Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: Blum em 04 de Maio de 2012, as 01:07:47



Título: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 04 de Maio de 2012, as 01:07:47
Bom pessoal, estou pensando em tornar meu simples violão elétrico.
Tenho captadores single-coil de um contra-baixo Tonante Starlight, é possivel utilizar ?
Minha intenção é que ele tenha apenas um captador, pot de volume e controle de ton.

Obs: ja fiz a ligação desse captador no violão e o som parece ser um tanto grave, não sei se é por que o captador é de baixo ou o som que é captado ja é razoavelmente grave por ser um violão.

Abraço.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: felixmeirelles em 04 de Maio de 2012, as 03:04:37
Usar captadores em violões é igual utilizar rodas em barcos.

O captador convencional magnético é uma "ferramenta" que serve para captar o som sem precisar de apoio acústico, ele capta a vibração das cordas diretamente produzindo "pulsos" elétricos, o objetivo do uso dele é captar o som mesmo em instrumentos pobres em acústica, como é o caso das guitarras de corpo sólido, esses instrumentos por não possuírem características acústicas não sofrem o efeito da microfonia em volumes elevados como sofrem os instrumentos acústicos.

Isto é a guitarra elétrica foi inventada para se tocar alto sem microfonia logo o captador convencional magnético foi inventado para dar um som alto a guitarra, porem estes modificam muito o timbre real das cordas.

O violão é um instrumento acústico, então ele produz microfonia quando está em contato com altos volumes de som.

Logo um violão com um captador convencional magnético é igual a uma maquina de microfonia, o que não é nada bom, sem contar a perda no timbre original.

Para isso existem outros tipos de captação com alta fidelidade para violões como os captadores piezoelétricos, que mantem um ótimo timbre, entretanto a questão do volume "perto do músico" não poder ser alto para não gerar microfonia continua, porque a acústica do violão capta o som do ambiente e transmite essa força novamente para as cordas.

Minha dica de amigo é junte uns 250 reais e pegue uma guitarrinha boa de iniciante ou compre um piezoelétrico para o seu violão.

Abraço.









 


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 04 de Maio de 2012, as 03:18:13
Caro felix, guitarra eu ja tenho, oque eu quero utilizar meu violão no meu amp.
Poderia me passar como seria a ligação piezoelétrico no violão e como posso estar ligando o pot de volume e ton ?

piezoelétrico seria isso:  http://www.google.com.br/imgres?q=piezoel%C3%A9trico&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=607&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=5Z-ySVD-2fvf0M:&imgrefurl=http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php%3Fpage%3DTransdutor%2520Piezoel%25C3%25A9trico&docid=S1VjN_FmOsbiwM&imgurl=http://www.estudiolivre.org/img/wiki_up/trig_piezo.jpg&w=300&h=225&ei=WHSjT8_fMsX20gGzs4yCBA&zoom=1&iact=hc&vpx=315&vpy=79&dur=484&hovh=180&hovw=240&tx=120&ty=104&sig=100793277260622003334&page=1&tbnh=131&tbnw=214&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:0,i:68

algo parecido ou igual a aquele componente que emite sons de brinquedos e relógios digitais ?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: whitebilly em 04 de Maio de 2012, as 08:29:47
Agora se quiser algo de qualidade, compre Fishman!


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Alex Frias em 04 de Maio de 2012, as 08:34:51
Tem a ver sim, mas eu sugeriria a você comprar um captador de rastilho, normalmente encontrável em lojas de instrumentos musicais. Ele é colocado entre o cavalete e as cordas, normalmente substituindo a peça de plástico ou osso que vem no instrumento. Você pode optar se coloca a parte elétrica dentro do violão ou fora, num pedal ou caixa simples. Existem vários circuitos de preamplificação para piezo, veja o que lhe satisfaz! Existem captadores magnéticos feitos para violão, mas na maioria dos casos mudam muito o timbre e ajudam na microfonia descontrolada. Amplificadores de guitarra não irão ajudar muito no timbre, pois não apresentam um boa resposta para violão, mas tudo é o gosto do freguês.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: felixmeirelles em 04 de Maio de 2012, as 13:00:08
Até se usa o piezoelétrico convencional no violão, mas como captação secundaria no corpo, de forma melhorar a respostas dos graves no amp.

Mas ainda assim, como sugeriu nosso amigo Alex, os captadores de rastilho piezoelétricos são necessários para podermos captar os agudos e os médios com alta qualidade.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 04 de Maio de 2012, as 21:43:39
Então o certo seria colocar um Piezoelétrico no meio do violão para os graves e um captador de rastilho na ponte para os medios e agudos, é isso ?

Se eu colocar ambos, eu poderia conectar-los a uma chave que fara com que eu selecione qual quero utilizar, os dois ou um só.
Uma duvida, tem como colocar controles de volume, graves e agudos utilizando esses tipos de captadores ?

Obs: eu ja tinha instalado o captador single-coil do baixo no violão e som saia legal mas um tanto grave então hoje fui testar o piezoelétrico e notei que ele capta qualquer ruido que o violão produz e tambem notei um aumento muito alto da microfonia, coisa que com o captador eu não notava a não ser com o volume muito alto e estando perto do amp.

O captador fishman é exelente de fato, mas o preço não  ???

Qual é o ideal, piezo junto com cap. de rastilho ? Gosto do timbre que sai quando toco no amp de guitarra, a única coisa que não me agrada é os graves exagerados por isso o controle de tons.

Aguardo retorno :)


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Alex Frias em 04 de Maio de 2012, as 22:13:51
Há alguns captadores de rastilho bons e baratos, você tem que pesquisar. Os de contato piezo variam muito de qualidade, mas a Deval tem uns bons:

http://www.deval.com.br/captadorescontato.asp (http://www.deval.com.br/captadorescontato.asp)

Quanto a controles de volume e equalização, tem que ser com preamplificação ativa, se não nem rola.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: felixmeirelles em 04 de Maio de 2012, as 22:41:51
O piezoelétrico convencional secundário para captura dos graves é opcional, e muito pouca gente usa, normalmente a única forma de manter os graves do violão sem distorções é a captação por microfones, de preferencia condensadores.

Grandes violonistas que só usam ou usavam microfones: Paco de Lucía, Tomatito, Pepe Habichuela, Baden Powell, Yamandu Costa, Marcos Saback....



Quando se usa o piezoelétrico convencional(tem que ser o grande de 2cm pelo menos) este tem que ser colocado em uma parte de pouca vibração.

Veja este exemplo meio ruidoso porque não tem blindagem, se quiser usar piezoelétrico convencional fazer a blindagem dos fios e do piezo é obrigatório.

http://www.youtube.com/watch?v=budVNDBOhFc


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 04 de Maio de 2012, as 23:15:53
Alex frias, esse captador de contato seria o piezoelétrico só com um acabamento melhor ?
è possivel colocar um pré-amplificador uma vez que meu amp ja possua ? não irei perder a caracteristicas de ambos ?

Poderia me incicar um bom pré-amp com equalização, mais u menos no estilo do fishman. Tenho aqui um pré retirado de um DVD karaoke, o testei e é muito bom mas só possui controle de volume. como eu poderia equaliza-lo, colocar pots que melhorem o som ?

Felixmeirelles, de fato utilizei um de 1cm e bem usado. Um microfone de eltreto poderia captar bem o som do violão com qualidade boa ?

qual parte do violão você me indicaria que eu colocasse o piezoelétrico ? o coloquei na parte maior do violão, logo apos a ponte e usei fios blindados.
No video a resposta foi bem possitiva de fato. eu não obtive resultado similar.

Se eu quizer captar mais os agudos do violão, seria necessário somente o captador de rastilho ?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: felixmeirelles em 04 de Maio de 2012, as 23:30:10
Com o cap de rastilho os médios e os agudos se sobressaem mas não quer dizer que os graves morram, só ficam menos destacados.

Cada violão ressoa de uma maneira então o melhor lugar do piezo normal é sempre um mistério, só testando para saber.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: GuitarCris em 05 de Maio de 2012, as 00:24:32
Aqui vai uma sugestão: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231569759-captador-violo-afinador-pre-equalizador-ativo-4-b-dinhos-_JM

Já tive um parecido e digo que é bem bacana, mas não chega aos pés dos fishman.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 05 de Maio de 2012, as 01:07:27
Cap de rastilho o ideal seria de 2cm ou pode ser maior ? e caso seja maior, que diferença fara no som ?

Vou colocar esse captador e equalizar o som no meu amp pra ver como fica.



Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Lamer em 05 de Maio de 2012, as 01:17:15
Blum... este mostrado pelo GuitarCris, seria o ideal.

No site indicado pelo Alex Frias também tem este modelo, é só pesquisar por equalizadores.

O ruim deste tipo de equalizador é que você terá de fazer um enorme buraco no corpo do violão, isto demanda habilidade ou serviço de um profissional, resumindo um custo, que deve ser pensado se realmente vale a pena.

Outra opção é usar um captador no rastilho (não existe ponte no violão) porém sem equalização. Neste caso os únicos furos que seriam feitos, seriam para passar o fio do captador, para dentro do violão e um para o jack. Esta opção é funcional, porém perde um pouco do timbre. Já usei um Di Giorgio nº18 com esta adaptação. Não recomendo para uso em ocasiões onde se requer uma boa qualidade.

Abraço


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 05 de Maio de 2012, as 01:24:58
Realmente são muito bons equalizadores, Lamer, mas o preço esta meio salgado para mim.

Não seria possivel um pot para volume ? com o captador eu consigo alterar o volume, penso que com o captador de rastilhos seja o mesmo processo, não ?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Lamer em 06 de Maio de 2012, as 22:55:30
Sinceramente, um potenciômetro só iria "matar" o sinal que já é precário.

Na minha opinião, coloque um captador de rastilho, como no caso do Di Giorgio que eu citei, pluge no amplificador e seja feliz!

Abraço


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: gfr em 07 de Maio de 2012, as 09:23:51
Alex frias, esse captador de contato seria o piezoelétrico só com um acabamento melhor ?

No caso destes Deval o acabamento não é tão vital, porque eles podem ser instalados na parte de dentro do violão.

Citar
è possivel colocar um pré-amplificador uma vez que meu amp ja possua ? não irei perder a caracteristicas de ambos ?

Seu amplificador tem entrada pra captador piezo? A impedância de entrada precisa ser umas dez vezes maior do que pra captadores magnéticos, senão fica pior do que já é (odeio piezo :)).

Citar
Poderia me incicar um bom pré-amp com equalização, mais u menos no estilo do fishman.

Pra comprar, tem o behringer adi21, barato e cópia do tech 21 acoustic di.

Pra montar,

http://www.scotthelmke.com/Mint-box-buffer.html
www.cafewalter.com/cafewalter/fetpre/pzp1_project.htm

entre outros. Estes aí não tem eq, mas vão apresentar uma impedância legal pro piezo, daí você pode jogar pra outro pré ou mesa de som que não sejam específicos pra piezo.

Citar
Felixmeirelles, de fato utilizei um de 1cm e bem usado. Um microfone de eltreto poderia captar bem o som do violão com qualidade boa ?

Pode. Mas pega ruído ambiente, é suscetível a microfonia, a qualidade depende muito de onde o eletreto vai fazer a captação do som, etc. Se você vai amplificar bastante, tocar com banda, não é uma opçao muito prática.

Citar
qual parte do violão você me indicaria que eu colocasse o piezoelétrico ? o coloquei na parte maior do violão, logo apos a ponte e usei fios blindados.

A parte do violão que vibra é o tampo, principalmente o bojo maior. O menor participa na projeção de agudos, mas vibra com muito menos energia. A parte do violão onde o tampo vibra com mais amplitude, e produz mais som, é perto do cavalete. Pra discos de piezo como aqueles da deval, é bom experimentar no tampo, nesta região. Se montar no tampo, mais próximo das laterais, o som fica bem mais fraco, mas com uma proporção maior de agudos.

Aliás... É comum o erro de se microfonar violão colocando um violão próximo a boca. É o pior lugar. É que nem microfonar uma caixa de som na saída do bass reflex, ao invés de microfonar o cone do alto falante. O som obtido tem muitos graves e muito ressonante. O lugar mais eficiente pra se microfonar um violão é apontar o mic pro cavalete. Se não tiver problemas com microfonia ou vazamento de outros instrumentos, outra opção é apontar pro 12o. traste, vai dar um som mais brilhante e com mais harmônicos. Pra grava, se tiver mais de um mic e paciência pra experimentar bastante, um mic no cavalete outro no 12o. traste (costuma se usar diafragma largo e pequeno, respectivamente)

Pra violões de aço, misturar um captador piezo com um magnético pode dar um resultado bem legal, a Shadow tem uns sistemas destes bem acessíveis.

Pra violões de nylon, eu acho piezo a coisa mais horrível do mundo. Misturar com um eletreto pode ajudar, mas quanto maior a proporção de microfone maior a suscetibilidade a microfonia e ruidos. Um sistema que dá um resultado bem razoável é o AKG 411, mas ele é caro e difícil de encontrar.

Tem um captador de rastilho com pré bem barato na deal extreme (menos de 20 dolares com frete gratis), parece que é melor que estes artec de 100 reais que tem por aí.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: GuitarCris em 07 de Maio de 2012, as 11:43:58
Amigo pelo oque estou vendo o seu problema seria parecidop com o meu...falta de grana e ta sobrando vontade de fazer algo legal. Uma dica seria entao uns captadores que vao parafusados na boca do violao. Nao precisa furar pois eles tem uma abraçadeira que fixa o captador quando voce parafusa. Depois para tentar melhorar o som voce pode fazer um pre handmade para melhorar o som e depois manda pro ampli. Lembre-se que violao se ficar perto de ampli cria muita ressonancia entao o indicado seria usar uma daquelas tampas de borracha para evitar isso. Infelizmente nao vejo outra saida barata alem desta. Aqueles captadores que eu indiquei sao otimos, porem tem que cortar uma parte dele, oque requer ferramentas adequadas e alem doque depois de feito deve ficar ali para sempre. Afinal se voce tirar vai ficar um rombo horrivel. Boa sorte


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: gfr em 07 de Maio de 2012, as 16:00:00
O que eu falei é este:
http://www.dealextreme.com/p/1-5-lcd-eq-5-phase-guitar-pickup-black-109745?item=4

mas precisa instalar direito (cortar as laterais, furar o cavalete). O som é normal pra piezo (eu não gosto, mas todo mundo usa mesmo).

Uma opção mais barata e que não precisa instalar, é só encaixar na boca:

http://www.dealextreme.com/p/low-noise-guitar-pickup-290cm-cable-length-49917?item=3

Não sei se o som presta.

Uma opção baratíssima (especialmente se o seu afinador já veio com clip) e ultra simples:

http://www.youtube.com/watch?v=MLDXHsyWIOQ


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 08 de Maio de 2012, as 01:54:26
Valeu mesmo todas as sugestoes pessoal  ;D

Bom, o captador que eu tinha instalado eu coloquei na boca do violão, acho que por isso que ele apresenta muita microfonia quando aumento o volume do amp ou os agudos. Vou testa-lo em outro local. Uma duvida, o captador precisa ficar logo abaixo das cordas no caso do vilão, certo ? Esse captador é de um baixo.

Pelo que vi, o piezo é uma alternativa ruim então. Vou comprar o captador de rastilho da marca 'BlackBug'  e ver se melhora meu caso.

gfr, Achei muito interessante o captador que é mostrado no ultimo link que você postou. É bem prático, pequeno, sem necessidade de furar o instrumento e principalemente, o som, realmente bom.
acredito que esse seja algo parecido com oque o GuitarCris mencionou.

GuitarCris, realmente ocorre ressonancia demais, as cordas vibram sem que eu as toque. Isso irá melhorar muito com o uso da tampa de borracha ? Oque acontece é o seguinte, quando ligo o violão ligado a um amp de guitarra, algumas cordas começam a vibrar criando um som 'hum' que vai crescendo demais e quando toco algumas cordas em locais especificos do braço essa ressonancia fica bem pior.
Eu poderia improvissar uma dessas tampas para poder ver se melhora isso ? colocar uma folha de cartolina fixada com fita ou algo parecido funcionaria provisóriamente ?

Abraço :tup



Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: gfr em 08 de Maio de 2012, as 12:13:26
Blum,

A maioria dos captadores de rastilho é piezo, só que é num formato diferente e não em disco. Tem captadores de rastilho e captadores de contato, mas ambos costumam ser piezo. Existem outros tipos de captadores pra violão, mas o piezo é disparado o mais usado. Violões de cordas de aço podem usar captadores magnéticos, mas pra nylon isto não é uma opção.

Aquele captador de clip de afinador do último vídeo é um disco piezo, que nem aquelas "buzinas" de brinquedos, só que montado de uma forma conveniente.

Qualquer captador piezo, seja de rastilho, seja de contato (em disco, em clip, handmade ou de marca - ex. Barcus Berry, Shadow), tem um som característico, que eu acho horrível, mas é questão de gosto, reconheço que são muito práticos, confiáveis e todo mundo usa, fazer o quê. Por outro lado, qualquer captador piezo fica bem mais razoável se usar com um pré adequado (ou seja, com uma impedãncia de entrada enorme, pelo menos uns 5 mega), e fica bem mais horrível se usar com um pré com 1 Mega ou menos de impedância.

Pra microfonia, existem alguns remédios. Tocar mais baixo. Tocar mais afastado do alto falante. Tocar longe de baterias e baixos. Tirar um pouco de graves ou médio graves com eq. Se tiver um eq paramétrico, colocar pra cortar médios com um Q razoavelmente fechado e ir caçando a frequência problemática até matar (prés ou amps para violão às vezes já tem um filtro "Notch" com esta função). Usar o tampão de boca no violão. Usar um violão com o tampo mais "travado". Travar um pouco o tampo (usando espuma por dentro do violão, colando um escudo, tocando com o antebraço ou a mão direita abafando o tampo,...).


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 08 de Maio de 2012, as 20:29:07
gfr, então o captador magnético (single-coil) que estou utilizando seria adequado ? o captador é de um contra-baixo e o som é muito bom, mas a microfonia, principalmente com pedais, fica muito forte. Uso cordas de aço.
Esse captador em coloquei na boca do violão, fixado com parafusos, sera que fui infeliz na escolha do local ? Onde seria o melhor para esse captador ?

Quando toco mais perto do rastilho o som fica mais agudo, talvez ali seja um bom local para instalar um captador ou piezo, certo ? Ja que eu quero é matar os graves e um pouco do timbre tipico do violão.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 21 de Julho de 2012, as 23:55:45
Olá!

Bom, continuei usando o captador single-coil que removi de um contra-baixo, fui vendo qual seria a melhor distancia e a equalização certa e acredito que seja uma opção bem válida, amp nos 80% de volume, 40% nos graves e agudos no 100% e nada de microfonia, somente uma leve ressonancia que surge quando retiro as mãos das cordas, mas nada muito grave.

Testei o Piezo e obtive um resultado ruim se comparar com o captador, muita microfonia alem do fato de o piezo captar qualquer som ambiente.

Testei tambem o captador de rastilho e ele sim me deu uma resposat legal, mas continuo achando o captador single melhor tanto no som limpo quanto com drive.

Não sei se estou enganado, me corrijam se eu estiver, mas Kurt Cobain não utilizou um violão com captadores no Unplugged da MTV ?

Nesse link tem um cara que menciona que ele usou um humbucker.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/173326/


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: felixmeirelles em 22 de Julho de 2012, as 01:04:00
(http://www.larkstreetmusic.com/images/*D-18E.jpg)


"Martin D-18E: datado de 1950, com nº de série 166854, foi adquirido em 1993 e usado no Unplugged MTV. Este Martin foi um dos primeiros elétricos da marca e somente 302 foram construídos antes de ser retirado de circulação, em 1959. Contém dois captadores, três knobs de controle (um de volume e dois de tonalidade) e uma chave seletora. Um captador Bartolini 3AV foi adicionado aos DeArmond já existentes."

Em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/10361/


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Blum em 22 de Julho de 2012, as 18:30:10
Muito interessante esse Martin D-18E. Valeu felixmeirelles!

Eu usei somente um captador single no meu violão e um pot linear de 200K. Alguem saberia me informar quais potenciometros eu deveria usar para violão e tambem como eu poderia fazer a regulagem de ton usando pot ?

A elétrica desse Martin D-18E seria algo parecido com a de uma guitarra, com capacitores para tonalidade ?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: darkislanio em 01 de Outubro de 2012, as 09:49:01
Já coloquei um single no meu violão, o resultado não foi tão ruim, deu até para usar distorção sem grandes problemas. Quanto à ligação, aconselho colocar apenas um pot de 500 k para volume, pois como já foi citado, o sinal sai bem grave.
Já liguei um captador single coil em série com um piezoelétrico. o som é até legal, mas em algumas frequências é horrível. Em outras cria até um efeito oitavador quando distorcido. Tente. :tup


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 25 de Janeiro de 2013, as 07:41:25
Galera, tudo bem?
Ressuscitando o tópico... o que vocês acham dessa gambiarra?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Como meu violão já tem captação piezo, to pensando em colocar um jack stereo e fazer a seleção dos captadores por um AB Box ou ABY.
A dúvida agora: Existe alguma maneira de fazer a blindagem e aterramento nesse esqueminha? Se faz necessário?

Um abraço e vamo que é Sexta!


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Marcos Câmara em 25 de Janeiro de 2013, as 07:43:36
Qual o timbre que você espera com esse captador aí?

O som vai ficar mais parecido com o de guitarra.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 25 de Janeiro de 2013, as 07:56:05
É mais ou menos isso Marcos... Quero um timbre pra 2ª guitarra, só que sem o corre-corre de troca violão, troca guitarra...


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Marcos Câmara em 25 de Janeiro de 2013, as 07:58:56
Então você pode colocar uma chave no violão para alternar entre os dois captadores, ao invés de dois jacks e uma A/B Box.

-----
Lembrando: o Jack do violão já é estéreo para poder desligar a bateria.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 25 de Janeiro de 2013, as 08:07:35
Esse violão de Kurt Cobain, um Martin D-18E dos anos 50 se não me engano, ele foi um dos primeiros violões elétricos (se não me engano também), se não foi o primeiro, usava captadores igual de guitarra, o bacana que o timbre ficou bem parecido com de um violão, digamos que ficou um timbre misto, ele pode até usar efeitos que soam bem como na guitarra.

http://www.youtube.com/watch?v=fregObNcHC8

Só para descontrair depois de ver o vídeo  :D

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 25 de Janeiro de 2013, as 08:16:56
Lembrando: o Jack do violão já é estéreo para poder desligar a bateria.

Vish, ai eu  :'(
Eu queria utilizar esse esquema de jack estéreo justamente pra evitar furações no violão.

Cesar, o resultado é mais ou menos esse mesmo do vídeo do Kurt. Vi que ele joga um overdrive (se não me engano) bem de leve... Queria fazer isso também, mas se jogar esse tipo de efeito no Piezo do violão vai gerar uma ressonância que só morre q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) abaixo o volume... por isso o single na boca com abafador.

O resultado esperado é mais ou menos esse, só que ao contrário

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=myz8ItfXthE#! (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=myz8ItfXthE#!)


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 25 de Janeiro de 2013, as 08:22:22
Entendi, nossa, eu postei e fui voltando as páginas do tópico, o Felix já havia citado o mesmo violão, o meu sonho é adquirir um violão desse, quem sabe um dia eu encontro um perdido por ai e baratinho (não muito antes de acordar)  :D

Uma dica para a chave seletora, seria colocar ela no próprio tampão, não seria o caso?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 25 de Janeiro de 2013, as 17:50:42
Cesar, acho que se colocar na boca do violão eu vou acabar esbarrando Nela.... Tenho uma mão meio pesada...    :-)

-----------
Tirei o jack do violão e realmente é estereo. Aparentemente o fio vermelho faz contato com a malha... É Isso?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: darkislanio em 25 de Janeiro de 2013, as 19:27:01
Olhe se esse fio vermelho é o que vai para a bateria. Se a elétrica do violão for ligada pelo jack, então só furando o violão mesmo.
[MODO CONSELHEIRO DO MAL ON]
Mete a furadeira nesse violão e coloca uma chave Les Paul creme!
[MODO CONSELHEIRO DO MAL OFF]
 :D


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 25 de Janeiro de 2013, as 23:01:26
Então dark, o problema ė que se eu for vender o violāo dpois ele desvaloriza demais furado...
Eu tenho a intenção de que dpois do casamento eu consiga uma guitarra com um sistema piezo... Algo mais apresentável... _


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 28 de Janeiro de 2013, as 15:13:03
Mas coloca uma chave no tampão estilo das guitarras Giannini Supersonic, ou então a própria Fender Jaguar. Essa chave é bem firme e tem um tamanho legal, coloca a chave abaixo da corda, ela vai ficar camuflada por ser preta (caso o tampão também seja preto) e será bem difícil de esbarrar nela.

Sobre o fio, caso ele seja da bateria, deve haver um fio saindo do jack stereo e ligado ao negativo da bateria, o fio positivo da bateria vai direto para o circuito na entrada +9v, e o GND do jack vai para o GND do circuito, neste caso, quando coloca-se o conector P10 no jack, ele faz a ligação do GND com o GND da bateria para a corrente passar e ligar o circuito.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 29 de Janeiro de 2013, as 08:54:38
Cesar, valeu a dica. Vou testar isso.
Mais uma dúvida... eu testei com o multímetro e é bem isso que você falou. Achei alguns volts la.
Posso ligar o malha do circuito junto ao malha do captador magnético? Pode acontecer alguma coisa devida a corrente negativa circulando por ali?


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 29 de Janeiro de 2013, as 12:52:11
O que eu acho mais interessante seria o seguinte, a chave seria uma DPTD e a ligação assim.

A1 - Fio IN da captação do violão
A2 - Fio ligado no IN do Jack
A3 - Fio positivo do captador de guitarra

B1 - Fio GND da captação do violão
B2 - Fio ligado ao GND do Jack
B3 - Fio negativo do captador de guitarra

Fio GND da bateria ligado normalmente no Jack como já está.

Chave:

A1 _  _ B1
A2 _  _ B2
A3 _  _ B3

Assim os dois circuitos ficam individuais.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 31 de Janeiro de 2013, as 16:54:21
Pessoal, fiz uns testes de ligação ontem e anteontem não consegui fazer funcionar os dois captadores juntos.
Pensei em bolar uma plaquinha, aonde eu conseguisse criar um terra virtual pra ligar o GND do captador magnético.

To tentando desenhar pra ver se consigo explicar melhor... Assim que terminar posto o rascunho.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 31 de Janeiro de 2013, as 17:15:12
Você quer funcionar os dois captadores juntos?

Não vai ficar uma coisa estranha?

Pensei que você queria usar os dois separadamente...


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 31 de Janeiro de 2013, as 17:35:49
César, vou sim. A idéia e usar o jack estéreo, e na placa dar um jeito de ligar o gnd do magnético e o negativo da bateria. A seleção de captadores eu faria por um AB box...


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: cesar.carazza em 31 de Janeiro de 2013, as 23:18:08
Vamos ver se vai dar certo, boa sorte ai  :pinchX


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: darkislanio em 01 de Fevereiro de 2013, as 10:27:34
O problema é que o jack stereo já é responsável por ligar a parte elétrica do proprio violão.mas uma alternativa seria usar aqueles jacks stereos que possuem também uma espécie de chave, que fecha quando o jack é introduzido, e usar essa chave para ligar a bateria da parte elétrica do violão.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: Jupterra em 18 de Março de 2013, as 11:32:37


Alguém tentou este circuito que fiz, no site?
Testei e adorei o resultado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2247.0

Pode servir pra qualquer um... achei que ficou muito bom.

Abraços.


Título: Re: Criar elétrica para violão
Enviado por: overlock em 18 de Março de 2013, as 13:20:20
O problema é que o jack stereo já é responsável por ligar a parte elétrica do proprio violão.mas uma alternativa seria usar aqueles jacks stereos que possuem também uma espécie de chave, que fecha quando o jack é introduzido, e usar essa chave para ligar a bateria da parte elétrica do violão.

darkislanio não conheço esses jacks... teria algum pra me indicar?


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal