Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Pedais de efeito => Tópico iniciado por: Rikrdo em 13 de Maio de 2011, as 23:55:28



Título: Active Guitar
Enviado por: Rikrdo em 13 de Maio de 2011, as 23:55:28
Bom pessoal, ja venho utilizando esse circuito a algum tempo embutido em minhas guitarras e houve uma grande melhora na qualidade e na variedade de timbres. Nesse caso os pots da guitarra são todos eliminados. O fio que iria para o pino 3 do pot de volume "original" vai no IN do circuito e o OUT do circuito vai ao jack de saída da guitarra. O controle de tonalidade foi calculado para obter um som "flat" no meio do curso, acrescentar graves quando para um lado e acrescentar agudos quando para outro. O consumo do circuito fica em torno de 800uA então a bateria dura muito tempo. Agradeço ao Thiago pela boa vontade de layoutar o circuito e fazer o PDF.
Já montei e testei o layout e está funcionando corretamente.

http://www.4shared.com/document/I7l5Jzdq/active_guitar.html


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 00:09:06
E quanto a ruídos ?
fica bom com singles ?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 00:11:28
Bem legal. Um bleeder no pot de volume e um pré de ganho moderado para compensar a perda de sinal na rede de tonalidade.  (brav)

O BC550 é garantia de baixíssimo ruído (chiado), fica bom com qualquer tipo de captador.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Rikrdo em 14 de Maio de 2011, as 00:17:25
Jones
Por incrivel que pareça esse circuito aumenta a relação sinal/ruido dos captadores.

Adiel
Exatamente! Pra não perder os agudos em baixos volumes.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 00:33:35
"Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal".
achei isso no wikipedia...

pelo que entendi, ele não dá ruídos ?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 07:47:24
Jones, todo circuito eletrônico vai inserir algum ruído no som, mas com a escolha adequada dos componentes isso pode ser minimizado a um ponto que fica praticamente imperceptível.  Eu não sei qual é o ruído ao qual você está se referindo, ou com o qual se preocupa mais, talvez seja o de distorção com single coil.  Nesse caso, não há diferença, vai dar o mesmo ronco de costume, mas não vai ter ruído branco (tipo chuva) perceptível com facilidade.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 09:51:49
achava que usando esse circuito ele amplificaria o ruído já existente na guitarra..
Ele funciona como um booster ? acho que vou ter que fazer um noise gate, pois com distorção minha guitarra fica muito ruidosa.

A uns tempos vinha querendo por um microamp nela, mas esse circuito me parece mais adequado.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 10:01:57
O primeiro passo para acabar com ruído é trabalhar no instrumento e sua captação e blindagem.  A preamplificação vai realmente aumentar qualquer ruído pré-existente, mas se for de boa qualidade, não vai somar nenhum.

Não montei o circuito, mas deve ter algum ganho real de volume, apesar da rede de tonalidade.  Jones, sua guitarra só tem single coils?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 10:05:06
é uma estrato shelter com 3 singles, eu blindei ela com papel alumínio ano passado, menos na parte traseira onde ficam as molas.
esse circuito não dá ganho de volume ?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: flaviobei em 14 de Maio de 2011, as 10:13:41
jones, se você achar a fita adesiva de cobre, o resultado é melhor do que com o papel alumínio... seria interessante você blindar também a cavidade da ponte, tente inclusive fazer uma blindagem contínua entre a frente e a traseira da guitarra, e em algum ponto, solde um terra nessa blindagem, vai melhorar e muito.... agora, tirar ruído do single é quase impossível, afinal é uma característica dele, tirou a mão fica um ruído, é normal, só não pode fazer barulho com as mãos nas cordas, se fizer é certeza de aterramento errado


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 10:16:06
pois ela continua o ruído com as mãoes nas cordas. só que em alguns lugares ele para o ruído, em outros não, é interessante, acho que vou refazer a blindagem então quando comprar outro escudo.
então mesmo com a blindagem, se eu colocar as mãos nas cordas o ruído tem que parar quase total ?

Ao serem resolvidas as dúvidas seria legal a gente ir apagando os posts.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 10:26:05
Eu blindei, com papel alumínio de cozinha, toda a cavidade e o escudo de minha Super Sonic, e havia ainda um pouquinho de ruído.  Para acabar com ele, blindei os captadores, também.  Assim, não importa que eu esteja segurando as cordas, ou tocando em alguma parte metálica dela, não há ronco, ou captação de interferências.  O único ruído que persiste é quando uso distorção com um single, ou mais de um em fase, o que é perfeitamente normal e esperado.  Quando defaso um deles, o que acontece nas Strato nas posições pares da chave, o ronco (com distorção) some.

Antes que os colegas ressaltem que esse material que eu usei não é tão adequado, e que existem melhores opções (com certeza!), deixe-me esclarecer que isso foi feito em 1982, quando não havia muitas opções de materiais de luthieria no Brasil, e as importações eram praticamente impossíveis.  Toda a blindagem foi isolada internamente com papel e fita crepe, para que não houvesse risco de curtos, e até hoje não houve a necessidade de ser refeita, pois funciona perfeitamente.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 10:45:26
Percebendo agora melhor o que tá acontecendo, acho que tem algo errado. pois até um tempo atráz, sumia o ruído nas posições pares, com 2 captadores, mas agora mesmo nessas posições o ruído persiste, nem tinha notado isso direito. e também a minha chave dá um chiado quando muda de posição, isso poderia causar ruídos também ?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 10:49:56
O ruído de comutação da chave é sinal de desgaste, vale a pena trocá-la, é bem barata.  Aí você pode verificar se há alguma parte partida ou algum fio solto dentro do instrumento.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 10:56:22
na verdade não tem, eu só ligo o fio do terra a blindagem apertando entre o corpo e o escudo, esse é o unico solto.
acho que tenho que refazer a blindagem né ?
não é normal nas posições pares não diminuir o ruído, tem alguma dica do que eu posso ter deixado de fazer pra que aconteça isso ?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Rikrdo em 14 de Maio de 2011, as 11:05:53
Jones
Eu utilizo esse circuito na minha strato porém a configuração é HSS e não há ruido algum no som. O ruído só aparece quando se utiliza distorção com um dos captadores singles sozinhos mas aí ja é caracteristica dos singles mesmo.
Antes de tudo faça como o Adiel disse. Revise a elétrica da guitarra e faça uma boa blindagem que só por aí você ja elimina grande parte do ruido que vc disse que há.
E sim, há um ganho de volume em relação ao volume da guitarra "original".


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 11:10:38
Acho que a ultmia questão é sobre essa boa blindagem, tem alguma coisa que posso fazer a mais do que revestir o fundo, o escudo e ligar ao gnd ?
pois foi isso que fiz, mas acho que essa semana eu vou refazer ela.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Rikrdo em 14 de Maio de 2011, as 11:22:31
Foi isso que fiz na minha, acho que só isso basta. Caso o ruido ainda persista confira os pots e as chaves comutadoras de captadores. Uma coisa que nunca vi em nenhuma guitarra e que sempre coloco nas que eu uso ou faço reparos é trocar a fiação comum por fios blindados.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 11:25:24
Boa idéia, vou providenciar isso, obrigado pela dica, só não quiz trocar os pots, pois os dela são melhorzinhos, não sei como ficaria se usar desses comuns,


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 11:57:20
Verifique se o captador do meio está com a fase invertida com relação aos outros.  Se não estiver, ele não vai cancelar o ronco com a distorção, mas vai dar um som limpo mais encorpado.  Nesse caso, você pode optar por uma coisa ou outra, ou usar uma chave de fase para ele, talvez com um potenciômetro com push-pull.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 12:24:49
eu ainda não mudei nada da parte elétrica, só coloquei o papel mesmo, quando eu der uma folga nos ensaios eu vejo isso, mas acho que não seja isso de fase, pois não mechi em nada e parou de cortar o ruído esse chaveamento de 2 captadores.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Alex Frias em 14 de Maio de 2011, as 13:07:01
Adiel, o problema de trocar a fase "elétrica" do captador é que o som tradicional "vai pro saco". O normal é ter um captador com a direção dos imãs invertido, cancela o ruído e não perde o timbre característico da strato.

Uma opção também, caso o timbre não seja a questão, seria fazer como a guitarra do Brian May e usar um chaveamento para combinar dois captadores adjacentes em série e defasados. Isso cria um humbucker "diferente", já que as bobinas estão mais distantes, porém corta o ruído e dá mas nível de saída. O timbre muda radicalmente, mas vai que o cara curte... (guitar_player


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Jones em 14 de Maio de 2011, as 15:04:23
como seria essa inversão ?
o ruído tá constante, até mesmo com o volume no zero, tô achado isso estranho, antes parava quando zerava o pot.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 18:25:09
como seria essa inversão ?
o ruído tá constante, até mesmo com o volume no zero, tô achado isso estranho, antes parava quando zerava o pot.

Seu problema não é inversão, então.  Deve haver algo errado com sua guitarra ou com seu cabo.

Alex, a inversão de fase que fiz na minha guitarra não altera o timbre dos captadores, a não ser que haja um invertido em relação ao outro.  As chaves são de 3 posições, com o meio sendo a posição desligado.  Posso ligar qualquer um deles a qualquer tempo, e uma ou outra das fases, individualmente ou em grupo, independentemente, num modo similar à Red Special, mas sem a opção de ligá-los em série (ainda).


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: David_Ce em 14 de Maio de 2011, as 19:30:38
Muito bom o Layout!
Parabéns!
Só uma sugestão, na proxima vez, tenta não utilizar cores como amarelo no branco que fica um pouco ruim de ler.
Mas, tirando isso, excelente!
Abraço!


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Alex Frias em 14 de Maio de 2011, as 19:54:52
Alex, a inversão de fase que fiz na minha guitarra não altera o timbre dos captadores, a não ser que haja um invertido em relação ao outro.  As chaves são de 3 posições, com o meio sendo a posição desligado.  Posso ligar qualquer um deles a qualquer tempo, e uma ou outra das fases, individualmente ou em grupo, independentemente, num modo similar à Red Special, mas sem a opção de ligá-los em série (ainda).

Minha questão seria a seguinte: com os captadores fora de fase, usando-se esse esquema de chaves, certamente não se obtem aquele som da Strato posições 2 e 4 da chave seletora de captadores, só em fase. Por isso os kits de captadores single para Strato normalmente tem o do meio com a fase magnética invertida, assim eliminando o "bzzzz" e mantendo o "quack" característico.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 20:13:08
Pelo contrário, Alex, tudo funciona perfeitamente, assim como nas posições pares da Strato, e muito além disso, com quaisquer combinações.  Basta inverter um captador para haver o cancelamento do ruído.  O campo magnético não tão importante assim, mas a relação de fase envolvida com a bobina. Experimente na sua SS e vai ver como fica excelente, muito melhor que nas Strato de 5 posições.

Como você mora no Rio, fica o convite, de verdade, para dar um pulo em Vassouras para ver como funciona, e visitar minha humilde tapera, o que seria um grande prazer.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Alex Frias em 14 de Maio de 2011, as 20:19:37
Minha SS tem a combinação "careta" de chaves. Mas como o captador do meio é "magneticamente" invertido, ele se soma aos outros dois apenas cancelando o ruído e criando o tal som característico dessa combinação. Quando tentei inverter "eletricamente" o da ponte em relação ao do braço, pois também gosto muito dessa combinação e me interessava pelo cancelamento do ruído, o timbre já se tornou diferente e não me agradou, mas realmente o ruído foi cancelado dessa forma.

O convite é recíproco... ;D


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 20:24:32
Então vamos marcar um dia desses!

Os timbres mudam muito, mesmo, quando fazemos as inversões de fase.  Por exemplo, quando defaso o captador do braço junto com o do meio, com o captador da ponte em fase com o do meio, o som fica muito baixo e agudo, muito esquisito.  Mas há timbres interessantes...


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Alex Frias em 14 de Maio de 2011, as 20:27:31
Claro, concordo, mas é bom colocarmos isso de forma clara para que os outros que apenas desejam eliminar o ruído sem necessariamente mudar o timbre das combinações clássicas possam assimilar a coisa.

Mas é isso, experimentar sempre!!! (rckt


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Adiel em 14 de Maio de 2011, as 20:34:32
A SS já conta com grandes possibilidades de timbre por si só, com a possibilidade de se ligar os 3 captadores de uma só vez, mas é isso mesmo, experimentar é a melhor opção.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: t2guitarra em 14 de Maio de 2011, as 23:41:20
e ai galera essa layout acho que fica melhor para entender o projeto!
abraço!


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: lazaronbh em 16 de Maio de 2011, as 11:18:14
interessante!
tava esses dias bolando um pre nesse estilo(com tonestack de Big Muff) so que usando um single opamp..
vou dar uma estudada e ver se faço um layout..


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Barech em 16 de Maio de 2011, as 11:31:10
Esse projeto tá com muito angulos retos, isso daí não contribui com os ruídos?


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Marcos Câmara em 16 de Maio de 2011, as 13:01:06
Se você olhar bem, notará que os cantos das trilhas estão arredondados. O layout está bom.


Título: Re: Active Guitar
Enviado por: Barech em 16 de Maio de 2011, as 15:08:10
Obrigado Marcos, eu não sabia desses cantos arredondados...


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal