Handmades

Fórum Geral => Coluna Home Studio => Tópico iniciado por: PatraoGuitar em 19 de Janeiro de 2012, as 23:31:28



Título: Gravação em Casa
Enviado por: PatraoGuitar em 19 de Janeiro de 2012, as 23:31:28
Buenas pessoal!
Vi muitos tópicos aqui na seção de Homestudio acerca de gravação, e gostaria de tentar acrescentar uma contribuição para o assunto. Lembrando que a minha área de atuação é metal extremo  (hdbngr, mas muita coisa pode ser aproveitada, pois os princípios são os mesmos. Não sou profissional no assunto, mas já estou há uns 3 anos mexendo com isso, e os meus últimos resultados tem sido muito satisfatórios (para mim e para os caboclos que tocam comigo):
1 - GRAVAÇÃO
Gravar som em casa é uma coisa extremamente relativa, se você possui $$$ de investimento vai ter um resultado X, se possui $$$$$$$$$$$$$$$$$ de investimento vai ter um resultado X ao cubo, DESDE QUE SE SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO. Já vi gravações "profissionais", feitas em estúdio, que soavam como gravadas no radinho de pilha da vovó, já tive o desprazer de mexer com uma gravação de bateria feita em estúdio e com os demais músicos da banda (eu tinha acabado de entrar na banda e os caras descobriram que eu estudava isso) me dizendo que "pô, deu mó trabalho pra gravar isso, ficou muito bom!" aonde não tinha como identificar nas trilhas da bateria quem era o hihat, quem era a caixa e quem era o prato, e já vi gravações feitas em casa com um nível médio de investimento arrebentarem com gravações profissionais.
Os grandes X da questão, na minha visão:
1.a - Como funciona uma gravação
       Recomendo a todos que procurem um trabalho chamado "The Art of Mixing" (A Arte da Mixagem), de David Gibson. Esse livro é uma aula, mostra todos os passos para uma GRAVAÇÃO bem feita. E não se iludam com donos de estúdio de gravação dizendo que consertam tudo na mixagem, se fizerem isso vão se arrepender. 99% de um serviço bem realizado em se tratando de gravação estão na própria gravação, a mixagem serve para CORRIGIR e a masterização para FECHAR o produto, se fizer uma gravação cocô terá uma mixagem diarréia (e irão gastar uma grana preta para arrumar algo que vai ficar meia boca) e um produto final digno de G.G.Alllin.
1.b - Equipamento
       Lógico que se você tiver um preamp Marshall, uma potência Crown, uma caixa 4x12, mics profissionais e mais alguns apetrechos você terá uma gravação profissional. E mais lógico ainda é que se você tiver todo esse equipo acima e não souber sobre acústica, não tiver uma sala 100% tratada e SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO, você terá uma gravação 100% horrorosa. Equipamento top só é top na mão de quem sabe operar, e isso não se aprende da noite para o dia. Ainda mais se você tentar gravar com isso tudo no seu quarto sem isolamento e tratamento acústico, vai ficar cocô. Uma coisa que aprendi é: se você não tem estrutura física para comportar um equipamento de 40.000 reais. não o compre. É dinheiro jogado fora, que poderia ser muito melhor empregado em material para estudo. Mantenha-se no nível em que seu orçamento permite, não compre uma Saffire 24Pro se você não tiver uma sala muito bem tratada e preparada para esse nível e pretender gravar 24 canais simultâneos. O que não quer dizer que você não deva almejar horizontes maiores, mas invista as suadas dilmas em conhecimento em primeiro lugar e em equipo em segundo. Equipo não faz som, ele lapida o seu conhecimento.
1.c - A Gravação propriamente dita
       Precisamos aqui definir um conceito: o que é "HOMESTUDIO"? Para os nossos irmão norteamericanos, é um monte de equipamento master a preço de banana e os caras fazem miséria com isso. Para nós? Uma mísera placa de som profissional ou uma interface de áudio em nível de estúdio custa pelo menos 2 salários mínimos, sem contar os impostos... Situação revoltante? Sim, mas é tirando leite de pedra que se aprende. Alguns conceitos que estão disseminados pela net e que realmente funcionam:
       1.1.c - BITS - Sabem aquela interface Behringer, UCA-não sei o quê? ESQUEÇAM! É um ótimo peso de papel. Porquê? TAXA DE BITS. Os gravadores multipista (ou DAWs, mas esse termo é meio incorreto) trabalham com taxas de bits de 16, 24 e 32 bits. 16 bits é a taxa das placas onboard que a gente conhece, 24 é a taxa das placas profissionais (ainda vou comprar a minha  :-)), e 32 é a taxa interna de trabalho da maioria dos softwares. Como isso influencia no som? Simples, ao aumentar a taxa de bits o processador trabalha com mais folga, por consequência os efeitos soam muito melhor. E essa plaquinha da Behringer trabalha com 16 bits, o que para os plugins de processamento de áudio atuais é piada, além de atrapalharem o processamento do som. Se você grava em 16 bits, seu trabalho final ficará "velado" em comparação à uma gravação efetuada em 24 bits. Vale mais a pena investir em uma interface ou placa 24 bits, para obter máximo rendimento na gravação. E isso funciona de verdade, eu já vi gravações em Homestudio onde pelo simples fato de ser 24 bits ficou coisa de outro mundo.
       1.2.c - BATERIA ELETRÔNICA OU SAMPLEADA - Existem diversos programas circulando por aí, desde o EZDrummer (que é leve e muito bom) até o BFD (uma monstruosidade de 5 discos de DVD dual layer de instalação, que ocupa mais ou menos uns 30 a 80 GB de espaço em disco e realmente é o top, mas precisa ter PHd na NASA pra usar), mas o fundamental para se trabalhar com elas é saber como funciona o MIDI, como escrever material em MIDI e qual programa utilizar para isso. Todo o trabalho com essas baterias gira em torno do MIDI, que são as instruções para executar os samples do programa (a grosso modo). Procurem saber como funciona e como trabalhar com MIDI antes de saírem baixando todos os softs de bateria virtual (VSTi) que acharem pela frente, pois é complicado trabalhar com isso até que se pegue o jeito da coisa. Mas uma coisa eu digo: com o nível em que se encontram esses softs, eu quase desisto de tocar com banda, porque a bateria é a espinha dorsal do som, e esses softs realmente desempenham, se você souber escrever a bateria (o que é desde saber como funciona uma bateria de verdade até pensar como um baterista e não escrever o MIDI do polvo, onde o baterista parece ter 8 braços) a coisa fica impressionante.
       1.3.c - GRAVADOR MULTIPISTA (DAW) - Aqui o bicho pega: 10 entre 10 pessoas defendem que o soft que elas utilizam é o melhor, e que todos os outros são lixo. É a área que mais tem discussão e bate-boca em fóruns de homestudio, depois da área de simuladores de guitarra e da área dos fãs de Malmsteen. A grosso modo, um gravador multipista é o programa onde você mais vai trabalhar (seria o coração de um projeto de gravação), pois é nele em que você grava as trilhas de guitarra, baixo, voz e etc., trabalha com os samples, dá a cara final pra sua música, mixa, em alguns casos masteriza e por aí vai. Em se tratando de gravação, alguns passos ajudam muito:
        - ESCOLHA UM PROGRAMA E APRENDA O MÁXIMO QUE PUDER SOBRE ELE: é sério. Não adianta nada pular de programa em programa ou usar o ProTools porque ele é o programa da moda. Existem dezenas de softs para gravação, desde o Audacity (free, e limitado na minha opinião) até o todo-poderoso ProTools (se você tiver $$$$ pra pegar o hardware dedicado onde ele roda). Até hoje, eu trabalhei com 4 programas diferentes (Cubase, Sonar, Studio One e REAPER) e optei pelo REAPER, pois ele me traz todos os recursos que eu preciso, e foi o mais confortável de operar que eu encontrei. A regra aqui é: o programa que você domina é o melhor, pois você saberá tirar o máximo do que ele oferece. Tentem romper com o padrão ProTools de excelência, programa bom é aquele em que você arrebenta.
        - APRENDA COMO FUNCIONA UMA GRAVAÇÃO: gravar uma banda completa é muito diferente de gravar uma guia de guitarra para o baterista da banda compor. Tem muita coisa envolvida, você precisa dominar N conceitos para fazer um bom serviço. Novamente eu recomendo o livro do David Gibson, é uma aula sobre gravação (apesar do nome ser "A Arte da Mixagem"). Quanto mais você souber, melhor fica.
        - NÃO TENHA MEDO: essa é a parte mais importante. Muito provavelmente, você vai achar suas primeiras gravações espetaculares. E muito provavelmente também, em 6 meses você vai achar tudo um lixo. Todo aprendizado passa por isso, e o mais importante é não ter medo de errar. Eu mandei uma música para uma comunidade de Homestudio no Orkut avaliar, e eu tinha gravado a guitarra com a minha Zoom GFX-8. O comentário mais repetido foi "cara, muito boa a música, mas grava a guitarra com (insira nome de simulador de guitarra aqui), que vai ficar bem melhor". O grande lance com isso, é que eu baixei todos os que me indicaram, mexi nos ditos até dizer chega, e com isso acabei elegendo o melhor pra trabalhar e onde eu tiro os timbres que mais me agradam hoje. Ou seja, se eu tivesse medo de postar a minha música, talvez hoje eu não soubesse que o Amplitube tem aquele som todo.
E, para finalizar esse overkill, todos nós guitarristas (e baixistas também) temos que ter em mente o seguinte: GRAVAÇÃO PROFISSIONAL SE FAZ EM ESTÚDIO TRATADO, COM GENTE QUE SABE OPERAR A MAQUINARIA TODA, E COM EQUIPAMENTO TOP.
Fora isso? Existem milhares de opções para se explorar, e vale a pena perder um pouco do preconceito digital e experimentar. Lógico que um simulador de JCM800 não fica igual a ele, mas se você não tem um aquário para gravação de guitarra em casa e não quiser experimentar as inúmeras opções que o mundo digital tem a oferecer, realmente você é muito chato e só vai conseguir gravar em estúdio.
Para demonstrar um pouco disso, vou passar um link da última guia que eu fiz aqui em casa, com placa onboard de 16 bits, bateria sequenciada, baixo e guitarra gravados em linha com simuladores de amp:

http://www.4shared.com/mp3/WvKM49lo/01_online.html

Se alguém se interessar, eu detalho o que eu usei aqui. Pra mim, até agora, foi uma das minhas melhores gravações, até alguém vir e me mostrar algo mais master.  E é disso que o universo Homestudio é feito!  :tup
Um grande abraço a todos, e por favor vamos conversar sobre isso porque de nada vale montar N efeitos se a gente não souber gravá-los, né não?


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: felixmeirelles em 20 de Janeiro de 2012, as 00:34:13
Muito boa qualidade.

Para gravar sons direto da guitarra para o PC sem Plugins em tempo real, ao melhor estilo rec or stop, com qualidade de som superior e alta bitrate, qual programa você me indica?

Queria um que gravasse em flac e em mp3 a priori.

Compartilhe com a gente seu set e os programas que você usa também.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Chris em 20 de Janeiro de 2012, as 01:29:47
 (brav)
gostei muito do texto, a musica aqui na caixinha de som do pc ficou brutal
não parece simulador a não ser a bateria.

ja que você tem bastante conhecimento em gravação
você poderia dar dicas pra quem não tem $$$$ e nem equipamento top
de como gravar samplers de pedais e amps com qualidade aceitavel?

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: PatraoGuitar em 20 de Janeiro de 2012, as 10:30:05
Muito boa qualidade.

Para gravar sons direto da guitarra para o PC sem Plugins em tempo real, ao melhor estilo rec or stop, com qualidade de som superior e alta bitrate, qual programa você me indica?

Queria um que gravasse em flac e em mp3 a priori.

Compartilhe com a gente seu set e os programas que você usa também.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Valeu felixmeirelles, mas ainda tem muito a melhorar. Isso aí é uma guia que eu fiz para a banda, eu mando por email e os demais integrantes vão tocando em cima e acertando as demais partes.
Para gravar, a estrutura mínima que você deve ter é:
  • guitarra com boa qualidade, bem regulada e cordas de qualidade  ;D
  • uma interface ou placa de som de 24bits/96KHz, no mínimo. Na maioria das interfaces, já se tem uma entrada preparada para guitarra, é só espetar. Caso use uma placa de som, é bom comprar um mixer pequeno e um DI, caso não vá gravar mais de 2 canais simultâneos;
  • o gravador multipistas.
Nessa guia, eu usei guitarra plugada no meu mixer de 4 canais da Behringer (sem DI, preciso comprar ou fazer um), mixer plugado na entrada de linha do PC, REAPER para gravar tudo (gravador multipista), Amplitube 3 e simulador do Gallien-Krueger para guitarras e baixo, e EZDrummer com a expansão Metal Machine para a bateria. Para escrever o MIDI da bateria, eu uso o Fruity Loops, que tem as melhores ferramentas para MIDI que eu encontrei.
Agora estou no serviço, quando chegar em casa à noite vou postar mais algumas considerações e algumas imagens sobre o gravador multipista que irão responder (espero!) o que você me perguntou.
Até!

(brav)
gostei muito do texto, a musica aqui na caixinha de som do pc ficou brutal
não parece simulador a não ser a bateria.

ja que você tem bastante conhecimento em gravação
você poderia dar dicas pra quem não tem $$$$ e nem equipamento top
de como gravar samplers de pedais e amps com qualidade aceitavel?

Abraço!

Hehehe valeu Chris, a idéia é bem essa mesmo, brutal! A bateria fica melhor em um aparelho de som legal, as caixinhas do PC não reproduzem os graves direito. Aí fica uma tijolada, tenta ouvir pra ver!
Eu acho que o nível em que estão os softs atuais de simulação para guitarra e baixo não fica muito atrás de uma gravação microfonada não, basta usar direito que fica muito bom.
Sobre samplear pedais e amps, deixa eu ver se eu entendi direito a pergunta: quando a gente fala em samplear, fala em substituir o som gravado por uma amostra pré-gravada. No caso da bateria, isso é simples (inclusive, os VSTis fazem esse serviço mui bem), mas em se tratando de guitarra já complica um pouco. A dinâmica da guitarra é bem mais complexa que a da bateria, eu mesmo nunca vi nada sampleado de guitarra que não soasse eletrônico. Mas, se você diz samplear como simular amplis e pedais, aí sim fica fácil. Existem vários programas bons (Amplitube, Guitar Rig, Revalver MKIII, TH2, Studio Devil... a lista é bem extensa, e a qualidade de todos os que eu testei até hoje é muito boa) pra gravar diretamente em linha, a grande sacada é saber como gravar para chegar no resultado desejado. Por exemplo, nessa guia que eu postei são dois canais (L e R) apenas, tem gente que chega a gravar 8(!) canais de cada lado. Nos dois que eu gravei, um é simulação do Orange Tiny Terror e o outro é simulação do Soldano SLO100. Acerta-se o ganho para não embolar, equalização para definir bem o som, gabinetes diferentes para ter o timbre final, um delay com alguns esquemas no roteamento de canais para "estender" a imagem sonora da guitarra... vai mais de COMO se grava do que COM O QUÊ se grava. Muita coisa gravada de hoje em dia segue esse tipo de pensamento, em vez de usar um único amp e um pedal e chapar de equalização, some diferentes tipos de som até chegar no resultado que você deseja.
Mais a noite eu vou postar mais coisas sobre isso, mas pode partir daqui: para gravar guitarra em linha, o mínimo é a guitarra e a interface, se não tiver $$$ para interface pode-se usar um mixer pequeno de 4 canais, placa onboard, DI e instalar o ASIO4All, que reduz bastante a latência. É o básico, a partir daí vai incrementando.
Até mais!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Chris em 20 de Janeiro de 2012, as 14:34:27
PatraoGuitar

o sampler que eu me referia é bem mais simples que isso que você disse,
na verdade é somente gravar uma demonstração do som do pedal, amp etc
tipo assim

http://www.youtube.com/watch?v=UKFuwErM2ZA

devo ter usado o "termo errado" ao falar sampler seila  :D

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: felixmeirelles em 20 de Janeiro de 2012, as 14:56:48
Valeu patrão ajudou bastante


PatraoGuitar

o sampler que eu me referia é bem mais simples que isso que você disse,
na verdade é somente gravar uma demonstração do som do pedal, amp etc
tipo assim

http://www.youtube.com/watch?v=UKFuwErM2ZA

devo ter usado o "termo errado" ao falar sampler seila  :D

Abraço!

Hahahaha!!!!

Velho que vídeo mais mentiroso, o DS-1 tá claramente modulado e compressado também, nunca vi um DS-1 soar assim. 55 não gostaram deve ser isso.

Olha esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=jJueoftNScQ&feature=fvwrel muito mais real, você escuta as nuances do pedal.

Acho que com esse REAPER que o patrão passou já dá para gravar de boa.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: dartagnan em 20 de Janeiro de 2012, as 15:07:26
Situações muito deferentes:

O primeiro foi gravado em linha, diretamente no computador.

E o segundo foi gravado com microfone ambiente.

Por isso a diferença tão grande... o q não impede do áudio do primeiro vídeo ter sido comprimido além do que deveria.



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: felixmeirelles em 20 de Janeiro de 2012, as 17:15:57
Situações muito deferentes:

O primeiro foi gravado em linha, diretamente no computador.

E o segundo foi gravado com microfone ambiente.

Por isso a diferença tão grande... o q não impede do áudio do primeiro vídeo ter sido comprimido além do que deveria.



Sim é totalmente diferente os meios de gravação, mas foi só para comparar como não tem nada a ver os timbres, no vídeo 1 parecia a Distortion do Guitar Rig 5.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Lamer em 20 de Janeiro de 2012, as 21:09:31
Creio que, o quê o Chris pediu, é uma sugestão do nosso amigo, PatraoGuitar, para aqueles que querem gravar um sample de seu pedal handmade... mas não tem muito dinheiro, porém necessitam de um bom resultado (próximo do som ao vivo).

Se chegassemos a um concenso sobre gravação de sample seria uma boa... pois poderiamos ter uma ideia mais solida de como seria o timbre do pedal.

Embora que o uso de guitarras diferentes interfiram... no samples... mas já tendo uma solução que mantesse a fidelidade do som do pedal... ja seria de grande ajuda!

Creio que esta é a idéia do Chris!

Abraço


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: nevio em 20 de Janeiro de 2012, as 21:28:26
Muito bom mesmo PatraoGuitar!! PArabéns!!

É meu sonho gravar uns sons nessa qualidade!! Estava aprendendo a mexer no Reaper só que a porcaria da Latência ta me matando!! Já instalei aquele ASIO e nada!! To estudando aqui pra conseguir, uma hora dá!! HAsuhaush!! Abração!!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Chris em 20 de Janeiro de 2012, as 21:39:46
Valeu Lamer
era bem isso o que eu tentei sugerir, mas não fui bem interpretado.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: PatraoGuitar em 21 de Janeiro de 2012, as 12:08:32
Creio que, o quê o Chris pediu, é uma sugestão do nosso amigo, PatraoGuitar, para aqueles que querem gravar um sample de seu pedal handmade... mas não tem muito dinheiro, porém necessitam de um bom resultado (próximo do som ao vivo).

Se chegassemos a um concenso sobre gravação de sample seria uma boa... pois poderiamos ter uma ideia mais solida de como seria o timbre do pedal.

Embora que o uso de guitarras diferentes interfiram... no samples... mas já tendo uma solução que mantesse a fidelidade do som do pedal... ja seria de grande ajuda!

Creio que esta é a idéia do Chris!

Abraço


Agora entendi o sampler hehehehehe, não foi termo errado não, é que "sampler" tem diversas aplicações e finalidades.  >>(:
Bom, pedal direto no mixer seria o correto para mostrar o som do pedal, mas fica uma caca, principalmente com distorção. Uma solução seria microfonar o amp e gravar, mas se a sala não for legal vai influenciar no som, além de ser mais caro. Acho que o que seria ideal é usar um Direct Box com simulador de gabinetes:

http://www.youtube.com/watch?v=DqnmRyZ4tsM&feature=related

Acredito que assim vai soar bem, e dá pra ter uma boa idéia do som do pedal. Ficaria assim:
Guitarra - Pedal - Direct Box - Mixer - Line In do PC.
A meu ver é a melhor solução, e se alguém criar um circuito de Direct Box com simulador de gabinetes simples, todo mundo poderia montar e usá-lo para gravação de samples, aí ficava padronizado, embora como o Lamer citou a guitarra e os captadores vão influenciar muito no som.

Muito bom mesmo PatraoGuitar!! PArabéns!!

É meu sonho gravar uns sons nessa qualidade!! Estava aprendendo a mexer no Reaper só que a porcaria da Latência ta me matando!! Já instalei aquele ASIO e nada!! To estudando aqui pra conseguir, uma hora dá!! HAsuhaush!! Abração!!
Valeu! Demorou pra chegar até aí, pode ter certeza. O ASIO4All é um driver para baixar a latência. Você tem que selecioná-lo como dispositivo de áudio no REAPER:
Options - Preferences - Audio - Device, aí em ASIO Driver selecione ASIO4All. Habilite as entradas e saídas da sua placa de som (geralmente é automático, mas pode-se selecionar as que você desejar se preciso, lembrando que a melhor entrada para gravar é a Line In), abra o controle dele no botão ASIO Configuration e selecione o ajuste ideal pra sua placa em ASIO Buffer Size, eu uso em torno de 256 samples e fico com uns 7 milissegundos de latência, já dá pra tocar numa boa.

Depois eu posto o restante que eu prometi, é que hoje é aniversário do meu filho e tá uma correria braba por aqui. Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Chris em 21 de Janeiro de 2012, as 14:07:47
Valeu PatraoGuitar  :tup

simulador de gabinete com saida de baixa impedancia da pra substituir o direct box né
qual o papel do mixer no caso de gravar somente 1 canal?
preamplificar?

Abraço!



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Lamer em 21 de Janeiro de 2012, as 14:40:49
Pessoal ainda não tive tempo de pesquisar....

Não sei se minha idéia é absurda... se for me corrijam...

Não poderíamos fazer um circuito Direct Box, baseado nos modelos comerciais existentes (como sugerido pelo PatraoGuitar), porém já com um mixer onboard, ou seja, já projetar um circuito completo que atenda a necessidade do pessoal do fórum.

Pelo menos padronizariamos o circuito utilizado para a gravação dos samples, na minha visão seria um ótimo progresso.

Abraço


-----
Pessoal... dei uma pesquisada rápida na internet sobre Direct Box:

Encontrei um tópico do Audiolist onde tem muitas informações sobre o assunto:
http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=279 (http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=279)

No tópico em questão encontrei este material.
http://www.4shared.com/file/39855769/734934cd/d...ox_audiolist.html  (http://www.4shared.com/file/39855769/734934cd/d...ox_audiolist.html)

Obs: Se porventura o post estiver abordando um assunto que fuja do propósito do tópico, é só falar, que neste caso criamos um tópico para que seja abordado a questão do Direct Box.

Abraço


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: rikathu em 26 de Janeiro de 2012, as 21:00:23
Nossa, ficou super profissional essa tua gravação! E parece até que o baterista tem oito braços mesmo.  (hdbngr
Parabéns por esse som cara e valeu pelas dicas e pelos conhecimentos que tu tá compartilhando aí. Realmente mostrou que dá pra fazer um som muito bom fora do estúdio! Do it yourself!  (rckt


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: gil_holanda em 26 de Janeiro de 2012, as 21:42:38
Muito bom mesmo PatraoGuitar!! PArabéns!!

É meu sonho gravar uns sons nessa qualidade!! Estava aprendendo a mexer no Reaper só que a porcaria da Latência ta me matando!! Já instalei aquele ASIO e nada!! To estudando aqui pra conseguir, uma hora dá!! HAsuhaush!! Abração!!

Nevio,dá para configurar o Asio4all e deixar com o minimo de latência.

deixo aqui minhas humildes gravações caseiras,feitas de maneira "mais simples impossível".
apenas trechos b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum). http://soundcloud.com/gilberto-holanda (http://soundcloud.com/gilberto-holanda)


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: EVI em 27 de Janeiro de 2012, as 01:12:38
Fala PatraoGuitar estou acompanhando o tópico que por sinal tá bem legal!!!
pretendo me aventurar em algumas gravações em breve mas tenho algumas dúvidas de leigo ainda.

quais as vantagens de fazer gravações com um axe fx ou um pod hd pro?
facilitaria bastante? ou engano meu?

valeu cara

Abraço


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 28 de Janeiro de 2012, as 21:17:10
Bom ver alguem do metal extremo com bons ouvidos, a coisa mais comum é ouvir guitarra com aquele som abelhudo. A sua gravaçao está excelente PatraoGuitar.

Vou contar minha esperiencia atá agora, talvez ajude o pessoal que vai começar...

Comecei ligando a guitarra direto no linein da placa de som onboard. Tentei em varias placas diferentes. O driver ASIO4ALL resolveu meu problema de latencia, mas o timbre da guitarra era horrivel, mais tarde descobri que era por causa da impedancia que era diferente. Comprei entao a interface de audio própria para guitarra Stealthplug, cara o som mudou da agua para o vinho. Tambem uso a Berhinger UCG102 GuitarLink, é muito boa tambem, latencia muito baixa e de qualidade similar a primeira que eu citei. A unica diferença que notei é que a Stealthplug tem mais ganho na entrada, pra quem gosta de distorçao dá pra perceber.

Atualmente tenho ótimos resultados com essas interfaces. Recomendo pra quem tá iniciando.
Utilizo Reaper, Revalver MKIII e alguns VSTs Free
depois vou gravar alguma coisa pra vocês ouvirem.

Minha dificuldade hoje está na criaçao da linha de bateria

Quanto a gravaçao dos samplers dos pedais da galera, tem 2 opçoes. Uma seria microfonar o amplificado, mas nao vai servir como parâmetro de comparação, pois todos teriam de ter o mesmo amplificador, microfone, mesma posição do microfone e etc... A segunda opçao e que tambem acho que seja a melhor, seria ligar da seguinte maneira: guitarra>pedal>interface>simulador de amplificador>simudador de caixa. poderiamos padronizar os parametros dos simuladores e usar VST free para que todos tenham acesso. Oque acha PatraoGuitar???

PS: Tambem sou da turma HighGain


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: PatraoGuitar em 29 de Janeiro de 2012, as 12:28:43
Fala pessoal! Desculpem a demora em responder, tive uns problemas aqui, mas vamos lá:

Chris, no meu caso o mixer é usado pra preamplificar (tudo bem que preamp Behringer onboard é #$@&$@, mas dá pro gasto por enquanto) e facilitar as conexões de guitarra e baixo (pra não precisar usar adaptadores), e dá pra gravar até 2 instrumentos diferentes (guitarra/baixo, guitarra/guitarra...) simultaneamente. Eu uso por conta disso. Acho que um simulador de gabinetes com saída de baixa impedância resolve sim, até aonde eu sei o Direct Box serve pra casar a impedância, então se o simulador tiver sáida de baixa impedância pode usar numa boa.

Lamer, muito boa essa idéia! É isso mesmo que eu falei, algo simples e que todo mundo poderia montar, assim padronizaria o som para postar os samples.

Rikathu, valeu! Realmente dá pra fazer coisa boa fora de estúdio, o mais importante é saber o que está fazendo e como chegar no resultado que você quer.

Gil_holanda, muito boas as suas gravações! Parabéns!

EVI, aí você quebrou a galera, pô! POD HD PRO (http://www.youtube.com/watch?v=REGgmfYtztM) e AxeFX (http://www.youtube.com/watch?v=XAJfONBq89U) já são equipamentos top do top, aí não dá nem pra pensar em competir. Ai se eu tivesse dilmas para isso... :D As vantagens seriam todas, o som deles é absurdo de bom. O problema seria ter o restante da estrutura para usar qualquer um dos dois, não adianta ter um deles e ligar na placa onboard, aí é jogar $$$$ fora. Teria que ter uma placa de som ou interface profissional, um senhor PC, monitores de referência... Haja grana.

Djentlemen, o que eu sugeri foi quase isso, só que eu sugeri o simulador de amp/gabinete como sendo algo físico, sem ser plugin. Acho que ficava mais fácil pro pessoal montar e utilizar, plugin por mais que seja simples às vezes dá trabalho pra usar e regular, sendo box acho que ficava mais simples de usar. Gostei desse Stealthplug, só o fato de ter entrada Hi-Z já é uma mão na roda, realmente o som vai ter mais ganho por conta disso. O único contra dele é a taxa de conversão ser 16-bits, se fosse 24 ficaria muito melhor. Eu, como uso (ainda) placa onboard mesmo, não posso falar com mais certeza sobre isso, mas sei que em todos os livros sobre gravação no PC que li a regra era gravar em 24 bits para utilizar os recursos do PC e dos efeitos ao máximo. Já ouvi algumas gravações gringas que foram feitas em 24 bits, e o som ficava muito melhor do que as minhas. Quais são as dificuldades para criar a bateria? Pra mim, a maior dificuldade é deixar a escrita natural, sem virar MIDI do baterista de 8 braços.

Abraço a todos! Em breve posto mais alguns materiais sobre gravação...


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 30 de Janeiro de 2012, as 08:05:07
Estou achando muito interessante esse Tópico.
Gostaria de dar umas sugestões sobre a gravação para quem quer começar.
São coisas que eu já fiz também e ainda não vi comentadas por aqui.
Quando gravo guitarra, e no nos meus primeiros dias de testes, principalmente, eu gravava a guitarra limpa.
Ligo a guitarra na mesa sem efeito algum, principalmente delay e reverb, e sem distorção também. Pura mesmo.
Depois eu ia testando em cada plugin simulador de amp, de pedal e do que for.
Quando gravei uma guitarra já distorcida e depois de ouvir, reparei que estava com muito reverb...já era...tive que jogar fora.
Regravei. Não ficou igual...a mão não deu a levada igual da primeira tomada.
Tentei de novo e já chateado com a perda.
Piorou.
Por isso acho que é legal gravar o som puro. Deixo pra passar nos softwares depois. Testo um amp, um pedal....testo outros...coloco reverb, delay...tiro, aumento...deixo só delay...só reverb....e por aí vai.
Uma outra coisa importante é ter caixas neutras pra mixagem. Mixe o som. Ouça bem...verifique...pare.

Vá ver TV, vá ouvir um clássico, heavy....os sons da rua...qualquer outra coisa, diferente do que você estava gravando.
Depois pegue a sua mixagem e ouça no carro, no seu iPod, no seu Yopuedo, no seu som...onde for.
Você vai reparar que tá tudo errado...ou não....ou que algumas coisas estão ruins e outras boas.

Descanse o ouvido e comece novamente.

Mixe de novo e repita todo esse comportamento que 'zera' seus ouvidos e o fazem ficar imparcial quanto ao que VOCÊ está fazendo.

Um dia irá pegar o jeito de ouvir a sua caixa de mixagem....vai ver que não é preciso tanto reverb, tanto delay...ou não.

Outra coisa importante é a latência.
Poxa, para isso, não pensem em usar o mesmo micro que usam para acessar o Handmades, o www.sexo.sejalaoquefor.com.seilaonde.
Usem um mico dedicado a isso.
Sem msn, sem google, sem programas inúteis que só te atrapalham.
E pensem em ter o máximo possível de memória RAM disponível.

Eu tenho um hd com um boot só pra isso.
Não o uso para acesso à web. Apenas pra gravar.

Creio que sejam boas dicas pois já passei muito por isso também. E tenho certeza que muitas outras dicas irão aparecer por aqui.
Vamos continuar o debate.

Não citei nomes de softwares e não vou citar. Prefiro que cada um descubra o que é melhor pra sua máquina, pros seus dedos, pra sua guitarra, pro seu set de gravação aí.

abraços,
Roberto


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 30 de Janeiro de 2012, as 08:25:42
Roberto Alves, o que quer dizer com "caixas neutras pra mixagem"?


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 30 de Janeiro de 2012, as 08:29:14
Caixas de estúdio. Flat.
Sem agudo, médio e grave excessivos.
Aquelas que custam muito caro, infelizmente.



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 30 de Janeiro de 2012, as 08:56:45
São conhecidas como de referência e ajudam muito a não exagerar nem deixar faltar algo na mixagem final. Tanto na mixagem quanto na masterização é aconselhável experimentar o material em tipos diferentes de sistemas de som. Ajuda a ter uma idéia de como soará em diferentes situações.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: EVI em 02 de Fevereiro de 2012, as 07:33:56
PatraoGuitar

Obrigado pela resposta, não tenho dinheiro para um Hd Pro agora :(
mas final do ano quem sabe? :D
enquanto isso vou ler mais sobre o assunto, acompanhando o tópico e ir me preparando!

Valeu cara abraço! 


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 21 de Fevereiro de 2012, as 23:59:48
Demorei mas gravei um cover usando o peavey ReValver em um canal e os plugins LePou que são free em outro canal, no video está explicando. Por favor comentem sobre a qualidade sonora.
http://youtu.be/uRJhhChu-w4 (http://youtu.be/uRJhhChu-w4)


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 22 de Fevereiro de 2012, as 07:42:38
Bem legal mas falta abrir um pouco mais as guitarras e baixo.
Estão um pouco abafados.
Pode ser do microfone na gravação ou da mixagem. Ou você gravou em linha?

Não conhecia essa música. Como sai do tempo pro contra-tempo a toda hora!
Não é fácil dar a virada da batera e cair ali.

E por gosto pessoal, eu colocaria um pouco de reverb na guitarra embora tenha visto que a original é exatamente igual.

abraço,
Roberto


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 22 de Fevereiro de 2012, as 08:16:32
Bem legal mas falta abrir um pouco mais as guitarras e baixo.
Estão um pouco abafados.
Pode ser do microfone na gravação ou da mixagem. Ou você gravou em linha?

Não conhecia essa música. Como sai do tempo pro contra-tempo a toda hora!
Não é fácil dar a virada da batera e cair ali.

E por gosto pessoal, eu colocaria um pouco de reverb na guitarra embora tenha visto que a original é exatamente igual.

abraço,
Roberto

Obrigado pelo comentário.

Eu só gravei a guitarra. Para o baixo e bateria eu estou utilizando um backtrack que baixei do site http://www.guitarbackingtrack.com/ (http://www.guitarbackingtrack.com/)
Quanto aos efeitos e timbre da guitarra, tentei ser o mais fiel possível ao original.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 22 de Fevereiro de 2012, as 08:50:40
Eu reparei.
Tá bem legal mesmo!
Mas você gravou em linha ou microfonou?



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 22 de Fevereiro de 2012, as 08:56:45
Eu reparei.
Tá bem legal mesmo!
Mas você gravou em linha ou microfonou?



Usei uma interface USB da Behringer modelo ucg102, a guitarra direto na interface, sem nenhum pedal, todos efeitos são dos plugins, inclusive a distorção.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Rikrdo em 22 de Fevereiro de 2012, as 10:24:31
Djentlemen

Você ou alguém que tenha essa behringer ucg 102 poderia me dizer qual a relação sinal/ruido na entrada dela?
Estou pensando em adquirir a UCA202 que creio ter funcionamento semelhante porém 2 canais. Por isso a pergunta.

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Djentlemen em 22 de Fevereiro de 2012, as 10:35:06
Djentlemen

Você ou alguém que tenha essa behringer ucg 102 poderia me dizer qual a relação sinal/ruido na entrada dela?
Estou pensando em adquirir a UCA202 que creio ter funcionamento semelhante porém 2 canais. Por isso a pergunta.

Abraço!

Primeiro explique seu objetivo? pergunto isso, porque sao interfaces diferentes para aplicações diferentes.
A interface UCG102 para ligar o instrumento direto nela. Já a UCA202 vc vai precisar se uma mesa ou um DI antes da interface.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Ferro_Velho em 22 de Fevereiro de 2012, as 10:47:52
Rikrdo

Seguem as infos disponíveis no manual do Behringer UCG102:

Guitar IN:
Input inpedance  (High)*   250 KOhms  (corrigido)
Input inpedance  (Low)*   400 KOhms  (corrigido)

* Chavinha que tem nele para mudar a impedância de entrada.

Phones OUT:
Output inpedance:      approx. 50 Ohms
Max. output pegel:      -2dBu, 2 x 3.7 mW @ 100 Ohms


USB 1.1
Conector type A


Digital Processing:
Converter      16-bit converter
Sample rate    32.0 / 44.1 / 48 KHz



Uma coisa que aprendi usando a minha UCG102 é que a entrada é de dois canais.
Eu uso sempre um pedal Boss com saida "estéreo" (dois canais, na verdade) antes
da interface, com um cabo Y (dois plugs P10 monos de um lado e um estéreo do outro).
Assim o sinal chega ao software que uso (Amplitube, GuitarRig, etc.) em dois canais.
Muito útil para usar as opções de dois amps destes softwares.
E tambem muito mais agradavel aos ouvidos quando se usa headphones.

Quanto a sugestão de padronizarmos os samples que gravamos para apreciação de pedais e/ou
guitarras/captadores, etc.
Eu acho que o melhor seria usar (ao menos em uma parte da gravação) um dos presets destes
softwares que quase todos nos temos como o GuitarRig, assim uma pessoa poderia em casa plugar a
sua própria guitarra ou pedal e usar o mesmo preset e comparar com o sample postado.
Poderia ser apenas o control room do GuitarRig, ou os cabinets...

Abraço.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: villain em 22 de Fevereiro de 2012, as 11:58:22
Uma coisa que aprendi usando a minha UCG102 é que a entrada é de dois canais.
Eu uso sempre um pedal Boss com saida "estéreo" (dois canais, na verdade) antes
da interface, com um cabo Y (dois plugs P10 monos de um lado e um estéreo do outro).
Assim o sinal chega ao software que uso (Amplitube, GuitarRig, etc.) em dois canais.
Muito útil para usar as opções de dois amps destes softwares.
E tambem muito mais agradavel aos ouvidos quando se usa headphones.
Pra isso você pode simplesmente ligar a guitarra em mono e configurar o guitar rig pra usar a mesma entrada nos dois canais, mantendo a possibilidade de dois amps em saídas distintas e ainda evitando o cabo extra e o buffer do pedal.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Rikrdo em 22 de Fevereiro de 2012, as 12:05:54
Djentlemen

Digamos que eu quero uma placa que grave 2 canais com relação sinal ruído entre -80db e -100db. A idéia é fazer umas "demos" da minha banda.
Quanto a plugar o instrumento direto ou não, não é problema pois tenho mesa de som e preamps para amplificar o sinal e "casar impedâncias".

Ferro_Velho

Muito obrigado pelas informações mas ainda não é isso que eu quero saber.
Já que você tem o aparelho em mãos se possivel faça um teste ai pra mim que creio que resolverá minha questão. Abra um programa de gravação qualquer tipo Sonar, Sound Forge, Adobe Audition, selecione a placa de som em questão para gravar e mande gravar com um cabo conectado a ela somente. Veja quanto marca no VU do programa. -70, -80, -90, -100db? Se oscila, varia entre que valores...

Desde já agradeço a atenção.

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 22 de Fevereiro de 2012, as 13:16:29
A relação sinal/ruído não é maravilhosa, mas boa. porém a UCA202 só tem entrada de baixa impedância, não de alta como a UCG102 (com G de Guitar!). Eu tenho uma UCA222 e acho boazinha, mas vai precisar de um preamp!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Rikrdo em 22 de Fevereiro de 2012, as 13:22:20
Alex Frias
A que você tem dá quantos -db sem nada conectado?

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 22 de Fevereiro de 2012, as 13:25:17
Não tenho a menor idéia...rs. Isso que você quer saber seria o noise floor?

Leia o artigo aí. ó:

http://nwavguy.blogspot.com/2011/02/behringer-uca202-review.html (http://nwavguy.blogspot.com/2011/02/behringer-uca202-review.html)

Muito bom!

-----
Se você já tem um mixer bonzinho, pode usar a menina que está valendo, vai conseguir uma relação sinal ruído bem aceitável!

-----
Ferro Velho,

Você quis dizer 250 e 400 Kilo Ohms...


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Rikrdo em 22 de Fevereiro de 2012, as 17:48:06
Alex Frias

No artigo não encontrei a informação que queria, só encontrei o SNR do LineOut e eu quero o dos LineIn. Se você puder me ajudar nisso eu agradeço. É simples, se puder, faça o seguinte:
Abra um programa de gravação qualquer tipo Sonar, Sound Forge, Adobe Audition, selecione a placa de som em questão para gravar e mande gravar com um cabo conectado a ela somente. Veja quanto marca no VU do programa. -70, -80, -90, -100db? Se oscila, varia entre que valores...
Só isso...

Desde já agradeço a atenção.

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Ferro_Velho em 22 de Fevereiro de 2012, as 19:07:15
Villain

Eu ligo das duas maneiras, mono puro e "estéro" (dois canais) e é diferente, com dois canais o som "abre" no headphone. Digamos que é como um pseudo estéreo.
Normalmente eu uso o reverb (RV-5), mas o flanger (BF-3) tambem é ótimo para isso.
Completando, eu uso os efeitos sempre no mínimo do mínimo, só pra dar um toquinho.  Mas o recurso de ligar nos dois canais faz diferença, se você puder testar assim, verá.
Lembrando mais uma vêz: Headphones.


Rikrdo

O que eu postei são as únicas informações no manual dele, infelismente.
Quanto ao teste, não posso te ajudar agora pois me mudei recentemente pra Paraíba (antes morava em Recife-PE) e estou usando um PC que não é meu (ainda, ha ha ha) é da minha
mãe e os meu CDs e DVDs ainda estão em Pernambuco, nesta máquina não tenho instalado nenhum dos softwares que você citou, sorry  :(


Alex Frias
Sim, você esta certo. É KOhms mesmo, desculpem me todos.
Na hora de escrever eu me preocupei mais em escrever "por extenso" o Ohms ( o caracter não tem no teclado) e esqueci do K.


Gostaria de acrescentar que quem necessitar de uma interface USB/ASIO boa (não chega a ser ótima, mas pelo preço é decente) pode ir de Behringer UCG102.
A única coisa Behringer que eu comprei e não me arrependi.  Agora eu não compro mais nem jujuba desta marca.


Abraços.


PS.: Uma maneira tupiniquim/tabajara/guarani que eu uso para tocar sem incomodar ninguem e quando estou longe do PC é assim:

       Guitarra -> GT2 -> Boss RV-5 => Amp retirado de uma caixinha de PC com saida pra headphones => Headphones.

       Com o Boss RV-5 e o tal cabo Y (que esta representado aqui em vermelho) consigo "abrir" pros dois canais do amp de caixinha e usar o headphone.
       As vêzes, uso um outro pré, tipo o JCM 800 valvulado layout GAK/Andy Garcia, antes do GT2, que fica na simulação Fender, como canal limpo e, claro,
       simulando o gabinete.

 


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 22 de Fevereiro de 2012, as 20:11:59
Medindo no Sound Forge dá algo oscilando entre -87 e -95 dB's. Nada mau, heim?

No iPad eu uso duas interfaces basicamente: uma TASCAM US-800 e uma Line6 Mobile In.

A US-800 me permite gravar 8 pistas ao mesmo tempo no App DAW. Breve espero usar o novo AURIA, coisa de louco!

O Mobile In vai para aplicações de guitarra direto (o que ainda não é muito do meu gosto, anyway...) como POD Mobile e Garage Band. No papel essa interface diz apresentar 100 dB de S/N ratio, pode ser, mas desconfio de unidades que usam a alimentação do próprio iPad...

Não sou contra mics USB, mas certamente não são de longe as melhores coisa, apesar de quebrarem um galhão!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Rikrdo em 22 de Fevereiro de 2012, as 21:19:55
Ferro_Velho

O que vale é a intenção amigo, muito obrigado.

Alex Frias

Era isso que queria saber! Esse SNR está excelente para uma placa desse valor. Ultimamente tenho gravado em 2 canais, mas com a placa onboard do notebook que me dá -66dB. Utilizei uma vez uma placa USB Alesis que me dava em torno de -80dB e já dava bastante folga para se trabalhar na mixagem. Pelo seu teste creio que essa behringer vai me trazer melhores resultados.

Muito Obrigado pelo esclarecimento.

Abraço!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 22 de Fevereiro de 2012, as 21:28:58
A relação sinal/ruído é deveras importante, mas o tipo de conversão A/D é o cerne da questão do timbre grvado. Também o tipo de amplificação analógica vai se intrometer no que vai ser grvao. Não é à toa que os Apogees da vida fazem a diferença. Para a nossa sorte esse gap está cada vez menor!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: PatraoGuitar em 24 de Fevereiro de 2012, as 11:19:38
Opa, tudo bem? Desculpem o tempo sem responder, o meu PC pifou e todo o meu material de estudo (inclusive um apanhado que estou compilando aqui pro pessoal) está no meu HD SATA, o qual encontra-se desligado pelo fato de que a minha máquina de reserva é jurássica e não tem SATA.
Tirando isso tá tudo OK...  )>|  >;(

Sobre o assunto mono e estéreo, até onde estudei, guitarra a gente ouve em estéreo (no caso de usar um amplificador de fone para estudar, p. ex.) e grava em mono. Isso é regra, porquê? A saída da guitarra é mono, então o sinal vai ser mono. O estéreo desses efeitos não é bem um estéreo, mas uma simulação. O estéreo se obtém com 2 canais gravados em mono e paneados um para cada lado. O que gera a sensação de estéreo real nesse caso são as diferenças de uma gravação para a outra, diferente de gravar um take, copiar/colar e panear. Se puderem façam o teste, vão ver que a sensação sonora muda de um para o outro. Um truque muito usado para isso é rotear a saída de um Delay com algo entre 20 e 30ms para uma trilha nova, panear para um lado e deixar a gravação original paneada para o outro. Dá uma sensação estéreo muito boa, fica bem próximo do gravar duas trilhas. Foi o que eu fiz na música que está no começo do tópico. Mas o estéreo mesmo, só gravando 2 takes e paneando um pra cada lado.

Logo mais eu vou pegar um PC novo, aí vou terminar de compilar o material que falei e posto aqui pra vocês. Vale a pena ler tudo, dá pra aprender muita coisa.

Até mais!


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 24 de Fevereiro de 2012, as 11:35:58
Estéreo real é um assunto profundo e complexo, já discutimos um pouco sobre isso aqui no fórum. Essa sua proposta continua no campo da simulação de exploração da mossa capacidade de percepção binaural, mas é um bom e velho truque ainda muito usado pra acrescentar profundidade e cor à gravação.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 24 de Fevereiro de 2012, as 12:34:32
Mas a dica do Patrãoguitar é muito boa e outra coisa que eu faço, na hora da preguiça de fazer outra gravação, é copiar a mesma trilha, dar esse atraso e deixar uma mais abafada que a outra ou aplicar um chorus bem de level.
Já dá uma boa mexida pra um 'estéreo' legal e jogo uma mais para cada canal.





Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Marcos Câmara em 24 de Fevereiro de 2012, as 12:55:23
Quando faço minhas gravações de guitarra, sempre gravo duas trilhas da mesma base. Jogo uns 80% do pan para cada lado.
O que realmente dá a sensação de estéreo é que nunca nós conseguimos gravar a mesma pista exatamente igual, parecendo ter na verdade dois guitarristas tocando.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Ferro_Velho em 24 de Fevereiro de 2012, as 12:56:39
Pois é Patrão, gosto tambem desses "truques" com dois canais.
As vêzes faço assim:
                                                                    / reverb \
Guita-> Pré amp./overdrive -> GT2* -> flanger =>              => Behringer UCG102 => S. Forge ou Cubase.  
                                                                    \ delay   /  


* O GT2 é o meu curinga, uso como um amp canal limpo e para a simulação de gabinete.

Como disse no outro post, o vermelho é o tal cabo Y.

E os efeitos sempre no mínimo.

E sim, não é estéreo mesmo, como eu falei, dois canais.  Mas a sensação ao ouvir no
headphone é bem melhor que mono puro e duro.

Mas pra ser sincero, gravo muito pouco pois me acho horrível.  Aprender a tocar guitarra é,
pra mim, uma luta contra uma força da natureza.  ha ha ha ha ha.

Abraços.



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Beito em 04 de Maio de 2012, as 14:01:55
Bom, algumas dicas do que eu faço aqui no home
É fato que é preciso ter bons monitores de referencia, porem, sempre aconselho a quem não tem, ou, não esta acostumado a usar, mixar diretamente nas caixas onde se escuta a música. Nelas vc ja tem a noção de como sua música deve soar.

Guitarra, perca tempo! raramente vc vai achar aquele timbre que vc gosta com uma configuração do guitar rig, costumo usar de 2 a 4 tracks de guitarra pra chegar ao timbre que eu quero (quando uso pluggin). Se vc tem um bom pré em casa, use-o! uso com frequencia meu mesa + impulses. costumo perder, brincando, umas 5 ou 6 horas so fazendo timbres, salvo todos, dps escolho com a banda o que se adapta mais aquela música. se puder, microfone! mas não use genericos!

Baixo, abuse do compressor (mas com moderação) gravar o baixo em linha exige isso. se quiser, utilize um limiter t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), nivela a sinal, "a mais vou perder dinamica" mais ou menos, tudo depende da mix.

Não se preocupa muito com ruidos em relação ao ganho, pensa sempre no resultado final, muitas vezes esses ruidos dao alma a música. não limpa todas as tracks, escuta primeiro, ve se realmente vai influenciarno resultado.

quando for gravar voz, bom, ae tem que se controlar muito bem os ruidos, principalmente usando um condensador, se tiver condiçao de usar alguma interface de boa qualidade melhor, fast track ultra ou a fast track serie c possuem dsp, na hora de gravar é uma mão na roda poder emular reverb e delay diretamente nos monitores


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: bossman em 04 de Maio de 2012, as 19:49:50
Baixo, abuse do compressor (mas com moderação) gravar o baixo em linha exige isso. se quiser, utilize um limiter t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), nivela a sinal, "a mais vou perder dinamica" mais ou menos, tudo depende da mix.

Que tipo de compressor ? Aqueles de pluguin, aqueles de rack ou pedal mesmo ?


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Beito em 04 de Maio de 2012, as 19:59:48
Se tiver rack, rack, se não, pluggin, ae vai de gosto, gosto dos ssl, mas ultimamente tenho usado a serie cla, da waves, eu não tenho rack no momento http://waves.com/content.aspx?id=9297
pra baixo uso com frequencia o 76, o proprio preset dele de baixo é bacana, ae vc regula de acordo com o seu som

-----
Tem algum material sobre esse compressor na internet, quem quiser montar e ter ele em rack eu acho super valido, a hairball vende um kit dele, meio salgado http://hairballaudio.com/shop/product_info.php?cPath=22&products_id=111, mas possui muita precisão (na minha opinião é fator de compra, ter um compressor que voce joga -10db de ganho e ele realmente te da - 10db de ganho é lindo!)

alguns videos do kit:

http://www.youtube.com/watch?v=JITiK8m6Ht4&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=RUAnGWel2xM&feature=related


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: RicardoThom em 15 de Agosto de 2012, as 11:50:07
Bom dia. Alguém pode me ajudar? Tenho uma mesa de som Yamaha 102c e queria comprar uma interface com USB para ligá-la ao PC para fazer minhas gravações, já testei a Behringer UCA222 e esta não me agradou. Queria uma interface assim pois ela também me possibilitaria gravar, por exemplo, uma bateria acústica usando os canais da mesa, além do mais meu interesse é fazer toda a microfonação/equalização de forma analógica usando a mesa, ou seja, a interface serviria meramente como conversor AD para jogar o som para o PC e este somente como gravador, pois não curto muito ficar fazendo alterações no som depois de gravado, prefiro gravar bem para não precisar ajustar muito depois. Alguém tem alguma sugestão? Muito obrigado.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Barech em 15 de Agosto de 2012, as 12:07:24
Bom dia. Alguém pode me ajudar? Tenho uma mesa de som Yamaha 102c e queria comprar uma interface com USB para ligá-la ao PC para fazer minhas gravações, já testei a Behringer UCA222 e esta não me agradou. Queria uma interface assim pois ela também me possibilitaria gravar, por exemplo, uma bateria acústica usando os canais da mesa, além do mais meu interesse é fazer toda a microfonação/equalização de forma analógica usando a mesa, ou seja, a interface serviria meramente como conversor AD para jogar o som para o PC e este somente como gravador, pois não curto muito ficar fazendo alterações no som depois de gravado, prefiro gravar bem para não precisar ajustar muito depois. Alguém tem alguma sugestão? Muito obrigado.
Deixa eu ver se entendi bem: você quer gravar canais independentes?


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: RicardoThom em 15 de Agosto de 2012, as 12:20:06
Opa. Gleydson, quero gravar em 2 canais stereo (L/R). O que me sugere? Obrigado.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 15 de Agosto de 2012, as 12:28:40
O que você quer gravar em stereo?
O que pretende conseguir em stereo?
Tem pedal ou amp ou guitarra com saída stereo?

Há coisas a serem vistas antes de dizer: Quero gravar em stereo.



Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: RicardoThom em 15 de Agosto de 2012, as 12:31:25
Opa. Roberto, sim, tenho pedais stereo e também quero gravar uma bateria acústica em stereo. Obrigado.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Barech em 15 de Agosto de 2012, as 12:39:47
Você pode usar uma interface m-audio fast track. Ela tem as entradas e saídas que você precisa para a mesa.  O preço dela é um pouco salgado, porém nunca vi ninguem reclamando dela depois que comprou.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Roberto Alves em 15 de Agosto de 2012, as 12:44:37
Você tem uma mesa e placa de som no micro que tenham entradas em stereo?
Então é só tirar as saídas do pedal em stereo e enviá-las para as entradas da mesa ou da placa de som.
Mas o que o Marcos Camera falou é uma dica boa e que muita gente faz: Grave duas vezes e jogue o pan pra cada lado. Assim você faz uma coisa bem legal.
Não sei se sabe mas o Gilmour gravou o solo de Time assim. Duas vezes tocado e cada uma em um canal.

A batera é mais complicado de gravar.
Você tem os mics pra batera?
Se tiver vai ter que ter um espaço bom pra poder não deixar vazar muito som das peças nos vários mics. Dependendo do tipo deles.
Depois mixa jogando os tons em lados diferentes.
Surdo, caixa e contra-tempo nos dois canais...bumbo também...e vai brincando com o som.
Mas tenha uma boa caixa de referência ou um fone muito bom para começar a brincar.
Lembre-se de ouvir o que você mixou em outros lugares.
Dê um tempo sem ouvir o que está mixando. Vá pra rua, veja TV, e depois volte a ouvir o que você tava trabalhando e vai ver que não está como queria ou achava que estava.

Ah, agora que li, aqui embaixo, que você tem uma mesa Yamaha.
Eu não usaria uma interface USB mas sim uma boa placa de som.
Acho bem melhor.
Eu tenho uma M-Audio Delta 1010LT. Dá pro gasto.
Aí a coisa muda um pouco....mas pra gravar a batera tem que se ter mics específicos de bateria.
Conheço um cara de São Paulo que estava vendendo um kit novo sem uso. Se quiser eu entro em contato com ele pra ver se ainda os tem.

abraço,
Roberto


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Barech em 15 de Agosto de 2012, as 12:49:33
Gravar bateria é muito complicado mesmo. Não basta ter os melhores mic's, tem que entender bastante de ambiência, saber trabalhar com vazamento de som, pois os mics dos pratos captam o som da caixa e vice-versa. É complicado, mas é muito interessante gravação em estúdio


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: RicardoThom em 16 de Agosto de 2012, as 11:26:52
Opa. Estive olhando e acho que a M-audio Audiophile 2496 supriria minhas necessidades, no entanto me surgiu outra dúvida: minnha mesa de som (Yamaha MG102c) tem dois tipos de saída diferentes, Rec Out (RCA, -10dBV) e Stereo Out (P10, +4dBu), qual é mais indicada para gravação? Muito obrigado.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Barech em 16 de Agosto de 2012, as 11:30:32
Para essa interface m-audio com certeza o RCA...


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: bossman em 23 de Setembro de 2013, as 14:16:11
Galera me dêem um help ai por favor! Estou tentando gravar com o sonar 7 aqui em casa mas o caso é que o sonar até recebe o som que vem do mic. mas quando ponho pra gravar a linha de gravação não se forma e depois quando vou ouvir lógico que não sai som nenhum! Oque pode estar acontecendo?


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Alex Frias em 23 de Setembro de 2013, as 14:26:44
Eu não uso esse software, porém, como há coisas comuns entre eles...

Não precisa ter uma espécie de indicação na trilha de onde ela está recebendo informação de áudio?

Um "assign" qualquer? Uma matriz na qual você indique cada entrada capaz de ser usada pelo programa e a pista que está habilitada para gravar...


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Marcos Câmara em 23 de Setembro de 2013, as 14:27:24
Pode ser na configuração da placa de som. Talvez você tenha esquecido de marcar alguma opção tipo: gravar e reproduzir...
Obs: faz muito tempo que eu não mexo com isso.  


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: VOX em 23 de Setembro de 2013, as 14:36:11
O microfone está passando por um pré-amplificador antes de chegar na placa??


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Marcos Câmara em 23 de Setembro de 2013, as 14:38:19
Vox,

pelo que entendi o som passa normal pela placa, já que ele escuta nos monitores.


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: bossman em 23 de Setembro de 2013, as 16:02:21
Obrigado à todos pessoal! O "problema" era comigo mesmo que estav a querendo gravar apertando a tecla de espaço do teclado ao invés da tecla "r"  >>(:


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: Marcos Câmara em 23 de Setembro de 2013, as 16:05:23
A tecla de espaço serve para soltar o cursor que vai ler o que foi gravado.  :)


Título: Re: Gravação em Casa
Enviado por: edrios em 27 de Setembro de 2013, as 22:40:37
algumas dicas sobre gravação segue alguns links.

http://sombinario.com/
https://www.youtube.com/REAPERCHANNELBRAZIL
http://www.musicaeaudio.com.br/
http://forum.cockos.com/forumdisplay.php?f=42
espero que ajude


-----
www.artsomstudio.com.br/


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal