Handmades

Fórum Geral => Coluna Home Studio => Tópico iniciado por: viagem_mental em 26 de Fevereiro de 2013, as 10:45:38



Título: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 26 de Fevereiro de 2013, as 10:45:38
Olá pessoal!

Tenho ouvido alguns relatos positivos sobre o gravador Zoom Q3HD e como faz tempo que quero algo prático para fazer gravações razoáveis de uma forma simples em casa, pensei em adquiri-lo. Porém, como o preço é alto, estou ensaiando em comprá-lo faz um bom tempo...

Paralelamente, em minha pesquisa de trabalho, preciso gravar grupos de 5 alunos (sentados em círculo) conversando sobre um problema, dentro de uma sala de aula. Pensei em colocar o Zoom no meio do grupo para tal fim, mas tenho dúvidas sobre o ruído advindo dos demais alunos da turma... será que o barulho irá atrapalhar demais?

Como não tenho experiência com gravações, peço ajuda dos colegas.

Obrigado!


Abraços!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 26 de Fevereiro de 2013, as 11:12:20
Eu tenho um Zoom H4, que eu acho sensacional.

Quanto a gravar o grupo de alunos, os microfones internos do Zoom são um par coincidente XY, muito legal pra gravar em estéreo, mas não acho que serviriam pra gravar os alunos dispostos em círculos. Sem falar nos problemas de reflexões, etc. Procure informações sobre "microfones PZM", eu acho os mais indicados pra gravar reuniões assim. Não sei se tem algum que dê pra interfacear com o Q3 (com o H4 dá). A Radio Shack tinha um PZM barato, bem legal, não sei se vendem ainda. Não é difícil fazer um PZM handmade, com uma cápsula de eletreto e uma placa de metal ou plástico.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 26 de Fevereiro de 2013, as 12:53:41
Eu ainda tenho dois PZMs da Radio Shack, um comprado nos EUA e outro aqui, quando a RS habitava essas paragens... Realmente é uma ótima pedida, um PZM DIY!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 26 de Fevereiro de 2013, as 16:18:48
Obrigado pelas dicas.

Parece que o Q3 tem uma entrada 'line in' que pode-se usar para um microfone auxiliar. Eu estava pensando nele por causa da filmadora, assim eu montaria o grupo com um ângulo de 120 graus e os filmaria/gravaria (o problema seria os ruídos do resto da sala, tal como ocorre em uma gravação musical ao vivo). Já o H4 tem vários recursos de áudio extras, bastante interessantes e tentadores...

Quanto ao PZM handmade, pelo que eu entendi, deve-se colar a cápsula de eletreto em uma placa de metal ou plástico e ligar os seus terminais diretamente no jack que vai para o gravador. Será que vai ter uma sensibilidade suficiente? Imagino que as dimensões físicas da placa estejam diretamente relacionadas à captação, logo teriam que ser feitos vários testes.

Estou super interessado em montar um desses, mas o tempo é curto (preciso para ontem)... talvez em um primeiro momento eu compre um (Alex, quanto você quer nesse RS? :P).

Pelo que eu li, os PZM's são omnidirecionais que só captam até um limite de intensidade sonora. Será que um desses behringers omnidirecionais daria conta do recado?



Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 26 de Fevereiro de 2013, as 19:00:03
Não vendo não...rs. São simples, mas nem tanto. Eles precisam ter a placa de metal e os elementos de eletreto ficam suspensos de cara pra ela, com menos de um milímetro de distância, criando a tal zona de pressão sonora. Como são de eletreto, precisam de um bom preampezinho de FET. Mas está tudo pela rede, é só procurar!

-----
Omnidirecionais, mais ou menos! Não captam atrás da placa de metal e a área dessa placa tem relação direta com a resposta de frequências mais baixas. É um microfone muito interessante e diferente, com um som muito legal. Já tive um original da Crown, mas tive de vender.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 26 de Fevereiro de 2013, as 20:43:37
Pelo que eu li, os PZM's são omnidirecionais que só captam até um limite de intensidade sonora. Será que um desses behringers omnidirecionais daria conta do recado?

Os Zoom usam microfones do mesmo tipo (eletreto), então o nível de SPL que eles aguentam antes de distorcer é semelhante (algumas cápsulas aguentam mais, outras menos, depende da marca e do modelo).

No caso específico do modelo da Radio Shack, ele vem com um porta pilha pra uma pilha AA de 1.5V. Com esta voltagem baixa, ele distorce rapidinho. Mas tem várias modificações na internet pra eliminar este porta pilha e usar uma tensão mais alta, pelo menos uns 9V ou 12V, e funciona bem.

Se você coloca um microfone "normal" no meio da galera e grava, tradicionalmente fica aquele som embolado, com zoeira, que prejudica a inteligibilidade. A tal zona de pressão parece mágica mas funciona mesmo, fica muito mais claro do que microfones normais. Mesmo, já testei e comparei :)

Repetindo o Alex: o eletreto fica apontando na direção da placa, quase encostando, bem no meio da placa. Pra mais graves, uma placa maior, menos graves, menor. Você pode prender a placa com fita adesiva no chão, numa mesa, na parede, aí é como se a placa fosse maior e melhoram os graves.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 27 de Fevereiro de 2013, as 00:01:16
Pode usar uma placa de acrílico que funciona também!

Quanto ao preamp, o que vem nos RadioShack são caídos e mal alimentados...rs.

Coloquei um simples, com FET e um OpAmp, mas com saída balanceada, alimentado pela phantom power da mesinha e da interface.

Eu acho que a melhor palavra pra descrever o timbre desses mics é "aerado".


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 27 de Fevereiro de 2013, as 08:45:08
Estou me animando a fazer vários testes!  :tup

Estou pesquisando alguns preamp's, me deparei com esse:

http://www.minidisc.org/mic_preamp/Simple%20Stereo%20Electret%20Mic%20Preamp.htm

Me parece vantajoso por usar 9V e não será preciso fazer a versão estéreo, deixando o layout bem menor do que o apresentado.

Esse parece interessante também: http://www.rason.org/Projects/jfetamp/jfetamp.htm

Preciso pensar em como colocar o eletreto na placa de metal. Um apoio soldado na lateral do eletreto e na placa poderia prejudicar a captação?

Se der certo, vou tentar  publicar um artigo em uma revista de ensino (esse tipo de gravação é um problema sério para a pesquisa nessa área).


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 27 de Fevereiro de 2013, as 09:20:24
Parecem OK.

Aqui tem o circuito original do RS e algumas sugestões de prés bem melhores:
http://sound.westhost.com/project93.htm

Se quiser usar phantom power (no caso do Q3 acho que não vale a pena), este circuito é legal:

http://moosapotamus.net/mics.html

Mas o que eu recomendaria mesmo é este aqui:
http://sound.westhost.com/project13.htm

Sobre a montagem: o RS usa uma calha de plástico presa na placa, entre a borda da placa e o centro. O fio pra cápsula passa por dentro desta calha (cuidado pra não ficar solto, balançando). No centro da placa, fica só o "teto" da calha, onde a cápusula é presa.

(https://www.brucetambling.com/w/images/4/4e/Pzm_constr.jpg)

Neste desenho o suporte da cápsula é mais gordinho na borda da placa, acredito que já tenham colocado alguma eletrônica embutida ali. No meu RS o suporte é uma calha com seção praticamente quadrada e uniforme.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 27 de Fevereiro de 2013, as 11:06:10
Valeu Gfr!

Então me parece que é melhor usar gravador Zoom H4, já que conta com o phantom power, assim eu posso usar apenas um cabo ligado no microfone. Depois eu junto o áudio e o vídeo com o auxílio de algum software...
O mais em conta que eu encontrei aqui no Brasil é desse site:

http://www.canadaaudioevideo.com.br/gravador-de-voz-zoom-h4n-profissional-portatil-4-track-estereo-x-y-xlr-trs-p1338/

Você acha que este preço está aceitável?

Acho que vou usar aquelas calhas de plástico para passar fiação de energia para fixar o eletreto e mais uma caixinha de plástico para fixar o circuíto do preamp (onde fica o capsule holder).

Vocês teriam as dimensões do capsule holder?

Não tenho como agradecer a ajuda dos amigos!

-----
Pequeno layout para o pré, que fiz no horário de almoço:

(http://img202.imageshack.us/img202/6039/layoutgf.png) (http://imageshack.us/photo/my-images/202/layoutgf.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

(http://img692.imageshack.us/img692/7962/esquematz.png) (http://imageshack.us/photo/my-images/692/esquematz.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Usei o esquema do site indicado pelo Gfr: http://sound.westhost.com/project13.htm


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 27 de Fevereiro de 2013, as 19:39:22
Parece um preço bom pra Brasil, na época paguei até mais pelo meu H4 (sem N) - há alguns anos atrás, no site da Playtech.

Depois do fim de semana, posso desmontar o meu RS e postar fotos.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 01 de Março de 2013, as 10:16:52
Parece um preço bom pra Brasil, na época paguei até mais pelo meu H4 (sem N) - há alguns anos atrás, no site da Playtech.

Depois do fim de semana, posso desmontar o meu RS e postar fotos.

Fico grato pela super-ajuda! Como placa cortarei a chapa de uma lateral de computador.

Qual seria a medida dessa chapa do PZM RS?


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 01 de Março de 2013, as 11:07:14
O Realistic da Radio Shack tem 14 x 12,5 cm de placa. Lembre-se, quanto maior, melhor a resposta de graves. Vou ver se coloco as pilhas da câmera pra carregar e tiro fotos. Mas na rede há várias imagens mostrando bem a colocação do eletreto. Nesse aqui não chega a 1mm entre a face do eletreto e a placa. No caso desse Realistic tem uma peça de plástico que é onde fica o eletreto e a fiação. Pode ser feita em madeira, por exemplo!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 09 de Março de 2013, as 18:42:12
(http://s11.postimage.org/cwipqscwz/pzm.jpg)


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 09 de Março de 2013, as 21:23:04
Vou fazer como na foto e prender com dois parafusos. Semana que vem consigo as chapas que mandei cortar. Usei as medidas sugeridas e algumas que consegui na net.

Obrigado.

-----
Esqueci: chegou meu Zoom H4. Valeu pela indicação Gfr! É um mega estúdio portátil! Estou impressionado com a quantidade de funções em um aparelho tão pequeno. Além de gravador, tem multi-efeitos, simuladores de amplificador, metrônomo, duas entradas (ambas p10 e xlr) para gravação de dois canais simultâneos, etc...


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 11 de Março de 2013, as 09:40:07
E ainda serve como interface de áudio ("placa de som USB") no Windows (com driver ASIO) e no Linux também. :)


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 11 de Março de 2013, as 10:07:23
Isso! :tup Você sabe se é possível ouvir com o fone um faixa gravada com ele e ao mesmo tempo gravar uma segunda pista (ou mesmo somar as duas gravações em uma pista só)?


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 11 de Março de 2013, as 13:25:47
No modo 4 pistas, você pode gravar uma pista enquanto ouve as restantes (selecionáveis). Também tem um click de metrônomo se quiser. Dá pra fazer edições na base do "punch-in, punch out". Você pode também fazer o famoso "ping-pong" (gravar três, mixar pra uma, fica com as três livres pra gravar mais coisa, e assim indefinidamente). Não dá pra aplicar efeitos em pistas que já estão gravadas, só na hora que tá gravando.

Mas convenhamos, fazer estas coisas pilotando aqueles botõezinhos e ainda tocar o que está sendo gravado, é chato pra caramba. Eu acho mais fácil pendurar numa USB de laptop e usar um software multipistas, como o Reaper ou mesmo o Audacity, aí eu tenho um número de pistas ilimitado, posso ir gravando e depois aloprar nas edições que eu quiser, automações, plugins. O H4 "standalone", eu acabo usando mais pra gravar apresentações ao vivo, sem overdubs, só no estéreo mesmo.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 19 de Março de 2013, as 14:54:21


-----
Pequeno layout para o pré, que fiz no horário de almoço:

(http://img202.imageshack.us/img202/6039/layoutgf.png) (http://imageshack.us/photo/my-images/202/layoutgf.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)


Usei o esquema do site indicado pelo Gfr: http://sound.westhost.com/project13.htm

Fiquei com uma dúvida na ligação do plugue xrl na figura acima.

Pino 1 = terra
Pino 2 = V+
Pino 3 = out

Seria isso?


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 19 de Março de 2013, as 15:39:16
Você vai usar o pré junto com o H4, e o PZM handmade?

Pra usar um eletreto como entrada, falta alimentação pra cápsula, você precisa puxar um resistor do "V+" pro "IN", o valor depende da cápsula e da tensão de V+. Com uma bateria de 9V e um eletreto genérico, eu começaria com uns 10k, ajustando se a tensão na cápsula ficar muito diferente de 1/2 V+.

Pra ligar no H4, não precisa ser no XLR, pode usar o plugue normal com cabo de guitarra, basta usar uma bateria pro pré+mic ao invés de puxar a alimentação do phantom do H4. É a opção mais fácil e a não ser que você use um cabo muito longo não vai fazer diferença em termos de qualidade.

Se quiser usar o XLR na saída mas ainda sem usar o phantom, usando uma bateria separada pro pré+mic, ficaria pinos 1 pra terra, pino 2 no out, pino 3 liga num capacitor de 10uF pra terra. Lembre de deixar o phantom configurado como OFF no H4.

Se quiser usar o phantom power do H4, aí fica mais complicado. Pino 1 pra terra. Pino 2 pro out. Pino 3 liga num capacitor de 10uF pra terra. Agora pega dois resistores iguais (12K cada um é um chute inicial razoável, mas sujeito a ajustes), solda um no outro e liga uma ponta no pino 2, a outra ponta no pino 3. A junção dos dois resistores, liga num zener de 12V pra terra em paralelo com um belo capacitor. Este é o seu V+.

Por garantia, use capacitores de 63V ou mais, afinal o phantom é de 48V.

-----
Lembre que no caso de usar o phantom, os pinos 2 e 3 do XLR vão estar alguma coisa a menos do que 48V, e o emissor de Q2 em alguma coisa a menos do que 12V. Então o terminal (+) do capacitor de saída vai precisar estar no pino do XLR e não no emissor de Q2 como no original.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 19 de Março de 2013, as 22:33:49
Quanta informação!
Optei por alimentar com uma fonte/bateria de 9V.
Segue uma gravação com o circuíto usando os bc's549c. Ficou com pouco volume: http://www.4shared.com/mp3/BMTgzS8s/PZM2.html
Coloquei resisto de 10k entre o IN e o V+, resultando em uma tensão de 5,3V, ou seja, aproximadamente 1/2V+.

Vou montar agora versão opamp e fazer alguns testes.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 19 de Março de 2013, as 23:19:43
É mesmo, tem é informação. Por conta desse tópico resolvi voltar a pesquisar sobre PZM´s e também um tipo de mic pelo qual sou apaixonado: ribbon! Bem mais complicado de fazer no diy, mas possível!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 20 de Março de 2013, as 09:12:14
Tem bastante material sobre microfones de fita DIY na net. Acho que é o tipo de microfone mais viável de se fazer 100% DIY. A parte mais difícil é conseguir a fita de alumínio, que precisa ser ultra fina, e depois corrugar e tensionar esta fita sem destruí-la :) Também é necessário um bom transformador, mas dá até pra enrolar DIY também.

Isto se quiser um microfone de qualidade profissional. Se quiser montar só de onda pra ver se funciona, dá pra usar ímã de HD velho, e papel alumínio ou desmontar um capacitor (o alumínio é mais fino que papel alumínio, mas não tão fino quanto o ideal). Vai sair um som fraco, com uma resposta em frequência ruim, mas funciona!

http://www.groupdiy.com/index.php?topic=30739.0

Vou procurar uns links que andei lendo, de repente abro um tópico separado, pra não misturar aqui.

Viagem, não dá pra eu baixar do 4shared agora, mais tarde eu ouço.

As vezes um circuito tão simples, pra fazer alguma mudança aparecem um monte de detalhes. Quando coloca o resistor pra alimentar a cápsula, e esta fica com 5.3V, na base de Q1 tem uns 0.6V, então C1 precisa ser "ao contrário" também - terminal (+) voltado pra cápsula. Outra coisa, aquele resistor de 50K (SET GAIN) - acho que você colocou um pot no seu layout - uma vez que a cápsula tem um nível DC, vai aparecer DC na saída através deste resistor. Precisa de mais um capacitor em série com este resistor/pot, ou na saída. Ou ainda, já que o volume ficou baixo, simplesmente elimina o resistor/pot, vai dar um pouquinho mais de ganho e elimina este problema do DC.

A versão opamp deve ter praticamente o mesmo ganho.

Na prática, o ganho é menor do que o calculado no artigo, porque tem a impedância de saída da cápsula (normalmente um dreno de FET ou mosfet) em paralelo com o resistor de 10K de polarização. Mas em compensação este fet interno já está dando algum ganho, também. Você pode substituir R1 (1.2K) por um jumper, pra dar um pouquinho mais de ganho.

PS. Em resumo, já que ficou um monte informação de novo: pra testar, inverte C1, elimina o pot (deixa aberto) e elimina R1 (põe um jumper).


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 20 de Março de 2013, as 10:00:36
Gfr,

Só tenho a agradecer as orientações. Sem sua ajuda eu não faria praticamente nada. Se precisar de alguma coisa é só dizer.

Mais tarde irei testar essas sugestões.

Abraço


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Roberto Alves em 20 de Março de 2013, as 11:21:37
Só vi este tópico hoje e achei muito interessante!
Lembrei que tenho um mic que veio em uma placa mãe de micro que é para ser colocado em uma mesa para gravação de reuniões.
Vou até procurar ele pra ver o que é, como funciona e se funciona bem.
Se lembrar eu depois mostro ele aqui e alguma foto.

Parabéns aos que ajudaram nosso amigo aqui!



Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 20 de Março de 2013, as 12:04:18
É isso mesmo que o Guilherme colocou! Porém existe a possibilidade de se comprar um mic regular (que já não é baratinho!), mas com a fita bem colocada e de qualidade e sensibilidade e substituir o transformador por um sério!

Mas o som desse mic pra captar guitarra e violão de aço é fantástico. Claro, na minha opinião!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 20 de Março de 2013, as 12:52:05
E tem uns ribbon chineses de U$100 a U$200...

Uma coisa legal nos ribbon é que naturalmente são "figure-of-8", então pra quem toca e canta, ou então toca num duo, dá pra aproveitar este padrão de captação com resultados bem interessantes.

-----
Alex, olha um ribbon mic "de sucata" :)

http://www.mymorninglight.org/ham/ribbon.htm


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 20 de Março de 2013, as 18:51:47


Ou ainda, já que o volume ficou baixo, simplesmente elimina o resistor/pot, vai dar um pouquinho mais de ganho e elimina este problema do DC.

A versão opamp deve ter praticamente o mesmo ganho.

Na prática, o ganho é menor do que o calculado no artigo, porque tem a impedância de saída da cápsula (normalmente um dreno de FET ou mosfet) em paralelo com o resistor de 10K de polarização. Mas em compensação este fet interno já está dando algum ganho, também. Você pode substituir R1 (1.2K) por um jumper, pra dar um pouquinho mais de ganho.

PS. Em resumo, já que ficou um monte informação de novo: pra testar, inverte C1, elimina o pot (deixa aberto) e elimina R1 (põe um jumper).

Acho que você quis dizer para jumpear o pot, certo? Fiz uma nova gravação. Agora tem bastante ganho, porém apareceu um zumbido chato.

http://www.4shared.com/mp3/mBFk_jCS/Melrose.html

-----
Coisa de quem não sabe o que está fazendo :P: fiz o teste sem jumpear o pot. O ganho subiu a mil... o marcador do gravador fica no máximo direto...

Não estou usando mais bateria, pois ela descarregou completamente em menos de um dia (ou veio com defeito).


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 21 de Março de 2013, as 09:58:58
Era pra eliminar o pot mesmo, sem jumpear :)

Uma coisa, você está usando o H4 ou o H4n (mais novo)?

O H4 (modelo antigo, fora de linha) tem chavinhas de ganho L/M/H que permitem configurar o ganho dos mic internos e para cada entrada independentemente, fora o ajuste de Rec level pelo menu. O rec level via menu é feito por software, as chavinhas mexem no ganho analógico, antes de digitalizar. Então, na prática, o melhor é usar as chavinhas no máximo que der sem distorcer, e deixar o rec level em 100% (se quiser fazer ajustes, fazer num soundforge da vida, depois). Só tinha os mics internos e as duas entradas combo XLR/P10, não tinha a entrada pra mic externo com "plug-in power".

Fui dar uma pesquisada no H4n (eu tenho o H4 velhão), e acho que se você tem um destes, estamos reinventando a roda :)

No H4n não tem as chavinhas (nas fotos e no manual não achei). Por outro lado, tem a entrada pra mic externo com "plug-in power" (na parte de trás do aparelho). Esta entrada serve praqueles microfones estéreo com eletretos, tipo os usados em gravador de minidisc, filmadoras:

(http://www.govgroup.com/images_products/1011749_big.jpg)

A conexão por esta entrada deve seguir este esquema:

(http://www.hobby-hour.com/electronics/stereo_microphone_schematic.png)

Como você não vai fazer gravação em estéreo, é só ligar uma cápsula, tanto faz L ou R, e depois descartar um dos canais na gravação (ou já mandar gravar só deste canal, acredito que o H4n tenha esta opção). Alimentação, desacoplamento, amplificação, fica tudo a cargo do H4n, já tem o necessário pra funcionar com estes mics lá dentro. Bem mais simples, especialmente se a qualidade da circuitaria desta entrada for compatível com a do resto do aparelho.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 21 de Março de 2013, as 11:02:16
O meu é o H4n. Vou fazer o teste amanhã (e a ansiedade toma conta), pois aos desígnios de meu nickname estou viajando a trabalho... :D

O estranho é que a última gravação que eu postei foi com o pot jumpeado, quando retirei o jumper o ganho foi a mil...

Obrigado.




-----
Testei esta última sugestão, mas a gravação ficou muitíssimo baixa. Talvez tenha-se que usar um eletreto diferente.

Vou testar o outro circuíto novamente, estou corroendo umas placas novas, pois a anterior está meio detonada e não estou conseguindo fazer funcionar novamente...


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 24 de Março de 2013, as 17:03:43
Montei uma nova placa, com um layout mais funcional. Ficou perfeito! Agradeço imensamente as dicas dos amigos Gfr e Alex Frias. Segue o pdf do projeto:

http://www.4shared.com/office/ivy7iOEo/Low_Noise_Micpreamp_-_Viagem_M.html

Aqui tem algumas gravações que fiz com diferentes tamanhos de placas (dá para ter uma ideia dos resultados):


http://www.4shared.com/music/fozsrFKa/PZM_grande.html


http://www.4shared.com/music/xk9AfNM9/PZM_pequeno.html


http://www.4shared.com/music/FomLBljd/PZM_pequeno_variando_distancia.html


A captação me surpreendeu, vejam que captou bem alguns "ruídos de fundo", ou seja, minha esposa arrumando umas bagunças aqui...

Seguem algumas fotos:
(http://dc131.4shared.com/img/aKcdpMaW/0.721721285587586/2013-03-24_124044.jpg) (http://www.4shared.com/photo/aKcdpMaW/2013-03-24_124044.html)

(http://dc131.4shared.com/img/OvctjMKU/0.37828668945837374/2013-03-24_124059.jpg) (http://www.4shared.com/photo/OvctjMKU/2013-03-24_124059.html)

(http://dc131.4shared.com/img/yzIocEZS/0.404989947160564/2013-03-24_124116.jpg) (http://www.4shared.com/photo/yzIocEZS/2013-03-24_124116.html)

(http://dc131.4shared.com/img/GE7tsW0q/0.272777895427057/2013-03-24_124128.jpg) (http://www.4shared.com/photo/GE7tsW0q/2013-03-24_124128.html)


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 24 de Março de 2013, as 18:03:11
Legal, ficou um som bem definido, mas tem um hum aí bem forte:
(http://s21.postimg.cc/eedt6vypf/Captura_de_tela_de_2013_03_24_17_55_38.jpg) (http://postimg.cc/image/eedt6vypf/)
(http://s21.postimg.cc/tn3qknsdy/Captura_de_tela_de_2013_03_24_17_55_38.jpg)
Olha o tamanho do pico em 60Hz...

Talvez seja a caixa de plástico?

Eliminando este hum, aí vai ficar perfeito :)


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 24 de Março de 2013, as 18:16:36
Em qual gravação você mediu esse pico?

Nas últimas que eu postei, não aparece ruído algum (pelo menos eu não percebi, vou tentar ouvir em altos volumes no meu aparelho de som).

Esqueci de mencionar que os ruídos que eu reportei nos posts anteriores se deviam a um curto na placa.

Realmente, há o ruído, escutei agora ao tocar no aparelho de som. Amanhã vou colocar em uma hammond daquelas pequenas e ver como fica. Obrigado.

Abraço!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 24 de Março de 2013, as 22:30:20
Está muito interessante o papo aqui. Os samples estão bons, mas um pouco pobres em graves... e com o "hum" citado pelo Guilherme. Vou procurar algum material que tenho guardado sobre PZMs!


-----
http://www.guitars-of-love.com/PZM_pre-amp.html (http://www.guitars-of-love.com/PZM_pre-amp.html)


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 25 de Março de 2013, as 19:53:21
Bem interessante esse site Alex. Com relação aos graves, deve ser por causa do eletreto. Eu usei uma placa de 15x15cm e apoiei em uma superfície de madeira de uns 40cmx1m.

Coloquei o pré em uma caixa de metal, mas o ruído de 60Hz persiste. Será que é porque a fonte ficou muito próxima do pré durante as gravações? Mais ou menos 10cm.

Segue o teste:


http://www.4shared.com/music/RPRQUp4h/STE-006.html


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 25 de Março de 2013, as 20:34:54
Faz um teste com bateria, pra ver se some.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 25 de Março de 2013, as 20:59:53
 :tup
Faz um teste com bateria, pra ver se some.
2

Importante salentar: no Radio Shack (Tandy) Realistic PZM no mic ficam o elemento de eletreto, um resistor e um FET.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 26 de Março de 2013, as 09:36:54
Quando a gente polariza a cápsula com um resistor pra V+ (que é o jeito mais fácil de fazer), se o V+ tiver algum ripple, uma parcela bem razoável deste ripple vai aparecer ali sobreposta ao sinal. E aí este ripple vai ser tão amplificado quanto o sinal (que por sua vez, não é muito forte, o mic está captando "som ambiente")! Pra evitar isto, é melhor alimentar pelo menos a cápsula com bateria (mesmo que o pré seja alimentado com fonte) ou então usar uma fonte muito bem regulada. Ou ainda usar um circuito bem mais complicado pra polarizar a cápsula, que melhore a rejeição ao ripple naquele ponto (não acho que valha a pena).

Isto na teoria, mas...

Se a fonte usa um retificador de onda completa, o ripple que vem da fonte teria uma fundamental de 120 Hz e bastante harmônicos. Mas nas gravações que eu baixei tinha 60 Hz, e bem limpinho. Muy esquisito...


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 26 de Março de 2013, as 14:01:59
Minha fonte é o projeto do site tonepad com lm317 mais as indicações de filtragem da fonte do GrAmorin:

(http://dc636.4shared.com/img/EPuV0rxP/0.5145118176604209/Fonte_esquema.png) (http://www.4shared.com/photo/EPuV0rxP/Fonte_esquema.html)

(http://dc636.4shared.com/img/pNn_cm7m/0.5567410207862534/fonte_layout.png) (http://www.4shared.com/photo/pNn_cm7m/fonte_layout.html)

Gravei agora só com a bateria:

http://www.4shared.com/music/eSIVE13J/STE-003.html

É impressão minha ou esse ruído diminuiu?


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 01 de Abril de 2013, as 19:59:49
Fiz umas gravações comparando o microfone do Zoom e o PZM.

Zoom
http://www.4shared.com/music/tP4yhF19/ZOOM.html

PZM
http://www.4shared.com/music/tDHVQjRM/PZM_Bateria.html

Me parece que o pzm capta melhor os agudos.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 01 de Abril de 2013, as 21:44:35
Eu gosto muito do detalhe que o PZM capta nas altas!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 01 de Abril de 2013, as 21:49:10
É, com a bateria eu acho que o ruído sumiu :)

Não sei se o mic interno do Zoom teria mais ou menos agudos, talvez tenha até mais, porque o eletreto deles é de boa qualidade, não sei se você usou um genérico. Além de ficar direcionado diretamente pro violão, imagino. Mas provavelmente ele tem uma resposta de médios e médias altas mais conturbada, com alguns buracos - não por culpa da cápsula, mas porque a montagem "normal" é mais sensível que a PZM aos problemas acústicos das nossas casas, que geralmente estão longe de uma acústica ideal.

Eu acho os dois resultados bem legais. Mas acho o PZM mais "sólido".

Pra sua pesquisa, gravando reuniões e entrevistas, após a gravação eu experimentaria um pouco de pós processamento, pra ajudar com a inteligibilidade: um filtro "rumble" (passa-altas cortando graves que não interessam pra voz, experimente cortar de 300Hz a 100Hz pra baixo), e se necessário um pouco de compressão de dinâmica pra manter o nível mais constante de sujeito pra sujeito. Não um compressor "musical", mas um específico pra fala, como este (di grátis):

http://www.conversationsnetwork.org/levelator


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 01 de Abril de 2013, as 22:13:25
Eu gosto muito do detalhe que o PZM capta nas altas!

Ainda não escutei no meu aparelho de som, mas me parece que o PZM tem mais definição nas frequências altas. Para música seria interessante captar usando os dois.



-----
É, com a bateria eu acho que o ruído sumiu :)

Não sei se o mic interno do Zoom teria mais ou menos agudos, talvez tenha até mais, porque o eletreto deles é de boa qualidade, não sei se você usou um genérico. Além de ficar direcionado diretamente pro violão, imagino. Mas provavelmente ele tem uma resposta de médios e médias altas mais conturbada, com alguns buracos - não por culpa da cápsula, mas porque a montagem "normal" é mais sensível que a PZM aos problemas acústicos das nossas casas, que geralmente estão longe de uma acústica ideal.


Pra sua pesquisa, gravando reuniões e entrevistas, após a gravação eu experimentaria um pouco de pós processamento, pra ajudar com a inteligibilidade: um filtro "rumble" (passa-altas cortando graves que não interessam pra voz, experimente cortar de 300Hz a 100Hz pra baixo), e se necessário um pouco de compressão de dinâmica pra manter o nível mais constante de sujeito pra sujeito. Não um compressor "musical", mas um específico pra fala, como este (di grátis):

http://www.conversationsnetwork.org/levelator

O eletreto que eu estou usando é do mais barato possível, então, pelo relato dos amigos, saiu um ótimo custo benefício!

Obrigado pelas dicas. Quarta-feira farei uns testes para a gravação dos grupos com o PZM, depois posto os resultados (que talvez interessem para os colegas que queiram gravar ao vivo).

Grande abraço!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 02 de Abril de 2013, as 15:53:14
Quando eu vou gravar apresentações minhas, coloco o H4 num tripé de fotografia e posiciono num local estratégico. No blog abaixo tem algumas gravações minhas com duo e quarteto de violões. (no caso dos vídeos eu edito e substituo a trilha de áudio da câmera pela do H4, que é bem melhor).

http://abaruna.blogspot.com.br/

No caso de show dos outros... modo stealth... eu uso um mic "binaural" DIY. É uma armação de óculos (sem lente, hehe), eu prendo um eletreto em cada haste e os fios vão pro H4 dentro da mochila :) O aro é grosso e as cápsulas pequenas, os fios parecem cordão de óculos mesmo, fica bem disfarçado. A cabeça (minha :)) tem uma função acústica, de isolar um mic do outro. O efeito estéreo fica sensacional, de fones parece que você está lá ao vivo. Logo mais posto um exemplo.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 02 de Abril de 2013, as 16:04:16
Sensacional!!! (deathmet

Melhor que isso só se posicionasse dentro dos ouvidos.

Melhor que a "cabeça" da Senheizer!


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 28 de Abril de 2013, as 20:44:41
Belas gravações Gfr!

Fiz mais uma com dois pzm's um com uma chapa 15x15cm (Left) e outro com um formato de trapézio recomendado para gravar dinâmicas de grupo (right):

http://www.4shared.com/mp3/o8eWmU7T/2PZMs.html

Fiz os primeiros testes de gravação de grupos e parece que ficou muito bom. Tira boa parte daquele ruído de fundo que a filmadora capta...


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 28 de Abril de 2013, as 21:55:21
Bem legal! Acho que vai ficar ótimo com grupos falando.

A propósito você tem essa tablatura em pdf? :tup


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 29 de Abril de 2013, as 14:54:44
Infelizmente não... acredito que o Jorge tenha.

Valeu


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: gfr em 07 de Maio de 2013, as 18:28:10
É mesmo, tem é informação. Por conta desse tópico resolvi voltar a pesquisar sobre PZM´s e também um tipo de mic pelo qual sou apaixonado: ribbon! Bem mais complicado de fazer no diy, mas possível!

Alex, olha que vídeo interessante:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=SHkOkqnJjy0

Não é DIY é bem artesanal.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: Alex Frias em 08 de Maio de 2013, as 07:11:37
Tem alguns clips mostrando como fazer DIY. Com cuidado e boas ferramentas é tranquilo até.

Eu tenho um Marshall MXL 144. Trocando o transformador de saída ele fica o máximo em termos de custo/benefício. Para alguns timbres de guitarra fica muito mais interessante que um SM-57 por exemplo.


Título: Re: Gravador Zoom Q3HD
Enviado por: viagem_mental em 26 de Maio de 2015, as 10:40:21
Pessoal,

Não posso deixar de agradecê-los pelo apoio na construção do microfone e o pré-amplificador. Em especial ao Guilherme e ao Alex.
As gravações foram um sucesso e obtive êxito na minha tese de doutorado. Coloquei um agradecimento especial aos amigos do handmades e nos anexos vocês podem conferir o roteiro de construção do pré e do microfone: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12052015-135710/pt-br.php

Abraços


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal