Handmades

Dúvidas e Sugestões => Dúvidas => Tópico iniciado por: Bizzorro em 04 de Novembro de 2013, as 12:22:52



Título: ajuda com decenium
Enviado por: Bizzorro em 04 de Novembro de 2013, as 12:22:52
ola a todos, belezinha?

estou com um problema com a decenium do mestre Adiel....vou tentar resumir o que acontece:

tenho um mini fuzz que sempre funcionou e nunca me deu problemas....mas nao tinha led e como a familia vai começar a aumentar na pedaleira, resolvi colocar ele em uma caixa menor e de quebra com led, ai como nunca me dei bem com a milenium, resolvi tentar a decenium....e como meu intuito era usar o que tinha aqui....na falta do transistor certo usei um s9015 de uma fontinha de adaptador de hd....funcionou, porem nao apaga o led totalmente em bypass e começou apresentar um hum bem forte com o efeito ligado.....ai vem a duvida.....se eu colocar um resistor entre o positivo e terra do led sera que resolve? e para parar com esse hum chato (que antes nao tinha)o que fasso?

desde ja agradeço pela colaboraçao e pelo maravilhoso forum que é o handmades!


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: EddieTavares em 04 de Novembro de 2013, as 14:41:18
Olha... Vou tentar te ajudar.

Todos esses circuitinhos de led como o Millennium, Pentelium, Deccenium se conectam a saída do circuito, que, necessariamente tem que ter uma resistência entre o "vivo" e o terra, correto?

Sendo assim, o circuito tem que desligar o led se você pendurar qualquer resistência entre o coletor e o terra até uns 300 - 500k dependendo do transistor.

Outra coisa muito importante, é que se o terra do seu fuzz for positivo, esse circuito não irá funcionar.

Espero ter ajudado, não entendi bem o que você quis dizer.


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: Bizzorro em 04 de Novembro de 2013, as 16:28:51
valeu EddieTavares! :tup
consegui sanar o problema agorinha mesmo....só foi aumentar o valor do resistor na entrada da decenium e inverter o transistor (que olhando o datasheet estava certo....mas, com esses componentes chineses nunca se sabe) e acabou-se hum e o led apagou!

abraços!


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: Sávio_RJ em 06 de Agosto de 2017, as 16:44:54
Amigos, meu pedal Boss Dual Overdrive SD-2 apresenta o seguinte problema: ele só funciona (o LED só acende) quando eu fico pisando no pedal. Se eu solto, o LED apaga e o efeito desliga.
Sei que ele tem um "enium" da vida pra ligar e desligar, certo? O que pode estar causando isso? Testei o resistor que vai no interruptor e ele é de 100R. Podem me ajudar?


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: Diego Bueno em 06 de Agosto de 2017, as 19:43:00
Gostaria que os mais experientes me corrigissem, mas, verificou o funcionamento da chave? Não conheço o sistema utilizado nos pedais Boss, mas segundo seu relato tenho a impressão que a chave que aciona o efeito não tem "trava", está funcionando como uma chave de contato momentâneo.


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: edyguitar em 07 de Agosto de 2017, as 13:32:44
" Não conheço o sistema utilizado nos pedais Boss, mas segundo seu relato tenho a impressão que a chave que aciona o efeito não tem "trava", está funcionando como uma chave de contato momentâneo."
Sim ta certo isso, o sistema utilizado pela Boss é um Flip Flop com chaveamento por transistores e chave momentânea, não tem nada de "enium" neles. provavelmente o defeito esta em um dos dois transistores .


Título: Re: ajuda com decenium
Enviado por: Finck em 07 de Agosto de 2017, as 21:58:49
Só complementando,  os transístores que podem estar com defeito são os do flip flop,  não os fets do chaveamento. Talvez uma trilha quebrada na placa ou uma solda fria.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal