Handmades

Fórum Geral => Eletrônica => Tópico iniciado por: Rafael O Leite em 29 de Agosto de 2011, as 18:51:57



Título: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 29 de Agosto de 2011, as 18:51:57
Colegas Handmakers,

Um amigo meu foi atropelado e perdeu todos os movimentos pra baixo da cabeça. Consegui um programa gratuito que se chama Headmouse, que o possibilita usar o computador só com o movimento da cabeça.
Gostaria de agregar a este recurso, algum tipo de controle que o permita por exemplo, acender as luzes do quarto, ligar a TV, mudar de canal, ligar o ventilador, abrir e fechar persianas...
Minha idéia inicial é para a TV: ligar um Sensor de infravermelho na entrada de microfone do PC, gravar a frequencia de cada botão no formato wav e depois reproduzir o "som" por um led infravermelho com limitador de corrente. Acredito que dessa forma ele possa ligar a TV e mudar de canal.
Se alguém já tentou isso antes, ou tem alguma outra sugestão, gentileza postar...


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Alex Frias em 29 de Agosto de 2011, as 18:54:44
Excelente iniciativa a sua! Ele ainda tem controle sobre a fala?


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 29 de Agosto de 2011, as 22:16:43
Não está com fluência plena, mas fala...


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: hgamal em 29 de Agosto de 2011, as 22:46:58
Eu nunca usei, mas sei que existe uma API da Microsoft para reconhecimento de voz:

http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Speech_API

Usando a API uma interface USB - interfaces com ATMega, por exemplo, são extremamente simples de implementar - pode-se acionar relés, infravermelho e etc.

Isto além de um belo desafio é um belo projeto, certamente muitos aqui - e fora, irão ajudar.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: fallout em 29 de Agosto de 2011, as 22:59:40
Grande iniciativa espero que de frutos!

Já pensou em algo com transmisores e receptores de audio bluetooth? São baratos e acredito que tenham um bom alcance.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 29 de Agosto de 2011, as 23:17:07
Boa, posso transmitir tons e transdutá-los sem comprometer o pc... :tup

-----
hgamal, simples?! ???


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: hgamal em 30 de Agosto de 2011, as 08:07:52
hgamal, simples?! ???

Sim, com 1 ATMEGA + 1 conector usb você tem uma interface completa USB. O software tem disponível em vários lugares, inclusive grátis, da própria ATMega ou de grupos na internet. (http://www.fourwalledcubicle.com/LUFA.php)

O ATMega32U, por exemplo, uma vez montado, nem precisa de programador, uma vez que ele vem com bootloader de fábrica instalado. Montado com a interfafe USB e uma chave, ligando-se o equipamento com esta chave pressionada, ele está pronto para ser programado, várias e várias vezes.

Uma vez montada a interface, e o programador estiver a postos, é só usar os pinos restantes (que são muitos) para o acionamento das interfaces.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 30 de Agosto de 2011, as 12:28:09
Minha intuição me diz simplesmente pra adaptar uma caixinha de som usb, com o led emissor infravermelho (+limitador de corrente) em paralelo com os alto falantes. Isso permitirá controlar qualquer aparelho que utilize infravermelho. Isso é o mais prático que imagino.
Também, um sensor infravermelho na entrada de um decodificador PLL com relês que acionam tomadas, seria um recurso adicional para controlar outras cargas.
Porém, nunca montei um decodificador PLL. Alguém recomenda algum?

-----
O hgamal deu umas dicas interessantes, mas em se tratando de sistemas computacionais, sou um zero à esquerda.
Havia antigamente um software (soft) chamado IBM Via Voice, em português, era perfeito, textos podiam ser digitalizados por voz de forma rápida.
O headmouse é bom, mas é bem lento o processo de digitar via teclado virtual. Infelizmente o Via Voice não está mais disponível no mercado.(legalmente, claro!)
A melhor opção atual é usar o Windows 7 ultimate, em inglês, ou aguardar o recurso de reconhecimento de voz ser liberado pro nosso idioma.
Todos os outros programas mais simples que testei, os comandos sempre são em inglês, além dos deficientes perderem os movimentos, são obrigados à se adequar à idioma estrangeiro... Isso é péssimo. Tomei as dores


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: fallout em 31 de Agosto de 2011, as 13:58:10
Deixa ver se eu entendi, você precisa de um software de comando de voz que ao falar o comando o computador reconheça esse comando e envie os dados para o controlador usb que por sua vez acionara um relê ou outro componente?
Se for isso ja tentou o Typle 2.0? Ele usa comando de voz para abrir e fexar programas, não explorei todas as funcionalidades dele mas isso eu sei que ele faz.

Edit: Pesquisando um pouco sobre o controlador PLL que você citou, realmente é o mais pratico pois usara a propria rede da casa para enviar os comando pros relês http://eletronicos.etc.br/controle-remoto-multicanais-via-rede/


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: dan_metal em 31 de Agosto de 2011, as 15:27:56
Pelo que vejo, formas de controle e automação são bastante disponíveis, mas a interface pc-> usuário necessita de algo para viabilizar essa comunicação.

A Sun tem uma API que está sendo utilizada por diversas empresas para reconhecimento de voz, se chama Java Speech. Resta saber se ela libera pra download pra ser usado com a JDK, se for, um abraço. Java não é o meu forte, se algum programador de plantão aí puder lhe ajudar seria uma boa.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 02 de Setembro de 2011, as 22:28:15
Fiz o teste do Via Voice no windows 7, ele roda somente com a máquina virtual do XP. Ele é muito bom mesmo!!!
Sobre os programas: Definitivamente sugiro Headmouse e/ou ViaVoice. Em último caso, o "reconhecimento de fala" do Windows 7 ultimate (não disponível em português, infelizmente).
Quanto a interface de acionamento dos equipamentos, na fase de testes pretendo fazer uma apresentação no PowerPoint, com um menu bem trabalhado cheio de ilustrações de controle-remotos, cada um destes terá função de link.
Cada slide de destino conterá um fundo de controle remoto sem botões, e por cima deste fundo botões com reprodução de áudio.
Na entrada de microfone, coloco um circuito com sensor infravermelho, daí usando-se o próprio PowerPoint a frequência de cada botão pode ser gravada e associada ao botão virtual, (clonagem do bem). Ainda, se me dão licença, é possível fazer um "upload", no caso de usuário trocar de TV por exemplo, basta seu ajudante refazer o processo de gravação.
O Resultado final, é que o usuário poderá sem as mãos (via programas de acessibilidade) escolher o controle remoto que quiser, e simular a tecla que bem desejar.
Um circuito com emissor de infravermelho, acoplado em paralelo com os alto falantes emitirá o sinal para o controle dos equipamentos.
Comprei uma caixinha USB, e pretendo fazer em breve os circuitos. Depois posto. É uma coisa simples, mas muita gente poderá se beneficiar disso.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Alex Frias em 02 de Setembro de 2011, as 23:05:21
Excelente notícia! :tup


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Alfredo Padrao em 02 de Setembro de 2011, as 23:06:08
Não sei ao certo se a "UFRJ" ou a "UERJ" tem algo semelhante desenvolvido em andamento e gratuito, da uma pesquisada, pois pode economizar bastante, encontrando algo já pronto.

Dá uma olhada neste link: http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/download.htm


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 03 de Setembro de 2011, as 17:35:53
Testei  brevemente o Motrix, parece ser bom. Alguns deficientes que conheci relataram não ter conseguido usá-lo.
Não o recomendo com confiança, devido os comandos serem em inglês e ao fato de que em comparação com o Via Voice é mais difícil a adaptação.  Conforme já dei a entender, quem perde os movimentos, não deveria perder sua cultura aprendendo de forma forçada outra língua...
Pra mim não haveria problema, mas muitos brasileiros, portugueses e angolânos, acredito, ficariam excluídos dos benefícios que a computação pode proporcionar...
Esse é apenas e tão somente meu ponto de vista, mas não se deixem influenciar, continuem postando quaisquer sugestões...


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Alfredo Padrao em 04 de Setembro de 2011, as 00:25:18
Acredito que opiniões como a sua farão muita diferença, assim como de outras pessoas que precisem, e encontram dificuldades em ultilizar, mas é necessário que o grupo desenvolvedor tomem conhecimento de tais necessidades para que possam dar a atenção necessária.  Por isto acho que deixar um comentário no site ajude.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 07 de Setembro de 2011, as 11:51:02
Estou quase finalizando. Fiz testes e consegui gravar a frequência. Não foi preciso elaborar um circuito. Utilizei um microfone velho de pc, um transistor daqueles que vai dentro dos antigos mouses (daqueles que a gente tirava a sujeira da bolinha e era considerado inteligente por isso). Conectei os terminais coletor e emissor no cabo de microne e pluguei. Pressionando o controle remoto a uns dois centimetros de distância, ele registra o sinal com amplitude de cerca de 70% do pico (perfeito). Também pra emitir o sinal, não há dificuldade. Medi a tensão máxima em um dos alto-falantes da caixinha USB, meio volt de pico. Utilizei dois LEDs vermelhos para teste, ambos em paralelo, juntos, um de 5mm e outro de 3mm. Resultado: O de 5mm ilumina razoavelmente bem, diria que levemente mais fraco que o controle remoto (conforme teste via webcam), o de 3mm ilumina muito bem.
Tendo em vista que o led 3mm suporta uma tensão reversa de até 2V, essa montagem não o queima. Coincidência interessante, enquanto se reproduz sons comuns, música ou outros, eles permanecem apagados, mas quando se reproduz a frequência gravada, eles emitem eficazmente. Dessa forma, substituindo-se o LED vermelho de 5mm, com brilho razoável, por um LED infravermelho 5mm, a expectativa é que este brilhe com mais intensidade e assim interaja com os equipamentos em volta. O LED de 3mm em paralelo se torna um otimo indicador, caso um sinal for emitido pelo infravermelho, ele acende junto, com boa intensidade.   Concluí também a apresentação do power point, modesta parte, ficou ótimo! O usuário stem a sensação de ser o Batman... Falta agora o gran test, mas terei primeiro de comprar o emissor infravermelho via internet, o que vai demorar alguns dias. Vou aproveitar e montar também meu primeiro pedal, May I?, do Alex Frias e do Güero.  Obrigado turma, pelos comentários ^-^


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Alfredo Padrao em 07 de Setembro de 2011, as 12:20:23
O emissor infravermelho você pode retirar de qualquer controle remoto que esteja encostado; em último caso compra um controle remoto "de camelô" de "10 contos" e retira o led infravermelho!

Boa sorte.


Título: Re: Ajuda para deficientes físicos Automação via PC
Enviado por: Rafael O Leite em 08 de Outubro de 2011, as 13:20:28
Que sufoco! Por que será que a gente trabalha mais nas férias do que em condições anormais?
Fiz testes pra confirmar a hipótese. Usei o programa Audacy pra gravar o sinal, "quase deu certo" (0> Resultado Lógico <1). Ao analisar a onda, notei um leve ruído em adição. Durante a gravação e reprodução não utilizei nenhum cabo de malha trançada, vou rever isso. Também a caixinha USB que utilizei, made in china, apresenta ruído natural durante a reprodução do sinal, o que provavelmente colaborou negativamente. Experimentei um Filtro PB na saída, e um de ferrite no cabo de microfone, necas!
Durante a reprodução, o sinal emitido com o led infravermelho, imprevisivelmente mostrou-se fraco, precisei utilizar um transistor pra amplificar. Não sei ainda se o fator de resposta transiente irá afetar, mas... Se de tudo não der certo, pretendo montar um amplificador alimentado pela USB, com o mínimo de distorção ou ruído.

Resumindo: Consegui gravar os pulsos, emiti-los em infravermelho, e com a intensidade necessária, porém, acredito eu, que somente eliminando os ruídos é que o sinal será interpretado pelos aparelhos domésticos.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal