com a alimentação em 16v como orientado e obtive os seguintes valores:

 Q3 e Q5 têm a tensão da fonte variando em alguns milivolts (16,2V - 16,4v )
 
 Q4 e Q6 varia entre 4,4 e 4,7V

 Sua observação é pertinente visto quê Q6 não acquece igualmente a Q5 e os valores não batem em Q6 com metade do valor da fonte como disse.

 Como resolver?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 12:13:13
Olá

Eu avisei...mas o pessoal não acredita. Q2 está sendo polarizado com corrente de base...isso nunca dá certo. Vide meu post anterior.

Se quiseres salvar o circuito, é preciso aumentar R3. Põe um trimpot de 1M em série com R3 e ajusta até que a tensão no coletor de Q6 atinja metade da tensão da fonte.

Esse ajuste vai variar com a tensão da fonte, com a temperatura ambiente, com a hora do dia e com a fase da lua, bem como com a atividade das manchas solares.

Depois de fazer o circuito funcionar e se divertir com a instabilidade dele, tenta montar aquele que eu te indiquei.

HayHayHayHay... assim gritavam os mariachis antes de cada coita de amor que havia no disco. Uma mais triste do que a outra.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 12:21:06
Você não informou quais valores afinal usou para R6 e R7 (no esquema são de 0,47 ohms).  Se na loja não tiver esse valor de resistor, tente usar dois resistores de 1 ohm em paralelo um com outro (vai ficar 0,5 ohm que é muito próximo de 0,47 ohm).   Outra nomenclatura para 0,47 ohm pode ser 0R47.
Pra você ter referência de tamanho para um dissipador mínimo pra usar em cada TIP:
(https://i.ibb.co/9ZSQYgg/20190118-131327.jpg)


Sobre o esquema do amplificador que postei, e se você resolver montá-lo depois, ele precisa de um sinal de entrada alto (precisa de um pré antes), pois o ganho final dele é baixo (1,83x). Outra desvantagem é a baixa impedância de entrada porque ele é um amplificador inversor. O uso de um pré com baixa impedância de saída é necessário. A vantagem dele é que só usa componentes comuns e fáceis de comprar (e baratos).
A fonte simétrica pode ser assim:
(https://i.ibb.co/cvGPhXJ/fonte20V.jpg)

O transformador pode ser de 20VA de potência (30V com center tap). Os diodos retificadores podem ser 1N5408 e pode deixar apenas um capacitor de 4700uF em cada pólo (essa fonte era pra dois canais).



Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 12:26:50
Xformer :

Convenhamos; é um circuito bem adequado a um principiante. Acho que o Neto merece alguma coisa um pouco mais simples, para começar.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 12:37:10
Xformer :

Convenhamos; é um circuito bem adequado a um principiante. Acho que o Neto merece alguma coisa um pouco mais simples, para começar.

Desculpe Alexandre, mas não entendi o que você quis dizer com suas afirmações acima. Pode explicitar ?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 12:45:41
HayHayHayHay......KayHayHay

https://www.youtube.com/watch?v=3Dq9zIk53lM&index=10&list=PLN0KiX94lMXFVn4c2341BUkUXOx2KnGAB


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 12:53:32
HayHayHayHay......KayHayHay


Regra do fórum:

É terminantemente proibido

O uso de termos como "fu nfar", "testano", "ahuahuahus" e parecidos, sob pena de alteração sem aviso prévio.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 15:26:24
 Xformer, acho que o A.Sim quis dizer que o projeto sugerido por você não seira adequado para um primeiro projeto, mas obrigado! Com esse seu ultimo post vi que esse seu projeto facilita pelos componentes serem de fácil aquisição segundo o que disse, e estudo sim a possibilidade de fazer minha fonte simétrica... de repente enrolar meu próprio transformador.... porém e coisa para o futuro, mas de qualquer forma já salvei os esquemas que mandou.

 Pode deixar que tenho bastante sucata de dissipador assim que arrumar isso eu os troco obrigado por isso também!

 Os resistores são esses:
(https://imageshack.com/a/img922/3357/VtPjJU.jpg)

Eu pedi exatamente como no esquema, na verdade levei o esquema e dei a ele. De acordo com o código de cores (me corrijam se estiver errado) o 0.47 ohms deveria ser amarelo, violeta e prata. Já 0.47, seria amarelo, violeta e vermelho, mas como estou aprendendo não quis "duvidar" do homem que já trabalha vendendo a componentes a tempos...

 A.Sim, ainda estou procurando pelo trimpot de 1M que sugeriu em sucatas que tenho aqui, visto que a loja de eltronica é longe para ir pegar so um componente. Por enquanto só achei de valores baixos... vou continuar procurando.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 16:03:15
Olá.

0,47 ohms amarelo/violeta/prata

4,7 kohms amarelo/violeta/vermelho

É possível corrigir a polarização do circuito colocando um trimpot entre a base e o emissor de Q2. Vai fazer o mesmo efeito. Para 16 V, a resistência deve ser cerca de 39k. Para 32 V, a resistência necessária cai para 22k. Um trimpot de 50k ou 100k deve ser satisfatório.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 16:57:46
Xformer, acho que o A.Sim quis dizer que o projeto sugerido por você não seria adequado para um primeiro projeto, mas obrigado! Com esse seu ultimo post vi que esse seu projeto facilita pelos componentes serem de fácil aquisição segundo o que disse,

Existe uma revista publicada no Japão que eu reputo como a melhor revista de eletrônica do planeta, chamada Transistor Gijutsu. Ela é bem grossa, normalmente tem mais de 400 páginas (muita propaganda), mas o conteúdo dela é super didático e muito voltado para os iniciantes e aprendizado de eletrônica em geral (nada de artigos muito teóricos ou muito avançados).
Pois bem, nessa linha de artigos para aprendizado de iniciantes, eu tenho uma edição sobre amplificadores de áudio. Ela veio inclusive com uma plaquinha de circuito impresso para serem feitas as experiências e montagens dos circuitos.
Ela começa com aquele circuito amplificador bem básico, com 1 transistor apenas e cada capítulo vai avançando no tema, evoluindo o circuito e melhorando, de forma a chegar num amplificador completinho (de 3 estágios) com 11 transistores. Cada estágio é explicado, analisado (com formas de onda e espectro de frequências). Os blocos básicos são também vistos e explicados.
Vejam algumas (poucas) fotos que tirei:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O amplificador para o iniciante da revista japonesa, tem 11 transistores. O esquema que eu postei tem 13 transistores, sendo que 1 transistor é usado para proteção contra curto-circuito na saída.  Então não diria que ele não pode ser montado por um iniciante. É deveras simples, com componentes muito comuns.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 17:26:43
Bom essa é uma postagem de aprendizado, então, não adianta ficar reclamando sobre esse ser um projeto bom ou ruim. Fica mesmo mais educativo, explicar como melhorar .

 >:(

Neto
Vamos à parte prática.
O sinal de áudio vem da sua fonte (rádio, CD, MP3 Player, etc). Passa pelo controle de volume de entrada, R9,  que serve como divisor de tensão para o sinal de entrada. Em seguida esse sinal passa pelo capacitor C1 que nesse caso serve para bloquear a tensão contínua que polariza a base de Q2 .
 Essa tensão serve para fazer Q2 funcionar, é fornecida por R3. O valor dessa tensão está próximo de 0,6V. Através dessa tensão, pode-se também fazer a polarização da saída do amplificador (que no seu caso está abaixo do que deveria estar).

Q2 nesse circuito é o transistor mais "importante", pois ele que vai fazer a amplificação de tensão do sinal de entrada. (Um sinal de 1v ac vão faria muito som no falante). Esse estágio, conhecido pela sigla VAS (Voltage Amplifier Stage) existe em todos os amplificadores cujos esquemas foram aqui postados.

O motivo pelo qual se critica este esquema é que o VAS também acumula a função de estabilizador da tensão DC da saída e de limitar o ganho do amplificador.  O que pode ser considerado muito, para um componente tão importante, por isso que houve a sugestão de circuitos melhorados onde a função de estabilidade  e de ganho fica para outros estágios.

O que se deve levar como lição é que apesar de todos os avanços o estágio VAS é fundamental e até hoje não foi substituído.

Continuando:

O sinal de entrada, já amplificado em tensão é visto no coletor de Q2, porém apesar de estar com a amplitude aumentada, não tem potência suficiente para movimentar o alto-falante.  Como já existe tensão suficiente, falta agora a corrente elétrica para termos a potência. Isso pode ser feito com a adição de transístores numa configuração conhecida por Coletor Comum, que no caso aparecem como Q3 e Q4. Esses transístores não fazem amplificação de tensão , mas são amplificadores de corrente. Como a corrente necessária é relativamente alta em relação àquela encontrada nas bases de Q3 e Q4, foi adicionado mais um par de transístores Q5 e Q6 Para amplificar mais ainda a Corrente.  

Agora, já temos um sinal potente para movimentar o falante.  No entanto, para que o Amplificador funcione de maneira plena, a tensão DC naquele nó formado entre Q5 e Q6, deve estar pelo menos em 50% da tensão total da fonte. Se a tensão da fonte for 16V o nó estará com 8v; e se estiver com 32v a saída terá 16v (ou próximo disso).

A Saída do amplificador tendo 1/2 da fonte, se você ligar o falante diretamente nela, terá uma alta corrente fluindo pelo falante para o terra. O que é danoso para o falante e para o amplificador, por isso existe C4 que bloqueia a corrente contínua que poderia fluir, e só permite que a corrente alternada passe.


Esse Amplificador em específico utiliza transístores bipolares. Alguns NPN (Q1, Q2, Q3, Q5 e Q6) e um PNP (Q4). Independente da polaridade, essa classe de transístores, para funcionar, precisa de uma tensão de polarização, (entre a Base e o Emissor), de aproximadamente 0,6v.
Essa tensão, independente da função do transístor no circuito, vai aparecer em todos eles. Em alguns casos, como em Q2 ela vem por R3, o caso de Q3, vem por R1 e R2 . Porém no caso de Q3/Q4 é necessário um "sistema" para manter a tensão nas bases num valor fixo (ou quase), para que não haja uma corrente em excesso nesses transístores e nos posteriores Q5/Q6. Por isso, foi utilizado um circuito que utiliza Q1 e R10 para o controle de tensão entre as bases de Q3 e Q4. Esse circuito também é conhecido por multiplicador da tensão base-emissor (de Q1). A tensão ideal entre as bases (Q3/Q4) fica em torno de 1,5v e 1,8v. Isso vai evitar que os transístores de saída esquentem muito, mesmo sem sinal na entrada.

De todo modo esses transístores de saída tem que ficar acoplados termicamente num bom dissipador. Porém tem que estar eletricamente isolados do mesmo, utilizando buchas de plástico isolante, isoladores de mica, e pasta térmica..

Citar
Já 0.47, seria amarelo, violeta e vermelho, mas como estou aprendendo não quis "duvidar" do homem que já trabalha vendendo a componentes a tempos...

Amarelo, violeta e vermelho, 4,7kOhms. Uma coisa que se deve ter em mente, é que se deve duvidar sempre do tiozinho que vende componentes à 30 anos e nunca foi em frente.

Citar
O pot (R9)  eu coloquei um de 10k porem antes de coloca-lo eu usei o resistor variavel de 4k7 que estava no local pára comparar e percebi que o resultado com o pot de 10k foi inferior, inclusive quando fecho o pot completamente ainda é possível escutar o som, outra coisa é que quando o pot esta ajustado entre 50 e 65% do seu cursor, dai em diante o aumento do volume é praticamente ínfimo (você gira quase 40% do cursos e não sente o som aumentar).  

O fato de não zerar o volume deve ser poque o potenciômetro é de má qualidade, (isso é bem comum) e dele não ser LOG (como eu já havia citado). Os potenciômetros logarítmicos costumam ser ideais para controles de volume, inclusive resolvendo o problema da atuação acima dos 60%.

Seu circuito nesse tipo de montagem ficou interessante. É muito fácil de alterar, mas também é muito fácil de errar. Preste atenção com ele.

P.S. As dicas do A.Sim seriam a próxima parte do aprendizado.





Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 18:16:00
O motivo pelo qual se critica este esquema é que o VAS também acumula a função de estabilizador da tensão DC da saída e de limitar o ganho do amplificador.  O que pode ser considerado muito, para um componente tão importante, por isso que houve a sugestão de circuitos melhorados onde a função de estabilidade  e de ganho fica para outros estágios.

Nãooooo.

O motivo do circuito ser tão ruim é que o tal "vas" ( nunca ouvi transistor driver ser chamado dessa forma, mas... ) NÃO é o responsável pela estabilidade do ponto quiescente do amplificador. Esse papel é delegado ao estágio de entrada, geralmente na forma de um par diferencial ou um estágio em emissor comum com resistor de emissor ( vide o diagrama de minha postagem anterior ). No estágio de entrada, a tensão quiescente de saída é comparada com uma tensão de referência derivada da fonte de alimentação, o que faz com que o ponto quiescente seja relativamente independente dos ganhos dos transistores, da temperatura e da fase da lua e das manchas solares e, até, da própria tensão de alimentação. Por que o amplificador do Neto não tem o estágio de entrada ? Porque algum "progetista" inteligente o removeu, sem se dar conta do porquê da sua existência.

Na ânsia de conseguir fazer alguma coisa genial, muita gente atropela os conceitos básicos da Eletrônica. E isso acontece tanto mais quanto mais inexperiente é o "progetista".

-----
Xformer :

Na boa...EU teria dificuldade em fazer o circuito funcionar. Não é de imediato; soldar os componentes e sair ligando. Imagina um principiante que nem sabe ajustar o trimpot da corrente quiescente.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 18:37:42
 :D :D :D

Já eu vejo serem chamados de drivers, os transístores Q3 e Q4, principalmente se os transístores de saída forem bancos de transístores de potência. Mas isso não é importante. O amplificador de tensão é importante.

No caso desse "super projeto", ele é um pre-histórico tipo de amplificador que foi utilizado nos idos de 1960 quando se estava migrando dos circuitos valvulados para os transistorizados. Sem duvida é um projeto ruim, comparado aos atuais, mas é ótimo para se ter ideia de como tudo começou e de como funciona.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 18:49:34
Olá.

Tenho minhas dúvidas quanto à origem do circuito. Acho que, antes de ter sido uma proposta antiga ( quando nem existiam ainda os TIPs ), foi o resultado de um intenso trabalho de algum internauta na busca por um circuito "geniau". Usar TIP formando darlington com outro TIP não é "geniau". Um par BC337/BC327 faria o mesmo papel. Usar realimentação de corrente no transistor driver ( o tal "vas" ) também não é "geniau".

A parte boa é que, colocando-se o resistor entre base e emissor de Q2, pode-se até obter uma estabilidade satisfatória, apesar de o ponto quiescente ser dependente da tensão de alimentação. E essa estabilidade ficaria melhor utilizando-se um resistor menor para R3 ( digamos, 100k ) e alterando-se, proporcionalmente, os resistores sugeridos.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 18 de Janeiro de 2019, as 18:50:17
Xformer :

Na boa...EU teria dificuldade em fazer o circuito funcionar. Não é de imediato; soldar os componentes e sair ligando. Imagina um principiante que nem sabe ajustar o trimpot da corrente quiescente.

Pois é Alexandre, é que lá no começo do tópico você mesmo disse pra ele escolher outro circuito, que fosse mais completo (com entrada amplificadora diferencial, bootstrap, etc etc), o que no meu entender iria fatalmente cair num desenho "mais complicado". Por isso não entendi a sua afirmação de hoje.  O caso é que não adianta apenas procurar na internet e conseguir só o esquema do circuito, precisa ter todas as instruções de montagem e ajuste.

Assim, nessa linha do principiante crú, onde apenas se consegue montar, ligar e funciona de primeira (nem sempre), é melhor começar com um LM386 (circuito integrado). Funcionou ? Parte para um TDA2005.  Funcionou ?  Pula pro LM3886. A partir daí, vai pro mundo das montagens com componentes discretos.

E o Neto está montando tudo interligando e soldando os componentes entre si e com fios, sem placa de impresso ou outro suporte. Devia participar do concurso do Hackaday que ocorreu recentemente.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 18 de Janeiro de 2019, as 18:52:57
Xformer :

Um circuito mínimo com par diferencial e bootstrap usa cinco transistores. E eu monto circuito na "aranha" até hoje. Por que o Neto não pode fazê-lo ?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: marcao_cfh em 18 de Janeiro de 2019, as 18:56:49
Uma coisa que se deve ter em mente, é que se deve duvidar sempre do tiozinho que vende componentes à 30 anos e nunca foi em frente.
Gostaria de aproveitar o comentário para acrescentar duas coisas:

1) duvide de todos os vendedores, no sentido de sempre conferir os componentes. O vendedor pode saber muito mas, na pressa de finalizar a venda, pegar o componente numa gaveta sem conferir o valor. E quem organiza a gaveta pode não ter conferido/não saber ler o valor. Essa semana mesmo, comprei 15 capacitores de 3.3nF. Vieram 3 ou 4 de 3.3nF e o restante de 3.3pF, todos vindos da mesma gaveta. De quem é a culpa? Da pessoa que organizou os componentes sem conferir, do vendedor que pegou os componentes e não conferiu, e minha que comprei e não conferi antes de levar para casa.

2) duvide do código de cores de um resistor sempre que comprar um resistor "colorido" (como o seu R7). Em resistores verdes, azuis ou vermelhos, a cor das faixas acaba reagindo com a cor do resistor, dando origem a uma cor "errada". Sempre meça com multímetro esses tipos de resistores.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 19:02:31
Com certeza esse circuito já ficou polêmico, antes mesmo que ficar funcional.

Sobre a calibragem, sim vai ser complicado. Mas a vantagem é que utilizando a montagem PTP "aranha", vai ser fácil modificar pra ficar uma calibragem mais simples. Também pode-se reduzir o ganho, para melhorar a resposta e diminuir a distorção, e fazer outras cositas mais. Isso se o Neto estiver animado.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Ramsay em 18 de Janeiro de 2019, as 20:49:43
Citar
Eu pedi exatamente como no esquema, na verdade levei o esquema e dei a ele. De acordo com o código de cores (me corrijam se estiver errado) o 0.47 ohms deveria ser amarelo, violeta e prata. Já 0.47, seria amarelo, violeta e vermelho, mas como estou aprendendo não quis "duvidar" do homem que já trabalha vendendo a componentes a tempos...

Eu posso até estar errado, mas, vou dar o meu pitaco aqui:
Será que o Neto usou um resistor de 0.47 ohms no emissor de Q5 e um de 4.7K ohms no emissor de Q6?
Isso explicaria o aquecimento de Q5 e principalmente a falta de simetria do circuito, o que obviamente propiciaria um som de baixa qualidade e ruidoso.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 21:20:18
Eu posso até estar errado, mas, vou dar o meu pitaco aqui:
Será que o Neto usou um resistor de 0.47 ohms no emissor de Q5 e um de 4.7K ohms no emissor de Q6?
Isso explicaria o aquecimento de Q5 e principalmente a falta de simetria do circuito, o que obviamente propiciaria um som de baixa qualidade e ruidoso.

Em se tratando de montagem de novatos tudo pode acontecer (sem ofensas). Por isso dei uma espiada na foto da montagem e aparentemente o resistor no emissor de Q6 é também de 0,47ohms, porém de uma potência menor. Se me perguntasse, eu diria que os resistores de 0,33 ohms da primeira montagem serviriam perfeitamente, no lugar dos de 0,47 ohms.

Aproveitando para olhar o resto do circuito, me pareceu que todos os capacitores eletrolíticos estão invertidos. O que no mínimo explicaria o aquecimento de Q5 com 32v. Neto, mostre fotos dos eletrolíticos do lado da faixa, por favor.

Outra coisa é que eu gostaria de saber quais foram os transístores utilizados como Q1 e Q2.


:)



Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 21:26:44
Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

-----
(https://imageshack.com/i/pn3OqDvtj)


-----
(https://imageshack.com/i/pmtqs50Kj)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 21:35:46
Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

Não!  :'(

De onde você tirou essa ideia? Na dúvida sempre siga sempre o que está no esquema.

É possível que você tenha danificado esse capacitor, (e os outros também)... :'( :'( :'(

Não esqueça de dizer quais são os transístores Q1 e Q2.

 ;)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 21:37:54
(https://imageshack.com/i/pm3Jz5gTj)

P.S o pot é LOG, porém o mais proximo que achei foi de 10k

Fique tranquilo que to sim animado (ainda) :D :D. Tambem vou fazer paralelamente a esse o que A.Sim sugeriu e buscar entender o ponto de vista que ele coloca!


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 21:44:16

P.S o pot é LOG, porém o mais proximo que achei foi de 10k

Fique tranquilo que to sim animado (ainda) :D :D. Tambem vou fazer paralelamente a esse o que A.Sim sugeriu e buscar entender o ponto de vista que ele coloca!

 :tup :tup

Bem, mais uma coisa errada. O capacitor C2 , além de estar invertido deve continuar ligado no mesmo ponto que C3.

 :)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 21:45:39
Ué, um exemplo em C4 o lado positivo nao fica virado para a saida positiva do falante?

 Vou tirar as fotos!

Não!  :'(

De onde você tirou essa ideia? Na dúvida sempre siga sempre o que está no esquema.

É possível que você tenha danificado esse capacitor, (e os outros também)... :'( :'( :'(

Não esqueça de dizer quais são os transístores Q1 e Q2.

 ;)

 Xiiii..... Realmente, estão do lado errado.... e acabei vendo aqui que C2 esta estufado!

 Q1 e o 2n3904 ligado o tin R10 de 1k e Q2  e o mesmo modelo que por sua vez pega C1, R3 e C3 em sua base, joga o emissor no GND e coletor vai na base de Q6.....


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 21:49:11
Mais uma coisinha: Vejo que o terminal de entrada do potenciômetro, está ligado na carcaça do mesmo? Ou estou enganado?  ???



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Sobre os 2n3904 , tudo bem estão corretos. (rckt


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 21:57:36
Mais uma coisinha: Vejo que o terminal de entrada do potenciômetro, está ligado na carcaça do mesmo? Ou estou enganado?  ???



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Sobre os 2n3904 , tudo bem estão corretos. (rckt


Não, o potenciômetro esta ligado direto no teminal à direita sem enconstar na carcaça.

Sobre a ligação de C2, no esquema não esta Ligado em C3 e sim antes ligado em R3, fiz como no esquema.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 18 de Janeiro de 2019, as 22:06:06

Não, o potenciômetro esta ligado direto no teminal à direita sem enconstar na carcaça.

Sobre a ligação de C2, no esquema não esta Ligado em C3 e sim antes ligado em R3, fiz como no esquema.

Errado! Não faça confusão entre o ponto em que estava e o novo ponto que você criou. O ponto antigo, que é o certo, é onde ainda está conectado C3, C4, R4, R6, o emissor de Q4 e o coletor de Q6.

 )>|


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 18 de Janeiro de 2019, as 22:28:24
É que essa imagem eu fiz uma alteração que o A.Sim sugeriu de colocar um trinpot  100k em serie com R3 e trocar o valor do mesmo para 22k (visto que eu pretendo usar os 32v da fonte), mas so foi feita uma adição de um trinpot com R3, eu nao criei outra junção. Eu ja vou colocar o 470k de volta no local R3 e posto outra foto com os capacitores do  lado correto.

 Esse troço vai funcionar ou não saio deste quarto hoje!  :D :D :'(
(https://imageshack.com/a/img924/6436/BP7N3U.png)

P.S o desenho esta errado mas acho que deu para você entender...
 
 Outra coisa é, como eu ligo o capacitor de 2200uf que você mandou adicionar entre o B+ e GND referente a polarização?

 Vou refazer e posto.


-----
Apesar de agora consegui montar tudo como manda o figurino, o amplificador não funcionou mais...

(https://imageshack.com/a/img923/2339/j4mTFv.jpg)
(https://imageshack.com/a/img923/6812/iYtIFK.jpg)

Dá uns pequenos estalados quando conecta a fonte mais é só

P.S antes com os capacitores ao contrário estava funcionando, com ruido mais estava saindo som, agora nada :'(


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 19 de Janeiro de 2019, as 10:44:20
Olá, Neto :

Nãoooooo.

É A.Sim :

(https://i.postimg.cc/ydGqvNmx/neto1.png) (https://postimages.org/)

As resistências mencionadas ( 39 k e 22 k ) referiam-se ao valor provável do potenciômetro, após o ajuste.

A propósito, estou achando que C3 tem um valor muito baixo. Até que faças o circuito funcionar, eu sugeriria alterar o seu valor para 1 nF, só por garantia.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 19 de Janeiro de 2019, as 11:39:46
Neto.
 
Nunca é bom fazer as coisas com sono e com pressa. Veja lá que você acabou por seguir as recomendações do palerma do vendedor, e colocou um resistor de 4.7k no emissor de Q5.

Isso é falta de atenção! Coisa básica e fundamental na eletrônica. Tente de novo e preste atenção no que vai fazer. Até agora os erros foram primários. >>(:

 :D Depois do protesto aqui, voltamos ao circuito:

A.Sim, a solução que o Neto achou é boa e funciona bem, apesar que no desenho não estava correto, mas na foto estava sim. O trimpot de 100k entre a saída e o terra funciona, assim como a que você mostrou.

 :-\


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 19 de Janeiro de 2019, as 11:54:33
A.Sim, a solução que o Neto achou é boa e funciona bem, apesar que no desenho não estava correto, mas na foto estava sim. O trimpot de 100k entre a saída e o terra funciona, assim como a que você mostrou.

Hã?

Não vi nada certo na foto. O correto é como eu desenhei; polarização por nVbe. Vout(dc) = ( R3/R_tp + 1 ) * Vbe_Q2. Com R3 = 470 k, R_tp = 22 k e 39 k , Vbe = 0,6 V, tem-se Vout(dc) = 13,4 V e 7,8 V respectivamente. A dispersão no valor de Vbe pode ser compensada ajustando-se o trimpot até que Vout(dc) atinja exatamente os 16 V/ 8 V pretendidos, conforme a tensão de alimentação utilizada. Ajustar TP com R10 no máximo ( base de Q1 em curto com o seu coletor ); uma vez ajustado TP, ajustar R10 até que haja uma queda de tensão de 10 a 20 mV sobre R6. Se o circuito estiver funcionando corretamente, essa mesma queda deve aparecer em R7. Após ajustar a corrente de repouso com R10, pode ser necessário retocar o ajuste de TP. E "deu".


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 19 de Janeiro de 2019, as 13:01:38
 Agora fiquei confuso, porque eu coloquei o circuito no lugar como o Matec falou, mais não funcionou mais.

-----
Olá, Neto :

Nãoooooo.

É A.Sim :


As resistências mencionadas ( 39 k e 22 k ) referiam-se ao valor provável do potenciômetro, após o ajuste.

A propósito, estou achando que C3 tem um valor muito baixo. Até que faças o circuito funcionar, eu sugeriria alterar o seu valor para 1 nF, só por garantia.

Eu vou ligar o ferro de solda aqui A.Sim e fazer deste jeito e posto!
P.S como faço a ligação do pot neste caso, visto que ele têm 3 terminais?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 19 de Janeiro de 2019, as 13:04:49
Olá.

O que estava na foto seria isso:

(https://i.postimg.cc/DwNYVFWt/Ampli-Neto-01a.png)

Isso funciona bem

Mas é uma possibilidade, existem várias outras.

 :tup


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 19 de Janeiro de 2019, as 13:27:02
Agora fiquei confuso, porque eu coloquei o circuito no lugar como o Matec falou, mais não funcionou mais
Eu vou ligar o ferro de solda aqui A.Sim e fazer deste jeito e posto!
P.S como faço a ligação do pot neste caso, visto que ele têm 3 terminais?

O 2N3904 pode ter sido danificado. Nesse caso, a tensão na saída vai ser próxima à tensão de alimentação e nada vai funcionar.

O trimpot deve ser ligado como está no diagrama; o cursor ligado a um dos lados.

Quanto à solução do Matec, ela funciona. Mas eu tenho a impressão ( seria preciso calcular ) que a estabilidade não seria tão boa devido à presença do potenciômetro dividindo a tensão de saída.

-----
Na verdade, não... quem prejudica o desempenho do circuito é o resistor de 470 k que fica em série com a base. Com a base de Q2 ligada diretamente ao cursor do potenciômetro, o circuito resulta naquele que eu recomendei ( polarização por nVbe ), apenas configurado de forma um pouco diferente. A presença do resistor de 470 k vai fazer com que o ponto quiescente dependa da corrente de base de Q2, que depende do Hfe, que depende da temperatura...


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 19 de Janeiro de 2019, as 14:16:02
Na simulação, os dois jeitos funcionam    :tup

(https://i.ibb.co/SQMkjGv/amplif3.jpg)

(https://i.ibb.co/whfMbPC/amplif3c.jpg)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Neto em 19 de Janeiro de 2019, as 14:46:35
Bem, fiz como A.Sim sugeriu.

Mas..... não funcionou....

O engraçado é que quando estava com os capacitores invertidos (liguei errado) estava saindo som, desliguei e liguei varias vezes....

Emfim, se danificou Q2 ou algum outro componente eu não sei. Segunda feira eu saio para comprar tudo de novo....

Ficou assim:
(https://imageshack.com/a/img923/750/xOxkL2.jpg)

Aproveitei para trocar o resistor na base de Q5 e coloquei  de 0.47ohms (se não for esse então não sei mais qual é )>|)

Os capacitores, os testei fora, e eles continuam carregando e descarregando (sei que não é o suficiente, teria que checar a capacitância mas não tenho ferramenta.)

Agora estou colhendo 0.09v na saída sem os falantes e sem sinal de entrada, antes estava 5v oscilando um pouco....

Já não sei mais.... vou parar e estudar o post que o Matec postou la atras explicando o passo a passo do circuito sugerido, porque acho que esse circuito não tem mais jeito, entretanto, não saber o que aconteceu me dá uma aflição que só! Por enquanto só agradecer os esforços de quem dedicou um tempinho do seu dia para vir aqui e tentar me dar dicas, debater sugerir ou tentar me ajudar de alguma maneira :-[


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 19 de Janeiro de 2019, as 15:19:34
Enfim, se danificou Q2 ou algum outro componente eu não sei. Segunda feira eu saio para comprar tudo de novo....

É só testar. Conduz, não conduz...teste básico de transistor bipolar. Na dúvida, pegue o primeiro BC548 que achar e substitua Q2. A montagem parece estar toda certa.

E, sim, os dois jeitos funcionam, pois representam a mesma topologia. Mas, com certeza, o segundo é mais estável pois a resistência equivalente de Thévenin é menor, assim, uma variação na corrente de base faz um efeito menor. Simule os circuitos variando a temperatura para ver...


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 19 de Janeiro de 2019, as 15:24:49
Veja bem Neto.

Até agora seu amplificador não funcionou de maneira correta, mesmo quando funcionou um pouco.

Dei mais uma olhada e verifiquei que em Q4 você trocou o emissor pelo coletor. Como eu disse, precisa tomar cuidado com a montagem e com as alterações no circuito.

Mesmo agora se você ligar e não funcionar pode já ter estragado algum componente.

Se isso acontecer meça as tensões em todos os nós do circuito e escreva no esquema. Resolver isso, pode ser coisa de 5 minutos.

 :)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: xformer em 20 de Janeiro de 2019, as 09:23:38
Para testar os transistores com o multímetro (provavelmente você tem um digital), faça assim:

Passe a chave seletora para a posição em que tem um símbolo do diodo (teste de diodos).  Um transistor bipolar pode ser testado como se fosse dois diodos ligados pelos catodos (tipo PNP como o 2N3906 e TIP32) ou pelos anodos (tipo NPN como o 2N3904 e TIP31):

(https://i.ibb.co/5srNt7G/trtest1.jpg)

(https://i.ibb.co/dbwGdSD/trtest2.jpg)
Se você testar um transistor NPN, ligue a ponta vermelha na base do transistor e a ponta preta no emissor do transistor. Deve aparecer um valor entre 0,6 e 0,8 (volts) que é a tensão na junção PN de um transistor bom (em transistores Darlington, o valor é mais ou menos o dobro). Ao inverter as pontas, o medidor vai indicar circuito aberto (open). Faça o mesmo com a base e o coletor do transistor.  Entre os terminais do coletor e emissor deve sempre aparecer circuito aberto em ambos sentidos.  Se der algum outro valor ou curto ou aberto onde deveria aparecer a tensão de polarização de junção (0,6 a 0,8V), o transistor está ruim.

Para testar transistor PNP, a tensão de polarização ocorre quando a ponta preta vai na base e a vermelha no coletor ou no emissor. Da mesma forma entre coletor e emissor deve ser circuito aberto.

Pra testar capacitor eletrolítico: se ele estiver estufado pode jogar fora, nem precisa testar.  Se ele aparenta estar bom por fora, descarregue o capacitor dando um curto nos terminais dele. Em seguida passe o multímetro para a escala de ohms (pode ser uma escala alta, 200k ou 2M) e com a ponta vermelha no terminal positivo e a preta no terminal negativo do capacitor (sem prender com os dedos, não encoste nos terminais, se tiver ponta com garra jacaré é melhor) veja se a resistência vai subindo com o tempo até aparecer circuito aberto no mostrador. Se o valor for de curto ou um valor baixo, jogue fora o capacitor.



Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Electric Effects em 13 de Maio de 2019, as 22:47:25
Pessoal, um conhecido meu de um curso técnico de eletrônica vai montar esse amplificador. Eu tinha traçado o esquema pra ele, só que agora ele disse que arrumou uma fonte de 46V, talvez com a regulação do transformador caia um pouco. Será se os transistores aguentariam essa tensão?

Att. Electric Fx.
(https://i.imgur.com/ubeXRQ6.jpg)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Matec em 14 de Maio de 2019, as 01:04:17
Esse é basicamente o mesmo circuito que estava sendo discutido neste tópico. Fora alguns detalhes sobre linearidade e estabilidade térmica, é  um circuito que funciona sem problemas, mesmo com uma tensão  um pouco maior. Não esquecer de providenciar dissipadores para os transístores de saída. E de fazer um contato térmico entre o dissipador e Q10.

:)


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: Electric Effects em 14 de Maio de 2019, as 08:26:06
Quando a montagem for bem sucedida, farei um layout pra ele e postarei aqui. Obrigado.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 14 de Maio de 2019, as 08:26:26
Esse é basicamente o mesmo circuito que estava sendo discutido neste tópico. Fora alguns detalhes sobre linearidade e estabilidade térmica, é  um circuito que funciona sem problemas, mesmo com uma tensão  um pouco maior. Não esquecer de providenciar dissipadores para os transístores de saída. E de fazer um contato térmico entre o dissipador e Q10.

:)

Minhas interjeições costumeiras de cunho mexicano...

O pessoal não aprende. Mais um circuito baseado em corrente de base e nVbe para estabilizar o ponto quiescente.


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: bossman em 14 de Maio de 2019, as 11:35:34
O pessoal não aprende. Mais um circuito baseado em corrente de base e nVbe para estabilizar o ponto quiescente.

Qual é o problema com esse tipo de circuito Alexandre ?


Título: Re: Amplificador de áudio 12 - 30v
Enviado por: A.Sim em 14 de Maio de 2019, as 12:14:29
Olá.

Mau comportamento térmico. A tensão de saída quiescente é n x Vbe, que varia com a temperatura. Com um Vbe variando de 400 mV a 700 mV pode-se estimar a instabilidade na tensão quiescente da saída. Com 46 V na fonte, tensão de saída quiescente em 23 V a 700 mV ( um dia frio ) teremos 13 V com o aparelho aquecido em um dia quente. Que tal ?


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal