Handmades

Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: EddieTavares em 15 de Outubro de 2013, as 14:58:33



Título: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 15 de Outubro de 2013, as 14:58:33
Antes de qualquer comentário, vejam as imagens desse site:

https://sites.google.com/site/stringsandfrets/Home/noise-reduction-for-sc-pickups/s-500-hum-cancellation (https://sites.google.com/site/stringsandfrets/Home/noise-reduction-for-sc-pickups/s-500-hum-cancellation)

Se houver interesse eu faço um resuminho em português.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 15 de Outubro de 2013, as 15:29:03
Muito boa a matéria.

Eu andei há um tempo correndo atrás daquele dummy coil usado no escudo de trás das molas das guitarras Strat vendido caríssimo pela Suhr. Acabei optando pelo uso de um dummy coil dentro da cavidade dos controles das Strat. Ele entra série apenas nas posições 1 e 4 do seletor, ficando ainda a posição 3, do captador do meio sozinho, ainda ruidosa. Uso captadores safados de vinte ou trinta Reais, entre 4,5k e 6k de resistência DC, tirando o ferrite e os pinos de aço. Com um potenciômetro com uma chave push-pull ou push-push

Uma solução bacana pra quem não tem medo de ficar sem bateria no meio de algo importante é a a solução das antigas Fender Elite. O dummy coil entra na história mixado num circuito ativo com o sinal dos captadores, assim nem afetando as respostas de frequência dos captadores, fornecendo apenas o ruído, para ser defasado e se a ular com o ruído dos captadores.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: daniel_tubes em 15 de Outubro de 2013, as 18:36:03
Alex , me responda, se entendi bem essa bobina gera um sinal de mesma frequeci a do captador so que com fase inversa, assim anulando os ruidos?

Perdoe minha ignorancia sobre o assunto.

Att Daniel


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 15 de Outubro de 2013, as 18:50:53
Na verdade a intenção é captar o ruído com sinal invertido como em um humbucker, mas de forma a não deturpar o timbre original do single coil.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: daniel_tubes em 15 de Outubro de 2013, as 18:58:44
Obriga por responder Eddie.. agora entendi como funciona...

Att Daniel


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 15 de Outubro de 2013, as 19:07:13
É como o Eddie escreveu. O Dummy Coil é uma bobina que capta o ruído apenas e não o som das cordas. Numa guitarra puramente passiva essa "bobina de mentirinha" é colocada em série com os captadores de bobina simples, mas com a fase invertida para cancelar boa parte do ruído.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 15 de Outubro de 2013, as 19:19:55
Então.

O que ele fez na strato foi uma bobina com aprox 250 metros de fio 30 awg o que resultou em aprox 90 ohms.

A bobina tem uma sessão de 18 polegadas quadradas, e se eu compreendi direito, nessa largura ele conseguiu uma bobina com indutância e resistência muito baixas.

As minhas guitarras não são do estilo piscinão como a strato dele, vou pensar em algo pra colocar na cavidade dos controles.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 15 de Outubro de 2013, as 20:23:28
Eu, como disse antes, uso um captador sem núcleo ou magneto. Tem dado um ótimo resultado. Até por que uso essa abordagem através de chaveamento, quando se aplica bastante ganho normalmente. Isso até faz com que os captadores de bobina simples tenham um pouco mais de foco e corpo, principalmente o da ponte.

Mas a solução da Suhr para Strats, criando uma bobina bem grande colada na placa de trás da guitarra, onde fica a cavidade das molas, parece ser mais eficiente em relação ao ruído e a menor mudança no timbre final.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 17 de Outubro de 2013, as 11:02:36
Fiz alguns testes ontem, a ideia é tão simples e barata que não resisti:
Eu tinha um pequeno carretel de fio de cobre 32 awg, medi com um pedaço de fita a cavidade dos controles da minha strato.

Não fiz nenhum cálculo, o gringo criou várias derivações na bobina e segundo ele todas deram resultados iguais, muitos pickup winders (senão todos) produzem humbuckers com pares de bobinas de resistências diferentes pra ter timbres distintos, sem qualquer ganho de ruído.

Procurei la em casa alguma embalagem ou algo que service pra enrolar o fio, o eleito foi uma lata de massa plástica, pra conseguir retirar a bobina eu cobri a lata com uma folhas de papel (catálogo do Carrefour) e dei 500 espiras no multímetro medí 100,5 ohms, soldei fios pra usar como terminais, cobri toda a bobina com fita crepe.

Fiz testes com o captador ainda não instalado na guitarra, e mesmo fora do conjunto a redução de ruídos é muito boa, não há redução de volume, invertendo a posição da bobina ou do captador, o ruído reaparece.

Amanhã vou instalar a bobina na guitarra e testar novamente.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Finck em 17 de Outubro de 2013, as 20:11:05
Só com 100 ohms o resultado foi assim tão eficaz? Sua experiência muito me interessou.

Se a bobina estivesse montada no lugar, "envolvendo" o(s) captador(es), eu até arriscaria dizer que ela havia atuado como uma blindagem eletrostática. Mas você diz que deu certo mesmo com o conjunto fora da guitarra...

Posta fotos!


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Outubro de 2013, as 20:41:42
Finck, a questão aí nem é blindar, mas fazer com que a bobina por ele feita capte basocamente o mesmo ruído eletromagnético, colocada em série com o captador, defasados 180o. Se os níveis forem próximos, cancelamento de grande parte do ruído. E com esse número de voltas, essa resistência DC, possivelmente nem se notará diferença no timbre com ou sem a bobina bobinha.

Eddie, você teria como medir a indutância dessa bobina?

Tem idéia de usar no captador do meio também?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 17 de Outubro de 2013, as 22:23:21
Vamos la...

A minha guitarra #1 é Strato HSS, a #2 é uma semi e a #3 ta desmontada, fiquei com preguiça de monta-la, então sobrou para a #1 mesmo.

O single do braço é um Virtual Vintage, o que é ótimo para comparar a eficácia dos 3 tipos de cancelamento.

Sem outras alterações, apenas instalei a bobina bobinha na cavidade dos controles da strato conectada ao captador do meio, deixei um terminal fora da guitarra para poder cancelar a bobina extra.

O sistema funciona sim, tanto limpo quanto com drive a melhora é muito bem vinda, mas devo confessar que ele perdeu pro Evolution da ponte e para o Virtual vintage do braço.

Se por um lado não cancelou totalmente o ruído, também não alterou absolutamente nada no timbre, assim sendo, vou fazer outros testes.

Diferente do que o gringo fez, a minha bobina ocupou uma área menor, mas me nego a esburacar a minha guitarra, o meu fiu 32 acabou, tenho pouco de fio 38 e uma boa quantidade de 42..



Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Outubro de 2013, as 23:02:14
Então, eu acho muito bem sucedida sua experiência. Pois já está cancelando boa parte do ruído sem alterar perceptivelmente o timbre do captador.

No caso de bobina bobinha, seja desse seu jeito, do Suhr ou do meu captador banguela, não é aquele cancelamento do humbucker tradicional. Mas chegou, no meu caso, próximo dos Lace Sensor, que também não acabam com quase todo o ruído. Mas a situação com bastante ganho já melhora a ponto de dar uma certa tranquilidade ao vivo.

O caso que vi de cancelamento bem eficaz foi com a tal Fender Elite. Mas o negócio é que o captador banguela fica na mesma linha que os outros, entre o da ponte e o do meio. Pra quem tem guitarra com aquele piscinão no meio dá pra arriscar! Outra coisa é que esse sinal que é captado pelo captador banguela (só o ruído) é somado, invertido 180o aos sinais dos outros captadores de forma ativa, passando por um buffer/booster individual e somado aos sinais também amplificados dos captadores. Ou seja, não há "interação passiva" entre a bobina bobinha e os captadores.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 17 de Outubro de 2013, as 23:34:28
Uma forma bem eficiente de mesclar o sinal do captador com o captador banguela é usar o Ativador HM.

Sobre a indutância da bobina, vou ficar devendo, o meu multímetro não tem essa função, quando der problema nesse vou comprar um que leia capacitância e indutância, ta fazendo falta.

Agora estou pensando que com o fio 38 a bobina ficará bem mais fina ainda mais se ela se estender pelas cavidades dos contoles e captadores.



-----
Entendi basicamente como é feito o cálculo da bobina, é recomendável que a sensibilidade ao ruido seja equivalente entre as duas bobinas a fórmula básica é:

a1 * e1 = a2 * e2

a1 = área da bobina do captador.
e1 = numero de espiras do captador.
a2 = área da dummy coil.
e2 = número de espiras da dummy coil

O cálculo originalmente é feito determinando a área da bobina do captador em polegadas, mas o resultado final não será alterado se for calculado em milímetros ou centímetros desde que se use sempre a mesma unidade.

Sendo assim temos as seguintes dimensões dos captadores single coil:

(http://www.eyguitarmusic.com/assets/images/pickupbobbinsetmt.jpg)

A área aproximada de um SC genérico é:

a1= 67,05 * 15,5
a1= 1039,275 mm

O número de espiras aproximado em um SC do braço ou meio é 6000 espiras, ou seja:

e1= 6000

A área da nossa dummy coil depende da área que você tem disponível na sua guitarra (cavidade dos controles, cavidade das molas, piscinão em algumas stratos e superstratos), vamos calcular para o piscinão de uma strato que tem aprox que tem 19 x 9 cm, ou seja:

a2= 190*90
a2= 17100 mm²

Agora que temos a1, e1 e a2 vamos calcular:
a1 * e1 = a2 * e2
1039,275 * 6000 = 17100 * e2

6235650/17100 = e2
e2 = 364,658 espiras

Ou seja  aproximadamente 365 espiras para uma bobina bobinha de 171cm² equivalente ao piscinão de uma strato.

Quanto a influencia da espessura do fio, parece não alterar no cancelamento de ruídos, entretanto, quanto mais fino, maior será a resistência e indutância da bobina, influenciando o timbre, eu recomendo que se use fios entre 30 e 39 awg.

Essa imagem abaixo é da patente da Suhr backplate, ela inclui 2 trimpots e um cap de 47n, pretendo fazer mais testes, mas acredito que esse pots em paralelo com os resistores entre 2 e 5k.
(http://music-electronics-forum.com/attachments/5448d1242962202-chiliachki-suhr_circuit.png)


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 21 de Outubro de 2013, as 12:21:35
Esse desenho do circuito que você colocou aponta diretamente na direção da patente do John Suhr. Uma das coisas mais interessantes é que dessa forma pode-se ajustar a "intensidade de atuação" da bobina bobona (a grande), mas o mesmo esquema pode ser adaptado para ser usado com a bobina bobinha (o single coils banguela).


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 21 de Outubro de 2013, as 12:34:10
Realmente, não tinha pensado por esse lado, talvez o resultado seja até melhor com a o cap. banguela, os pots restringiriam a faixa de atuação, somo a isso que pelas áreas serem iguais, o ruído e outros tipos de interferência teriam características mais proximas ainda.

O que me deixa um tanto pasmado é ver que é simples demais, muito mais simples que outras tecnologias que de reudução de ruídos que foram desenvolvidas até então, e, totalmente funcional, nem de longe soa como aqueles HS-1, 2 e 3 ou qualquer outro minihumbucker.

Galera, vale a pena!

Depois disso, decidi por P-90 na minha semi, sempre quis colocar um par deles, mas eu pensava naquele ruído e desistia... acho que agora vai!


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 21 de Outubro de 2013, as 14:05:28
Com P-90 eu tentaria essa bobina grande aí, não tive tanto sucesso com captadores banguelas com eles. E terá de decidir o seguinte: se quiser que a mesma bobina dummy valha para os dois captadores, terá de usá-los com as mesmas polaridades elétrica e magnética. Ou seja, se você tirar a bobina boba, eles colocados juntos não cancelarão o ruído.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 21 de Outubro de 2013, as 14:11:46
Acho que seja mais apropriado usar 2 bobinas, e no caso da semi, da pra usar toda aquel cavidade acessível pelo f-hole.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 21 de Outubro de 2013, as 14:19:09
Ainda não parei pra pensar, mas será que alguma chave, talvez das rotativas, estilo chave de onda, poderia ser usada para se conseguir chavear uma bobina para mudar de fase para um e outro captador e sair do circuito (ser "curtada") quando os dois captadores fossem ligados em conjunto?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: EddieTavares em 21 de Outubro de 2013, as 14:49:58
Com certeza e ainda daria um visual de guitarra com politone.

Na strato aquela chave comúm de 5 posições e 8 terminais da pra inverter a bobina nas posições 1, 3 e 5 e ainda cancelar a bobina nas posições 2 e 4, desde que, os tones fiquem de fora.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Adiel em 17 de Novembro de 2013, as 10:06:38
Ainda não parei pra pensar, mas será que alguma chave, talvez das rotativas, estilo chave de onda, poderia ser usada para se conseguir chavear uma bobina para mudar de fase para um e outro captador e sair do circuito (ser "curtada") quando os dois captadores fossem ligados em conjunto?

É só usar um pot com push-pull para inverter a polaridade da dummy coil e o próprio para o controle de atuação.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Novembro de 2013, as 10:17:26
Mas aí seria uma chave "a mais".... Minha idéia é fazer a seleção de captadores e inversão da dummy coil ao mesmo tempo. Creio que com uma dessas rotativas de três posições cheias de polos resolva.

-----
Eddie, acho que você se referiu ao controle "VARITONE" de algumas guitarras da Gibson, seria isso?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Adiel em 17 de Novembro de 2013, as 11:09:03
Mas aí seria uma chave "a mais"

Eu eliminaria um dos controles de tonalidade, para esse propósito, e utilizaria apenas um geral.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Novembro de 2013, as 11:28:24
Pode ser, mas ainda é mais um controle a ser ativado, entende?

Eu gostaria que ele ficasse "invisível" na performance. E a chave rotativa substituiria a própria chave de seleção de captadores.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Adiel em 17 de Novembro de 2013, as 11:55:55
Entendo.  Eu só não ia querer acrescentar mais um furo no escudo.  Há um esquema, mas com uma outra chave: 

(http://www.acys-lounge.de/tl_files/content/schematics/schalt_dummy_pos_1-3-5_01.jpg)


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Novembro de 2013, as 12:51:41
Pois então, é que para essa proposta do Eddie, dos dois P-90, imaginei que ele quisesse colocar numa guitarra tipo Gibson, presumi apenas... E deu a entender que o Dummy ficaria ligado direto, pois pouco coloria o timbre. Eu ainda não obtive sucesso com P-90. Ao menos nas minhas guitarras eles são bem ruidosos. Diria que mais que os singles comuns de Strato e Tele.

Para guitarras tipo Strato eu uso um outro esquema, pois sinto necessidade do Dummy Coil principalmente nas posições 1 e 5. Nas 2 e 4 já existe o cancelamento de ruídos naturalmente com o captador do meio sendo RWRP. Na posição 3, o captador do meio sozinho, é que fica sem o cancelamento. Mas nesse meu esquema a chave que aciona o Dummy é uma Push-Push no controle de TONE da ponta. E o resto do chaveamento é feito pela chave de seleção de captadores, uma normal de cinco posições.

Esse seu esquema parece mais complexo e mais interessante. Vale à pena dar uma experimentada!

O esquema que uso foi o que veio em uma Vintage V6, a Thomas Blug Signature. Acabei me acostumando com ele e tem sido bem suficiente. Mas sempre é possível aprender outro novo e melhorar!

-----
http://frettech.com/dummy/ (http://frettech.com/dummy/)


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Adiel em 17 de Novembro de 2013, as 14:03:10
Eu comecei a pesquisa com essa sua referência. O problema pode ser achar uma chave que ser preste a tal chaveamento. Ainda não abri minha Squier...  :D

Teria que ser uma dessas (USD24):

(http://www.stewmac.com/product_images/2lg/3200/Oak_Grigsby_Super_Switch_sm.jpg)

(http://www.stewmac.com/product_images/1lg/3200/Oak_Grigsby_Super_Switch_sm.jpg)

http://www.ebay.com/itm/NEW-Oak-Grigsby-5-Way-Single-Wafer-Super-Switch-/390192556736?pt=Guitar_Accessories&hash=item5ad949eac0


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Alex Frias em 17 de Novembro de 2013, as 15:06:29
Nas guitarras como essas de dois captadores, eu havia pensado em uma chave rotativa tipo de ondas. Como as que o Félix tem vendido.

Mas imagino que nas de 3 captadores tipo Strat esses modelos poderiam ser usados. Tem que pensar um pouquinho e eu ainda estou chegando de viagem...


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Tiarlei Crist em 02 de Maio de 2014, as 19:15:47
Engraçado que em minhas viagens antigas com bobinas "fantasmas" nunca consegui resultados satisfatórios.
Mas agora vejo que realmente é algo extremamente viável.

-----
E para guitarras tipo LP tem aquelas chaves de seis posições.
Talvez sirva.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: RuyThonson em 13 de Maio de 2014, as 15:37:14
Achei um modelo pra vender na net, gostei do acabamento.

Meu inglês é bem ruim e eu estou bem cansado, mas pelo que entendi no caso das Les Paul com P90 o segredo é por os captadores sem inversão de polaridade, ai no meio o "dummy coil" continua atuando. Como em P90 é bem fácil modificar a polaridade dos ímãs... De boa.

Vou por o link do produto em spoiler, lá tem muito mais detalhes sobre a instalação, acho que dá pra ter ideias.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 21 de Maio de 2020, as 22:19:12
Sei que o tópico é antigo, mas vamos lá! Equipei minha SX GG1 Custom com um parte de captadores de duas bobinas com formato de P90. O que li neste tópico é que posso cancelar tanto os ruídos de uma só bobina, quanto de uma bobina maior, sendo esta, de um P90 original. Estou projetando uma guitarra nova, e percebendo várias possibilidades. Uma delas é usar uma chave individual de 6 polos e 4 posições para cada captador, em vez da normal de 3 posições. Também me vem a mente a possibilidade de 3 captadores dentro de um só! Mas ai já é assunto para abrir outro tópico. Continuando, uma ideia que sempre tive foi de dividir a bobina de um P90 para soar como um single coil. 10K/2= 5K. Neste caso, teria que dividir também o Dummy Coil?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: toscator em 21 de Maio de 2020, as 23:44:25
Não recomendo usar o seletor de 6 posições para cada captador, você pode deixar a cavidade saturada e a guitarra visualmente feia.
no caso dos p90, se eles tem duas bobinas você poderia colocar um daqueles potenciômetros com dpdt embutido para fazer ligações serie paralelo ou algo como o circuito da guitarra do jimmy page.
uma dica que pode soar meio preguiçosa: na maioria das vezes essas invenções de fazer uma guitarra com 1001 combinações te deixa com uma combinação boa e 1000 que são ruins ou você não usa.

Porém
Caso você tenha uma guitarra de backup especialmente para essas coisas é uma boa ideia, e eventualmente pode colocar o que funcionou na sua guitarra principal. E acredite, usando a tecnica de ter uma guitarra para experimentos eu ja escapei muito de fazer besteira nos instrumentos principais


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 22 de Maio de 2020, as 00:10:01
Toscador, a guitarra ainda está sendo projetada e já foi previsto muito espaço para a parte elétrica. Na minha SX eu instalei sim os potenciômetros push pull, como você citou. Neste projeto quero ir além. Preciso estudar e pesquisar muito até terminar o projeto.

-----
Ao dividir um P90 para soar como um single coil, 10K/2= 5K, neste caso, teria que dividir também o Dummy Coil?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 23 de Maio de 2020, as 15:44:56
Mais uma coisa, ao usar dois captadores juntos, é preciso mesmo eliminar os Dummy Coils?


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Tiarlei Crist em 23 de Maio de 2020, as 15:57:00
Para as duas perguntas:
Não necessariamente. Mas é preferível.
Isso resultaria no que a maioria consideraria melhores resultados.

-----
E também dependerá da relação entre os captadores envolvidos, suas resistências e do fio talvez.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 23 de Maio de 2020, as 18:17:26
Já estou desenhando um esquema com chave 4PDT, que corta o Dummy Coil na primeira posição, aciona na segunda e divide na terceira. No mesmo desenho há uma ligação com a 4PDT que tira a Dummy Coil na posição centrar. Porém isso está complicado, pois elimina o condutor neutro dos captadores.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Tiarlei Crist em 23 de Maio de 2020, as 19:35:32
Pelo que descreveu, a chave não é 4PDT.
E você não precisa desconectar a dummy para desativa-la. Poderia, por exemplo, dar um curto.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 23 de Maio de 2020, as 20:04:10
Ok, vou verificar.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: marcao_cfh em 24 de Maio de 2020, as 14:55:51
Já estou desenhando um esquema com chave 4PDT, que corta o Dummy Coil na primeira posição, aciona na segunda e divide na terceira. No mesmo desenho há uma ligação com a 4PDT que tira a Dummy Coil na posição centrar. Porém isso está complicado, pois elimina o condutor neutro dos captadores.
Se são 3 posições, então a chave é uma xP3T, onde x é o tanto de polos que você precisa usar. A nomenclatura da chave, usando a 4PDT que você citou, significa "4 pole, double throw", ou seja, 4 polos e duas posições.


Título: Re: G&L Huminator, Dummy Coil
Enviado por: Jimi em 24 de Maio de 2020, as 19:01:02
Eu estava observando os captadores Coax, da Vox. Nos arquivos que consegui na internet consta essa chave. Achei que fosse a mesma. Mas pelo que ando pesquisando, chaves giratórias podem funcionar tão bem quanto, ou até melhor. No caso, usando o modelo adequado para cada função.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal