Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: Ledod em 01 de Setembro de 2013, as 12:27:38



Título: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 01 de Setembro de 2013, as 12:27:38
 Bem pessoal, há muito tempo tenho um sonho de construir um amp. totalmente valvulado, depois da experiência bem sucedida da montagem de um híbrido com TDA7294 a uns 4-5 anos atrás.

 A idéia nasceu quando realizei algumas compras na tubedepot no meio de 2011 onde adquiri as válvulas el84 e 12ax7, além dos caps orange drop, retentores e soquetes. Não imaginava que faltaria tempo nos anos posteriores! Tudo ficou guardado desde então.

 Em 2012 (novamente, durante as férias) adquiri o transformador de saída PP na Líder em SP, 25w, GO, na época acho que paguei 120~130 reais. Perfeito ( mesmo superdimensionado...). Também consegui tempo para enrolar o transformador de força com o núcleo de um estabilizador de tensão. No fundo, compensaria ter mandado enrolar na líder ou em outra empresa, mas como já tinha a matéria prima... Mais uma parte estava encaminhada!

 Em 2013 resolvi que ia terminar isso de um jeito ou de outro! Desenhei o gabinete e os recortes da chapa de aço e mandei dobrar em uma empresa que faz perfis e dobras industriais aqui de Sorocaba-SP, PerfilTEC: www.perfiltecsorocaba.com.br, que me cobrou um preço simbólico de 20 reais.
 Por último comprei os componentes que faltavam no ebay, capacitores axais, resistores metalfilm, a placa com turrets e alça...

 O pré ainda não decidi. Provavelmente será de apenas um canal com tonestack fender. Ou com uma ef184 ou 12ax7, farei algumas experimentações antes de decidir.  A inversora, tradicional  "long-tail" com uma 12ax7.

 Estou colocando algumas fotos do início deste "diário" e como meio do pessoal opinar sobre a montagem e recomendações. Talvez demore ainda alguns meses para concluir o projeto, tenho só os finais de semana e ainda terminando o TCC...

 Projeto do gabinete (sim! está feio, mas o pessoal fabricou direitinho):

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Componentes:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Disposição dos transformadores e válvulas:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Por fim, uma pergunta, esta disposição, pelo que pesquisei é a mais utilizada, as válvulas de saída ficam próximas da fonte de alimentação junto do transformador. Alguma recomendação para a montagem deste modo ?

 Um abraço!

 Eduardo
 


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: gfr em 01 de Setembro de 2013, as 13:22:26
Eduardo, esta disposição tem dois motivos: um, é que a corrente de filamento das válvulas de potência é maior, então deixar perto do transformador permite que usar fios mais curtos, o que além de menos perdas, significa menos 60Hz irradiando. Além disto, a primeira válvula do pré, que trabalha com os sinais mais fracos, fica o mais afastada possível do transformador.

Uma sugestão de amplificador e de layout, a versão "light" do Marshall "18W" (sem o tremolo):
http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/18Wlite.jpg

Outra sugestão (sem layout)
http://www.prowessamplifiers.com/schematics/images/Vox_Night_Train_NT15H.pdf

Outra sugestão, um Trainwreck Rocket.

Talvez um pré Fender (blackface) com a EL84 fique muito brilhante.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 01 de Setembro de 2013, as 14:53:52
Lelod... tenta esse aqui:
http://rh-tech.org/public/18-Watt/Superlite_w_ss_rectifier_schematic.gif
O transformador de força você enrolou com que tensões / correntes no secundario?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: ApAcHe* em 01 de Setembro de 2013, as 16:50:01
Boa sorte na montagem! Desconsidere a ultima postagem!


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Electric Effects em 01 de Setembro de 2013, as 17:44:39
Quanto gastou mais ou menos? Onde comprou as peças?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Eduardo em 01 de Setembro de 2013, as 19:39:56
Eu achei que você usaria uma fonte chaveada, ao menos para os filamentos!


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 01 de Setembro de 2013, as 23:40:15
gfr:

 Sim, depois de muito pesquisar sobre a disposição dos componentes e layout, percebi justamente isto e afinal pois, faz todo o sentido!

 O layout em si vou criar o meu próprio, não irei utilizar um esquema em específico, observei bastante todos o layouts da ceriatone, são bem dimensionados.
 Um layout que achei fantástico é o da própria tubedepot: http://site.tubedepot.com/pdf/british18w_wiring_diagram.pdf

 Obrigado pelos links, já os salvei também. Começarei com o tonestack fender como base, mas pode evoluir para algo diferente depois, obrigado pela dica sobre o brilho exagerado com as el84!

kem:

 Esse eu já conhecia, é o mais simples! Foi a partir dele que comecei a pensar o que iria fazer! Será basicamente este, com algumas modificações...
 Enrolei apenas um secundário de 270v @ 150mA para retificação em ponte mais 3,15+3,15 @ 3A.

ApAcHe:

 Exagero em que sentido? Em relação ao transformador de saída? Fazer melhor como?
 O transformador de saída adquiri na lider em SP meio ao acaso, o dono (senhor que não recordo o nome!) tinha um em estoque um pouco maior do que eu precisava e por um preço acessível. Claro, dá para utilizar tranquilamente a 6v6 em PP com ele (talvez fosse essa a aplicação inicial), mas por enquanto serão com as el84 mesmo.
 Os orange drop é questão de mojo mesmo, mesmo eles possuindo tensão máxima de até 600v...

Electric Effects:

 Faz tanto tempo que comprei algumas peças, na tubedepot acho que foram 100 dólares (na época que estava a 1,70), mais compras no ebay uns 70, transformadores mais uns 200... Algumas compras eu comprei componentes a mais que não seriam utilizados no projeto, mas acredito que deve estar batendo uns 500 reais.

Eduardo:

 Haha entendo a sua admiração e surpresa! Depois de tanta discussão e projeto da fonte chaveada, cadê ela? Calma... O projeto está guardado aqui e quando constatar que estiver tudo funcionando nos conformes esse amplificador vai ser a cobaia para os testes da fonte de baixa! O trafão vai servir como componente de comparação. Vamos ver o que vai dar... ;)

 
 No mais, obrigado pelas dicas/sugestões!

 Um abração

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Guilherme em 02 de Setembro de 2013, as 19:29:28
Ledod,

Para você melhor aproveitar seus  componentes diversos, válvulas, chassis e transformadores, a melhor opção de circuito sem duvida é o tradicional "18W" Marshall TMB, como o gfr já escreveu.

Um canal com volume/tonalidade e outro com treble/mid/bass, ganho e volume máster.

O layout TMB da Ceriatone não tem bugs .

Quanto ao transformador de saída ser ou não ser "superdimensionado", não se preocupe com isso. Seu passaporte para um low-end grande já está carimbado. Se você montar uma banda, é capaz do seu baixista pegar uma carona no seu amp.

Apenas como sugestão, alimente o filamento da primeira amplificadora de tensão com 6Vdc aproveitando o mesmo secundário de 6,3Vac, ou 3,15-CT-3,15Vac, que alimenta os filamentos das demais válvulas, assim como faz a Mesa em seus amps grandalhões.

O Eduardo adora mesmo fontes chaveadas  :D

abração

Guilherme


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 03 de Setembro de 2013, as 00:04:09
 Olá Guilherme!

 Que bom que apareceu para dar uns pitacos também. :D (o amp já virou "público" haha)

 Pois é, pois é... Minha idéia la bem do começo era fazer um amp com dois canais, como bem sabe o kem pelas nossas conversas, pensei, repensei, e decidi por apenas um canal. Atualmente só estou usando (porque será?) o canal com o pré valvulado do meu híbrido! O canal com amp-ops fica quietinho...

 Agora repensando, e olhando sua sugestão, pode ser que um dois canais seja a melhor utilização, mais versátil...
O único "problema" é que o TMB usa 3 12ax7 e aquela caixa da philips que você viu pela imagem não é uma 12ax7, é uma ef184 (bem que fosse!). Investir em outras válvulas vai sair fora do orçamento...

 Nas minhas inúmeras pesquisas acabei me deparando com o esquema do "Vajra 18 watt" : http://mhuss.com/18watt/schematics/Vajra18Scheme.jpg
 
 Um dois canais com ef86 (adaptável para ef184) + 2x 12ax7 (ou 12dw7) bem interessante.

 A partir deste também encontrei o esquemático do "18watt-enstein" : http://www.18watt.com/storage/18watt-enstein.gif
 
 Que segue o mesmo estilo, mas sem o aproveitamento da primeira 12ax7 (triodos em paralelo) e com umas bizarrices como uma chave que comuta entre bias fixo e por resistor de cátodo... O nome serviu bem ao propósito...

 Ainda não analisei mais a fundo os esquemáticos, mas aparentemente não é algo tão estranho utilizar mais um canal com uma ef86 (ou ef184).

 Qual a sua opinião?

 Pois é, o transformador de saída tem muito material no núcleo! A espessura é maior que a do transformador de força! Se faltar graves não vai ser culpa do transformador de saída...  :D

 Um abração!

 Eduardo

 ps: O Eduardo deve estar chateado comigo porque faz tanto tempo que começamos o projeto da fonte chaveada para o power valvulado, que nesse meio tempo deu até para enrolar um transformador de força para um...... power valvulado, em casa!


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 03 de Setembro de 2013, as 09:21:27
http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/TMBEFceriatone.jpg
Eu prefiro com chaveamento, mas precisa ser MUITO bem feito... senão haja ruido...
Pode deixar a parte com 12AX7 só com uma, no esquema do que te passei acima, só acrescentando o canal com a EF86 / EF184.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 04 de Setembro de 2013, as 01:46:43
 Legal Kem, eu já tinha visto esse layout, mas ainda não tinha encontrado o esquemático...

  http://www.verelec.com/tijdelijk/images/Ceriatone%2018W%20TMB%20EF86.pdf

 Acredito eu que o melhor chaveamento nestes casos é utilizando led+ldr, dois para cada canal, para uma transição mais suave.



Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Jupterra em 04 de Setembro de 2013, as 08:08:38
Meu projeto do amplificador desenvolvido pelo Kem está em andamento com EF184.
Em breve terei resultados.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 10 de Outubro de 2013, as 11:38:33
 Bem, só dando continuidade ao tópico...

 Neste fim de semana consegui realizar a furação das válvulas e transformadores (arduamente com serra copo e WD40 de fluido refrigerante...) e realizei a montagem para melhor visualização da disposição dos componentes.

Ainda falta a furação dos potenciometros, jacks, plug de alimentação...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Um abraço!

Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: casacunha em 10 de Outubro de 2013, as 14:56:23
Ola ledod, sucesso em seu projeto de 18watts; eu tambem estou nesta pesquisa pra montar um valvulado, e muito inclinado a montar um 18watts tambem,ou ate um 45/50W(blackface bassman ou jtm 45), apesar de gostar mais dos timbres limpos
Ate hoje de manha estava pesquisando sobre o marshall 18Watt, quando encontrei um projeto de 5Watts que caiu muito dentro do que eu estou procurando,com um timbre maravilhoso e com uma documentaçao tao completa ou ate melhor que do tube depot(que já é otima)
Para nao desvirtuar do topico...:
1- Já olhou a documentação do 18Watts da mojotone?é bem completo, com circuito de reverb e foot
(http://www.mojotone.com/amp-parts/amp-kits-british-style/Mojotone-British-18-Watt-Style-1x12-Combo-Amplifier-Kit#.Ulbp6tJvN5Y)

2- O que um canal com ef86 diferencia de um com 12ax7, como foi exemplificado no 18watts da ceriatone?
3- Neste projeto da ceriatone sera possivel jumpear os canais para mais ganho, como feito nos jtm45?
4- A foto que voce postou do chassis ja furado com as valvulas e transformadores, esta invertida? tive impressao que tudo esta ao contrario...mas independente disso, um belo chassis.. parabens, e de novo sucesso




Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 11 de Outubro de 2013, as 20:55:36
 Olá casacunha,

 Obrigado! Como disse no início do tópico, vai demorar ainda algum tempo para terminar todo o amplificador mas sempre que der algum passo vou postando algumas fotos!

1- Ainda não! Obrigado pelo material!

2- No caso deste amplificador que estou projetando, o canal com ef184 (não a ef86) seria de um único estágio, tom e volume, ou seja, um canal sem controle de "ganho" voltado a um timbre mais limpo (no fundo a ef184 deverá saturar a inversora em altos volumes...), acredito que será um timbre mais "vox".

 No outro canal, temos 2 triodos em cascata e entre eles o controle de ganho e tonestack com graves, médios e agudos mais o volume, ou seja, um canal mais "marshall".

3- Jumpear como? Desculpe, não entendi...

4- Não ! A foto não está invertida não (pessoal com olho bom rs!!!)... Achei melhor seguir a orientação dos componentes vistos no diagrama de montagem do tubedepot, ou seja, invertido do que eu tinha postado inicialmente.

Um abraço!!

Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: casacunha em 11 de Outubro de 2013, as 22:09:23
_ ok eduardop, eu li uma coisa e pensei ouitra, em relaçao a ef 184 com a ef86.. sobre os canais jumpeados, isso as vezes se usa em amplificadores com 2 canais e 4 entradas, unindo um canal ao outro com um pequeno cabo, como usado para ligar pedais . tem um video aqui de um marshall jumpeado e uma strato limpa, sem pedal, consegue-se um timbre bem legal, um drive "cremoso"....., e misturando a equalizaçao de ambos, no seu caso, com canais usando valvulas diferentes, isso deve ser ate mais percebido.. olha aí...:

http://www.youtube.com/watch?v=JIbdfQ7Dfdc
e aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=HblqcRibaFs

Abraçao e boa montagem, eduardo, eu por aqui vou aprendendo a mexer com o KIcad, assim jaja eu posto o esquema e a placa do que vou fazer...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 27 de Dezembro de 2013, as 10:52:22
 Continuando...

 Nesses dias consegui montar a seção do power e o canal com o EF184 ala marshall 18w com EF86 (volume e tone), com layout da tubedepot, abaixo algumas fotos que tirei:

 (http://s23.postimg.cc/92q3evj2j/CIMG4696.jpg)

 (http://s23.postimg.cc/4uvb64hmz/CIMG4690.jpg)

 (http://s23.postimg.cc/wee73yxcb/CIMG4693.jpg)

 (http://s23.postimg.cc/frwmuw4ej/CIMG4671.jpg)


 As impressões que tive foram:

 O amp tem graves profundos, como era de se esperar ao utilizar um transformador de saída superdimensionado (25w) e o som é muito alto! Testei com um GB128 e realmente, a pressão sonora de um 18w parece de um amplificador de pelo menos uns 35w.

 O B+ ficou com 342v (em relação ao terra), um pouco alto para as EL84 JJ que possuem, pelo datasheet, máximo de 300v.
 Para um resistor de cátodo de cerca de 156 ohm (3x 470 ohm em paralelo), a tensão ficou em 11,52v, ou seja, cerca de 37 ma por válvula, que dá uma potência total de 12,2w.
 A corrente na grade 2 ficou em 3,53ma para 332v em relação ao terra (320 em relação ao cátodo) ou seja, cerca de 1,13w dissipados, que está dentro dos 2w máximos, e a potência do anodo de cerca de 11w, menor que os 12w.
 As válvulas estão ok, não há avermelhamento das placas e pelos cálculos não há dissipação maior que a máxima. Minha única preocupação é em relação as tensões estarem cerca de 30v a mais que o recomendado.

  Uma triste notícia para quem irá realizar um projeto parecido é que a EF184 é muito microfônica. Mesmo o soquete estando suspenso por passa fios de borracha e possuindo anéis de silicone, qualquer toque no chassis (como ao inserir o plug do cabo) ocorre um ruído das partes internas tocando no vidro. Antes de colocar os amortecedores existia uma microfonia de alta frequência em volumes maiores. Ela melhorou, mas ainda existe.
Estou ainda estudando a possibilidade de adquirir uma EF86 ou 6J32P para testar. Alguém com experiência nelas poderia ajudar?
 
 Primeiramente eu polarizei a EF184 como uma EF86, mas o ganho é extremo distorcia demais a inversora. Acabei diminuindo os resistores de anodo (100k) e da segunda grade (470k) e melhorou, porém ainda vou fazer modificações. Em volumes maiores o overdrive aparece bem rasgado, o controle dinâmico da distorção é incrivel, gostei bastante.
 
 O tonestack é o mesmo do marshall com EF86 mas achei o som com excesso de médios e graves (culpa do transformador de saída? :-)) e acabei colocando um capacitor de trebble bleed de 220pf no pot de volume. Balanceou um pouco, mas em algumas regulagens os agudos incomodam também (vou realizar mais experimentações), porém o controle de tom agora está muito mais efetivo.

 No mais, está sendo muito interessante experimentar e buscar o meu timbre (viva o handmades!!!).


 Um grande abraço e bom fim de ano a todos!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 27 de Dezembro de 2013, as 13:48:10
Lelod, me permite algumas sugestões?
Põe um resistor SAG na entrada. Vai baixar um pouco essa tensão e ainda dar uma compressão legal quando aumentar o volume. 120R 10W de fio (5W daria, mas...) é um bom valor.
Qual a tensão que esta chegando para alimentar a EF184?
Tenta deixar abaixo de 180V (150 ~ 180V), e usa resistor de placa de 220k, de grade de 1M e resistor de catodo em 2K7.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: gubterra em 27 de Dezembro de 2013, as 14:21:36
Licença amigos....

Estou acabando hoje ou amanhã o 5e3 tweed special versão modificada do site ppwatt, usando placa de fibra dupla face... 

Usa 2x 6v6  o resistor SAG eu estou usando 120 ohms 5w, tenho o de 10w será que devo trocar?

Ledod parabéns pela criança!


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 27 de Dezembro de 2013, as 14:24:02
gubterra... esse resistor vai consumir no maximo uns 1.2W... 5W da e sobra. Mas como é um resistor que vai ficar quente o tempo todo, dissipação extra nunca é demais...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 27 de Dezembro de 2013, as 17:32:27
 Kem

 Claro, sugestões são sempre muito bem vindas!

 Eu acabei de medir, a tensão está um pouco alta, 272v, resistor de catodo de 2k2. A alimentação está no último estágio do filtro com 4 capacitores de 47uF e resistores de 1k5, 8k2 e 27k.

 Na minha primeira montagem eu coloquei 1M na grade 2 e 220k na placa, mas achei o ganho muito alto e o som embolado, por isso as alterações para 470k e 100k.

 Eu não tenho de imediato resistor de 10w neste valor, vou tentar associar alguns valores para chegar nos 120 ohms.

-----
Obrigado gubterra! Daqui a pouco sai o seu também! ;)


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 27 de Dezembro de 2013, as 22:02:56
... Eu acabei de medir, a tensão está um pouco alta, 272v, resistor de catodo de 2k2. A alimentação está no último estágio do filtro com 4 capacitores de 47uF e resistores de 1k5, 8k2 e 27k.

 Na minha primeira montagem eu coloquei 1M na grade 2 e 220k na placa, mas achei o ganho muito alto e o som embolado, por isso as alterações para 470k e 100k.
Com 272V o ganho vai ser perto do estupido...  :D Vai embolar e ser ruidoso...
Mude esse capacitor de 27K por um de 180K ou mesmo 220K (pode ser 1/4W mesmo).


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 03 de Janeiro de 2014, as 12:40:21
 Kem:

 Coloquei o resistor de sag, dois de 68 ohms em série. O B+ caiu para 313v, bem melhor que os 342v. Pelos meus cálculos a dissipação agora está em 9w. Alterei o resistor do filtro para 150k e a tensão para a EF184 ficou em 160v. Não alterei os resistores da grade e placa da EF184 (talvez faça isso depois).

 O amplificador agora está mais "calmo", o volume geral ficou menor. O comportamento está interessante, distorce bastante em volumes mais altos, mas é muito controlável pelo volume da guitarra.
 
 Agora, parece que também o tonestack está muito agudo, culpa do capacitor de 220pF. Vou tentar fazer mais alguns experimentos com o controle de tom.

 O negócio está ficando bom!

 Um abraço,

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 03 de Janeiro de 2014, as 13:11:20
Com 160v, tente os valores dos resistores que te passei, ou os utilizados no 100Buck...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 22 de Janeiro de 2014, as 08:06:05
 Só para constar, fiz as alterações que o Kem tinha proposto, e o resultado é que ainda distorce, e bem, mas o controle de tom pareceu mais efetivo. O único porém é que ainda não gostei realmente do som deste canal. Ainda falta alguma coisa!

 De qualquer forma, deixei esse canal de lado e montei o tradicional TMB com volume e ganho! Gostei muito dele, o tonestack é muito atuante e a saturação é leve, perfeita para se usar com pedais. Usando um booster com transistor de germânio para empurrar a entrada, consegui ums distorção e tanto!! Sem ruídos, bem definida e sem embolar.

 Por enquanto deixei ligado apenas esse canal. O com EF184 ainda precisa de modificações para chegar em um timbre que eu goste mais e após isso o chaveamento entre eles. Ainda estou pensando em colocar uma EF86 e ver o que dá (sendo a cópia do canal do marshall 18w), o duro é o precinho salgado delas (80 reais em apenas uma válvula de teste dói bastante no bolso  :-[)

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 22 de Janeiro de 2014, as 10:36:19
Chegou a tentar com os valores do 100buck? Acho que vai ser o mais proximo do que voce quer...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Guilherme em 11 de Fevereiro de 2014, as 17:39:23
Monsieur Ledod

Caso você opte por experimentar com a EF86 ou 6267, e eu insisto veementemente que você o faça, leve em consideração a minha modesta e singela sugestão que está materializada no circuito ao final desse post.

Os valores entre parênteses, no circuito em questão, referem-se aos valores encontrados no amp modelo Clavier fabricado por uma empresa holandesa, ou francesa, nos '60. Tratava-se de um ampzinho bem feinho mas muito limpinho por dentro. Creio que você não encontrará dificuldades em obter informações sobre esse amp na Internet, caso assim deseje.

Os outros valores referem-se ao modelo Route 66, do fabricante Dr.Z, nada mais do que um clone do venerável Hi-Fi Leak 25, um sensacional monobloco de 25W.

Note que os dois pontos de operação são quase diametralmente opostos.

Alguns cuidados com a EF86:

1. Use alimentação de filamentos em DC e com alguma sub-tensão. No diagrama a seguir tem uma sugestão, empregada pela Mesa Boogie para alimentar a primeira 12AX7 em seus amps de alta potencia.

2. Ligue ao chassis, de preferencia muito próximo ao soquete, os dois resistores de 150 ohms. Nesse mesmo ponto, ligue um só fio que interliga os pinos 2 e 7 da EF86 e, isso é importante, o "spigot" central do soquete de 9 pinos.
Os resistores de 100 ohms devem ser ligados do star-ground principal, aquele onde vai ligado ao chassis o retorno do falante e os CT's do transformador.

3. Evite vários ciclos de on-off ou aquecimento/desaquecimento.

abração

Guilherme

(http://http:/www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/EF86_inputstage.gif)


abraços

-----
Não carregou a imagem:

(http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/EF86_inputstage.gif)


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 11 de Fevereiro de 2014, as 22:25:15
 O Kem deve achar que eu abandonei o projeto... haha! Desculpe a demora em responder.

 Sim! Eu troquei os componentes para os do 100 buck para a EF184, o resultado é que melhorou, mas ainda não é aquela coisa! O tonestack, por hora, substitui pela topologia do big muff, com modificações nos valores que calculei pelo "tone stack calculator" (não lembro de cabeça os valores...)

 Achei que ficou legal, mais próximo do que eu pretendia, mas parece que esse tonestack faz a válvula perder a vida, sem dinâmica nenhuma...

 A questão mesmo é que o estágio tem tanto ganho que a distorção por segunda harmônica (a tão falada, que deixa o timbre incrível...) é muito presente, sendo que, quando toco notas graves e abertas com mais força na LP, o som lembra dos oitavadores analógicos, meio rachado, meio fuzzy. Isso acontece porque ela fica bem notável em relação a fundamental.

 Ainda não se parece nada com esse timbre (tudo bem que o cara toca bem, as guitarras e caixas são diferentes, mas... é uma idéia de timbre) :

 http://www.youtube.com/watch?v=5gnbda0FyTc

 Guilherme

 Obrigado pelas sugestões! Quando estiver um pouco mais tranquilo, vou tentar pelo menos montar o circuito para alimentação DC. Isso eu já percebi, o ruído desse canal é um problema...

 Eu acabei comprando uma 6j32p por cerca de 15 reais com frete de um cara da lituânia... Eu nem imagino onde a válvula esteja (algum dia chega... rs) para testes. Caso o timbre seja mais próximo do que eu quero, acabarei investindo em uma EF86/6267 ou mesmo uma EF806.

 Sobre o ciclo de on-off, seria o de ligar e desligar o amplificador?

 Um abraço!

 Eduardo

-----
Engraçado mesmo, o "ruído de Natal" (ruído cintilante da vibração do invólucro de vidro) da EF86 está presente no amplificador dele... Realmente, é uma bixinha dura de acertar... rs


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: whitebilly em 11 de Fevereiro de 2014, as 22:43:07
Esse timbre também é exatamente o que procuro!  :'(


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: cobalto777 em 12 de Fevereiro de 2014, as 00:23:36
Guilherme,na entrada do +b tem assim,"(170) 300" significa que posso usar de 170,até 300 volts de tensão?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 12 de Fevereiro de 2014, as 09:49:34
 
Guilherme,na entrada do +b tem assim,"(170) 300" significa que posso usar de 170,até 300 volts de tensão?

Respondendo por ele... rs

 São dois circuitos em um, um deles utiliza os componentes com as inscrições normais, no outro, os componentes (e valores de tensão) entre parênteses.

 Ou seja, o que possui 1M2 na segunda grade, utiliza 170v de placa. O que possui 1M, utiliza 300v.

 
Esse timbre também é exatamente o que procuro!  :'(

 Sim, esse timbre é muito bom! Não é a toa que um monte de gente pergunta sobre o circuito que ele projetou com "squish control" (?!). Ouvi dizer que as EF86 se comportam melhor com tonestack feito por "rotary switches" ao invés de tonestacks com potenciômetros comuns, talvez seja outra idéia a ser considerada.

 Eu gosto das partes com um leve overdrive (quando ele aumenta o ganho e utiliza o humbucker da ponte...).

 Um abraço!

 Eduardo

-----
Mas a guitarra também tem um papel importante (se não fundamental) no timbre do vídeo:

 "NOTE: This G&L guitar is a VERY bright guitar - in most amps its got an extended upper range that needs to be reduced, and I'm using the bridge in brighter single coil mode. So I think this amp definately works better for single coils or other bright guitars. I don't think it sounds nearly as good with LP or other humbucker guitars."


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 12 de Fevereiro de 2014, as 10:58:01
Eduardo. Com a ef184 usando a polarizacao do HB-1, coloque apos o capacitor de acoplamento (ou apos o pot de ganho se esse existir) um divisor resistivo com 2 resistores de 220k e um capacitor de 220pf em paralelo com o primeiro resistor.
Quanto aos capacitores pra ef184, que valores esta usando?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: cobalto777 em 12 de Fevereiro de 2014, as 17:50:57
kkkkkkkkkkkk...nossa...deve ter sido o sono...são dois input stages diferentes...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Guilherme em 12 de Fevereiro de 2014, as 19:39:14
Sim, Cobalto, é o aquilo que o Ledod escreveu.

Os valores dos componentes e as tensões entre parênteses referem-se ao amp Garen Clavier e as sem parênteses ao Route 66.

Exato Ledod, evite dar boot nas EF86 a todo momento. Ligue, aqueça e toque bastante. Não desligue quando for jantar ou bater um papo no HM sabendo que vai voltar ao  amp um pouco, mais tarde. Ainda mais se v. gastar uma grana com uma Valvo, Mullard....

O problema com a EF86 é o preço e a disponibilidade de fabricantes atuais que as produzam com qualidade aceitável.

Há quinze anos atrás a Svetlana fabricava uma bem razoável, mas sumiu do mercado. A russa 6N1P não chega nem perto de razoável, infelizmente.

Sobram a NOS. Dentre elas, a Miniwatt-Philips, que não deixam de ser também caras.

Sinceramente não sei o que a Dr. Z faz para conseguir as EF86 empregadas em seus amps. Já lí reclamações de amps microfônicos....

As EF804 e 806 são as válvulas de áudio mais disputadas atualmente. Isso por causa dos microfones de diafragma largo Neumann U67 e de uma infinidade de mic. preamps que as usavam.

O console REDD-47 (o console dos Beatles), que estavam nos studios Abbey Road até inicio da década de 1970, usavam toneladas delas.

Foram produzidas pela EMI-REDD uma dúzia desses consoles, e quem hoje tem um deles limpou o estoque mundial de Telefunken EF804-6.

abraços

Guilherme



Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 12 de Fevereiro de 2014, as 22:28:03
Eduardo. Com a ef184 usando a polarizacao do HB-1, coloque apos o capacitor de acoplamento (ou apos o pot de ganho se esse existir) um divisor resistivo com 2 resistores de 220k e um capacitor de 220pf em paralelo com o primeiro resistor.
Quanto aos capacitores pra ef184, que valores esta usando?

 Kem, abaixo um print com o valor dos componentes utilizados no tonestack e a resposta em frequência dele. Eu tenho um sério problema com médios e acabei tentando deixar o mais "flat" sem os médios . Ficou interessante... O pot do esquema é linear, eu estou usando um log que dificulta um pouco o controle, mas mesmo assim, ficou mais com a minha cara.

 Os componentes são idênticos ao estágio do HB-1, porém sem o pot de ganho na entrada, apenas um resistor de 1M e um grid stopper de 68k.

 Ahh, para evitar DC nos pots, coloquei um cap de 10nF na saída do estágio (antes do tonestack). Ainda vou testar modificar esse cap.

 (http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/203/gpyd.png)

 Obrigado Guilherme pelas dicas!

 Bem legal essa parte histórica da EF86, realmente, é uma válvula especial! Você quis dizer a 6J32P não? Hmm, então vou precisar correr atrás de uma EF86 mesmo...

 Estive olhando as EF806, existe agora as JJ de produção recente:

 https://www.tubedepot.com/products/jj-ef806s-6267-preamp-vacuum-tube

 As NOS "compráveis" (não aquelas telefunken de 150 dólares... rs) ficam entre 40/60 dólares. Mais frete, cotação do dólar, ficará uns 160~200 reais...

 Também pesquisei algumas "tungsram" e "RFT", não sou profundo conhecedor então fico sempre com um pé atrás.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 25 de Fevereiro de 2014, as 19:17:37
 Continuando, mais alguns experimentos...

 Nesse fim de semana chegou a 6J32P que comprei e só hoje consegui fazer as alterações no soquete. Alterei o resistor de placa de 100k para 220k devido ao ganho menor, mantendo o de segunda grade de 470k e 1,5k no cátodo (já estavam antes para a EF184 e queria fazer uma modificação rápida).

 O som me pareceu muito mais aveludado, cheio,  os graves são mais profundos porém sem embolar e distorcer. Ainda vou experimentar aumentar o ganho para chegar até um crunch, o potênciometro no máximo ainda não mostrou "tudo" do amplificador (comparado com o outro canal, ainda é mais baixo).

 No mais, gostei bastante do som com ela! O tonestack (esse acima que postei) é praticamente um controle de "contour" e as possibilidades de timbre vão desde um som nasal (parecendo radio de pilhas haha) passando por um clean a lá fender (brilho e graves profundos) até um som muito abafado que o pessoal que toca um jazz iria gostar.

 Devido ao resistor de SAG o amplificador tem bastante compressão, os sons limpos ficaram fantásticos! Acordes de soul/jazz abertos ficaram muito bonitos e uma bossa nova vai muito bem também...  ;)
 Pena que a gravação que tentei fazer com mic. de pc ficou uma "josta", se não iria compartilhar com vocês.

 Por enquanto vou manter a 6J32P ao invés da EF184. Para mim, ela não se saiu muito bem em relação ao timbre que procurava.

 O próximo passo é aumentar o ganho do estágio, alterar o potênciometro de "contour" para um linear e comprar uma EF86 "de gente" o investimento com certeza compensa.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Guilherme em 25 de Fevereiro de 2014, as 20:25:44
Nas condições do primeiro paragrafo, qual o ganho estimado com a 6J32P ? Apenas uma ordem de grandeza.

Seu xará costuma ter EF86 da Miniwatt. Vale o investimento e sem sustos com transporte/aduana...

abração

Guilherme


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 25 de Fevereiro de 2014, as 22:30:47
 Ops...

 Falha minha!  ???

 Eu acabei de medir os pinos e me deparei com 1,23v (!) na segunda grade e então percebi que inverti os fios que ligam os pinos 1 e 9. O ganho pelo que medi é de aproximadamente 16, por isso a falta de volume. Amanhã vou refazer as ligações corretamente.

 Engraçado que mesmo assim funcionou legal (e pior que o som estava realmente bom  :D), ela foi polarizada "quase" como um triodo, porém a grade de controle virou a G2!

 Sim, vou pesquisar algumas EF86 de verdade. Fiquei muito animado com os resultados da 6J32P!

 Um abraço,

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 25 de Fevereiro de 2014, as 22:42:26
Eduardo, ainda acho que você devia dar mais uma chance para a EF184...
Ela soa bem, mas não é uma valvula de uso comum em audio, por isso achar o ponto certo da um pouco mais de trabalho do que uma valvula já conhecida como a EF86.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 25 de Fevereiro de 2014, as 23:12:28
 Kem,

 Eu pensei até em montar um soquete adaptador entre as duas (EF184-EF86) para evitar a ressoldar toda hora. Ainda tenho esperança de fazer ela soar do modo que gosto!

 A EF184 tem um ganho absurdo e é difícil domá-la! A única coisa que ainda não tentei é colocar um controle de pre-gain igual ao 100 buck (ou melhor montar o pré inteiro hehe).
 Eu já ouvi a gravação melhor do 100 buck: http://www.youtube.com/watch?v=ezziwZpwhmQ e é próximo ao que eu tenho escutado com a EF184 nas configurações que testei, ela tem médios acentuados e uma falta de dinâmica e swing comparada com a EF86 (pelo menos nesse teste inicial, onde ela estava fora do ponto de operação hahaha).

 Tudo bem que é outro amp, saída diferente, outro tonestack... Mas, o som dela está lá!

 Eu não consigo explicar com palavras, gostaria de gravar o som com um microfone decente e que não interfira no timbre (ou se quiserem me visitar em Sorocaba para escutar :))

 A EF184 não é ruim, longe disso. Tem um timbre bem original, mas ainda não consegui encontrar o meu timbre com ela (ou eu tentei pouco!)


-----
Ahh e esqueci de comentar, retifiquei os filamentos de todas as válvulas de pré (exagero talvez...) e mesmo assim continuava com um certo ruído humm no canal das 12AX7.

 Nessas horas um osciloscópio é fundamental, o ruído vinha das placas, consequentemente, da alimentação. O problema era que inverti a posição de onde retirava a alimentação do pré com 12AX7 com a inversora! A alimentação para a inversora vinha depois do estágio de pré nos filtros RC-RC-RC-RC da fonte.

 Pimba, foi só trocar de posição os "taps" e ruído zero!
 O mais fantástico é que mesmo a alimentação da inversora possuir um certo ripple (em modo comum), ao inverter o sinal, eles se cancelam no estágio de saída.

 Fica como dica para alguém tenha encontrado um ruído humm sem solução aparente.  ;)

-----
E mais algumas notícias da saga...

 Eu inverti os cabos que tinha soldado errado, porém mantive as mesmas configurações que havia deixado para a EF184 (cerca de 230v na alimentação, resistor de G2 de 470k, placa em 220k e cátodo 1,5k).

 E o som não foi tão bom quanto da maneira "errada" (que coisa!!).

 Acabei alterando novamente para 1M e aumentando a alimentação para cerca de 290v, como o circuito que o Guilherme postou do Dr. Z e voilá, o som que queria apareceu, mas com muito mais volume. O resistor G2 é sem dúvida o mais importante para a polarização, ele muda completamente a dinâmica da válvula!
 Testando, no talo distorce bastante a inversora com um timbre muito bom!

 O tonestack "custom" que projetei está se saindo bem também, justo o que eu queria. Preciso gravar um videozinho para mostrar a criação rs... :)

 Para todos os que tiverem interesse sobre os pentodos de pequenos sinais, segue uma leitura que é extremamente recomendada:
 http://www.valvewizard.co.uk/pentode.html
 Todos os artigos dele são excelentes, vale a pena gastar um tempo lendo!

 Eu ainda vou repensar na EF184, procurar algum outro ponto de operação com bias mais quente ou com menor ganho, afinal, ela é tão baratinha que vale a pena...

 Mas... por enquanto, vou deixar a 6J32P que me agradou mais!  :D

 Um abraço,
 
 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Eduardo em 12 de Março de 2014, as 06:43:49
Eduardo, você poderia reportar aqui a sua experiência com as PF86. Acho que será de interesse de todos!


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 12 de Março de 2014, as 11:06:01
 Claro! Eu iria escrever sobre ela, os resultados foram muito bons!

 Eu acabei comprando uma 6J32P no ebay para testes, por mais que tentasse polarizações diferentes, mudanças do tonestack, a EF184 que o pessoal utilizou no 100 buck não soava como eu imaginava.
 Ela se mostrou muito microfônica (mesmo após a diminuição do ganho), um som um pouco "anasalado", muitos médios e para mim, que estava buscando um som mais clean se tornou uma escolha não muito agradável. Longe de falar que a válvula é ruim! Os vídeos do 100 buck mostram que para sons distorcidos e com pedais a escolha é muito boa!!
 Bem, meus testes com a 6J32P, após a alteração dos resistores para polarizá-la como o Dr Z Route 66 que o Guilherme havia postado foram animadores! O timbre que eu procurava estava próximo, um som mais "aveludado" com um espectro de frequências melhor distribuído. Ouvia-se melhor a atenuação do tonestack (que já havia sido alterado, do tradicional marshall 18w para a topologia do big muff com alterações), mais graves e agudos. Infelizmente a descrição de um som com palavras é difícil...  :D

 A diferença entre as duas foi grande! Tanto sonoramente quanto da questão "microfônica". Qualquer toque na EF184 e um som cintilante de uma orquestra de taças de cristal acontecia. Comprei alguns aneis de silicone além de manter o soquete suspenso por borrachas. Melhorou mas ainda notava-se o som. Com a 6J32P foi bem diferente, extremamente silenciosa, pancadas no bulbo não influenciavam praticamente nada!

 Entretanto, a 6J32P é uma válvula cara para um projeto simples (custa uns 50 reais por aqui), mas ainda no meio termo das EF86, que passam dos 100 reais fácil.

 Estava decidido comprar uma EF86 visto que os testes com a 6J32P foram muito melhores do que poderia imaginar! Mas ainda estava pesquisando, procurando algumas alternativas no ebay e no mercado nacional. Era ainda dificil tirar do bolso 100 reais por uma válvula! E importar também sairia caro.

 Pois bem, em inúmeras pesquisas que realizei eis que surge uma alternativa que poderia ser viável e com preço bom! A PF86.

 A única coisa que me incomodava era o fato do datasheet não constar nada sobre a utilização em áudio e sim para circuitos "transitron" de televisores:

 http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/p/PF86.pdf

 Que são basicamente osciladores de frequência mais elevada, ou seja, nada a ver com o que queremos.

 Analisei mais detalhadamente o datasheet e para minha surpresa verifiquei que todos os parâmetros eram exatamente iguais ou muito próximos (como as capacitâncias) da EF86:

 http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/e/EF86.pdf

 A confirmação veio quando observei os gráficos e IaxVa (o mais importante) de ambas. Eram exatamente OS MESMOS, com o mesmo número de série.

 Pesquisando mais, vi que as PF86 foram utilizadas (e ainda são) como pré amplificadoras de microfones, ou seja, uma aplicação em áudio:

  http://www.cathedralpipes.com/valvo_tubes.php (http://www.cathedralpipes.com/valvo_tubes.php)

 A única diferença é a tensão dos filamentos, 4,5v que é facilmente resolvido com um resistor em série de 1w/2w de 5,6/6,8 ohm ohm.

 Não tive dúvida, no site do Eduardo encontrei as PF86 miniwatt por 20 reais. Ou seja, perto de uma EF86 de mesma construção (miniwatt, valvo) é extremamente barato!
 Aliás, em minhas pesquisas, descobri que muitas das PF86  foram fabricadas pela Valvo, Hamburg para diversas "marcas" (a telefunken e a miniwatt que comprei tem construção muito similar) ou seja, são válvulas de boa procedência.

 Nos meus testes elas se comportaram muito bem, melhores que as 6J32P. São mais "abertas", som menos abafado e com um leve overdrive quando se toca com mais força. Elas aparentemente tem uma "compressão" natural que para solos limpos deixam o timbre matador!

 Lembra um pouco esse timbre: http://www.youtube.com/watch?v=5gnbda0FyTc

 Não são exatamente iguais pois o tonestack é diferente, o amplificador como um todo é diferente. Mas essa compressão é bem característica e me agradou muito!

 De qualquer forma, fica o relato de uma nova experiência com  válvulas "baratinhas" (essa um pouquinho mais cara que a EF184, mas 20 reais não se paga um almoço!).
 
 Para todos que montaram o 100 buck, acho que vale a pena testar também com as PF86! Vale o investimento o amplificador mudou bastante!

 Fazendo uma propaganda para nosso amigo Eduardo, deixo o link para as benditas:

 Valvula PF86 Miniwatt (http://www.valvulandia.com.br/webstore/?id=1691&t=Valvula-PF86-Miniwatt)
 Valvula PF86 Siemens (http://www.valvulandia.com.br/webstore/?id=1690&t=Valvula-PF86-Siemens)
 Valvula PF86 Matsushita (http://www.valvulandia.com.br/webstore/?id=1693&t=Valvula-PF86-Matsushita)


 Um abraço,

 Eduardo

PS:

 Abaixo o tonestack que estou utilizando nesse canal, se alguem se interessar:

(http://s24.postimg.cc/5a4f91cz9/tone.png)


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 19 de Abril de 2014, as 15:20:28
 Só para constar, hoje irei tocar com alguns amigos e não podia levar o amplificador todo aberto para a jam...

 Ontem e hoje, construí o gabinete para o cabeçote! Só montei as parte principais, pés, alças e fixei o chassis. Ainda falta o baffle e a contorno traseiro que ainda não cortei e encapá-lo!

 (http://s24.postimg.cc/nbs91wfid/IMG_20140418_171517087_HDR.jpg)

 (http://s24.postimg.cc/pru2fqxl1/IMG_20140418_171548761_HDR.jpg)

 Um abraço!
 
 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Matec em 19 de Abril de 2014, as 15:44:03
Valeu Ledod.

Eu pessoalmente acho importante esse tipo de informação/pesquisa em termos de timbres e modelos de válvulas. Espero que você continue com esse tipo de pesquisa, mesmo porque as referências desse tipo são poucas no nosso idioma.

Por falar no seu novo gabinete, no meu primeiro valvulado eu fiz um gabinete idêntico a esse seu, pelos mesmos motivos. Eu precisava usar o amplificador rapidamente em uma apresentação. Só que depois ficou anos com a mesma aparência até eu tomar vergonha e melhorar o acabamento.

Obrigado!  :tup


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: visioncb em 19 de Abril de 2014, as 16:19:30
Matec

As vezes a gente precisa desse empurrão pra terminar toda a parte do gabinete..

Até hoje estou esperando esse empurrão pra começar o meu  :D


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: kem em 19 de Abril de 2014, as 16:50:21
...
 Para todos que montaram o 100 buck, acho que vale a pena testar também com as PF86! Vale o investimento o amplificador mudou bastante!...
O que vai complicar é a tensão dos filamentos. A maioria agora esta montando em PCB, então fica dificil acrescentar resistores (se bem que no caso do 100Buck até é possivel).
Mas pode usar a EF86 ou a 6J32P sem alterar nada (pode tentar alterar os resistores de polarização só)...


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Eduardo em 20 de Abril de 2014, as 08:50:38
(Papo de engenheiro)

Eduardo, você montou seu gabinete com os parafusos na vertical trabalhando à tração. Desta forma o que segura a coisa junta é a resistência ao arranchamento, que não é muito alta. Você corre o risco de ficar com a tampa na mão e o resto do gabinete no chão. Eu recomendo que você mude a forma de encaixar as laterais para que os parafusos fiquem na horizontal, trabalhando em corte. Neste casso a resistência passa a ser o cisalhamento do parafuso, que é bem alto.

A alça deve ser presa com parafuso passante preso com arruela, porca e contra-porca.

Faça assim e terá um amplificador seguro para transporte.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 20 de Abril de 2014, as 11:01:42
O que vai complicar é a tensão dos filamentos. A maioria agora esta montando em PCB, então fica dificil acrescentar resistores (se bem que no caso do 100Buck até é possivel).
Mas pode usar a EF86 ou a 6J32P sem alterar nada (pode tentar alterar os resistores de polarização só)...

Então Kem, dá para utilizar sim porque o filamento da PF86 é para 300ma a 4,5v. As tensões dos filamentos serão de 25+4,5 = 29,5v, que mesmo sendo menor que os 30v, está dentro de uma margem de 5% de tolerância. Pode ser que fique um pouquinho acima, mas acredito que não fará mal as válvulas...

 
(Papo de engenheiro)

Eduardo, você montou seu gabinete com os parafusos na vertical trabalhando à tração. Desta forma o que segura a coisa junta é a resistência ao arranchamento, que não é muito alta. Você corre o risco de ficar com a tampa na mão e o resto do gabinete no chão. Eu recomendo que você mude a forma de encaixar as laterais para que os parafusos fiquem na horizontal, trabalhando em corte. Neste casso a resistência passa a ser o cisalhamento do parafuso, que é bem alto.

A alça deve ser presa com parafuso passante preso com arruela, porca e contra-porca.

Faça assim e terá um amplificador seguro para transporte.

Abraços

Eduardo

 Sim, eu montei o meu outro amplificador desse mesmo modo, nunca aconteceu nada assim, e olha que ele pesa uns 20Kg!!!

 Mas realmente o que você diz faz todo o sentido... Cisalhar um parafuso é muito difícil, deste modo ficaria bem mais seguro. As próximas montagens serão assim (e é bom o pessoal ler isso porque não copiam o modo que fiz).

 As fotos acho que não mostram, mas as partes estão coladas com cola de madeira entre si. Na verdade eu realizei a colagem antes e depois marquei os pontos, furei um diâmetro menor que o parafuso de rosca soberba e parafusei. Achei que ficou bem firme, os parafusos estão entrando cerca de 20mm para dentro do compensado horizontal. O compensado, o único que eu tinha aqui, é naval de 20mm (ao centro tem uma madeira bem escura, e extremamente rígida)

 De qualquer forma,se um engenheiro civil está me dizendo isso, vou reforçar colocando pelo menos mais uns 2 parafusos em cada junção, mas de comprimento maior (uns 40mm~60mm). Vai que.... :D

 Ainda falta o baffle na parte frontal que será inteiriça, vou colocar 3 sarrafos, nas laterais e na parte superior. Assim os parafusos estarão horizontalmente, ou seja, será a resistência à cisalhamento!

 A alça veio já com parafusos de rosca fina (acho que é métrica...) e 4 porcas-garra que não apareceram nas fotos. Se ele quebrar será no pino da própria alça e não no parafuso.

 A propósito, também utilizei porcas-garra para prender o gabinete e os parafusos sextavados, eu troquei por "ALEN" + arruela de pressão. Ficou um conjunto bastante sólido.

 Um abração!

 Eduardo

-----
Valeu Ledod.

Eu pessoalmente acho importante esse tipo de informação/pesquisa em termos de timbres e modelos de válvulas. Espero que você continue com esse tipo de pesquisa, mesmo porque as referências desse tipo são poucas no nosso idioma.

Por falar no seu novo gabinete, no meu primeiro valvulado eu fiz um gabinete idêntico a esse seu, pelos mesmos motivos. Eu precisava usar o ampli rapidamente em uma apresentação. Só que depois ficou anos com a mesma aparência até eu tomar vergonha e melhorar o acabamento.

Obrigado!  :tup

 Eu sempre tento explicar o máximo possível das minhas experiências para o pessoal. Essa da PF86 foi mesmo um achado, vou preparar um vídeo (mesmo do celular) para ter uma idéia de timbre.

 A necessidade fez eu construir as pressas o gabinete, estava esperando para comprar um de 15mm já cortado nas medidas, pronto para montar, mas acabei pegando a serra tico-tico e usei o de 20mm que tinha aqui! Bem, pelo menos tá feito, melhor do que antes!  :D

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 06 de Julho de 2014, as 23:44:53
 Pessoal, gostaria de convidá-los a curtir minha página no facebook:

 https://www.facebook.com/emellocustom

 Lá estarei dando continuidade ao projeto do 18w, postando sempre algumas coisas referentes aos projetos em andamento!

 Uma foto do bixo (ainda faltando terminar, esse fim de semana não foi suficiente):

 (https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10457924_1484782328429462_7875890744219684110_n.jpg)

 Um abração!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: laerteandrade em 07 de Julho de 2014, as 00:00:56
Muito bacana, o branco ficou de muito bom gosto. Parabéns, quando acabar quero um vídeo;

Pessoal, gostaria de convidá-los a curtir minha página no facebook:

 https://www.facebook.com/emellocustom

 Lá estarei dando continuidade ao projeto do 18w, postando sempre algumas coisas referentes aos projetos em andamento!

 Uma foto do bixo (ainda faltando terminar, esse fim de semana não foi suficiente):

 (https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10457924_1484782328429462_7875890744219684110_n.jpg)

 Um abração!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: VOX em 07 de Julho de 2014, as 09:31:14
Parabéns Ledod, belo trabalho.

Eu estou terminando a minha caixa 1 x 12 para um HB-1 que pretendo montar e estou justamente na parte de colocar o revestimento, cantoneiras, etc...e após isso vou partir para o head - e esse teu é uma bela inspiração.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: blackcorvo em 07 de Julho de 2014, as 10:44:14
Gostei desse tecido que você usou nele! Onde conseguiu?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 07 de Julho de 2014, as 11:47:54
 Obrigado pessoal!  :)

 laerteandrade:

 Na verdade a cor é creme (igual dos knobs), ficou muito claro devido a luminosidade. Eu gravei um vídeo a uns tempos atrás com o celular, mas o som ficou muito diferente, precisaria de um microfone melhor...

 Mas o timbre real é muito bom, principalmente do canal com a PF86, diferente das 12ax7! 

 VOX:

 Bem eu tive que fazer algumas "adaptações" como essa madeirinha na frente para cobrir os espaços deixados pela aba do chassis. Geralmente amps desse estilo de chassis possuem uma madeira inteiriça na frente, mas eu queria utilizar um tecido ortofônico para conseguir visualizar a parte interna (transformadores e válvulas).
 Essa foi a melhor saída que encontrei, ficando mais estético.

 Blackcorvo:

 Esse da frente é tecido ortofônico de verdade que comprei há muitos e muitos anos da extinta "TC Tech" (alguém lembra?). Não sei onde se pode encontrar hoje em dia...

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: VOX em 07 de Julho de 2014, as 12:13:13
Valeu Ledod.

Eu lembro da TC Tech, hehehe...E ainda tenho uma caixinha para pedal vendida lá, hehehe...

Vou amanhã comprar o meu tecido ortofônico e o meu head será bem parecido com o seu.Só vou tentar usar uma telinha no lugar do tecido ortofônico.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: laerteandrade em 07 de Julho de 2014, as 13:21:49
Aqui no sul não existe creme. Só existem 4 cores, branco, preto, azul e vermelho.


Obrigado pessoal!  :)

 laerteandrade:

 Na verdade a cor é creme (igual dos knobs), ficou muito claro devido a luminosidade. Eu gravei um vídeo a uns tempos atrás com o celular, mas o som ficou muito diferente, precisaria de um microfone melhor...

 Mas o timbre real é muito bom, principalmente do canal com a PF86, diferente das 12ax7! 




Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: ricardox em 07 de Julho de 2014, as 18:57:33
Parabéns Eduardo pelo acabamento do cabeçote... fico feliz quando vejo um amplificador com este nível de acabamento.

Ontem montei um fender champ e funcionou de primeira sem problemas, logo mais vou terminar o gabinete para ele e depois dar sequência a um 18 watt que já está parado a um bom tempo, assim que terminar tudo do champ compartilho com vocês que são a minha fonte de inspiração.


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 24 de Agosto de 2014, as 13:02:45
 Olá pessoal, apenas colocando mais umas fotos e postando um áudio feito pelo celular, para se ter uma idéia do timbre do canal com a PF86, que adquiri na Altana.

(http://s27.postimg.cc/nj5qanug3/IMG_20140824_123917496_1.jpg)

(http://s27.postimg.cc/kdl4kgbtv/IMG_20140824_123935108_1.jpg)

(http://s27.postimg.cc/ltwn2leqr/IMG_20140824_123949543_HDR_1.jpg)

 Esse segundo jack sem inscrição é o chaveamento dos canais por um foot externo. Inicialmente achei que não seria necessário, mas com a utilização do amplificador vi que seria uma "mão na roda" e acabei utilizando um relé alimentado por um dobrador de tensão dos filamentos.

(http://s27.postimg.cc/re94d8dlv/IMG_20140824_124001945_HDR_1.jpg)

 Sobre o acabamento, eu recomendo fortemente SEMPRE deixar pelo menos 5 mm de tolerância nas montagens internas devido a espessura do courvin e cola. Eu me esqueci disso e ficou extremamente justa a montagem, dificultando bastante o encaixe das partes.
 
 Outro fato que talvez seja interessante mencionar é que esse tipo de montagem, com um gabinete com abas externas e o acabamento frontal para "esconder" os buracos, complica a montagem também, por mais que seja interessante esteticamente...

 Abaixo apenas uma "idéia geral" de timbre. Gravei uma base no loop do DD7 e toquei algumas bobagens por cima... rs. Não liguem para os erros e o tosco guitarrista e os sons "ambientes" de portas e batidas...

 Eu utilizei apenas o canal da PF86 com um ultimate drive (OCD da behringer) e coloquei um pouquinho de reverb depois na gravação. Eu gosto bastante deste canal do amplificador, tem bastante dinâmica e com maior pegada há um leve overdrive muito musical.
 Seguindo os conselhos do Guilherme eu retifiquei e filtrei os filamentos de todas as válvulas de pré, o ruído "hum" é bastante baixo, mesmo em altos volumes.
 
 https://soundcloud.com/eduardo-mello-nottolini/teste-amplificador-18w

 Com o pedal desligado:

 https://soundcloud.com/eduardo-mello-nottolini/teste-amplificador-18w#t=3:06

 Um abração!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: bossman em 24 de Agosto de 2014, as 13:12:53
Parabéns pelo amplificador Eduardo! Está muito bonito! Agora... esses "tube dampers" ai realmente ajudam em algo?


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: Ledod em 24 de Agosto de 2014, as 13:29:39
 bossman

 Pior que ajudam sim, para pentodos de pré no estilo EF86/184 são bastante eficientes!
 Quando havia utilizado a EF184, não existia jeito de evitar o ruído cintilante devido a vibração mecânica, tive que suspender o soquete por buchas de borracha, mas mesmo assim não foi eficiente...

 Comprei esses amortecedores e aí sim, a válvula aquietou!

 Esse efeito acontece mais com válvulas de construção mecânica mais complexa e de maior ganho (como os pentodos), em triodos ou válvulas de potência, creio que o efeito seja desprezível...

 Esse vídeo é bem engraçado, sobre o ruído das EF86:

 https://www.youtube.com/watch?v=z7yHtoxkdb8

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Início da construção de um 18w com el84
Enviado por: bossman em 24 de Agosto de 2014, as 14:18:11
Hahaha bem legal o vídeo!


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal