Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: gugarn em 21 de Fevereiro de 2022, as 22:22:31



Título: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: gugarn em 21 de Fevereiro de 2022, as 22:22:31
Olá Amigos,

Estou precisando da ajuda de vocês: estou montando um amplificador stereo hi-fi SE com um par de 6v6. Para isso, estou seguindo o projeto disponível em https://www.cascadetubes.com/the-6v6-lacewood-amp/

No entanto, por erro de comunicação, os transformadores que encomendei chegaram sem o UL tap.

Agora estou sem saber o que fazer: altero o projeto para pentodo? triodo? ou devolvo os transformadores para refazê-lo?

O fornecedor dos transformadores me falou que levaria um tempo para conseguir me entregar um novo transformador, estou de férias doido para montar neste período.

Perguntei ao projetista do amplificador e ele me falou que poderia rodar em pentodo com 250v no screen, mas não sabia o impacto que isso poderia trazer. Ele tem um excelente trabalho de tuning da 6v6 em UL: https://www.cascadetubes.com/optimization-of-the-6v6-se-ul-amp/

Por isso, gostaria de ouvir a opinião de vocês. O que vocês me sugerem? Se eu ligar em pentodo esse circuito como está terei algum problema? Sugerem algum valor de resistência? Qual impacto na potência? E se for triodo? Alguma mod vocês me sugeririam, ou melhor mesmo é devolver e esperar por um novo par de transformadores (e arcar com os custos)?

Fico grato por qualquer ajuda!


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: xformer em 22 de Fevereiro de 2022, as 08:58:55
O negócio é usar as 6V6 em modo triodo para poder usar os transformadores sem tomada de ultra linear.  Vai ter menos potência na saída mas menor distorção que em modo pentodo/tetrodo.


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: A.Sim em 22 de Fevereiro de 2022, as 20:05:31
O colega já conhece a Schatz ?

Quanto à sua pergunta, ligue a screen no +B através de um resistor de 1 kohm enquanto o Sr. Lobo ( o transformador novo ) não vem...

Depois há quem ache chato, cansativo e desnecessário aquele monte de emails que eu troco com o cliente até pôr o pedido em produção, mas é justamente para que esse tipo de problema não aconteça.

Sem contar aqueles que querem comprar por whatsapp...


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: kem em 23 de Fevereiro de 2022, as 15:28:08
Acho que ta fácil para experimentar os 2 jeitos. A vantagem do modo pentodo/tetrodo é a maior potência, e a vantagem do modo triodo é a menor distorção.
Eu nunca vi um teste sobre isso, mas tenho a curiosidade em saber se no modo pentodo, utilizando um volume similar ao conseguido com o modo triodo, se a distorção baixa no mesmo nível ou não.


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: gugarn em 23 de Fevereiro de 2022, as 17:40:53
Muito obrigado a todos pelas dicas. Conversando com o fornecedor ele acabou aceitando refazer o transformador, pois entendeu ser uma falha de comunicação. Eu havia mandado o projeto, o transformador de referência, tudo... Mas ainda assim houve uma falha. Enviei ontem e vou aguardar o retorno dele corrigido.

Durante esse tempo, acabei estudando e estava quase caminhando para usá-lo em triodo. Estava receoso de ficar com potência muito baixa, mas me parecia a melhor alternativa. Em breve postarei aqui o resultado final.

Claro que conheço a Shartz. Estou iniciando agora em amplificadores. Minha segunda montagem. A primeira foi um amplificador de guitarra (Ax84) e utilizeu transformadores importados da Hammond comprados em uma viagem. Essa agora de fato encomendei. Certamente em montagens futuras conversaremos!





Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: A.Sim em 23 de Fevereiro de 2022, as 19:52:38
Renato, é histórica a disputa triodo x pentodo. Um é mais linear do que o outro; um dá mais potência que o outro. A verdade é que se os pentodos produzissem tanta distorção a ponto disso ser notável de modo franco, não se teria amplificadores usando pentodos porque... ninguém iria usá-los ! E nós sabemos que isso não acontece.

O que se pode notar com facilidade é que um amplificador a pentodo, sem UL ou realimentação, reforça o grave na frequência de ressonância do alto-falante por falta de amortecimento, produzindo aquele "som de barril". Mas dizer que o resultado final é ruim, é meio que exagero.


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2022, as 20:15:01
Mas vai ser difícil achar algum amplificador com saída em pentodo ou tetrodo para hi-fi como é o caso em tela. Pra guitarra até vai, porque provavelmente até se queira distorção e o máximo de potência que puder obter, mas pra tocar música  ou é ultra linear ou triodo.

Eu enxergo a saída pentodo como fonte de corrente, portanto na frequência de ressonância (pico da impedância) do alto falante, a fonte de corrente vai gerar mais potência, o que dá esse efeito nos graves.


Título: Re: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi
Enviado por: A.Sim em 23 de Fevereiro de 2022, as 21:07:53
Os amplificadores mais simples são pentodos em SE sem realimentação. Muito rádio e eletrola é assim. E o som não é ruim, lembrando que a maior parte da "ruindade" vem por conta do transformador pequeno sem resposta em graves, nem em agudos por causa da falta de entrelaçamento.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal